Governadora Raquel Lyra autoriza início da dragagem do canal interno do Porto de Suape e reforça competitividade de Pernambuco no comércio mundial

A governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta sexta-feira (29), ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para o início da dragagem do canal interno do Porto de Suape. Com investimentos no valor de R$ 217 milhões — sendo R$ 117 milhões oriundos do Governo de Pernambuco e R$ 100 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3), a obra vai ampliar a capacidade operacional do porto, permitindo a atracação de navios de grande porte e reforçando a competitividade de Pernambuco no comércio marítimo mundial. O prazo para conclusão da dragagem do canal, que será aprofundado para 16,2 metros, é de seis meses, prevendo a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

“Com essa dragagem, estamos garantindo que o Porto de Suape tenha a capacidade de trazer navios de maior porte, assim, eles podem vir repletos com a sua real potência. Isso é um compromisso de Pernambuco há pelo menos 10 anos. Ano passado, a movimentação de cargas em Suape foi a segunda melhor da nossa história e a gente tem garantido, desde o início do nosso mandato, investimentos importantes para permitir que o porto continue a crescer. Concluímos a dragagem do canal externo, hoje damos ordem de serviço para a dragagem do canal interno, e além disso, existem investimentos privados. Estamos permitindo que Suape se coloque no jogo de melhor porto para investimentos no Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A obra está dividida em duas etapas. A primeira é essencial para garantir a atracação, em segurança, de porta-contêineres de até 366 metros de comprimento, além de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, detalhou que, com a dragagem feita, o porto vai receber navios maiores que serão operados pela Maersk e APM Terminals. “Com isso, vamos poder ampliar as exportações e importações no Estado, colocando Pernambuco, mais uma vez, na rota da competitividade internacional do escoamento da produção dos portos brasileiros. Hoje, o Porto de Suape é um dos que mais cresce no país”, afirmou.

A segunda etapa contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, que serão aprofundados até 18,5 metros. Com essas intervenções, Suape passará a ter o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior do país para granéis líquidos. Os sedimentos retirados serão destinados a uma área de bota-fora já licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com todas as autorizações necessárias concedidas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou os ganhos imediatos que a obra trará para a operação portuária. “Isso significa aumentar de imediato em mais de 20% a capacidade operacional da área portuária. Os navios de grande porte, que antes precisavam entrar com meia carga, agora poderão entrar cheios. Ou seja, haverá economia de dinheiro, tempo e logística”, exemplificou o titular da pasta.

O conjunto das intervenções atende a padrões internacionais de segurança e a legislação ambiental, elevando Suape a uma posição de destaque no cenário global. “Suape é um porto de águas abrigadas, tem localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas marítimas e atracação das maiores categorias de navios em operação com capacidade máxima de carga”, enfatiza o gestor da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto.

Presente na solenidade, a deputada estadual Simone Santana celebrou o início das obras. “Estamos vivendo um momento de muita renovação, confiança e otimismo. Essa dragagem é uma obra estratégica para o futuro do Porto de Suape”, disse. O deputado estadual Romero Sales Filho complementou. “Esse é um governo que, ao iniciar uma obra, ela tem meio e principalmente tem fim, tem entrega. Entrega que a gente tem certeza que vai acontecer como essa dragagem”, finalizou.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais William Brígido e Jeferson Timóteo; as prefeitas Carol Jordão (Ribeirão) e Fátima Borba (Cortês); a vice-prefeita de Ipojuca, Irmã Marinalva; os presidentes do Porto do Recife, Paulo Nery, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta, e do Conselho de Administração de Suape, Paulo Sales; e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre.

Rodrigo Pinheiro leva case de sucesso no enfrentamento à violência contra a mulher para o Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Pará

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, nos dias 28 e 29 de agosto, do II Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Pará, levando para o encontro o case de sucesso do Núcleo Integrado de Oficiais de Justiça (NIOJ). A iniciativa é resultado da integração entre a Prefeitura de Caruaru, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o Governo do Estado e toda rede de enfrentamento a violência de Caruaru, e tem se destacado nacionalmente no enfrentamento à violência contra a mulher e na promoção da segurança como um todo.

Durante o congresso, o prefeito esteve ao lado de importantes representantes da categoria, como o coronel Waniçon Lima (chefe do Copom), Marcos Albuquerque (presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco), José Roberto (diretor financeiro do Sindojus e oficial de justiça de PE), além das oficialas Eugenize Neves e Natália Chaves, que integram o NIOJ. Também participaram das discussões o coronel Wilson Lima, a secretária municipal da Mulher, Luana Marabuco, e o Dr. Marco Albuquerque, CEO da Justiça.

O evento, realizado em Belém, contou com uma série de palestras e debates sobre os desafios e a atuação dos oficiais de justiça, com temas como riscos da função, aspectos processuais relevantes e o papel do oficial na execução penal. A participação de Caruaru foi um dos destaques, ao apresentar o modelo do NIOJ como referência de inovação e integração no combate à violência de gênero.

“Caruaru tem dado exemplo de como políticas públicas bem estruturadas, em parceria com órgãos de Justiça e segurança, podem salvar vidas e transformar a realidade das mulheres. É uma honra levar essa experiência para o Pará e mostrar que é possível avançar na proteção e no cuidado com quem mais precisa”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura da Vitória realiza 1º Festival Paralímpico no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão promoveu, nesta quinta-feira (28/08), o 1º Festival Paralímpico da cidade como encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência. O período é comemorado nacionalmente de 21 a 28 de agosto para promover ações de inclusão social e combater preconceito e discriminação contra esse público. O evento ocorreu no Parque Bela Vista e reuniu pessoas com e sem deficiência em práticas esportivas adaptadas e inclusivas.

Iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio de secretarias municipais como Saúde e Bem-Estar, Cultura, Turismo e Economia Criativa, Assistência Social, Juventude e Cidadania, Educação e da Mulher, o festival destacou o compromisso da gestão com a inclusão e a cidadania. O festival esportivo ofereceu modalidades como vôlei sentado, bocha adaptada, judô, golbol e basquete em cadeira de rodas.

A programação foi estabelecida pela Lei nº 13.585/2017, que institui o período como oportunidade para enaltecer a inclusão e os direitos do público-alvo. As ações envolveram ações nas escolas, atividades pontuais e conscientização sobre a relevância do momento.

Nesta quarta, a cerimônia de encerramento contou com representantes das secretarias envolvidas, a deputada federal Iza Arruda, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, do Ministério das Mulheres, Estela Bezerra, e paratletas renomados como Nanny Santos, Wanderson Santos, de Petrolina, e Hemerson Rafael, vitoriense, bem como outros ativistas da causa.

FLUAR divulga selecionados e traz filmes universitários de todo país

De 9 a 12 de setembro, Caruaru celebra o cinema universitário de todo o país

O primeiro festival de cinema universitário do Agreste, o FLUAR, divulgou a lista dos filmes selecionados para sua edição de estreia. O evento reúne produções de 14 estados brasileiros e, entre os pernambucanos, além de realizadores caruaruenses, conta com filmes de 8 cidades do estado, que estarão presentes nas mostras oficiais e especial.

A curadoria do festival é assinada por Adelina Pontual, Amanda Mansur, Pedro Severien e Edvaldo Santos, um time diverso e experiente que traz olhares atentos às novas produções do audiovisual brasileiro. Juntos, eles foram responsáveis por selecionar os filmes que irão compor as mostras, garantindo uma programação plural e conectada às potências narrativas vindas de diferentes regiões do país.

O FLUAR acontece de 09 a 12 de setembro, no Auditório do Armazém da Criatividade – Porto Digital, em Caruaru, localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, em frente à Praça da Criança.

Além das exibições, o festival também celebra os 10 anos do curso de Comunicação Social da UFPE – Caruaru e contará com oficinas gratuitas, realizadas em parceria com o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACO), dentro da Semana de Comunicação (Secom). A programação completa será divulgada em breve pelo Instagram: @cinefluar.

O FLUAR é uma iniciativa do Coletivo Oxidroide, com apoio do Curso de Comunicação Social da UFPE – Caruaru e incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco.

Acompanhe nas redes sociais:

Festival FLUAR: @cinefluar

Raquel Lyra assina ordens de serviço da construção da maternidade do município e restauração da PE-350

Em mais uma rodada de escuta da população por meio do Ouvir para Mudar 2025, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (28), mais de R$ 120 milhões em Serra Talhada, para investimentos em toda a região do Sertão do Pajeú. Entre as ações, estiveram as assinaturas das ordens de serviço para construção da Maternidade de Serra Talhada e a restauração da PE-350, o anúncio para construção de delegacias na região, e a construção de Complexo de Polícia Científica (IML) também no município.

“Nós chegamos ao Sertão do Pajeú com o Ouvir para Mudar e com o anúncio de novas obras na ordem de mais de R$ 120 milhões espalhados pela região. São ações que contemplam, por exemplo, a construção da nova maternidade. A ordem de serviço foi dada e as obras já devem começar na semana que vem. Esse é um compromisso nosso para garantir o direito de nascer em Pernambuco. É o trabalho que temos feito para fortalecer a saúde do Estado e assegurar uma melhor qualidade de vida a nossa gente. Vamos reformar os nossos hospitais, realizar pavimentação em cidades, permitir mais acesso à água. É mais uma soma de investimentos para além dos que a gente tem em execução”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A ordem de serviço para a construção da Maternidade de Serra Talhada recebe um aporte financeiro superior a R$ 65 milhões. A unidade vai dar maior suporte para a população sertaneja, como explicou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da Secretaria de Saúde, Anderson Oliveira. “É mais uma das cinco maternidades que a governadora anunciou e atenderá toda a terceira macrorregião de saúde, garantindo uma melhor condição para aquelas mulheres”, afirmou.

Na segurança, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou as autorizações para licitar novas delegacias nas cidades de Iguaracy e São José do Egito, e a construção do Complexo de Polícia Científica (IML) de Serra Talhada. “É o Juntos pela Segurança fazendo um Sertão do Pajeú mais seguro e com dignidade”, disse.

Já a requalificação da PE-350 atende a uma demanda da população e beneficia o acesso à Triunfo, como conta a diretora de Obras da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Alexandra West. “É um trecho, compreendido entre o entroncamento entre a PE-320 e o entroncamento com a PE-365, com extensão total de 9,3 km. É uma importante intervenção que visa promover o desenvolvimento urbano nas regiões beneficiadas e com o prazo de execução de 10 meses”, informou.

O deputado estadual Luciano Duque destacou que os investimentos mostram o compromisso da gestão com todas as regiões. “Esse espaço de escutar a população nos traz uma ferramenta de planejamento, onde a população é escutada e o Governo vai atrás dos recursos, transforma em obras e de fato vai mudar a vida e a realidade do povo”, frisou. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, apontou que é importante que a região receba novos investimentos. “Que seja mais um dia de alegria para a nossa terra, e a região merece ter todas essas melhorias”, pontuou.

Na área da educação, também foi assinada a autorização do projeto para requalificação, reforma e ampliação das 42 escolas estaduais que compõem a GRE Sertão do Alto Pajeú-Afogados da Ingazeira. A iniciativa contempla os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

A estudante Carla Cassandra aproveitou a oportunidade do Ouvir para Mudar para agradecer e exaltar as ações da educação em Pernambuco. “A governadora Raquel Lyra nos proporcionou uma oportunidade de vivenciar experiências únicas e transformadoras, por meio do Programa Ganhe o Mundo. E esperamos que o programa abranja cada vez mais alunos”, declarou.

*DIÁLOGO* – Esta foi a décima escuta do Ouvir para Mudar feita neste ano. “Pernambuco segue mudando, esse momento de escuta é um momento importante, é um instrumento de promoção da participação popular”, informou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques. 

Acompanharam a agenda a deputada estadual Roberta Arraes; os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Gilson Monteiro (Educação), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Túlio Vilaça (Casa Civil), Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), e mais integrantes do Governo de Pernambuco.

Também participaram os prefeitos Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Zé Pretinho (Quixaba), Gilberto Ribeiro (Flores), Luciano Torres (Ingazeira), Ismael Quintino (Santa Cruz da Baixa Verde), Rorró Maniçoba (Floresta), Luciano Bonfim (Triunfo), Joelson (Calumbi), Fredson Brito (São José do Egito), Araújo (Amaraji), Diógenes Patriota (Tuparetama), Manoel Messias (Custódia), Galego de Nanai (Cabrobó) e Dr. Evaldo (Mirandiba), entre outras autoridades.

*Em Serra Talhada, foram feitos os seguintes anúncios:*

*Desenvolvimento Urbano e Habitação*

* Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas do município de Quixaba;

* Assinatura de convênio para viabilizar a execução de obras remanescentes de pavimentação de duas vias no município de Tuparetama;

* Assinatura da ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução das obras e serviços de restauração da Rodovia PE-350, trecho entre a sede do município de Triunfo e a PE-20, no município de Triunfo.

*Recursos Hídricos*

* Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 20 sistemas de dessalinização de água, durante 20 meses, nos municípios de Serra Talhada, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Tabira, Triunfo e Tuparetama;

* Assinatura de ordem de serviço para aquisição e instalação da ETA de Ultrafiltração 50 L/S para o município de Tabira;

* Assinatura de autorização de licitação para Ampliação da ETA Tabira, beneficiando cerca de 57 mil habitantes;

* Implantação da ETA Itã e interligação ao Sistema Adutor do Pajeú, em Carnaíba, beneficiando cerca de 45 mil habitantes;

* Assinatura de ordem de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais, e complementação do Sistema de Abastecimento de Água da Sede Municipal em Flores.

*Saúde*

* Assinatura de Termo Aditivo para aquisição de equipamentos e mobiliários para o Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada;

* Assinatura de ordem de serviço para Prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada;

* Assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade de Serra Talhada.

*Segurança*

* Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Iguaracy;

* Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José do Egito;

* Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Polícia Científica (IML) de Serra Talhada.

*Educação*

* Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 42 escolas estaduais que compõem a GRE Sertão do Alto Pajeú-Afogados da Ingazeira. Municípios contemplados: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Inova PE: governadora Raquel Lyra inaugura nova sede do Porto Digital em Caruaru e consolida o Agreste como polo de inovação

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (28), a nova sede do Porto Digital em Caruaru, instalada no histórico prédio da Fábrica Caroá. O espaço passa a abrigar o novo Armazém da Criatividade e consolida o Agreste como território estratégico para o ecossistema de inovação de Pernambuco. A iniciativa integra o maior investimento já destinado ao polo tecnológico do Estado, no valor de R$ 44,5 milhões, fruto do contrato de gestão firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, por meio do programa Inova PE.

“A gente traz para o interior, de forma muito mais intensa, um novo polo de tecnologia. São mais de 150 empresas, startups e colaboradores que estarão trabalhando aqui. O melhor de tudo é fortalecer o ecossistema que já existe na região, ampliando nossa capacidade de unir a economia tradicional do Agreste com a tecnologia avançada que a nova economia exige”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O novo espaço conta com 2.500 m² de área e capacidade para receber mais de 500 pessoas simultaneamente. A estrutura abriga laboratórios multiuso, auditório, salas de treinamento, coworking, estúdio audiovisual e ambientes empresariais plug and play, ampliando as condições de desenvolvimento para startups, empresas e estudantes do Agreste.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, pontuou que o investimento está inserido no eixo de empreendedorismo inovador. “Esse eixo engloba o contrato de gestão com o Porto Digital e o Armazém da Criatividade. Esse equipamento sai do Polo Comercial e vem para o centro da cidade, para se conectar com os empreendedores e se consolidar como um distrito de inovação. O objetivo é fomentar todos os negócios inovadores da cidade”, detalhou.

A entrega foi celebrada com a realização da primeira edição do Rolê REC’n’Play no interior, que oferecerá, até este sábado (30), mais de 150 horas de atividades gratuitas para a região. Com o tema “O futuro nos conecta”, o Rolê REC’n’Play proporcionará oficinas, workshops, palestras e arenas temáticas sobre computação criativa, análise de dados, inteligência artificial, realidade virtual, robótica, e-sports e cultura digital.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a importância simbólica e histórica da inauguração em Caruaru. “Para Caruaru e para o Porto Digital, essa é uma entrega incrível, sonhada em 2014 e que, 11 anos depois, se torna realidade aqui. A construção de um futuro diferente no centro da cidade, com a nossa cara, a cara de Caruaru, representa não apenas um marco histórico, mas também emocional para todos que participaram desse processo”, enfatizou.

Presente no evento, a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, enfatizou o impacto transformador do novo espaço para o município e toda a região. “O que vemos acontecendo aqui, neste espaço, é algo grandioso. Desde que cheguei, minha mente não para de processar a quantidade de coisas boas que teremos em Caruaru – uma cidade de enorme importância para o Agreste – e que também vão beneficiar muitas outras localidades”, frisou.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para dragagem no Porto de Suape e leva o Ouvir para Mudar para Arcoverde

Nesta sexta-feira (29), a governadora Raquel Lyra cumpre agenda no Porto de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a gestora assina a ordem de serviço autorizando a dragagem do canal interno do atracadouro. O serviço vai permitir a atracação de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga.

Uma van será disponibilizada para levar os profissionais da imprensa para o Porto de Suape. O transporte sairá às *8h* da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) – *Av. Rio Branco, 104, Bairro do Recife*. O credenciamento dos profissionais deve ser feito até as *18h* desta quinta (28) por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenwn_9eCMKlrTVh8jR0AWEcbRDAg7q499UCIgLDItcSQI_aw/viewform?usp=dialog

À tarde, a gestora segue para o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde promove mais uma edição do Ouvir para Mudar, escutando a população local e anunciando obras e entregas para a região.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 29 de agosto de 2025*

*10h* – Assinatura da ordem de serviço da dragagem do canal interno de Suape

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape (térreo) – Rodovia Indonésia, s/n, Distrito Industrial de Suape, Ipojuca

*15h* – Ouvir para Mudar em Arcoverde

Local: EREM Senador Vitorino Freire – Avenida Gumercindo Cavalcante, s/n – São Cristóvão, Arcoverde

60 mil pessoas sem metrô novamente foi tema da Assembleia Legislativa, denuncia deputado Alberto Feitosa

O deputado Coronel Alberto Feitosa foi à tribuna do plenário na manhã desta quinta-feira, 28/08, para falar pelos pernambucanos que mais uma vez ficaram sem o transporte do metrô na linha sul do Recife.

Um total de 10 estações foram fechadas, desde a manhã de ontem, por problemas na rede elétrica, levando cerca de 60 mil usuários a enfrentar filas nas estações de ônibus e se atrasarem para chegar ao trabalho. “Trabalhadores do aeroporto, do shopping Recife e da região, além de estudantes foram prejudicados por mais essa suspensão do serviço que eles mesmos pagam para ter”, ressaltou o parlamentar.

As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz. “Já foi apontado pelo próprio assessor de comunicação da CBTU – Companhia que gerencia o Metrô – que o metrô está sucateado e já recebeu planilhas que foram apresentadas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, mostrando a incompatibilidade dos recursos que são consumidos com o montante que é enviado pelo governo federal que prometeu investir e não investiu em manutenção, em troca de equipamentos fundamentais nem em contratação de funcionários. Aí o governo federal quer entregar essa batata quente na mão do governo de Pernambuco que diz que vai privatizar o metrô. Quem vai querer investir num equipamento sucateado desse?”, indagou Feitosa.

O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:

– 10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.

– 16 de maio de 2025: devido à chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e o Curado.

– 20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas.

– 18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea.

– 10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro ficaram fechadas por causa de um problema na rede elétrica.

– 14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema.

– 11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife ficaram fechadas devido a um problema na rede de energia.

The Economist diz que julgamento de Bolsonaro é “lição de democracia”

Brasília (DF) 28/08/2025 - Ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, ilustra uma arte na capa do site The Economist. Foto: The Economist/Divulgação
A revista britânica The Economist, que chegou às bancas nesta quinta-feira (28), 

destaque em sua capa ao julgamento que começa na próxima semana e pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista ocorrida para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.

Bolsonaro ilustra a capa com o rosto pintado de verde e amarelo e um chapéu viking de pele de animal, em uma referência a um dos invasores do Capitólio nos Estados Unidos. No episódio, em janeiro de 2021,  apoiadores de Donald Trump tentaram impedir uma sessão do Congresso para validar a eleição de Joe Biden. Um dos homens usava chapéu semelhante, com o rosto pintado com as cores da bandeira norte-americana, e se tornou um símbolo do movimento.

Brasília (DF) 28/08/2025 - Ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, ilustra uma arte na capa do site The Economist. Foto: The Economist/Divulgação
Ex-presidente Bolsonaro ilustra uma arte na capa da revista. Foto: The Economist/Divulgação

Com o título “O que o Brasil pode ensinar à América”, a reportagem detalha o julgamento e afirma que o Brasil “dá um exemplo de maturidade democrática aos Estados Unidos”, que, segundo a revista, está se tornando “mais corrupto, protecionista e autoritário”.

Com o título “O que o Brasil pode ensinar à América”, a reportagem detalha o julgamento e afirma que o Brasil “dá um exemplo de maturidade democrática aos Estados Unidos”, que, segundo a revista, está se tornando “mais corrupto, protecionista e autoritário”.

Relembre o caso 

A ação penal 2668 tem como alvo o núcleo 1 da trama, também chamado núcleo “crucial”, grupo formado pelo que seriam as principais cabeças do complô.

Pela denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, elaborada com base nas investigações da Polícia Federal (PF), Bolsonaro foi o líder de uma trama golpista que tinha como objetivo mantê-lo no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022.

Segundo a denúncia, o plano começou a ser colocado em prática em meados de 2021, quando Bolsonaro orientou o alto escalão de seu governo a atacar o sistema eletrônico de votação, de modo a desacreditar o processo eleitoral e criar o clima social propício a uma ruptura democrática.

Ainda segundo Gonet, a tentativa de golpe culminou com o 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro que não aceitavam o resultado das eleições invadiram e depredaram amplamente as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enfatizou que tais planos chegaram a prever, inclusive, o sequestro e assassinato de autoridades ainda em 2022, entre as quais o ministro do STF Alexandre de Moraes, o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice eleito, Geraldo Alckmin.

Todos os advogados pediram a absolvição das acusações.

Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas

Brasília (DF), 27/11/2024 - O vice-presidente Geraldo Alckmin participa da abertura do 14º Encontro Nacional da Indústria (Enai). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, avaliou como positiva a visita oficial ao México, encerrada nesta quinta-feira (28), na Cidade do México, a capital do país. O último compromisso e ponto alto da viagem foi uma audiência com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional.

“Convidei a presidenta Claudia para a COP30, em Belém, no mês de novembro. Falamos de multilateralismo, fortalecimento da democracia, inclusão e combate à fome. Então, foi uma conversa muito proveitosa”, destacou Alckmin em uma entrevista coletiva pouco antes de embarcar de volta a Brasília.

Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina e possuem uma corrente de comércio que somou US$ 13,6 bilhões em 2024. Um dos objetivos da viagem foi tentar ampliar negociações comerciais em setores estratégicos, como agronegócio e indústria.

Acompanhado por empresários, pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, o vice-presidente anunciou a assinatura acordos para abertura de novos mercados entre os países.

“São três produtos que o Brasil abrirá o comércio: aspargos, pêssego e derivados de atum. E eles abrem o mercado para a farinha de ração animal para bovinos e suínos”, destacou.

Pacote contra a inflação

O governo brasileiro também solicitou ao México a continuidade dos incentivos do Pacote contra a Inflação e a Escassez, conhecido como Pacic, na sigla em espanhol, que facilita a compra alimentos pelo Brasil.

“O México é o segundo destino da carne bovina brasileira. Solicitamos a continuidade do Pacic, e ele complementa a agropecuária mexicana. Eles têm uma exigência de que haja uma rastreabilidade individual [da carne]. Vamos cumprir, mas queremos que não se interrompa essa venda enquanto o Brasil caminha na rastreabilidade. O Brasil cumprirá na rastreabilidade, temos um cronograma”, observou.

O vice-presidente comentou o avanço em conversas para a atualização do Acordo de Complementação Econômica nº 53 (ACE 53) assinado com o México em 2002 e que trata da eliminação ou redução de tarifas de importação para um universo de aproximadamente 800 posições tarifárias.

Também foram assinados acordos nas áreas de vigilância sanitária para a aprovação de novos fármacos e na área de pesquisa sobre arboviroses, que incluem troca de experiências no desenvolvimento de vacinas, como a da dengue, em que o Brasil está em estágio avançado.

Venda do KC-390
Outro destaque da agenda, segundo o vice-presidente, foi o avanço dos negócios da Embraer no México. A empresa brasileira fechou a venda de 20 aeronaves das famílias de jatos E190 e E195 para a companhia estatal Mexicana de Aviación, a maior do país.

Segundo o vice-presidente, o governo também ofereceu a possibilidade de abrir negócios no setor militar, com a venda do cargueiro KC-390, também fabricado pela Embraer, uma aeronave multimissão com capacidade para transportar até 26 toneladas, realizar reabastecimento aéreo e atuar em missões como busca e salvamento e ajuda humanitária.

“A Embraer está presente no México, tem aqui fábrica de componentes com mais de mil colaboradores”, destacou Alckmin. “Colocamos a pretensão de oferecer o cargueiro KC-390. Não foi resolvido, mas ficou o pleito brasileiro com todos os argumentos favoráveis”, finalizou.