Marília defende unidade e apoio ao projeto nacional comandado por Lula

A vice-presidente do Solidariedade, Marília Arraes, defendeu ontem que o presidente Lula e o PT sejam um elo de unidade na corrente das forças populares, democráticas e progressistas para as eleições de 2026. “O presidente Lula precisa, mais do que nunca, da unidade das forças progressistas. É hora de priorizarmos o que nos une, e não o que nos divide. Fico muito feliz de estar hoje aqui, em Pernambuco, no encontro do PT, e parabenizo o presidente Carlos Veras por reunir todo o arco de alianças do nosso campo político. Estamos juntos em uma luta em liberdade, por justiça social, por mais oportunidades para os filhos do povo, para o trabalhador e a trabalhadora rural, por um Brasil mais justo e igualitário”, destacou.

“Essa é a hora de nos unirmos para mais uma vitória — uma vitória que não será apenas do presidente Lula, mas do povo brasileiro. Precisamos garantir um Congresso Nacional forte, que dê ao presidente as condições de governar e devolver o Brasil aos brasileiros. Estamos juntos nessa caminhada, lutando pelo Brasil, por Pernambuco e por todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país”, afirmou Marilia durante seu discurso na cerimônia de posse do novo presidente do PT em Pernambuco, Carlos Veras.

Ex-vereadora do Recife, ex-deputada federal, primeira mulher a disputar o segundo turno das eleições majoritárias da capital, além de ter recebido mais de 1,9 milhões de votos nas eleições para o Governo do Estado, em 2022, Marília lidera, hoje, a maioria das pesquisas de intenção de voto para a disputa ao Senado em 2026 e se consolidou como uma das mais importantes lideranças políticas de sua geração em Pernambuco.

Mantendo uma rotina intensa de articulações políticas locais e nacionais, Marília segue em ritmo acelerado tanto nas negociações para a ampliação da federação Solidariedade/PRD como nas costuras para a construção de uma chapa proporcional forte para as eleições estaduais de 2026.

“Nós estaremos ao lado de Lula e João Campos em 2026”, diz Silvio Costa Filho no evento do PT

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, neste domingo, o seu compromisso político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o prefeito do Recife, João Campos, nas eleições do próximo ano. O aceno foi dado durante a posse do deputado federal Carlos Veras como novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco. No evento, Silvio destacou sua relação histórica com o PT e o presidente Lula, reforçando a importância da unidade das forças políticas do campo progressista em Pernambuco e no Brasil.

_”Quero desejar ao companheiro Carlos Veras boa sorte nessa caminhada. Nós estaremos juntos com todas as forças do campo progressista trabalhando pela reeleição do presidente Lula e pelo apoio, se Deus quiser, a eleição do nosso futuro governador João Campos. Vamos juntos trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil buscando um estado mais forte, mais justo, mais solidário e um estado com crescimento econômico e com geração de emprego e renda para o povo brasileiro”, defendeu o ministro de Lula._

Vale ressaltar que Silvio Costa Filho tem uma relação histórica e trajetória de diálogo e parceria com o presidente Lula e com o PT em Pernambuco. Ao longo de sua vida pública, tem defendido pautas de desenvolvimento social e econômico, aproximando-se cada vez mais das principais lideranças do campo progressista no Estado.

Com a declaração feita após o evento, Costa Filho sinaliza o alinhamento de seu grupo político ao projeto de reeleição do presidente Lula em 2026 e ao fortalecimento da pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.

Em encontro estadual, PT reforça apoio a Lula e Humberto para 2026

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco realizou, neste domingo (24), seu encontro estadual que oficializou como novo presidente da legenda em Pernambuco o deputado federal Carlos Veras. O ato político foi marcado pela unidade interna e pela reafirmação do apoio à candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Humberto Costa em 2026.

O encontro reuniu dirigentes petistas de todas as regiões do estado e contou com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e do ex-ministro José Dirceu. Também participaram lideranças de partidos aliados, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o deputado e presidente do PSB, Sileno Guedes (PSB), a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), a presidente estadual do PCdoB, Thalia Milhome (PCdoB), o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago (Rede Sustentabilidade) e o representante do Cidadania, o Marcelo Gadelha.

Durante o encontro, Edinho Silva ressaltou a necessidade de o PT se fortalecer junto às bases e destacou a centralidade da reeleição de Lula e Humberto para o futuro político do país. “O centro da nossa ação neste período é reeleger Lula para garantir o avanço e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Há pouco, o presidente me ligou para saber como estava o evento, e eu disse que o PT de Pernambuco está unido e dará uma importante contribuição ao projeto do partido em 2026”, afirmou.

Em sua fala, o senador Humberto Costa reforçou que a prioridade é consolidar uma base sólida de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. “Estamos aqui não para falar de projetos pessoais, mas de um projeto coletivo para Pernambuco e para o Brasil. Nosso compromisso é melhorar a vida da população, e sabemos a importância de Lula e de uma base aliada forte para garantir a governabilidade”, declarou.

O ministro Sílvio Costa Filho também assegurou apoio do Republicanos à reeleição de Humberto. “Independentemente de posição partidária, o Republicanos em Pernambuco estará ao lado de Humberto e de Lula. Precisamos eleger aliados que defendam a democracia, apoiem o governo e enfrentem o bolsonarismo, em defesa das instituições e do povo brasileiro”, ressaltou.

Já o novo presidente estadual do PT, Carlos Veras, destacou a trajetória de Humberto Costa e a importância de consolidar uma aliança progressista no estado, “Precisamos de senadores comprometidos com o campo democrático e popular, que ajudem a construir um futuro mais justo para o nosso povo”, concluiu.

Palco Pernambuco Meu País celebra manifestações afro-brasileiras em noite dedicada às culturas populares e ao samba

*Na palma da mão e no gingado dos pés* – Neste sábado (23), em Gravatá, o palco Pernambuco Meu País celebrou as manifestações afro-brasileiras ao dedicar sua programação às culturas populares e ao samba. Com shows do Afoxé Omim Sabá, Lucas dos Prazeres, Gerlane Lops, Diogo Nogueira e Alexandre Pires, a noite foi marcada por ritmos tradicionais, fazendo o público do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar cair na dança e cantar junto.

Abrindo os caminhos do segundo dia de atividades no coração do festival, diretamente de Recife, o Afoxé Omim Sabá encantou os espectadores ao trazer a cultura afro-religiosa ao palco, ecoando os sons dos agbês, atabaques, agogôs e mais. Com um figurino em tons de azul, verde, branco e prata, em referência à Iemanjá, o grupo apresentou faixas que trabalham temas como a ancestralidade, as lendas dos Orixás e a luta do povo negro por igualdade.

“O Festival Pernambuco Meu País se torna um marco de valorização da cultura popular e coloca o nosso Estado à frente de todo o processo de luta contra a discriminação racial e a intolerância religiosa”, destacou o babalorixá Marcos Silva, fundador do afoxé, em coletiva.

Em seguida, hasteando a bandeira “Pernambuco Nação Percussiva”, do Morro da Conceição, no Recife, Lucas dos Prazeres emocionou ao incorporar no seu show diferentes manifestações da cultura popular local. Com grande orquestra – também montada com agbês, atabaques, percussão e metais – e um corpo de canto e baile único, a apresentação convidou todo mundo para entrar na roda em um passeio em ritmos como o ijexá, coco, maracatu e o samba, além de reverenciar grandes nomes, como Solano Trindade, Aurinha do Coco, Conceição dos Prazeres, matriarca da sua família, e Naná Vasconcelos, um dos homenageados na edição 2024 do festival.

“Nós vivemos uma noite de celebração à diversidade cultural. Acredito e sinto o palco Pernambuco Meu País como um espaço do ineditismo, onde as surpresas acontecem, revelando um futuro ancestral de novas possibilidades. Por isso, vida longa!”, desejou Lucas dos Prazeres, em entrevista à imprensa.

No meio da noite, a virada do pandeiro se deu com o show da intérprete, compositora e percussionista pernambucana, Gerlane Lops, representando a influência e força do samba em Pernambuco. Com um repertório recheado de clássicos, como “Conselho”, de Almir Guineto, e autorais, a apresentação encantou por diversos momentos de coro do público e por trazer passistas ao palco.

Em sequência ritmada, foi a vez do cantor e compositor Diogo Nogueira abrilhantar a noite. Homenageando grandes artistas do ritmo, como Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Alcione e seu próprio pai, João Nogueira, o artista carioca emocionou e chamou o público para cantar junto. No setlist, faixas de sucesso nacional, como “Andanças”, “Será Que É Amor”, “Meu Lugar”, “Maneiras”, “Não Deixe o Samba Morrer” e mais. Destaque para demais canções em versão de samba, como “Sangrando”, de Gonzaguinha, e a homenagem a Pernambuco, ao entoar “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho.

*_Em entrevista ao Cultura PE_*, o sambista destacou a importância da cultura comunitária, popular e ancestral – pilares que atravessam sua trajetória e se conectam diretamente com os valores do festival, como a valorização, a imersão e o resgate das diferentes manifestações culturais.

“Reverenciar os ancestrais é de uma importância imensa. Acredito que, se eu estou aqui, é porque os ancestrais construíram toda uma história para estarmos aqui. Então, para mim, a força ancestral é o que faz a diferença para a gente ter o povo cantando, feliz, curtindo todo o nosso trabalho e tudo aquilo que a gente faz. A importância é gigantesca, maior de todas!”, destacou.

Questionado sobre a sua relação com Pernambuco – que inclui a sua participação no Festival Pernambuco Meu País na edição 2024, em Pesqueira –, Diogo foi enfático: “Pernambuco é um país maravilhoso, multicultural! Um lugar mais lindo de se ver, estar presente. Eu amo Pernambuco e espero voltar todo ano!”, finalizou, com emoção.

Encerrando com chave de ouro, o show de Alexandre Pires foi um verdadeiro espetáculo de celebração ao samba. Logo na abertura, o público entoou em coro a clássica “Domingo”. Na sequência, o repertório passeou por grandes sucessos da carreira solo e da época do Só Pra Contrariar (SPC), com hits como “Essa Tal Liberdade”, “Tá Por Fora” e “Quando É Amor”, fazendo a plateia cantar do início ao fim.

Alexandre também apresentou o projeto Pagonejo Bão, que mistura o samba com influências sertanejas. A apresentação contou com uma formação afiada, incluindo três backing vocals que, além de cantar, dançavam em sintonia com o cantor – destaque também para as trocas de figurino que acompanharam cada bloco musical. O ponto alto da noite foi a participação especial de Gerlane Lops, que voltou ao palco para cantar “Não Deixe o Samba Morrer”, em uma emocionante homenagem a Alcione, finalizando a noite em reverência ao samba e às suas grandes vozes.

Neste domingo (24), terceiro e último dia de programação do palco Pernambuco Meu País, sobem ao palco a Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Chico Chico, Lenine, Biquini e Marcelo Falcão, além do DJ 440 com o Som na Rural nos intervalos. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.

*Sobre o Festival Pernambuco Meu País*

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Dória elogia habilidade política de Kassab: “o mais hábil articulador político que o Brasil tem hoje”

Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista, João Dória, destacou a importância política de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.

Segundo Dória, “Gilberto Kassab é, talvez, o mais hábil articulador político que o Brasil tem hoje”. Ele ressaltou ainda que a força política do PSD se consolidou a partir da articulação de seu presidente, principalmente com a chegada de lideranças de outros partidos, como o PSDB, citando como exemplo a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que deixou os tucanos e se filiou à legenda comandada por Kassab.

Ao ser questionado sobre uma possível candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas em 2026, Dória foi enfático: “Se disputar, terá chances reais de vencer. E, se vencer, terá chances efetivas de fazer um bom governo, como vem fazendo em São Paulo”.

Atualmente, João Dória comanda o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), organização que reúne executivos dos mais diversos setores, com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa e estimular o desenvolvimento econômico e social. Sob sua liderança, o LIDE ampliou sua atuação internacional e hoje está presente em 24 países.

Ao ser perguntado sobre um eventual retorno à política partidária, o ex-governador descartou a possibilidade de novas candidaturas, reforçando seu papel na sociedade civil: “Eu quis ficar aqui para poder ajudar, pela sociedade civil, como cidadão, como brasileiro, e junto a tantas outras pessoas que ajudam e que poderão unir forças para contribuir com o país. Aqui estarei para contribuir pelo setor privado. Vida pública, não mais”, esclareceu.

Governo de Pernambuco e conselho, realizam a IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+, que não era realizada desde 2016

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Pernambuco (CEDPLGBTQIAPN+/PE), realizará a IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+, que tem como tema “Consolidando a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ – Pernambuco pela Diversidade”. O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hotel Casa Grande, em Gravatá, no Agreste pernambucano, que não acontecia desde 2016.

A conferência se configura como um espaço democrático e participativo de diálogo entre sociedade civil, municípios e Governo Estadual. Seu objetivo é debater e propor políticas públicas, programas e ações voltadas à promoção e garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+ nos próximos anos. Mais do que assegurar a realização do evento, busca-se garantir ampla representatividade local e fortalecer o compromisso coletivo pela construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

A programação será organizada em torno de quatro eixos temáticos:

Eixo I: Enfrentamento à violência LGBTQIAPN+;

Eixo II: Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIAPN+;

Eixo III: Interseccionalidade e interiorização;

Eixo IV: Institucionalização da Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.

O evento contará com a participação de cerca de 311 pessoas delegadas estaduais, eleitas nas etapas municipais, distrital e regionais, além das pessoas delegadas natas, que são as conselheiras e conselheiros do CEDPLGBTQIAPN+/PE. Também estarão presentes representantes do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A participação presencial será restrita a esses grupos. No entanto, a conferência terá ampla divulgação, com cobertura oficial e publicação de um relatório final reunindo as propostas debatidas nos eixos temáticos, bem como a composição da delegação eleita para a etapa nacional.

Durante o encontro, as pessoas delegadas terão a responsabilidade de avaliar e votar as propostas oriundas das etapas preparatórias. Ao final dos trabalhos, serão selecionadas até 20 propostas prioritárias em nível estadual e 4 em nível nacional, que serão encaminhadas à 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, prevista para outubro, em Brasília. Na ocasião, também serão eleitas as 50 pessoas representantes de Pernambuco, entre integrantes do setor público e da sociedade civil, que participarão da etapa nacional.

Senador Humberto Costa assume Secretaria de Relações Internacionais do PT

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito, neste sábado (23), secretário de Relações Internacionais do PT, cargo da Executiva Nacional do partido. A escolha, consensual, foi feita pela direção nacional do partido e consolida o nome de Humberto, que está deixando a presidência nacional da legenda, como uma importante liderança petista do Brasil.

O senador também assume, no próximo mês, a presidência da Mesa do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e tem atuado para ampliar as relações do partido e do governo Lula no contexto global.

Para Humberto, a missão agora é reforçar o alinhamento do partido com o presidente Lula e contribuir para ampliar o espaço do Brasil como um ator estratégico no cenário internacional, fortalecendo a soberania nacional e o multilateralismo.

“Assumir esta função é contribuir diretamente para a estratégia liderada pelo presidente Lula de projetar o Brasil como protagonista na defesa da democracia, da paz e do desenvolvimento sustentável. Vamos intensificar o diálogo do PT com partidos, governos e organismos internacionais para consolidar parcerias estratégicas”, afirmou o senador.

Humberto disse que também tem como missão ampliar a presença internacional do partido e apoiar as ações diplomáticas do governo federal, expandindo a participação do Brasil em fóruns multilaterais e promovendo uma agenda de integração regional e cooperação global. “Nesse cenário extremamente complexo em que vivemos hoje, é extremamente necessário juntar forças para defender a democracia, as instituições e a construção de um mundo melhor e mais justo onde todos os possam ser respeitados em sua soberania”, disse Humberto.

Crescer e Aprender: novo espetáculo do Mundo Bita traz educação e diversão para as crianças na programação do Rolê REC’n’Play Caruaru

Em um ambiente de imaginação e aprendizado, as crianças serão convidadas a embarcar em uma nova aventura educativa no “Show do Bita – Crescer e Aprender”, apresentado dentro da programação infantil do Rolê REC’n’Play, em Caruaru. O espetáculo gratuito acontece no sábado (30), às 16h, e traz a temática da educação, incentivando os pequenos e pequenas a explorarem o mundo e a natureza através de 20 músicas, algumas delas inéditas e outras já queridas pelo público, como “Fazendinha” e “Viajar pelo Safari”.

A inspiração para o show veio de uma enquete realizada nas redes sociais, evidenciando a importância da participação do público na criação do conteúdo. Com uma duração de 1h10, o espetáculo promete envolver toda a família em uma experiência lúdica e educativa, centrada em uma cenografia colorida que transforma a sala de aula em um espaço imaginativo e vibrante.

O “Show do Bita – Crescer e Aprender” enfatiza a importância da educação inclusiva e democrática, adaptada às necessidades da nova geração infantil. O espetáculo aborda como as escolas podem ser um espaço de solidariedade, inclusão e construção de amizades, mostrando às crianças que a educação é uma etapa essencial para seu crescimento e desenvolvimento social.

O show destaca a relação entre crianças e educação de forma rítmica e divertida. Entre as músicas novas, a criançada poderá cantar e dançar ao som de “Criança rima com a educação”, além de clássicos de outras temporadas, como “Sábia Coruja”, lançada na temporada “Bita e os Animais 3”.

Chaps, criador da animação e da produtora Mr. Plot, destaca a importância do novo show: “A educação é um tema central para o crescimento das crianças e para o futuro da nossa sociedade. Queremos que as crianças entendam que aprender pode ser divertido e que a escola é um lugar onde podem criar laços e se desenvolver de forma plena”.

Com quase 20 bilhões de visualizações e 13 milhões de inscritos no canal do Youtube, o Mundo Bita continua a ser um fenômeno entre as famílias, conquistando diferentes gerações com sua mistura única de música, diversão e conteúdo educativo. O “Show do Bita – Crescer e Aprender” reforça esse compromisso, trazendo uma nova perspectiva sobre a importância da educação na vida das crianças.

*Confira o repertório do espetáculo:*

1. Fazendinha

2. Canção pro Universo

3. Esplêndida Fauna

4. Criança rima com educação

5. Meu pequeno coração

6. Magia das Cores

7. Minha Pipa

8. Página por página

09. Eu quero ver você me pegar

10. Xic, Xic, Xic

11. Hora da Escola

12. Aos nossos professores

13. Sábia Coruja

14. A diferença é o que nos une

15. O Porquinho

16. Chuva Chove

17. Viajar pelo Safári

18. Voa, voa, passarinho

19. Parabéns do Bita

Bis:

20. Dinossauros

*ROLÊ REC’N’PLAY*

Entre os dias 28 e 30 de agosto, Caruaru será palco da primeira edição no Agreste do REC’n’Play, evento consagrado no calendário da capital pernambucana. O festival ganha uma edição especial chamada Rolê REC’n’Play, que traz como tema central: “O Futuro Nos Conecta”. Realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, o evento marcará a inauguração da nova sede do Porto Digital Caruaru, localizada no Armazém da Criatividade — antigo prédio da Fábrica Caroá.

Dando início a uma nova fase do Porto Digital no Agreste pernambucano, o Rolê REC’n’Play é uma extensão do festival REC’n’Play, que chega à sua sétima edição na capital pernambucana no mês de outubro. Mantendo a mesma essência, essa nova versão, agora em Caruaru, apresenta uma programação diversificada que une tecnologia, cultura local e experiências interativas. As ativações serão organizadas em quatro trilhas principais: Cidades e Sociedade, Tech, Negócios e Economia Criativa. Serão *mais de 100 atividades gratuitas*, distribuídas em mais de *150 horas de programação*, com experiências imersivas, oficinas, palestras, debates, atrações culturais e ativações tecnológicas para todos os públicos.

*INSCRIÇÕES*

Os interessados em vivenciar essa experiência já podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://role.recnplay.pe. Com um único cadastro, os participantes terão acesso à programação completa de educação, negócios, experiências e entretenimento. A inscrição é válida para todo o evento. No entanto, a participação em cada atividade estará sujeita à lotação das salas, respeitando o critério de ordem de chegada.

*O REC’N’PLAY*

Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.

*SERVIÇO*

*Rolê REC’n’Play Caruaru*

Quando: 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Porto Digital Caruaru (Armazém da Criatividade)

Endereço: R. Jorn. Aníbal Fernandes, Centro, Caruaru – PE

Mais informações, programação e inscrições:

http://role.recnplay.pe

“Ano que vem vamos percorrer Pernambuco e que seja feita a vontade de Deus e dos pernambucanos”, diz Juliana de Chaparral

Uma força política em ascensão, que cresce a cada dia e que tem potencial para chegar ainda mais longe. Dessa forma podemos definir o atual status político/eleitoral do casal Cleber e Juliana de Chaparral, prefeitos de Surubim e Casinhas, respectivamente.

Filiada ao União Brasil, Juliana tem o nome cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na eleição do próximo ano, no entanto, devido ao grande número de apoios que o seu projeto tem atraído nas últimas semanas, aventa-se agora a possiblidade de ela disputar um mandato de deputada federal em 26.

Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios, Juliana falou sobre o assunto. “Posso dizer que estamos prontos, preparados e Deus está cuidando de tudo. Seja na Assembleia ou na Câmara Federal, representarei com muita honra o povo de toda essa região”, disse ela e emendou, “Na hora certa Deus vai nos mostrar, mas estamos fazendo a nossa parte e colocando o nosso nome a disposição do povo de Pernambuco. Ano que vem vamos percorrer Pernambuco e que seja feita a vontade de Deus e dos pernambucanos”.

Arena da Inclusão: governadora Raquel Lyra reforça importância do acolhimento e do cuidado para as pessoas com deficiência e seus familiares

O evento, realizado na Arena de Pernambuco, integra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

“Consegui bastante coisa aqui: levei ele ao psiquiatra e para a terapia. Esse evento já foi uma grande ajuda”, contou a vendedora Silvana Alexandre, mãe do pequeno Silas, de três anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2. Assim como ela, milhares de famílias participaram da Arena da Inclusão, neste sábado (23), na Arena de Pernambuco. A iniciativa integra a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que oferece uma série de ações e serviços até o próximo dia 29. Presente no evento, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, destacou a importância do cuidado e da inclusão no cotidiano das famílias pernambucanas.

“Hoje tivemos a Carreta da Mulher, atividades de recreação, ações de inclusão, atendimento para elevar a autoestima, como massagens, além de serviços da Defensoria Pública e do Balcão de Direitos, com emissão de documentos, inclusive carteira de identidade para pessoas com TEA. É o Estado chegando à vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Arena da Inclusão assegurou atendimentos médicos em diversas especialidades, além da realização do Registro Estadual do Autista (REAC). Também foram ofertados serviços de cidadania, como emissão de documentos, entre eles a Carteira de Livre Acesso e a Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), orientações jurídicas, cortes de cabelo e atendimento de diversos órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), Detran, Compesa e Defensoria Pública.

A diretora presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, destacou a importância do evento para aproximar o Estado das famílias. “A grandeza desse evento está em reunir diversas ações do Estado em um só lugar, trazendo mais praticidade para pessoas com deficiência e seus familiares”, disse.

Entre os participantes da Arena da Inclusão, está Fátima Almeida, mãe de Nazaré Almeida. Ela ressaltou a importância de iniciativas como o PE Conduz para sua filha, que sofre de paralisia cerebral. “É um trabalho maravilhoso. Além da fisioterapia, eles atendem também quem faz hemodiálise e ainda têm a rota do lazer. Fomos para tantos lugares que eu nunca pensei que iria conhecer”, contou.

Também presente no evento, o deputado federal Eduardo da Fonte falou sobre a importância da Arena de Pernambuco ser utilizada como um centro de inclusão. “Tenho certeza de que vamos conseguir transformar a Arena em um espaço diário de acolhimento às crianças e às famílias”, frisou. “O Governo de Pernambuco tem esse projeto que fortalece a Arena como um equipamento inclusivo, aproximando as pessoas, oferecendo assistência. Só quem procura esse atendimento sabe a importância dessas ações”, reforçou o deputado estadual Henrique Queiroz Filho.

*Semana Estadual* – O Governo de Pernambuco deu início, na última quinta-feira, à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com a participação de diversos órgão estaduais, entre eles a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com o tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos”, a semana terá exposições, caminhadas, debates, formações, apresentações culturais e outras atividades até 29 de agosto.

O tema deste ano reafirma o compromisso do Estado na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Durante a semana, por exemplo, as 1.072 escolas da rede estadual de ensino vão promover atividades que têm como foco o combate ao capacitismo e a promoção da inclusão.

Também acompanharam a governadora na Arena da Inclusão o deputado federal Lula da Fonte e os deputados estaduais France Hacker e Pastor Cleiton Collins.