Iniciando a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Pernambuco, governadora Raquel Lyra anuncia R$ 5,2 milhões para a rede de atendimento às pernambucanas

Durante a abertura da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Pernambuco, realizada nesta quarta-feira (27), no município de Gravatá, no Agreste Central, a governadora Raquel Lyra anunciou um investimento de R$ 5,2 milhões para fortalecer a rede de atendimento às mulheres pernambucanas. O encontro, que reuniu representantes de 163 municípios, contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Na ocasião, foi autorizada a licitação para capacitação profissional, celebrados convênios com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e o lançado edital de chamamento público.

“A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é feita por várias mãos, pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e pela Secretaria da Mulher. Esse encontro reúne mais de 800 mulheres para discutir a formatação de políticas públicas voltadas para esse público. O Governo de Pernambuco mantém o foco e a atenção no cuidado com mulheres, desde a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, e mais quatro maternidades em licitação, o programa Mães de Pernambuco, e as Carretas da Mulher, que já estão rodando o Estado. Nós temos o propósito de melhorar a vida das pernambucanas”, destacou Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a relevância da representatividade feminina na gestão pública. “Nós estamos construindo esses novos paradigmas com um olhar transversal sobre a política, com foco na política de gênero nas nossas políticas públicas. Nós, mulheres, estamos presentes em todas as áreas do nosso governo”, afirmou.

Com o aporte de R$ 4,9 milhões, foi autorizado o lançamento do edital de chamamento público para apoiar projetos voltados à promoção da equidade de gênero, ao enfrentamento das desigualdades e ao fortalecimento da cidadania das mulheres pernambucanas. O edital visa fomentar ações de qualificação, formação, produção de conhecimento e mobilização social que dialoguem com os eixos que subsidiam a formulação e execução de políticas públicas afirmativas de gênero, raça, etnia, classe, diversidade e geração.

A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, comentou sobre a importância do evento. “Estamos com mais de 800 mulheres dos municípios pernambucanos fazendo parte dessa conferência. É um ponto histórico para que a gente possa garantir orçamento, garantir repasse orçamentário para os estados e municípios poderem realizar fortemente as políticas para mulheres”, frisou.

Presente na conferência, a deputada estadual Débora Almeida comentou sobre o fortalecimento de ações para as pernambucanas. “Eventos como este vão nos fortalecendo e também encorajando cada uma das mulheres para que falem, se posicionem e, quando forem vítimas de violência, possam denunciar, se sintam protegidas. Vocês são fundamentais em cada um dos municípios”, disse a parlamentar.

Durante o evento, foi autorizada a licitação para contratação de serviços de capacitação e aquisição de material didático, com o objetivo de realizar formações sobre acolhimento às vítimas de violência de gênero, com o investimento de R$ 93,7 mil. A ação será voltada a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, com foco na qualificação do atendimento e no fortalecimento da articulação intersetorial da rede de proteção às mulheres.

A última conferência estadual ocorreu em 2019. Com a realização em 2025, Pernambuco marca a retomada histórica da construção participativa. “Conseguimos retomar as conferências tanto no âmbito nacional quanto no estadual. E é muito importante ter essa reunião, porque as mulheres só são ouvidas quando temos representantes com capacidade de escuta e quando a sociedade civil pode se organizar”, disse a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Estela Bezerra.

Com o investimento de R$ 248,4 mil, foi firmado um convênio com a Universidade de Pernambuco (UPE) destinado à formação de profissionais que atuam em diferentes dispositivos de atendimento a mulheres vítimas de violência. Ainda durante a cerimônia, foi celebrado um convênio de cooperação técnica que implementará o Projeto Acolher e Recomeçar. O objetivo é garantir atendimento jurídico gratuito, orientação e acolhimento a mulheres em situação de emergência e vulnerabilidade social e financeira. Os atendimentos serão realizados semanalmente, de forma voluntária, pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Pernambuco.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, anfitrião da conferência, ressaltou as ações do Governo de Pernambuco na cidade. “Agradeço à governadora pela presença da Carreta da Mulher Pernambucana, que está presente no município de Gravatá, em uma demonstração de que estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado. A realização da conferência demonstra a força das políticas públicas que estão sendo implementadas em Pernambuco”, comentou o gestor.

Compareceram ao evento as secretárias Joana Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Zilda Cavalcanti (Saúde) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), a presidente da Apac, Suzana Montenegro, a diretora da Arena de Pernambuco, Michele Collins, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella e a desembargadora do Estado de Pernambuco, Dayse Pereira. Os prefeitos Paulo Galvão (Itamaracá), Araújo (Amaraji), Lucielle Laurentino (Bezerros) e Rivanda (Jupi) também acompanharam a agenda.

Gecex sobretaxa resinas plásticas dos Estados Unidos e do Canadá

Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar,

Em meio à guerra comercial com os Estados Unidos, o Brasil decidiu aplicar uma cobrança provisória por seis meses sobre a importação de resinas de polietileno (tipo de plástico) dos Estados Unidos e do Canadá. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (27) pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex).

Entre as principais medidas está uma cobrança provisória contra a importação de resinas de polietileno (tipo de plástico) dos Estados Unidos e do Canadá, válida por até seis meses. Também foi definida a aplicação de tarifas antidumping – sobretaxas usadas para evitar concorrência desleal — sobre folhas metálicas de aço carbono da China e sobre fibras de poliéster de quatro países asiáticos: China, Índia, Tailândia e Vietnã.

Apesar das tensões com o governo estadunidense, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) informou que a medida não tem relação com a guerra comercial. Segundo a pasta, responsável pelo Gecex/Camex, as ações foram definidas após investigações amparadas pelas regras de comércio internacional, com o objetivo é proteger a indústria nacional de preços muito baixos praticados por empresas estrangeiras que podem prejudicar a produção brasileira.

Limitação de resíduos
O comitê também impôs restrições à entrada de resíduos sólidos, como papel e vidro. O limite foi sugerido por fóruns ligados à economia circular e por um comitê que representa catadores de materiais recicláveis.

Impostos zerados

Por outro lado, o Gecex/Camex reduziu a zero o imposto de importação de sete produtos, incluindo itens para a indústria da saúde. A ideia é facilitar o acesso a insumos importantes e diminuir custos para os consumidores. O Mdic não divulgou a lista desses bens.

Também tiveram a tarifa zerada diversos equipamentos classificados como bens de capital e de tecnologia da informação e comunicação. Por meio do mecanismo conhecido como ex-tarifário, essas isenções permitem atrair mais investimentos e ajudam a modernizar fábricas no Brasil.

Plano Brasil Soberano

O Gecex/Camex aprovou ainda mudanças na Resolução nº 633/2024, que faz parte do Plano Brasil Soberano, lançado na semana passada. Com a alteração, os financiamentos às exportações deverão seguir as novas regras do Fundo Garantidor de Exportações (FGCE), que oferece garantias em operações de operações de crédito internacional.

O Plano Brasil Soberano foi criado para compensar empresas brasileiras afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações nacionais.

Inteligência artificial pode se tornar aliada no combate ao glaucoma

Curitiba (PR), 27/08/2025 - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza exame para miopia. Foto: CBO/Divulgação

Com base em uma única imagem de retinografia, o algoritmo, previamente treinado, conseguiu definir se um paciente é portador de glaucoma, doença do nervo óptico que pode, potencialmente, causar cegueira irreversível. O relato é do coordenador do Setor de Glaucoma do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rodrigo Lindenmeyer.

“A inteligência artificial ainda é muito incipiente no contexto de entrar no dia a dia, no cotidiano, na prática médica. E de os pacientes se beneficiarem desse tipo de situação hoje. Mas é muito promissor. Algumas ferramentas de inteligência artificial vão certamente criar métodos mais baratos, portáteis e mais acessíveis, principalmente em áreas mais desassistidas”, destacou o oftalmologista.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico especialista em glaucoma adulto e infantil destacou que, no caso relatado, o algoritmo conseguiu ser mais sensível até mesmo que o software que integra o aparelho. Ele reforçou, entretanto, que o uso da inteligência artificial na prevenção e no controle do glaucoma permanece, neste momento, em fase de estudo.

“Precisa ainda de muita avaliação. Está restrito, basicamente, à área de pesquisa. Para que a gente realmente tenha ferramentas precisas e confiáveis que possam, aí sim, eticamente ser utilizadas na prática diária”, disse, ao citar uma linha de tempo de, pelo menos, dez anos até que a tecnologia esteja disponível no atendimento a pacientes.

Segundo Lindenmeyer, estudos mostram que aproximadamente 50% das pessoas com glaucoma em todo o mundo não sabem que têm a doença. “Isso está relacionado ao acesso à assistência médica, a limitações em alguns locais, à cultura de não fazer as revisões habituais mesmo que a visão esteja boa e que a pessoa esteja se sentindo bem”, explicou.

O médico avalia que a inteligência artificial vai funcionar como aliada na prevenção e no combate ao glaucoma.

“Não somente a gente vai conseguir diagnosticar mais cedo como a gente vai conseguir levar isso para áreas de todo o mundo que carecem de recursos, onde métodos mais baratos e tão precisos serão disponibilizados”, ressaltou o oftalmologista.

“Isso vai levar ainda um tempo, mas certamente esses valores de 50% de pessoas que não sabem ser portadoras provavelmente vão se modificar”, completou.

Entenda

Conhecido como perigo silencioso, o glaucoma é uma doença que, na maioria dos casos, não apresenta sinais e sintomas. Os pacientes só percebem que há algo errado quando o quadro já se tornou bastante avançado.

“Infelizmente, o glaucoma não dá sinais. Só pode ser detectado através do exame oftalmológico, quando for revisar óculos, quando for ao oftalmologista. É importante enfatizar que esse exame, completo, envolve medir a pressão ocular, olhar o fundo de olho, olhar o nervo óptico. Muitas vezes, a pressão pode estar bastante elevada e o paciente não vai perceber nada”, explicou Lindenmeyer.

O tratamento, segundo o médico, busca controlar a pressão intraocular, principal fator causador do glaucoma, no intuito de evitar a progressão e a piora da doença. “Mas o que já foi perdido não é recuperado”, alertou. Num primeiro momento, o tratamento envolve o uso de colírios. Já em uma segunda etapa, podem ser utilizados alguns tipos de laser e, em último caso, cirurgia.

“Uma vez que se trata de um problema irreversível, se esse diagnóstico acontece tardiamente, poderão ocorrer perdas já significativas e que não irão melhorar com o tratamento”, disse.

“O glaucoma tem uma prevalência que vai aumentando com o passar dos anos – particularmente depois dos 40 anos. A cada década, aumenta o risco de a pessoa desenvolver glaucoma. Determinados grupos étnicos têm uma tendência maior – afrodescendentes, pessoas de origem asiática, mulheres e míopes tendem a ter risco maior”, concluiu.

Em Santa Cruz do Capibaribe, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 150 milhões em investimentos para o Agreste

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (27), um total de R$ 153 milhões em investimentos durante a edição do Ouvir para Mudar de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. Entre as ações, estão a restauração da PE-145, no trecho entre Brejo da Madre de Deus e Jataúba, a construção de um habitacional com 144 unidades, a criação de duas novas delegacias, além da reforma e ampliação do Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro.

“Voltamos aqui em Santa Cruz do Capibaribe para escutar a população, mas não chegamos de mãos vazias. Assinamos ordens de serviço para restauração de uma importante estrada, para a construção de novas escolas, para a ampliação do Hospital de Limoeiro, para pavimentação na cidade de Vertentes. São ações que somam R$ 150 milhões e obras que vão fazer diferença na vida do povo que vive aqui no Agreste Setentrional”, disse a governadora Raquel Lyra.

Uma das ações de mobilidade assinadas hoje foi a autorização para restauração da PE-145, num investimento de R$ 24,3 milhões. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, explicou que a intervenção será realizada no trecho que liga Brejo da Madre de Deus ao entroncamento com a PE-160 (Jataúba), totalizando 23,6 km de extensão.

“A PE-145 já teve o primeiro trecho entregue, da BR-104 até Brejo da Madre de Deus. Essa segunda restauração vai garantir ainda mais fluxo na rodovia, que é importante para o Polo de Confecções e para o desenvolvimento de toda a região do Agreste”, destacou o secretário.

No campo da educação, foi assinado convênio com a cidade de Casinhas, contemplando a construção de duas novas escolas, uma quadra poliesportiva e a aquisição de mobiliário escolar. Já na área da saúde, além da reforma do Hospital Regional de Limoeiro, foi assinada ordem de serviço para manutenção predial da unidade, em um total de R$ 20 milhões em investimentos.

“Serão realizados serviços de manutenção, que incluem a renovação do telhado, do piso e da pintura, garantindo melhores condições de funcionamento da unidade. Todas essas ações têm como objetivo atender às demandas da população, consolidando o compromisso do governo com a melhoria do sistema de saúde”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Na segurança pública, foram autorizadas licitações para a construção das novas delegacias de Casinhas e Surubim, além da seção do Corpo de Bombeiros de Toritama, com investimentos que somam mais de R$ 9 milhões. “Isso é algo que era esperado há muito tempo. Essas cidades são muito importantes para o Estado e essas construções vão trazer um diferencial muito positivo, não só para a população, que será melhor atendida com estruturas novas, mas para também para os servidores públicos, que vão trabalhar em locais dignos”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

No evento, ainda foram anunciadas medidas voltadas para o desenvolvimento urbano, como a pavimentação de diversas ruas de Feira Nova, Limoeiro e Vertentes, e a construção de um canal de drenagem em Vertentes. Além disso, foi assinada a autorização para construção de um novo habitacional em Santa Cruz do Capibaribe, com 144 unidades.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou a retomada de obras tão esperadas pelos moradores do Agreste. “Este é um governo que escuta mais, que tem mais capacidade de estar perto do povo e de acertar”, disse. “É um governo que faz o bem sem olhar a quem, que atende todos os municípios pernambucanos independente da coloração partidária. Isso é compromisso com o dinheiro público”, acrescentou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

“O Ouvir para Mudar é um programa diferenciado, e faz com que os secretários possam ouvir a população. Porque quem sabe realmente dos problemas e dos sonhos existentes é o povo, e é assim que o Governo de Pernambuco tem feito”, disse o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão.

Marcaram presença no evento os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Ivete Lacerda (Esportes), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Yanne Telles (Criança e Juventude), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas). Também estiveram no evento o Coronel Francisco Cantarelli (comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco), Paulo Lira (diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras), Francisco Amaral (diretor presidente da Pernambuco Participações), Rivaldo Melo (presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco), Coronel Ivanildo Torres (comandante da Polícia Militar de Pernambuco).

Além disso, participaram o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão, e os prefeitos Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus), Dra. Kátia (Jataúba), Cléber Chaparral (Surubim), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério), Israel Ferreira (Vertentes), Juliana de Chaparral (Casinhas), Dió Filho (Riacho das Almas), Juarez da Banana (Machados), Sérgio Colin (Toritama), Severino Silvestre (Passira), André Raimundo (Cachoeirinha), Biu Abreu (Orobó) e Joel Gonzaga (Feira Nova).

*Confira, abaixo, todos os anúncios feitos em Santa Cruz do Capibaribe:*

*Educação*

Assinatura de convênio para construção de 2 escolas com quadra, 1 quadra poliesportiva e aquisição de mobiliário para escolas da rede municipal de ensino do município de Casinhas.

Construção de uma Nova Quadra Poliesportiva na Escola de Ensino Fundamental Gedeão Almeida – Catolé de Mitonho, Zona Rural de Casinhas.

Construção de uma nova Escola de Ensino Infantil e Fundamental anos iniciais e uma Quadra Poliesportiva no Sítio Catolé de Napoleão, Zona Rural de Casinhas.

Construção de uma Nova Escola Municipal e Quadra – Benedito Roseno Freire (Sítio Chatinha), em Altinho.

Aquisição de mobiliário para escolas da rede municipal de Casinhas.

*Saúde*

Assinatura de Ordem de Serviço para prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material do Hospital Regional José Fernandes Salsa – Limoeiro.

*Mobilidade*

Assinatura de ordem de serviço para Restauração da PE-145, no trecho de 23,6 km entre Brejo da Madre de Deus – Entr. PE-160 (Jataúba).

*Desenvolvimento Urbano e Habitação*

Assinatura de ordem de serviço para Contratação de Empresa de Engenharia para Execução de Capeamento Asfáltico em diversas ruas do Município de Feira Nova.

Assinatura de Ordem de serviço para Contratação de Obras de Conservação e Manutenção de Vias Urbanas, Incluindo Serviços de Recomposição de Pavimentação, Recuperação e Limpeza de Dispositivos de Drenagem e Controle de Vegetação no Município de Vertentes.

Assinatura de convênio para execução de pavimentação em piso intertravado em diversas vias do município de Limoeiro.

Assinatura de convênio para viabilizar a construção de um canal de drenagem no município de Vertentes.

Assinatura de convênio para pavimentação asfáltica da via de acesso ao Distrito do Tambor em Vertente do Lério.

Assinatura de ordem de serviço para início das obras do Residencial Santa Cruz do Capibaribe – Módulo I, que contará com 144 unidades habitacionais, no município de Santa Cruz do Capibaribe, no âmbito do Minha Casa Minha Vida na Modalidade Fundo de Arrendamento Residencial – FAR.

*Recursos Hídricos*

Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 20 sistemas de dessalinização de água, durante 20 meses, nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Casinhas, Orobó, Surubim, Toritama, Vertente do Lério.

Assinatura de ordem de serviço para Aquisição e Instalação de 2 ETAs de Ultrafiltração, cada uma com capacidade de 100 L/S, para o Sistema Jucazinho. Beneficiários: cerca de 65 mil habitantes do município de Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

Assinatura de autorização de licitação para adequação e ampliação da ETA Toritama. Beneficiários: cerca de 40 mil habitantes do município de Toritama.

Assinatura de autorização de projeto para a realização da Adequação e Ampliação de Rede de Abastecimento de Água no município de Casinhas.

*Segurança*

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Casinhas.

Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Surubim.

Assinatura de autorização de licitação para construção da Seção do Corpo de Bombeiros de Toritama.

PE na Estrada: governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço da PE-073 e vistoria obras da PE-060

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (27), o início das obras da restauração da PE-073, na Mata Sul, dentro do programa PE na Estrada. Com investimento de R$ 71,8 milhões, a intervenção contempla dois trechos estratégicos — que somam mais de 37 quilômetros de extensão — e beneficiará diretamente 18 mil moradores de Gameleira e Rio Formoso, passando pelo distrito de Cucaú. Ainda durante a agenda, a gestora vistoriou as obras de reabilitação funcional da PE-060, em andamento no litoral sul.

“Desde o início do nosso Governo, nos pediram para tirar do papel um sonho de décadas da população, que é a restauração da PE-073. Essa obra representa dignidade para as pessoas, pois promove o desenvolvimento, traz segurança, gera oportunidades de emprego e renda para um povo que, até então, sequer tinha o direito de transitar com tranquilidade. Hoje, estamos aqui, assim como fizemos em outras estradas do litoral sul, Zona da Mata, do Agreste e Sertão, para dar a ordem de serviço, com o recurso já assegurado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause destacou a importância do programa PE na Estrada para transformar a malha viária de Pernambuco. “Essas obras fazem parte do programa PE na Estrada, o maior programa de investimentos em infraestrutura da história de Pernambuco. Já foram requalificadas mais de 1.500 quilômetros de rodovias. Pernambuco, que figurava entre os estados com as piores malhas viárias do país, agora começa a mudar essa realidade”, enfatizou.

Na PE-073, o primeiro trecho compreende a ligação entre a entrada da PE-070 (Usina Cucaú) e a BR-101 (acesso a Ribeirão), com 22,6 quilômetros de extensão e previsão de conclusão em junho de 2026. Já o segundo trecho vai da entrada da PE-060 (Rio Formoso) até a Usina Cucaú, com 15 quilômetros de extensão e entrega prevista para novembro do mesmo ano.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, destacou os investimentos na Mata Sul e no litoral pernambucano, que fortalecem o turismo e o escoamento da produção local. “Essas obras fazem com que a Mata Sul seja rejuvenescida, com mais de R$ 450 milhões investidos em todo o litoral. Elas não apenas fortalecem o turismo pernambucano, mas também permitem que o setor sucroalcooleiro escoe sua produção”, pontuou o titular da pasta.

Os serviços incluem terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, reestruturação de ponte e proteção ambiental, entre outros. A restauração garante mais segurança viária, redução de custos logísticos e suporte ao escoamento da produção agrícola e industrial da região.

O deputado estadual France Hacker reconheceu os investimentos feitos pelo Governo do Estado. “São obras que há mais de 30 anos a população estava esperando, mas agora temos um Governo que trabalha com o povo para solucionar os problemas viários do nosso Estado”, registrou. O deputado estadual Henrique Queiroz Filho celebrou o início das obras. “Há muito tempo que vínhamos lutando pela requalificação da PE-073. Hoje estamos realizando um sonho de anos”, disse.

VISTORIA – Demanda antiga da população da Mata Sul do Estado, a PE-060 está passando por obras de reabilitação funcional no trecho que vai do entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, até a divisa com Alagoas. São 85,96 quilômetros de extensão, com serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização e recuperação de obras de arte correntes.

O investimento é de R$ 73 milhões e a previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2026. A rodovia tem papel estratégico para o turismo e para o escoamento da produção no litoral sul, beneficiando mais de 300 mil moradores dos municípios de Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande.

“O PE na Estrada tem feito uma verdadeira transformação no Estado, aqui no litoral sul, principalmente na região de praias. Estamos com obras de restauração de várias rodovias, como o acesso a Carneiros, Sirinhaém, Tamandaré e Muro Alto, por exemplo”, ressaltou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Melo.

Acompanharam as agendas os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Polícias sobre Drogas); os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Jeferson Timóteo e Romero Sales Filho; além dos prefeitos Fátima Borba (Cortês), Barbosa de Andrade (São José da Coroa Grande), Dona Graça (Catende), Beto do Sargento (Belém de Maria), Carol Jordão (Ribeirão), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Berg de Hacker (Rio Formoso), Miruca (Água Preta), Júnior de Beto (Palmares) e Dr. Leandro (Gameleira).

Brasil abre 129,8 mil postos formais de trabalho em julho

Rio tem primeiro dia útil de reabertura do comércio de rua

Pressionada pelos juros altos e pela desaceleração da economia, a criação de emprego formal voltou a cair em julho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 129.778 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Em relação aos meses de julho, o volume foi o menor desde 2020, quando foram abertas 108.476 vagas. A comparação considera a metodologia atual do Caged, que começou em 2020.

A criação de empregos caiu 32,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em julho de 2024, tinham sido criados 191.373 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores.

Nos sete primeiros meses do ano, foram abertas 1.347.807 vagas. Esse resultado é 10,35% mais baixo que no mesmo período do ano passado e o menor número para o período desde 2023. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores.

De janeiro a julho do ano passado, tinham sido criadas 1.311.751 postos de trabalho formais. A mudança da metodologia do Caged não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.

Setores

Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores pesquisados criaram empregos formais em julho. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 50.159 postos, seguidos pelo comércio, com 27.325 postos a mais. Em terceiro lugar, está a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com a criação de 24.426 postos de trabalho.

Por fim, o nível de emprego subiu na construção civil, com a abertura de 19.066 postos. Com o fim da safra, a agropecuária caiu para o quinto lugar, com a criação de 8.795 postos de trabalho.

Destaques

Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com a abertura de 26.718 postos formais. A categoria de transporte, armazenagem e correios abriu 11.668 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 22.834 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou a indústria extrativa, que abriu 1.786 vagas. O segmento de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação fechou 704 vagas em julho

As estatísticas do Caged apresentadas a partir 2020 não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.

Regiões

Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em julho. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 50.033 postos a mais, seguido pelo Nordeste, com 39.038 postos. Em seguida, vem o Centro-Oeste, com 21.263 postos. O Sul abriu 11.337 postos de trabalho, e o Norte criou 8.128 vagas formais no mês passado.

Na divisão por unidades da Federação, 25 das 27 registraram saldo positivo. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+42.798 postos); Mato Grosso (+9.540) e Bahia (+9.436). Os únicos estados que fecharam vagas foram o Tocantins, com a extinção de 61 postos, e o Espírito Santo, com o fechamento de -2.381 vagas provocado pelo fim da safra de café.

Vendas da indústria de máquinas sobem 14% no ano até julho

Fábrica da Moto Honda em Manaus. Chão de fábrica. 
Manaus (AM) 10.04.2006 - Foto: Miguel Ângelo

A receita de vendas da indústria de máquinas e equipamentos atingiu R$ 174,5 bilhões nos sete primeiros meses do ano, 13,9% acima do registrado no mesmo período de 2024. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (27), são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

“No ano ( de janeiro a julho) o setor registrou expansão na receita, mas diminuiu a taxa de crescimento de 15,1% em junho de 2025 para 13,9% em julho de 2025. O desempenho de 2025 foi favorecido pela base de comparação fraca, mas também pela ampliação dos investimentos na agricultura e nas áreas da construção civil”, disse a entidade, em nota.

De janeiro a julho, a receita das vendas internas do setor somou R$ 133,8 bilhões, 18,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Já as exportações do setor totalizaram US$ 7,05 bilhões nos sete primeiros meses de 2025, uma queda de 4,4% na comparação com o mesmo período de 2024. No mês de julho, antes do início do tarifaço estadunidense contra o Brasil, o setor exportou US$ 1,2 bilhão, uma diminuição de 4,8% em relação ao resultado de julho de 2024.

“Apesar da queda, houve, entre os grupos de produtos exportados, incremento nas vendas de máquinas agrícolas e de máquinas para bens de consumo não duráveis. O maior crescimento ocorreu nas vendas para os países da América do Sul e em maior escala na Argentina, Chile e Peru”, destacou a Abimaq em nota.

Segundo a entidade, no acumulado de 2025, houve mudanças importantes nos principais destinos das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos. As vendas para a América do Norte caíram 11,6%, enquanto para a Europa e para a América do Sul as exportações cresceram 10,7% e 15,9%, respectivamente.

Na América do Sul, o destaque foi a Argentina, com aumento de 52,4% nas exportações brasileiras, puxado pela ampliação das vendas de máquinas para agricultura (+104%) e para construção civil (+87%). Para os Estados Unidos, que representam 26,1% das exportações do setor em 2025, houve queda de 10,6% nas vendas, principalmente devido à retração na demanda por máquinas para construção civil (-21%).

Já as importações mantiveram a trajetória de crescimento, somando US$ 18,6 bilhões de janeiro a julho, alta de 10,5% em relação a 2024.

“As importações crescentes de máquinas e equipamentos, em praticamente todas as atividades da economia brasileira, refletem a perda de competitividade do setor. Em 2025 a participação de bens importados no consumo nacional de máquinas e equipamentos atingiu 46%”, destacou a Abimaq.

De acordo com a entidade, os dados do setor mostram clara ampliação da presença de máquinas importadas no mercado brasileiro, e de forma mais intensa vindas do mercado chinês. Em dez anos, a China quase dobrou a sua participação no total de máquinas importadas pelo Brasil (de 16,6% em 2015 para 32% em 2025).

Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026

Brasília (DF), 27/08/2025  - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a TV 3.0 no no Palácio do Planalto.. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. O evento contou com a presença e o apoio de representantes das principais emissoras de televisão aberta do país.

Em breve discurso, o presidente disse que esta é uma demanda importante de sua equipe de comunicação. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que a TV 3.0 é também uma questão de soberania nacional – o Brasil será o primeiro país das Américas a implantar a nova tecnologia.

“Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania. Aliás, a soberania hoje é um grande tema que une todo o país. Não só a soberania, mas soberania digital. Tudo tem a ver com a TV digital que está sendo implementada agora”, disse o ministro.

A expectativa do governo, segundo ele, é de que a TV 3.0 entre no ar em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo. Os representantes de associações e entidades que representam o setor, destacaram em seus discursos que o atual modelo em vigor, o da TV Digital, também foi implantado pelo presidente Lula, no seu segundo governo. O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, participou da cerimônia, representando a TV Brasil e o campo público neste novo modelo.

Brasília (DF), 27/08/2025 - O presidente da EBC, André Basbaum, durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a TV 3.0 no no Palácio do Planalto. Foto: José Cruz/Agência Brasil
 O presidente da EBC, André Basbaum, durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a TV 3.0 no no Palácio do Planalto. Foto: José Cruz/Agência Brasil – José Cruz/Agência Brasil
“Com o decreto, o presidente Lula garante a visibilidade da TV Brasil e de todo sistema público de comunicação dentro da nova TV digital 3.0. Também estará disponível para toda a sociedade o Canal Gov com informações sobre serviços públicos para todos os cidadãos”, afirmou o presidente da EBC.

O executivo Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), destacou que a TV aberta completa 75 anos em 2025 e, agora, entra em definitivo na economia digital, reforçando o seu papel como “motor de transformação social”.

“A TV 3.0 representa mais do que uma evolução tecnológica. Ela simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”, afirmou.

“O maior beneficiado disso é a sociedade brasileira, que ganhará uma experiência de muito mais qualidade, enquanto continua a ter acesso amplo e gratuito a conteúdos que informam, educam e emocionam”, complementou.

Televisão do futuro

Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos, o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs. Esse modelos que se conectam com a internet dão prioridade aos aplicativos de serviços de mídia sob demanda (OTT, na sigla em inglês). Com isso, os canais abertos acabam sem visibilidade, como destacou o ministro.

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades.

A migração deverá ser gradativa, começando pelas grandes cidades, como foi com a TV digital.

Padrão técnico

No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital.

Senado aprova projeto contra adultização de crianças na internet

O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (27), em votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) 2628/2022, que estabelece regras para proteção e prevenção de crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais. É o chamado PL contra a “adultização” de crianças.

O texto já havia passado pela Câmara dos Deputados na semana passada, e agora seguirá para sanção presidencial.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o projeto final aprovado é o substitutivo relatado na Câmara pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e contou com o apoio de centenas de organizações da sociedade civil que atuam com a proteção das crianças e adolescentes no Brasil. Ao voltar para o Senado para apreciação final, o texto sofreu alguns ajustes de redação definidos pelo relator de plenário, o senador Flávio Arns (PSB-PR).

Uma das novidades do projeto aprovado na Câmara é a previsão de que a fiscalização e sanção sejam feitas por uma autoridade nacional autônoma, entidade da administração pública que será responsável por zelar, editar regulamentos e procedimentos e fiscalizar o cumprimento da nova legislação.

Com 16 capítulos e 41 artigos, o texto obriga as plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias, como exploração e abuso sexual, violência física, intimidação, assédio, promoção e comercialização de jogos de azar, práticas publicitárias predatórias e enganosas, entre outros crimes.

Além disso, a proposta prevê regras para supervisão dos pais e responsáveis e exige mecanismos mais confiáveis para verificação da idade dos usuários de redes sociais, o que atualmente é feito basicamente por autodeclaração.

A matéria ainda disciplina o uso de publicidade; a coleta e o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes e estabelece regras para jogos eletrônicos, veda à exposição a jogos de azar. Em caso de descumprimento das obrigações previstas na lei, os infratores ficam sujeitos a penalidades que variam de advertência, multas que podem chegar a R$ 50 milhões, suspensão temporária de atividades e até a proibição definitiva das atividades no país.

“Por vezes, nós aprovamos aqui matérias e, com toda a justiça, escutamos a crítica da sociedade de que legislamos de costas para o povo. Muitas vezes, de fato, essa crítica tem fundamento. Mas, neste caso, é o extremo oposto. O que a gente está fazendo é justamente ouvir a sociedade, identificar seus principais problemas. E hoje, no mundo inteiro, o ambiente digital é um problema. É um problema especial principalmente para esse público sensível, que são as crianças e adolescentes”, afirmou o senador Alessandro Vieira, autor da proposta, e que presidiu a sessão de votação que definiu a aprovação.

Vieira agradeceu a mobilização da sociedade civil, das equipes técnicas e dos parlamentares que aprovaram.

Governadora Raquel Lyra abre o Rolê REC’n’Play em Caruaru, no Agreste, e comanda o Ouvir para Mudar em Serra Talhada, no Sertão

Nesta quinta-feira (28), às 10h, a governadora Raquel Lyra faz a abertura do Rolê REC’n’Play, em Caruaru, no Agreste Central, iniciativa que conta com uma série de oficinas, workshops e palestras sobre inovação e tecnologia. O evento também marca a inauguração do novo Armazém da Criatividade (antigo prédio da Fábrica Caroá), sede do Porto Digital na cidade.

Às 15h, a gestora estadual segue para o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para realizar uma nova rodada do Ouvir para Mudar com a população local. Na ocasião, os moradores poderão acompanhar o balanço das ações já realizadas pelo Governo de Pernambuco e eleger as prioridades de obras e iniciativas do Estado para 2026.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quinta-feira, 28 de agosto de 2025*

*10h30 -* Abertura do Rolê REC’n’Play em Caruaru

Local: Novo Armazém da Criatividade (Rua Jornalista Aníbal Fernandes, Nossa Senhora das Dores, Caruaru – PE)

*15h -* Ouvir para Mudar em Serra Talhada

Local: EREFEM Methodio de Godoy Lima (Rua Maria Raimunda da Conceição, 810 – Bomba, Serra Talhada – PE)