Rodrigo Pinheiro lança “Super Refis”, o maior programa de regularização fiscal para quitação de dívidas da história de Caruaru

Contribuintes poderão quitar débitos com descontos de até 100% em multas e juros, com a novidade do pagamento parcelado ou à vista por meio de cartão de débito ou crédito

O prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia o SUPER REFIS 2025, programa de Incentivo à Regularização Fiscal que permite aos contribuintes quitar débitos tributários e não tributários em atraso com condições facilitadas. Além do Refis, a gestão municipal também vai publicar o decreto para atualizar a Lei de Liberdade Econômica, com foco no desenvolvimento econômico, e encaminhar à Câmara Municipal o projeto de lei que atualiza o IPTU Verde, trazendo mais eficiência à administração tributária.

O SUPER REFIS 2025 inova incluindo a possibilidade de negociação incentivada de débitos oriundos de licenciamento ambiental, utilização do chão de feiras e mercados e diárias junto à Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), além de todos os impostos e taxas municipais. Outra novidade é que o pagamento dos débitos, parcelado ou à vista, poderá ser realizado também por meio de cartões de débito ou crédito.

Considerado o maior programa de regularização fiscal da história do município, o SUPER REFIS 2025 fortalece a arrecadação local, facilita a regularização de contribuintes e prepara Caruaru para os desafios da Reforma Tributária nacional, garantindo mais eficiência e sustentabilidade fiscal.

“Este ano teremos o maior programa de recuperação fiscal da história do município. Ele oferece aos contribuintes uma oportunidade única de regularizar suas pendências com condições especiais e vantajosas. Estamos atentos para alavancar nossa cidade em todos os setores e garantir que Caruaru continue gerando emprego e renda e avançando econômica e socialmente”, afirmou Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru.

O Super Refis será enviado à Câmara Municipal ainda essa semana.

Últimos dias para inscrições no 10º Desafio Quero Ser Economista

Competição nacional oferece R$ 4,5 mil em prêmios para estudantes do ensino médio

O prazo para se inscrever no 10º Desafio Quero Ser Economista está chegando ao fim. Estudantes do ensino médio de todo o país têm até o dia 29 de agosto para garantir participação na competição, que distribui R$ 4,5 mil em prêmios. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.desafioquerosereconomista.org.br

Promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com os Conselhos Regionais, entre eles o Corecon-PE, o desafio busca aproximar os jovens do universo da economia, de forma dinâmica e acessível. O objetivo é estimular o pensamento crítico e incentivar a educação financeira entre estudantes matriculados em escolas credenciadas pelo MEC.

A presidente do Corecon-PE, Ana Cláudia Arruda, ressalta a importância da participação dos jovens pernambucanos. “É uma oportunidade de mostrar como a economia está presente no dia a dia e pode ser compreendida desde cedo. Queremos ver nossos estudantes se destacando e representando bem o estado”, afirmou.

O desafio contará ainda com etapas preparatórias, os chamados “esquentas”, entre os dias 2 e 11 de setembro. A primeira fase ocorre de 15 a 26 de setembro, e os 30 melhores colocados seguem para a segunda etapa, prevista para outubro. O resultado final será divulgado em 20 de outubro.

Em 2023, mais de 2 mil estudantes participaram da iniciativa. Este ano, a expectativa é superar esse número, reforçando o convite para que escolas públicas e privadas de Pernambuco incentivem seus alunos a participar de mais essa edição.

Em audiência no Senado, Anderson Correia debate Direito Animal e propõe políticas públicas animalistas

Cumprindo agenda em Brasília, o vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Correia (PP), participou, nesta segunda-feira (25), de sua primeira atividade na capital federal: uma Audiência Pública no Senado para debater o Estatuto de Proteção a Animais. O encontro, presidido pelo senador Paulo Paim, reuniu diversos representantes da bandeira animalista no Brasil, incluindo deputados, vereadores, ativistas da causa animal e autoridades de várias regiões do país.

Durante sua fala, Anderson Correia — que também é advogado animalista — destacou trechos da Constituição Federal que reconhecem que os animais não são coisas e, portanto, possuem direitos expressos, como o de não serem submetidos a crueldade, além de acesso à saúde e a políticas públicas nos municípios. O parlamentar também reforçou sua luta em Pernambuco, mencionando a indicação enviada ao Governo do Estado para a redução da alíquota da ração, equiparando-a à tributação da cesta básica. Correia ainda frisou a importância do papel dos protetores de animais, que diariamente realizam resgates e cuidam dos animais de rua, muitas vezes suprindo a ausência do poder público.

“Este é um momento histórico, pois estamos construindo um marco legal para assegurar proteção efetiva aos animais. A pauta animal precisa ser tratada com seriedade, porque os protetores que estão na ponta fazem um trabalho essencial para a saúde pública e merecem condições melhores para continuar salvando vidas. É hora de transformar a causa animal em prioridade nas políticas públicas”, destacou Anderson Correia.

Na audiência, também foi apresentado o Estatuto de Proteção dos Cães e Gatos, construído coletivamente por entidades ligadas à causa. O documento, com 60 artigos divididos em 12 capítulos, trata de direitos dos animais, deveres dos tutores, responsabilidades do poder público, tutela comunitária e crimes contra cães e gatos. O senador Paulo Paim acolheu a sugestão legislativa e se comprometeu a relatá-la na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado.

Prefeito Rodrigo Pinheiro homenageará empresário Fernando Bernardino de Lucena na nova feira de gado de Caruaru

A nova feira de gado de Caruaru receberá o nome do empresário caruaruense do ramo de tecidos, Fernando Bernardino de Lucena, falecido em 2008. A homenagem é uma iniciativa do prefeito Rodrigo Pinheiro a um homem que marcou a história do empreendedorismo local que tinha fortes relações com a feira.

As obras da nova Feira de Gado já foram iniciadas em seu novo espaço, próximo a CEACA. E, em breve, oferecerá mais conforto, comodidade e segurança para todos que o frequentam.

Com essa iniciativa, o prefeito Rodrigo Pinheiro reafirma o compromisso de valorizar a memória de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Caruaru e de entregar uma estrutura moderna e adequada para fortalecer a tradição da Feira de Gado.

Liderança de Mano Medeiros ganha força no Grande Recife

“Jaboatão segue firme na geração de emprego e renda. Ações concretas, incentivos e qualificação para que nossa população esteja pronta para as oportunidades”. A fala é do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, do PL, visto como um dos mais eficientes e mais bem avaliados gestores do estado de Pernambuco.

Mano Medeiros tem se notabilizado por investimentos significativos em várias áreas da cidade, como na educação, assistência social, saúde pública e infraestrutura, tornando Jaboatão uma referência administrativa para toda a Região Metropolitana do Recife. “Trabalhar por Jaboatão é buscar todos os dias novas formas de avançar”, disse o prefeito, em fala ao blog do Alberes Xavier.

“Nossa busca é incessante por investimentos que vão trazer desenvolvimento econômico, mais emprego e renda para a cidade. Seguimos firmes, construindo parcerias sólidas que transformam o presente e o futuro dos jaboatonenses”, disse e finalizou, “Sabemos que essa é a melhor forma de agradecer ao nosso povo, por todo o carinho que eu e minha equipe recebemos no dia-a-dia”.

Liderança de Mano Medeiros ganha força no Grande Recife

“Jaboatão segue firme na geração de emprego e renda. Ações concretas, incentivos e qualificação para que nossa população esteja pronta para as oportunidades”. A fala é do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, do PL, visto como um dos mais eficientes e mais bem avaliados gestores do estado de Pernambuco.

Mano Medeiros tem se notabilizado por investimentos significativos em várias áreas da cidade, como na educação, assistência social, saúde pública e infraestrutura, tornando Jaboatão uma referência administrativa para toda a Região Metropolitana do Recife. “Trabalhar por Jaboatão é buscar todos os dias novas formas de avançar”, disse o prefeito, em fala ao blog do Alberes Xavier.

“Nossa busca é incessante por investimentos que vão trazer desenvolvimento econômico, mais emprego e renda para a cidade. Seguimos firmes, construindo parcerias sólidas que transformam o presente e o futuro dos jaboatonenses”, disse e finalizou, “Sabemos que essa é a melhor forma de agradecer ao nosso povo, por todo o carinho que eu e minha equipe recebemos no dia-a-dia”.

Genial/Quaest: 55% julgam justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Do Correio Braziliense

Mais da metade dos brasileiros avaliam que a prisão domiciliar do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, é justa. É o que revela a pesquisa “Denúncia Bolsonaro da Genial/Quaest” publicada nesta segunda-feira (25/8), que entrevistou, entre 13 e 17 de agosto, 2.004 pessoas de diferentes municípios.

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados consideram a sentença justa, enquanto 39% julgam-na injusta. Uma parcela de 6% não soube responder a pergunta. Entre os entrevistados favoráveis à prisão domiciliar, a maioria são mulheres (58%).

A predominância regional da posição favorável é do Nordeste (65%), seguida pelo Sudeste (54%), Centro-Oeste/Norte (48%) e Sul (47%). Na faixa etária, pessoas entre 16 e 34 anos são maioria, em 59%.

Já entre os que consideram a prisão injusta, os homens lideram a opinião, com 42%. Indivíduos com 35 a 59 anos representam 43% desses entrevistados, e os de 60 anos ou mais totalizam 39%. Regionalmente, a população do Sul é a mais crítica (49%), seguida por Centro-Oeste/Norte (43%), Sudeste (40%) e Nordeste (30%).

O estudo também mostra alinhamento político: 87% dos que consideram a prisão injusta são bolsonaristas, enquanto 12% dos apoiadores do ex-presidente concordam com a sentença. Entre os que consideram a prisão justa, 93% são esquerdistas não lulistas e 88% declararam-se lulistas.

Comédia musical “Wandinha, eu sou Família Addams”, retorna aos palcos para única apresentação, neste domingo (31) no Teatro do Parque

Levando ao palco aprendizados sobre as diferenças, comportamento, união e representatividade, o Teatro do Parque recebe a família mais divertida retorna aos palcos para animar a garotada, neste domingo (31), às 16h, o musical infanto-juvenil, Wandinha, eu sou Família Addams, retorna aos palcos para uma apresentação única.

O público poderá conferir a presença da família mais excêntrica e amada da dramaturgia mundial. Os integrantes da família sempre foram apresentados como pessoas (ou criaturas) fora do padrão e é exatamente isso que os torna tão especiais: os Addams sempre souberam que, além da união, o que os mantém tão fortes é o fato de todos serem “estranhos” perante ao mundo e se orgulharem muito disso. O espetáculo aborda discussões realmente pertinentes; como, por exemplo, a intolerância (e até hostilidade) de pessoas que construíram a ideia de que todos sejam iguais e se encaixem dentro de um padrão e justamente esse aprendizado enfatiza às crianças a aprender a conviver com as diferenças em seu dia a dia.

Com montagem de Helena Siqueira Produções, adaptação teatral e direção de Ivaldo Cunha Filho, coreografias são assinadas por Kassio Soares. Uma peça que reúne um lindo musical, comédia, encanto e magia, uma excelente opção para toda a família. A peça é baseada nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams e adaptados várias vezes em filmes e séries.

Os Addams nunca se encaixaram nos padrões sociais, para eles, ser diferente é extremamente normal e eles sempre souberam que, além da sua união, isso é o que os mantém mais fortes. Mas acontecimentos ameaçam abalar as estruturas desta família. E o que prevalecerá? No fim desta história você irá compreender que uma família unida é capaz de superar grandes desafios.

*UM POUCO SOBRE WANDINHA*

Wandinha Addams é a icónica e sombria filha da Família Addams, conhecida pelas suas características pálidas, morenas e por um fascínio mórbido pela morte. Apresentada em 1940 num cartoon, a personagem apareceu mais tarde na famosa série de televisão dos anos 60, nos filmes e, mais recentemente, como protagonista na série da Netflix “Wandinha. Na série, ela vai para a Escola Nunca Mais, uma instituição para “excluídos” com dons paranormais, onde desvenda um mistério sobrenatural e desenvolve as suas habilidades, tornando-se uma personagem complexa e sarcástica que luta com a sua identidade.

Realização: Helena Siqueira Produções. Adaptação Teatral e Direção: Ivaldo Cunha Filho e Beatriz Siqueira.

Coreografias: Kassio Soares

*Crédito das fotos: Barney Audiovisual*

Assessoria de Imprensa: Alberto Leonardo Feitoza

*SERVIÇO*

Wandinha, eu sou Família Addams

Data: 31 de agosto – Domingo Hora: 16h Local: Teatro do Parque | Rua do Hospício, 81 – Boa Vista – Recife Ingressos: R$100,00 (inteira) R$50,00 (meia-entrada)

À venda pelo SYMPLA https://bileto.sympla.com.br/event/109049/d/331193

E na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo (com 1 hora de antecedência)

Classificação – Livre

Maiores Informações: (81) 9.9568.4125

Bruno Lambreta solicita novo Refis para facilitar pagamento de dívidas em Caruaru

O presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB), solicitou à Prefeitura Municipal a criação de um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). A proposta tem como meta facilitar a regularização de débitos da população, especialmente relacionados ao IPTU.

De acordo com o vereador, o Refis é uma ferramenta essencial para incentivar os contribuintes a quitarem suas dívidas, oferecendo condições especiais de negociação. “A medida traz benefícios tanto para a população, que encontra alternativas para ficar em dia, quanto para o Município, que amplia sua arrecadação”, destacou.

O pedido foi encaminhado ao prefeito Rodrigo Pinheiro, à secretária da Fazenda, Carla Almeida, e à secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro, responsáveis pela análise e possíveis encaminhamentos.

INSS usa barcos para orientar aposentados da Amazônia sobre descontos

Brasília 24/08/2025 Governo Federal inicia nesta segunda-feira (25) uma nova missão do PREVBarco, programa que transforma embarcações em agências flutuantes da Previdência Social. Foto INSS
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS e que moram em áreas de difícil acesso na Amazônia contarão com um serviço de informações prestado pelo governo federal a partir desta segunda-feira (25).

A ação, denominada PREVBarco, transforma embarcações em agências flutuantes da Previdência Social. A operação contará, nesta semana, com cinco embarcações para chegar aos locais acessíveis pelos rios.

Segundo o calendário divulgado pelo governo, são três barcos para o Estado do Amazonas (para chegar a 29 comunidades) e duas para o Pará (com previsão de atender 39 lugares).

Os barcos têm as seguintes indicações:

  • Manaus I – Vovó Jandira II,
  • Manaus II – Manaós II,
  • Manaus III – Vovô Alarico,
  • Belém I – Leon IV e
  • Barco Santarém I – Barão do  Amazonas.

O calendário completo de onde chegará os serviços está disponível no site do INSS.

Segundo o INSS, mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país podem ter sofrido descontos indevidos em seus benefícios.

Ressarcimento

O serviço prevê que os beneficiários possam verificar se tiveram descontos irregulares, contestar imediatamente e aderir ao processo de ressarcimento para receber o dinheiro de volta.

Cada embarcação tem uma equipe com 10 servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A expectativa divulgada é de atender entre 150 e 200 pessoas por dia em cada barco.