“O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo” é tema de discussão e roda de conversa em Caruaru

Evento gratuito, promovido pelo Instituto Cultural Maiêutica, acontece neste domingo (10/08), a partir das 15h, no Cine-Auditório Dra. Janice Valença, na CULTURAL Livraria e Cafeteria

 

No ano em que se comemora os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, o Instituto Cultural Maiêutica, em parceria com a CULTURAL Livraria e Cafeteria, promove, neste domingo (10/08), uma discussão seguida de roda de conversa sobre um fato específico deste momento histórico. “O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo” é o tema de uma discussão que será ministrada por Lucas Correia, vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais, a partir das 15h, no Cine-Auditório Dra. Janice Valença. A entrada é gratuita.

 

Lucas Correia é um entusiasta sobre os acontecimentos que mudaram os rumos do mundo, a partir de setembro de 1945, quando foi proclamado o fim da batalha. Ele destaca que o momento expositivo vai ser uma “oportunidade de contextualização da época, dos motivos para a entrada do nosso país na guerra, as formas que o Brasil participou, as principais batalhas e o legado deixado à época e para os dias atuais, dando ênfase à ideia de combate ao fascismo”.

 

Além de vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais, o estudante de Direito pela UPE – Campus Arcoverde integra a regional pernambucana da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB-PE).

 

“Será um debate muito pertinente, pois temos em curso uma atuação preocupante do neofascismo em todo o mundo. As palavras de Lucas Correia certamente nos farão compreender ainda mais a importância de estarmos sempre atentos às investidas de políticos e aliados da extrema-direita, principalmente em nosso país”, afirma Rita Valença, idealizadora da CULTURAL Livraria e Cafeteria, barista e delegada de Polícia Civil aposentada.

 

Serviço: Discussão e Roda de Conversa com o tema “O Brasil em Guerra – Memória, Coragem e Luta contra o Fascismo”

Palestrante: Lucas Correia (vice-coordenador da Liga Pernambucana de Ciências Criminais)

Data: 10 de agosto (domingo)

Hora: a partir das 15h

Local: Av. Assis Chateaubriand, 131-A, Maurício de Nassau – Caruaru

Entrada gratuita

Informações pelo telefone (81) 3046-2808

Parque Pinheirão aparece entre os nove melhores projetos de caminhabilidade, em premiação nacional

Resultado, divulgado nesta sexta (8), coloca Caruaru em posição de destaque como única cidade pernambucana na lista

O Parque Linear José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Parque Pinheirão, aparece entre os nove melhores projetos que concorreram ao 3º Prêmio Cidade Caminhável (2025). O resultado, divulgado há pouco, destaca Caruaru como único município de médio porte de Pernambuco entre os nove melhores colocados, e um dos poucos do Nordeste. 

Promovido pelo Instituto Caminhabilidade, o prêmio busca reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas em municípios brasileiros que tenham contribuído para a melhoria da caminhabilidade. Entre os critérios analisados, estão pontos como a priorização do caminhar; o potencial de impacto; a participação social; a colaboração e a inovação. 

“É com imensa alegria e gratidão que recebemos o Prêmio Cidade Caminhável 2025. Este reconhecimento é reflexo do compromisso coletivo que temos com o bem-estar da nossa população, da valorização dos espaços públicos e da mobilidade urbana sustentável”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Andrews Melo. 

 

O prêmio destaca o protagonismo da Prefeitura de Caruaru em fazer investimentos que transformem a realidade da população. O espaço premiado está localizado na Vila Padre Inácio. “Investir em uma cidade mais caminhável, é investir na saúde, na convivência e na qualidade de vida de todos. Seguimos firmes trabalhando por uma Caruaru cada vez mais humana, acessível e acolhedora”, celebra Andrews Melo

Governo de Pernambuco lança edital do processo seletivo para a segunda turma de Residência Intersetorial em Primeira Infância

Foi publicado nesta sexta-feira (8) o Edital para o processo de seleção e admissão de bolsistas para a segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância do Governo de Pernambuco, executada em convênio firmado entre a Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco (EGAPE). As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/SbM9oK2zcwxagwBCA, até o dia 31 de agosto. Serão ofertadas 150 vagas para servidores que atuam na área da Primeira Infância, em Pernambuco, na condição de técnicos e/ou gestores. Deste total, 20% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, oriundos de povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência.

Para participar da seleção, é necessário ser servidor ou empregado público da administração pública do Poder Executivo no âmbito estadual e municipal, com atuação em Pernambuco e na área da Primeira Infância. Também é pré-requisito ser graduado nas áreas de ciências humanas, sociais ou saúde, com diploma em curso reconhecido pelo MEC. “Pernambuco tem a honra de ter lançado de forma pioneira este curso no Brasil. Acabamos de realizar a formatura da primeira turma, com 101 formandos, 53 projetos elaborados, 45 municípios participantes e mais de 500 mil crianças, de 0 a 6 anos, impactadas em todo o estado. O nosso desejo, que reflete o da governadora Raquel Lyra, é que possamos multiplicar esses números e avançar cada vez mais no aprimoramento das políticas públicas voltadas para a primeira infância do nosso estado”, frisou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

O Edital está disponível no site da UPE (www.upe.br/editais). O candidato deverá enviar, por meio do link mencionado, os documentos comprobatórios solicitados no edital. O processo de seleção será procedido por uma Comissão de Seleção composta por profissionais da Universidade de Pernambuco (UPE). A homologação e divulgação do resultado final da seleção será no dia 22 de setembro e o início das aulas está previsto para o dia 06 de outubro de 2025.

Residência Intersetorial em Primeira Infância:É uma iniciativa inédita no Brasil, focada em formar profissionais de nível superior nas áreas de saúde, educação e assistência social, com objetivo de capacitá-los para atuar como técnicos e gestores em políticas públicas intersetoriais voltadas para a primeira infância em Pernambuco. O Programa tem carga horária de 740 horas, distribuídas em 13 componentes curriculares a serem realizados no formato de Educação a Distância (EAD), 240 horas de Atividades Complementares e 120 de elaboração e execução do projeto de intervenção e um momento presencial ao final do curso para socialização dos projetos construídos e executados nos espaços profissionais dos participantes do curso. A duração prevista do Curso é de 12 meses, de outubro de 2025 a setembro de 2026, para a complementação dos créditos e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Formatura: Nesta quinta-feira (7), a governadora Raquel Lyra comandou a solenidade de formatura dos primeiros 101 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social que concluíram a primeira turma do programa pioneiro, que uniu teoria e prática na qualificação dos profissionais que atuam nos territórios com foco no cuidado integral à primeira infância.

“(Raquel Lyra) é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance”, diz Mendonça Filho

O deputado federal Mendonça Filho, do União Brasil, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Ele falou sobre a atuação e desempenho da governadora Raquel Lyra, do PSD, com quem ele mantém uma sólida aliança política/eleitoral.

Segundo Mendonça, ele tem plena confiança no trabalho de Raquel Lyra. “Ela é uma pessoa séria e trabalhadora, que muitas vezes é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance, mas ela está se saindo cada vez melhor”, disse ele.

O deputado frisou ainda que Raquel tem feito um governo ‘verdadeiramente de mudança e que está sintonizado com o povo’. “Fiz uma pesquisa recente onde sua avaliação positiva já supera a negativa. Ela enfrentou dificuldades no começo de sua gestão, em razão da ‘herança’ deixada pelas gestões do PSB, mas agora ela está bem e cada vez mais forte”.

Em encontro do Esfera no Recife, governadora Raquel Lyra apresenta ações diante do tarifaço e destaca avanços na infraestrutura

Durante o painel Esfera Infra, a gestora ressaltou plano emergencial para manter produção e ampliar destinos internacionais para produtos pernambucanos

No seminário Esfera Infra que debateu infraestrutura no cenário nacional, realizado neste sábado (9) no Recife, a governadora Raquel Lyra destacou as ações do Governo de Pernambuco para enfrentar os impactos do pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Entre as medidas analisadas e estruturadas pela gestão estadual, estão apoio logístico ao setor produtivo, operações de crédito para compensação e abertura de novos mercados, como Europa e China, para escoar a produção.

O chamado tarifaço atinge diretamente a fruticultura irrigada e o setor sucroalcooleiro do Estado, especialmente no Sertão do São Francisco e na Zona da Mata. Durante o painel com o tema “Potência Nordeste”, que foi dividido com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a gestora Raquel Lyra ressaltou que Pernambuco tem mantido um diálogo permanente com o governo federal, incluindo reuniões com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para construir soluções emergenciais que evitem prejuízos à produção e ao emprego.

“Temos dois pontos importantes, que é a questão da distribuição do açúcar e da manga, ambos com janela aberta para exportação. São 120 mil empregos diretos gerados a partir da fruticultura irrigada, por exemplo. Estamos trabalhando muito, junto com o governo federal, acreditando na força do diálogo para que essa safra não se perca e os empregos sejam mantidos na ponta, quer com subvenção, quer com novas oportunidades de mercado. É nosso compromisso com o setor produtivo e é nosso compromisso com os trabalhadores da agricultura de Pernambuco”, destacou a governadora.

Desde o início do anúncio da taxação pelos Estados Unidos, a governadora abriu um grupo de trabalho na gestão para conversar com os setores econômicos e criar o plano de soluções para evitar maiores impactos.

Também presente no painel “Potência Nordeste”, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comentou os desafios enfrentados pelo estado em decorrência do tarifaço. “Estamos buscando luz das ferramentas do estado para poder mitigar esses impactos. O sal, por exemplo, é uma cadeia produtiva muito importante no Rio Grande do Norte. De forma que, medidas estão em curso, ao mesmo tempo em que estamos nesse diálogo com o governo federal”, afirmou Fátima Bezerra.

*INFRAESTRUTURA* – Ainda no evento, a governadora Raquel Lyra apresentou iniciativas e investimentos em infraestrutura que vêm sendo realizados em Pernambuco para ampliar a competitividade e atrair novos negócios.

As ações incluem a dragagem do porto interno e externo de Suape, modernização de aeroportos e avanços em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. “A nossa concessão da Compesa está próxima de sair, ao mesmo tempo em que estamos trabalhando para a retomada das obras da Transnordestina, que em breve estarão acontecendo aqui no estado, e realizando obras importantes no Porto de Suape e em aeroportos pernambucanos. Queremos garantir novos investimentos para uma região que é solução para o Brasil, diante do seu potencial logístico, da geração de energia limpa e da sua colocação geográfica estratégica”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Caruaru City estreia em casa no Campeonato Pernambucano A2

O Caruaru City vai estrear em casa no Campeonato Pernambucano da Série A2. O Leopardo inicia sua caminhada pela volta à elite do futebol estadual contra o Vitória, no dia 30 de agosto, às 15h, no estádio Antônio Inácio de Souza, o Vera Cruz, em Caruaru.

A Federação Pernambucana de Futebol divulgou, nesta sexta-feira (8), a tabela com todos os jogos da primeira fase da competição. O Caruaru City está no Grupo A do campeonato e fará oito jogos na primeira fase, em sistema de ida e volta. Além do Vitória, o clube irá enfrentar Águia de Cumarú, Porto e Ypiranga.

O Campeonato Pernambucano Série A2 deste ano terá 10 equipes na disputa. Apenas o campeão garantirá vaga na primeira divisão no próximo ano. Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos, jogando entre si em partidas de ida e volta. Avançam às semifinais os dois melhores dois melhores de cada grupo. De acordo com a FPF, as semifinais e a final serão em jogos únicos e contarão com o uso do VAR.

O Caruaru City vem forte com a preparação. A equipe caruaruense começou os trabalhos no início do mês de julho e vai em busca do objetivo de ser o representante de Caruaru na Série A1 do Campeonato Pernambucano em 2026.

*Ingresso grátis:* O Caruaru City iniciou uma campanha para lotar o estádio Vera Cruz na estreia do clube no Campeonato Pernambucano, no dia 30, contra o Vitória. A diretoria do Leopardo vai garantir ingresso grátis para os torcedores que fizerem o cadastro no plano ‘O Clube de Todos’, através do site caruarucity.com.br/sejasocio

*Novos uniformes:* O Caruaru City marcou para o próximo dia 19 deste mês a apresentação dos novos uniformes para o estadual. O Clube irá realizar um jantar para sua torcida, no Restaurante Maricai. A pulseiras podem ser adquiridas no site loja.caruarucity.com.br e também pelo whatsapp (81) 9 9799-6460.

Caravana do Direito Animal chega a Ibirajuba com palestra de Anderson Correia para 300 estudantes

O pré-candidato a deputado estadual e vereador Anderson Correia (PP) promoveu mais uma edição da Caravana Direito Animal, que percorre diversos municípios pernambucanos com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e o respeito aos animais. Desta vez, a iniciativa chegou à cidade de Ibirajuba, onde nesta sexta-feira (8) Anderson palestrou para cerca de 300 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Moreira da Costa.

Durante o evento, o advogado animalista abordou temas relacionados à proteção animal de forma leve e séria, promovendo um debate importante para a formação de uma cultura de respeito e amor pelos animais. Anderson destacou a receptividade dos jovens e a importância de ações educativas nesse sentido. “A Caravana é um sucesso por onde passa, pois levamos o tema com muita leveza e seriedade, conscientizando todos que são alcançados por este projeto acerca dos direitos dos animais. É maravilhoso ver o interesse dos estudantes, que demonstram um caráter de respeito e amor pelos animais. Quero agradecer ao convite da gestão da EREM Manoel Moreira da Costa, que faz um trabalho excelente na promoção da educação”, afirmou.

A “Caravana Direito Animal” percorre diversas cidades pernambucanas e está aberta a convites de escolas públicas e privadas, câmaras municipais, faculdades e outras instituições interessadas. Para solicitar a presença do projeto, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (81) 97341-5825, canal oficial do gabinete do vereador. Reconhecido em todo o estado por sua atuação firme na defesa dos animais e pela proposição de políticas públicas na área, Anderson Correia reforça, com a Caravana, seu compromisso em formar uma nova geração mais consciente, empática e engajada com o bem-estar animal.

Abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025 é marcada por grande celebração cultural em Serra Negra, no município de Bezerros

A governadora Raquel Lyra prestigiou a abertura da festividade, que segue até este domingo (10)

O distrito de Serra Negra, em Bezerros, no Agreste Central, viveu uma noite histórica nesta sexta-feira (8), com a abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025. Prestigiada pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, a festa transformou as ruas e 10 polos culturais em um grande palco a céu aberto, com shows gratuitos e ações de cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, gastronomia e economia criativa. Após passar por Salgueiro, Triunfo e Buíque, o festival aportou na Serra reunindo moradores e turistas para celebrar as mais diversas expressões culturais do Estado.

“O Pernambuco Meu País é um festival que já se consolidou. Com ele não temos apenas shows musicais, ao longo de todo o dia acontecem apresentações de manifestações culturais, oficinas e ações que dão acesso a diversas linguagens artísticas, aproximando todos da cultura. Ele garante, também, que o empreendedorismo local possa gerar renda, especialmente na gastronomia, e que, por meio da arte, o nosso povo possa sobreviver”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O Festival Pernambuco Meu País também conta com o Rede PE, que leva serviços, formação e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, reforçando o compromisso de unir arte, cidadania e desenvolvimento social.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou o impacto positivo do festival no turismo local. “Aqui em Bezerros estamos registrando 100% de ocupação na rede hoteleira, com muitas pessoas procurando casas e chácaras para alugar. São turistas de outros estados e municípios subindo a Serra Negra para conhecer a nossa cultura e tradição”, enfatizou o titular da pasta.

Na noite desta sexta, o palco Pernambuco Meu País foi tomado por grandes nomes da música nacional, em uma mistura de diferentes estilos e gerações. Lia de Itamaracá encantou com a sua ciranda, a Banda Ave Sangria trouxe o rock psicodélico pernambucano, o Barão Vermelho fez o público cantar seus clássicos e Ana Carolina encerrou a programação com sua voz marcante e sucessos que emocionaram a plateia.

“Serão três dias com uma programação recheada, e o clima da região é um elemento a mais que torna tudo mais charmoso e pulsante. Serra Negra já é um local que recebe turistas regularmente e que, neste fim de semana, contará com uma agenda especial de atrações que já começaram por aqui”, pontuou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, chamou atenção para o impacto do festival no desenvolvimento das cidades do interior. “Com ações como esta nós conseguimos fomentar também o turismo, o desenvolvimento econômico dessas regiões, dar acesso à cultura às pessoas que normalmente não alcançam todas essas linguagens, além de valorizar os nossos artistas”, ressaltou. Entre os dias 8 e 10 de agosto, o palco Pernambuco Meu País também marca presença em Taquaritinga do Norte, compondo a programação do Festival Café Cultural 2025.

Nos três dias de festival em Bezerros, 390 agentes das forças de segurança – Polícia Militar (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE), atuarão de forma integrada, assegurando a tranquilidade do evento.

“Estamos recebendo, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Pernambuco Meu País. Agradecemos a toda equipe do Governo do Estado que sabe de perto o que a cultura faz com o seu povo. Ficamos muito felizes em receber novamente grandes nomes da cultura pernambucana e nacional se encontrando aqui em Serra Negra”, celebrou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino.

Estiveram presentes na festividade o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e João de Nadegi; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe) e Padre Joselito (Gravatá); o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); além do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire.

Boteco Tio Luiz recebe Banda Sedutora e Paulinha Santos neste sábado (9)

O Boteco Tio Luiz será palco, neste sábado (9), de uma noite especial dedicada ao brega, com apresentações da Banda Sedutora e da cantora Paulinha Santos. O evento começa às 20h30 e o ingresso custa R$ 20.

Localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, em frente ao Caruaru Shopping, o Boteco Tio Luiz oferece um cardápio variado com petiscos e bebidas, além de promoções especiais: na compra de duas cervejas Amstel, a terceira é gratuita; e três “litrinhos” de Devassa saem por R$ 10.

A casa promete reunir público amante do brega romântico para uma noite de música ao vivo, gastronomia e diversão.l

Governo de Pernambuco lançará licitação do Aeroporto de Caruaru

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), lançará o edital de licitação para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central. Essa é mais uma etapa para que as obras de modernização e ampliação possam acontecer.

“A requalificação do Aeroporto de Caruaru foi um compromisso assumido na nossa gestão e que ganha mais uma etapa agora. Também estamos cuidando do Aeroporto de Fernando de Noronha e avançando em outras inúmeras obras estruturais a partir da requalificação de estradas e de obras hídricas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O projeto prevê investimentos na pista de pouso e decolagem para o recebimento de aeronaves de maior porte, ampliação do pátio de aeronaves e construção de um novo estacionamento. A licitação traz a previsão de R$ 138 milhões investidos nas obras do aeroporto.

“O Aeroporto Oscar Laranjeira é uma entrega importante e estratégica da gestão Raquel Lyra, não só para Caruaru, mas para todo o Agreste e também para o nosso Polo de Confecções. Esse investimento é importante porque vai ampliar e modernizar a unidade, garantindo mais desenvolvimento econômico para toda a região”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Desde o início da gestão Raquel Lyra, os investimentos na unidade foram retomados. Entre eles, a instalação do balizamento noturno, melhorias na pista de pouso e decolagem, e reforço no sistema de combate a incêndio.

A unidade faz parte do sistema aeroportuário de Pernambuco e é primordial para o desenvolvimento econômico da região, bem como para o fortalecimento da aviação regional.