Passaporte Esportivo: governadora Raquel Lyra entrega passagens aéreas a atletas pernambucanos que vão participar de competições fora do Estado

Em um encontro com atletas no Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (19), a governadora Raquel Lyra entregou passagens aéreas a dez desportistas pernambucanos que têm competições marcadas fora do Estado, em uma ação que integra o programa Passaporte Esportivo. A iniciativa, que recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão entre 2023 e agosto de 2025, já alcançou 688 representantes das mais diversas modalidades esportivas.

“Em Pernambuco nós temos muitos campeões que muitas vezes não foram enxergados pelo poder público. E o que nós estamos fazendo aqui, de maneira muito séria, é política pública de esporte, que não se faz no solavanco. Ela se faz com o maior programa de bolsa atleta do Brasil, com a maior quantidade de atletas beneficiados e seus técnicos também. Ela se faz com o programa Time PE, onde a gente fomenta times para que eles participem de competições o ano inteiro. Ela se faz quando viabilizamos recursos para incentivar a prática esportiva no Estado”, disse a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

Segundo a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, o apoio que o governo tem dado aos atletas é fundamental para que eles tenham segurança para participar das competições. “Este é o maior incentivo que a gente pode dar a esses atletas, porque é um programa que garante que eles vão conseguir se deslocar para participar dos campeonatos. Até o momento, a atual gestão já investiu mais de R$ 1,5 milhão na iniciativa”, declarou a secretária.

PASSAPORTE – O Passaporte Esportivo é um programa do Governo de Pernambuco que visa apoiar o esporte local, fornecendo passagens aéreas para que atletas, treinadores e equipes esportivas possam representar o Estado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Para participar do programa, o atleta precisa ter mais de 13 anos, residir em Pernambuco e ter sido convocado pela Federação Pernambucana de sua modalidade ou fazer parte do Time Pernambuco.

Desde 2023, 688 atletas foram beneficiados com as passagens. Como uma prova de que o programa atinge a sua efetividade, os atletas que viajaram já conquistaram 109 medalhas de ouro, 51 de prata e 58 de bronze.

A surfista Atalanta Nascimento, que já recebeu o benefício do Passaporte Esportivo, considera que o programa é de extrema importância para quem deseja participar de competições fora do Estado, mas não tem condições de pagar pelo deslocamento. “Esta não é apenas uma passagem, esse programa abre portas. Graças a essa iniciativa, eu e o meu filho Dani conseguimos viajar para a Guatemala em busca do nosso sonho. Lá eu conquistei a medalha de bronze no individual e, junto com o Dani e a equipe, ficamos em quarto lugar. Foi fundamental o apoio do Governo do Estado para que pudéssemos chegar às etapas e cumprir o objetivo de representar Pernambuco e o Brasil”, declarou.

PROGRAMAS – Além do Passaporte Esportivo, o Governo de Pernambuco também oferece o Bolsa Atleta, o Bolsa Técnico e o Time PE. As iniciativas têm o objetivo de garantir o acesso de representantes do esporte pernambucano a eventos de alto rendimento fora do Estado, promovendo o desenvolvimento esportivo, a valorização dos talentos locais e o fortalecimento das modalidades em diferentes níveis.

Acompanharam a agenda o deputado estadual Izaías Régis; os secretários executivos de Esportes, Josemir Martins, Fabiano (Choquito) e Marcos Nunes; o vereador do Recife Davi Muniz; entre outras autoridades e representantes das modalidades esportivas.

Pernambuco avança na educação e premia 50 escolas no Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada

A governadora Raquel Lyra premiou, nesta terça-feira (19), as 50 escolas municipais que alcançaram os melhores resultados de alfabetização em 2024 em Pernambuco. Durante o Prêmio Escola Destaque, que integra o Programa Criança Alfabetizada, a gestora destacou os investimentos do Estado em educação, como a entrega de ônibus escolares, repasse de recursos e a construção de creches em regime de colaboração com os municípios. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Não é sobre números, sobre a nota, mas sim sobre as vidas impactadas através de um processo longo e trabalhoso, extraordinário e apaixonante que é trabalhar em educação. Não há disputa de um município contra o outro, é a conquista de todos eles. Através do Juntos pela Educação, estamos avançando na entrega de ônibus, para dobrar mais do que 100% o valor do transporte escolar, na destinação de recurso para dar tênis aos alunos e também na construção de creches. Compramos mais mil ônibus escolares e vamos continuar nos dedicando à educação em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As escolas premiadas foram classificadas no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Além das unidades com os melhores desempenhos, a governadora também reconheceu as chamadas “escolas apoiadas”, que receberão recursos financeiros para enfrentar os maiores desafios na alfabetização, garantindo a execução de planos estratégicos voltados ao fortalecimento da aprendizagem.

“É o comprometimento do Estado, fomentando os municípios, que são os articuladores e fundamentais dentro desse processo de colaboração, para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e não tenha um comprometimento futuro delas”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

As escolas premiadas vão receber R$ 80 mil, em duas parcelas, destinados exclusivamente a ações voltadas à alfabetização e ao letramento. Já as escolas apoiadas contarão com R$ 40 mil, também em duas parcelas, com o compromisso de desenvolver, em parceria com unidades premiadas, iniciativas técnico-pedagógicas voltadas à elevação dos indicadores de aprendizagem.

Gestora da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, de Carnaubeira da Penha, no Sertão, Cleomar Rosa comemorou os números do município, que tem 100% dos alunos da educação infantil alfabetizados. “Vamos inovando, o projeto libera as ações e os professores são bem criativos e quando põem a mão na massa, fazem bem feito”, disse. Os resultados também foram sentidos na rotina da Escola Municipal Antônio Saraiva da Cruz, em Exu, no Sertão. “O programa oferece formações continuadas, acompanhamento e monitoramento nas escolas, apoio pedagógico aos professores e a toda rede em geral”, afirmou o professor Antonio Auricélio.

Representando os prefeitos na cerimônia, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, reforçou a parceria entre o Executivo e os municípios. “Se Pernambuco está em ritmo de mudança, é porque há vontade do Governo de Pernambuco em transformar todos os dias a educação juntamente com os municípios”, registrou. Para o deputado estadual Renato Antunes, a alfabetização fala de dignidade, liberdade e do futuro das crianças. “E tudo começa através da educação. A sociedade está vendo que Pernambuco está melhorando”, frisou o parlamentar.

PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA – Iniciativa do Governo de Pernambuco, o Programa Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir a alfabetização de estudantes da rede pública até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Em 2024, o programa impactou diretamente cerca de 75 mil bebês e crianças em creches e apoiou a alfabetização de aproximadamente 650 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Pernambuco alcançou 60,8% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, superando os resultados do ano anterior e mantendo-se entre os destaques nacionais, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Também estiveram presentes o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; os prefeitos Júnior de Irmã Teca (Itapissuma); Irmão Aluízio (Tracunhaém); Juarez da Banana (Machados); Silvestre (Passira); Joel Gonzaga, (Feira Nova); Ruben Lima (Panelas); Paulinha da Educação (Paudalho): Camila Souza (Iati); Dr. Pedro Alvez (Iguaracy); Diógenes Patriota (Tuparetama); Zeneide Medeiros (Cumarú); Elizinho (Carnaubeira da Penha); Manoel Messias (Custódia); Zé Pretinho, (Quixaba); Diego Cabral, (Camaragibe); Edmilson Cupertino (Moreno); Janjão (Bom Jardim); Catharina Garziera, (Lagoa Grande); Jeyson Falcão (Primavera).

Além deles, prestigiaram os vice-prefeitos Arleide Guerra (Timbaúba); Gil Custódio (Toritama); Anselmo Gomes (Santa Maria da Boa Vista); Maria do Carmo (Orobó) e Igor Miranda (Vertentes).

Em Belo Jardim, governadora Raquel Lyra autoriza construção de 144 novas moradias e anuncia melhorias no abastecimento de água

Um total de 144 famílias de Belo Jardim, no Agreste Central, vai realizar o sonho da casa própria. Nesta terça-feira (19), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção de unidades habitacionais do Residencial Belo Jardim km 180 – Módulo I, que fazem parte do Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado. Ainda durante a solenidade, foi anunciado investimento de R$ 20 milhões em obras para melhorar o abastecimento de água.

“Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com o Agreste do Estado. Temos feito um trabalho muito sério através do programa Morar Bem, garantindo habitações sendo construídas em cada recanto de Pernambuco, política habitacional de verdade. E é claro que a habitação não pode vir sem água. Por muito tempo, o Agreste sofreu com a falta de água e com a falta de investimento. Estamos mudando esse jogo, levando dignidade e mais qualidade de vida para o nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As obras do habitacional serão executadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O empreendimento será erguido em terreno doado pelo Governo de Pernambuco e representa um investimento de R$ 18,7 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, afirmou que as obras têm prazo de dez meses para conclusão. “A empresa está contratando cerca de 150 pessoas daqui do município, então também é uma iniciativa que gera emprego e renda. É o programa Morar Bem Pernambuco em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, garantindo moradia para quem mais precisa”, pontuou a titular da pasta.

Além disso, em Belo Jardim, mais de 180 famílias já conquistaram a casa própria por meio do programa Morar Bem, na modalidade Entrada Garantida, com o aporte de R$ 20 mil do Governo do Estado para cada unidade, fortalecendo a política habitacional local.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Recebo com muita alegria e humildade essas ações. Já temos mais de 700 famílias inscritas, e essa obra representa esperança e dignidade para quem sonha com a casa própria. Além disso, a governadora tem nos apoiado com saneamento, calçamento e transporte escolar, ações que vão transformar a vida da nossa comunidade”, afirmou.

Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou a presença da gestão estadual no Agreste Central. “Por muitos anos, Belo Jardim foi esquecido pelo Governo do Estado, que hoje tem demonstrado seu compromisso com toda população, sobretudo os mais necessitados”, pontuou. A deputada estadual Débora Almeida complementou. “Trabalhar e fazer a diferença na vida das pessoas tem sido uma premissa da atual gestão”, finalizou a parlamentar.

*ÁGUAS DE PERNAMBUCO* – Ainda durante a solenidade, a chefe do Executivo estadual anunciou investimento de R$ 20 milhões em obras de abastecimento de água, incluindo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de ultrafiltração, com capacidade para tratar 100 litros por segundo, beneficiando cerca de 20 mil moradores dos bairros Cohab 2 e 3, Santo Antônio, Batinga e o novo residencial. Para levar a água aos bairros, serão implantados dois quilômetros de rede adutora, um reservatório de 200 m³ e uma estação elevatória de água tratada, com parte da rede conectada à Adutora do Agreste por tubulações subterrâneas na BR-232, sem escavações abertas.

“Esse anúncio caracteriza o trabalho e a transformação que Pernambuco vem fazendo em termos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Seguimos em frente, melhorando a qualidade de vida para todos os pernambucanos”, ressaltou o diretor regional do Agreste da Compesa, Daniel Genuíno.

Também participaram da solenidade os prefeitos Joelda Pereira (Tacaimbó), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Marcos Cacique (Pesqueira), César Freitas (Sanharó), Manoel Messias (Custódia), Simão Costa (Alagoinha) e Kelvin Cavalcanti (Venturosa). Acompanharam também o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Romero Cavalcanti; além de vereadores e outras lideranças de Belo Jardim e da região.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Mundial de ginástica rítmica começa nesta quarta no Rio de Janeiro

Ginástica rítmica, Pan-Americano, série de cinco arcos

Pela primeira vez na América do Sul, o Campeonato Mundial de ginástica rítmica começa nesta quarta-feira (20) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro. A 41ª edição da competição reunirá mais de 300 atletas de 78 países, entre eles o Brasil, que busca uma medalha inédita no Mundial.

Na disputa do conjunto, a amarelinha contará com Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. A equipe brasileira vive um bom momento: em julho, o quinteto conquistou medalha de ouro inédita para o país no conjunto geral (soma das notas das séries cinco arcos e mista), na etapa da Copa do Mundo em Milão (Itália). Nos Jogos de Paris, o conjunto brasileiro ficou na quarta posição na final dos cinco arcos, resultado histórico da modalidade no país.

Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves - conjunto do brasil no Mundial de ginática rítmica no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto de 2025
Na disputa do conjunto, o Brasil será representado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Em julho, o quinteto faturou ouro na etapa da Copa do Mundo em Milão (Itália) – Divulgação/CBG

Já no individual, as representantes brasileiras serão Geovanna Santos e Bárbara Domingos, finalista nos Jogos de Paris 2024 e a primeira campeã do país no individual geral nos Jogos Pan-americanos de Lima (Peru), há dois anos.

O público também poderá conferir de perto a performance de expoentes mundiais da ginástica rítmica, como a alemã Darja Varfolomeev, campeã olímpica individual em Paris, que empilhou cinco ouros no último Mundial (2023). Outra referência é a italiana Sofia Raffaeli,  pentacampeã mundial em 2022, e a ucraniana Taisiia Onofriichuk, de apenas 17 anos, campeã europeia este ano no individual geral.

O Mundial no Rio de Janeiro terá cinco competições individuais (geral e em cada aparelho: arco, bola, maças e fita) e três do conjunto (geral, uma série com um dos quatro aparelhos e uma série mista).  Na quarta (20 e quinta-feira (21) ocorrerão as classificatórias da disputa individual; já a de conjuntos está programada para sábado (23)  e domingo (24).

Programação

Quarta-feira (20)
9h-12h – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo A
12h-12h45 – Cerimônia de abertura
12h45-15h45 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo B
16h10-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo C
19h35-22h35 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo D

Quinta (21)
9h-12h – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo B
12h45-15h45 – Ginástica Rítmica

Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo A
16h10-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo D
19h35-22h35 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo C

Sexta (22)
14h30-16h40 – Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo B (posições 10 a 18)
17h-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo A (posições 1 a 9)

Sábado (23)
14h-16h30 – Ginástica Rítmica de Conjunto – All-around– 5 fitas e 3 bolas/2 arcos
17h-19h – Ginástica Rítmica de Conjunto

All-around – 5 fitas e 3 bolas/2 arcos

Domingo (24) 
11h-11h35 – Ginástica Rítmica Individual – Final – arco
11h40-12h15 – Ginástica Rítmica Individual – Final – bola
12h50-13h35 – Ginástica Rítmica de Conjunto – Final – 5 fitas
14h-14h35 – Ginástica Rítmica Individual – Final – maças
14h40-15h15 – Ginástica Rítmica Individual – Final – fita
15h50-16h35 – Ginástica Rítmica de Conjunto – Final – 3 bolas/2 arcos

Curso de medicina com nota baixa pode ter corte de vaga ou extinção

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

Os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde anunciaram, nesta terça-feira (19), que os cursos de medicina que tiverem desempenho abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) poderão ter reduzido o número de vagas de ingresso; a suspensão do vestibular e até extinção do curso.

A medida faz parte de um pacote, chamado pelo governo federal, de “supervisão estratégica” das instituições de ensino superior com curso de medicina com notas 1 e 2 no Enamed, em uma escala de 1 a 5 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Nós estamos tratando da formação de profissionais que cuidam da vida das pessoas e dos brasileiros. Por isso, queremos garantir qualidade e excelência na formação de médicos. Esse é o objetivo de todas as ações que nós estamos tomando aqui, conjuntamente com o Ministério da Saúde”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, em encontro com jornalistas.

O ministro esclareceu que as medidas começarão a ser aplicadas para os cursos de medicina em atividade no Brasil, a partir das notas obtidas no Enamed 2025, que serão divulgadas em dezembro.

“A partir daí, o MEC, em uma parceria com o Inep, poderá tomar as medidas cautelares em relação à abertura de novas vagas, à suspensão de ingresso [no curso], também do acesso ao Fies, e às novas bolsas do Prouni. São medidas importantes e serão tomadas a partir da avaliação já deste ano, principalmente, as cautelares para cursos que tiverem notas 1 e 2”, explicou

Veja abaixo as medidas que podem ser adotadas:

impedimento de ampliação de vagas;
suspensão de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
suspensão da participação no Programa Universidade para Todos (Prouni);
redução de vagas para ingresso de novos estudantes (cursos com nota 2).
suspensão de vestibular (cursos com nota 1).
Adicionalmente, o MEC poderá fazer visitas às instituições, sem notificação prévia, para verificar os procedimentos adotados para reparar os problemas do curso.

Visitas in loco
Em 2026, o Inep realizará visitas in loco em todos os cursos de medicina do país.

O objetivo é realizar diagnóstico abrangente da oferta da formação médica no sistema federal de ensino.

4º ano de medicina

O Enamed é aplicado anualmente no fim do curso de medicina, no 6º ano. Porém, em 2026, os estudantes do 4º ano também farão o exame.

De acordo com Santana, a aplicação no 4º ano permite correções de problemas no curso e garante mais qualidade na formação de médicos.

Os resultados insatisfatórios poderão gerar, igualmente, medidas de supervisão estratégica dos cursos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entende que a avaliação dos estudantes no 4º ano pode reduzir a demanda pelos cursinhos pré-residência, voltados aos concluintes que querem uma especialização médica.

“Quando já é dada uma nota no acesso à residência lá, no 4º ano, você começa a valorizar a progressão dele ao longo do curso e não só estimular o tal do cursinho no último ano. Então, vai ter um impacto muito grande para a formação deste médico, para o aprimoramento dele, já nos primeiros anos, para a qualidade desse médico e para reduzir o peso do tal do cursinho de residência no último ano”, defendeu.

A partir de 2026, as notas obtidas pelos alunos do 4º ano valerão 20% da nota do Exame Nacional de Residência (Enare).

Neste ano, a primeira edição do Enamed será em 19 de outubro. A prova ocorrerá em 225 municípios onde há cursos de medicina.

Os resultados serão divulgados em dezembro. A nota do Enamed pode ser utilizada para a seleção em programas de residência médica.

Faculdades

As faculdades de medicina com baixo desempenho terão direito a defesa e adoção de providências. Se os problemas forem solucionados, o MEC poderá suspender as medidas cautelares.

Se novos resultados do Enamed, em 2026, apontarem novamente desempenho abaixo do esperado, as medidas cautelares poderão ser agravadas.

Ao final do processo, o MEC poderá desativar o curso definitivamente ou reduzir as vagas.

O ministro da Educação garantiu que os alunos matriculados nos cursos desativados poderão concluir a graduação.

“Se chegar à situação [do MEC] ter que suspender o curso, aqueles alunos que já estão matriculados, já exercendo, eles vão ter o direito de concluir, mesmo nesta situação, na mesma faculdade. O que a gente tem que fazer é proibir qualquer tipo de outra [nova] turma”, disse.

Câmara aprova urgência de projeto que combate adultização nas redes

Brasília (DF), 27/01/2025 - Crianças com perfil aberto em redes sociais. Ian Fernandes de Alencar. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes durante o uso de aplicativos, jogos, redes sociais e outros programas de computador.

O Projeto de Lei 2628/22 estipula obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso por parte dos pais e responsáveis. Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado no Plenário sem passar antes pelas comissões.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já anunciou a intenção de votar a proposta nesta quarta-feira (20), logo após a comissão geral que vai debater o tema no Plenário.

Apelidado de ECA Digital em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o texto obriga as plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias.

O projeto de lei entrou na pauta da Câmara nesta semana após a repercussão do vídeo do influenciador Felca Bressanim Pereira, que denunciou o uso de perfis nas redes sociais com crianças e adolescentes em situações consideradas inapropriadas para idade, a fim de conseguir engajamento e monetização dos seus canais.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o projeto foi relatado na Câmara pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-Pi) e tem o apoio de centenas de organizações da sociedade civil que atuam com a proteção das crianças e adolescentes no Brasil.

Jorge Quintino propõe edital inédito para pesquisas em neurodiversidade em Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Caruaru propondo a criação de um Edital Municipal de incentivo à Pesquisa Científica sobre Neurodiversidade. A medida tem o objetivo de estimular estudos realizados em cooperação com universidades e instituições de ensino e pesquisa da cidade, como a UFPE (Campus Agreste), a ASCES-UNITA e o IFPE.

Segungo o vereador, com o edital, Caruaru pode se tornar referência regional ao integrar pesquisa acadêmica e políticas públicas, beneficiando diretamente famílias e ampliando as oportunidades de inclusão social para pessoas neurodivergentes.

“A neurodiversidade precisa ser tratada como prioridade nas políticas públicas. Quando incentivamos a pesquisa local, damos condições para que nossas escolas, unidades de saúde e programas sociais tenham respostas mais adequadas às necessidades das pessoas. Essa é uma pauta de cidadania e inclusão”, destacou Jorge Quintino.

A proposta segue agora para análise da Prefeitura de Caruaru.

Técnicas avançadas elevam padrão da limpeza hospitalar

Higienização correta de ambientes de saúde é fundamental para prevenir infecções e proteger pacientes, profissionais e visitantes

Ambientes hospitalares estão entre os locais com maior risco de contaminação. A presença constante de pessoas com a saúde fragilizada, associada ao uso de equipamentos e superfícies de contato frequente, cria condições ideais para a proliferação de microrganismos nocivos. Quando a limpeza não é realizada de forma adequada, o perigo de infecções aumenta significativamente, colocando em risco a recuperação de pacientes e a segurança de equipes médicas.

A importância da limpeza hospitalar vai além da aparência. Estudos apontam que vírus, bactérias e fungos podem sobreviver por horas ou até dias em superfícies comuns, como maçanetas, corrimãos e bancadas. Doenças como pneumonia hospitalar, infecção urinária e gastroenterites estão entre as mais comuns relacionadas à falta de higienização correta. Por isso, protocolos rigorosos e frequentes são indispensáveis para a redução de riscos.

No Brasil

No Brasil, empresas especializadas vêm adotando práticas e tecnologias para garantir a limpeza de alto nível em hospitais e clínicas. Entre elas, está a JAN-PRO, que atua com foco em ambientes de saúde e aplica protocolos validados internacionalmente. A empresa se destaca por seguir padrões rigorosos que vão além da limpeza superficial, abrangendo também a desinfecção e o controle de agentes infecciosos.

Técnicas

Uma das técnicas aplicadas pela JAN-PRO PB é o sistema de desinfecção com pulverização eletrostática, que garante a cobertura uniforme das superfícies, incluindo áreas de difícil acesso. O método utiliza produtos hospitalares aprovados por órgãos reguladores e é aliado ao treinamento constante das equipes, assegurando que cada etapa do processo seja realizada com máxima eficiência e segurança.

Conforme explica Glauce Braga, franqueada da JAN-PRO em João Pessoa, a limpeza hospitalar exige muito mais do que um simples serviço de varredura. É preciso compreender que cada ambiente, equipamento e superfície têm necessidades específicas e exigem técnicas adequadas. Nosso compromisso é contribuir para que o espaço de saúde seja seguro e confiável para todos.

“Quando entro em um hospital, sei que estou lidando com vidas que dependem de um ambiente limpo e livre de contaminações. Por isso, a JAN-PRO segue protocolos rígidos e investe em treinamento constante das equipes. A sensação de entregar um local seguro é gratificante e reforça a importância do nosso trabalho”, conclui Glauce Braga.

Mais informações podem ser obtidas no whatsapp (92) 98114-2574, e-mail carlos.morais@jan-pro.com.br ou instagram @janproparaiba.

Polícia Civil deflagra operação para combater homicídios e tráfico de drogas em Caruaru

A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO, por meio da Divisão de Homicídios do Agreste (19ª e 20 DPHs de Caruaru), deflagraram nessa manhã a Operação denominada “CONSECUTIO”.

A operação teve como objetivo combater os crimes de Homicídios e tráfico de drogas.

Durante a Operação foram cumpridos 05 mandados de prisão preventiva e 04 mandados de busca e apreensão em residências na cidade de Caruaru, especialmente no bairro Centenário.

Os alvos são investigados como autores de homicídios ocorridos naquele bairro.

A investigação aponta que os crimes foram motivados por relação dos autores e vítimas com o tráfico de drogas.

Os mandados foram expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Caruaru.

Na execução foram empregados 30 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes, e escrivães.

Acic e Sebrae abrem inscrições para 11ª turma do Núcleo Primeiros Passos

Com o objetivo de ajudar novos microempreendedores (MEIs) a se estabelecerem no mercado, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae-PE estão com inscrições abertas para a 11ª turma do Núcleo Primeiros Passos, que será realizada entre setembro e outubro. O treinamento é voltado para microempresas (ME) e microempreendedores (MEI) de qualquer ramo de atividade, que tenham até cinco anos de atuação e que sejam associados à Acic. A participação é gratuita e terá como tema geral: “Os Cinco Passos da Gestão Empresarial – A inovação conectada ao seu negócio”.

A capacitação ocorrerá nos dias 2, 16 e 30 de setembro e 14 e 28 de outubro, sempre das 9h às 13h. As quatro primeiras oficinas serão realizadas na Acic e a última, no escritório do Sebrae em Caruaru. O presidente do Núcleo Primeiros Passos, Francisco Oliveira, destaca que a oportunidade é fundamental não apenas para ampliar conhecimentos, mas também para promover networking e troca de experiências entre os participantes. “Contamos com professores altamente qualificados, que irão apresentar conteúdos de forma prática, com recursos e ferramentas apropriadas para que cada empreendedor elabore uma proposta de valor para o seu negócio”, ressalta.

Ao todo, serão realizadas cinco oficinas com os temas: Modelando a Proposta de Valor do seu Negócio; Gestão com Foco na Jornada do Cliente; Gestão Financeira; Vendas na Era Digital; e Pitch – a prática de vender uma ideia. “A trilha trabalha os principais pilares de uma boa gestão, ou seja, a ideia é aumentar a maturidade gerencial desses negócios por meio da implementação de processos e boas práticas. São conhecimentos essenciais para empresas que desejam aumentar a sua produtividade. Nela, será possível aprender e implementar o que o negócio ainda não tem”, explica o analista do Sebrae/PE, Laudemiro Ferreira.

As vagas são limitadas, e os interessados têm até o dia 26 de agosto para se inscrever pelo link: https://www.aciccaruaru.com/inscricao11npp. Ao fim da formação, os participantes receberão certificado, desde que tenham frequência mínima de 75% nas aulas.

O programa será encerrado no dia 29 de outubro com a entrega de certificados e a Rodada de Soluções Empreendedoras, que reunirá especialistas com ampla experiência de mercado para debater desafios e apresentar estratégias essenciais para o crescimento e longevidade dos negócios. “Discutir inovação e estratégias de mercado é fundamental para empreendedores em qualquer contexto. A Rodada de Soluções promove exatamente esse debate, oferecendo ideias valiosas para que os participantes desta 11ª turma se destaquem ainda mais em suas áreas de atuação”, ressalta o presidente da Acic, Cláuston Pacas.

Programação
02/09 – das 09h às 13h (Sede da Acic) – Modelando a Proposta de Valor do seu Negócio
16/09 – das 09h às 13h (Sede da Acic) – Gestão com Foco na Jornada do Cliente
30/09 – das 09h às 13h (Sede da Acic) – Gestão Financeira
14/10 – das 09h às 13h (Sede da Acic) – Vendas na Era Digital
28/10 – das 09h às 13h (Sebrae Caruaru) – Pitch: a prática de vender sua ideia
29/10 – Rodada de Soluções Empreendedoras e entrega dos certificados

Serviço
11ª turma do Núcleo Primeiros Passos
Data: 02 de setembro a 29 de outubro
Horário: 09h às 13h
Locais: Acic – R. Armando da Fonte, 15 – Maurício de Nassau
Sebrae – Av. Adjar da Silva Casé, 277 – Indianópolis
Inscrições gratuitas: https://www.aciccaruaru.com/inscricao11npp