Consumo em supermercados cresceu 4% em julho, aponta Abras

Supermercado

O consumo nos lares brasileiros nos supermercados registrou alta de 4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (21).

Em relação a junho, o crescimento do consumo foi de 2,4%, enquanto no acumulado do ano até julho, o indicador apresentou elevação de 2,6%.

Os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O crescimento interanual de 4% reflete um movimento sustentado pela melhora da renda e do mercado de trabalho. No recorte mensal, julho costuma apresentar retração por causa das férias escolares, quando muitas famílias optam por consumir fora de casa. Este ano, esse efeito foi menos intenso, tanto em relação a junho quanto ao mesmo período de 2024”, explicou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Segundo a entidade, a elevação do consumo em julho está atrelada a indicadores do mercado de trabalho, como a melhoria da renda e a taxa de desemprego, que recuou para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor nível desde 2012, contra 6,9% no mesmo período de 2024.

Bolsa Família

O levantamento da Abras mostra que a diminuição das pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família em julho, em razão do aumento da renda familiar e da queda do desemprego, não causou retração do consumo das famílias. Em julho, quase 1 milhão de famílias deixaram de receber o benefício. Foram destinados R$ 13,16 bilhões a 19,6 milhões de beneficiários, contra R$ 14,2 bilhões pagos a 20,83 milhões em julho de 2024.

“O menor volume de recursos destinados ao programa de transferência de renda indica que as famílias que passaram a se sustentar apenas com a renda do trabalho mantiveram a autonomia financeira e ainda fortaleceram o seu poder de compra no varejo alimentar”, destacou Milan.

Preços

A cesta de 12 produtos básicos da Abras recuou 0,44% em julho, em comparação a junho. O preço médio nacional caiu de R$ 353,42 em junho para R$ 351,88, em julho. No mês, seis itens registraram retração: arroz (2,89%), feijão (2,29%), café torrado e moído (1,01%), queijo muçarela (0,91%), macarrão sêmola de espaguete (0,59%) e farinha de trigo (0,37%).

Quatro produtos apresentaram quedas residuais: carne bovina (0,06%), farinha de mandioca (0,01%), margarina cremosa (0,06%) e leite longa vida (0,11%). Os únicos aumentos foram observados no açúcar refinado (0,63%) e no óleo de soja (0,46%).

Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

O Presidente eleito Jair Bolsonaro, fala com a imprensa após reunião com os futuros comandantes das Forças Armadas, no Comando da Marinha, em Brasília.

Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões nas suas contas bancárias entre março de 2023 e junho deste ano.

Os valores fazem parte do relatório de inteligência financeira, que foi usado pela Polícia Federal (PF) no inquérito que indiciou Bolsonaro e um de seus seu filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

“No período de 01/03/2023 a 07/02/2024, foram movimentados R$ 30.576.801,36 em créditos e R$ 30.595.430,71 em débitos, cujos resumos por tipo de lançamento constam nas tabelas a seguir”, escreveu a PF.

O relatório não cita ilegalidades quanto à origem dos recursos movimentados por Bolsonaro, mas relata cerca de 50 comunicações de movimentações atípicas envolvendo o ex-presidente e pessoas ligadas a ele, como o filho, Eduardo, e a esposa, Michele Bolsonaro.

Das 50 comunicações, quatro informaram operações suspeitas em contas de Bolsonaro e outras quatro nas contas de Eduardo. Outras 42 operações foram feitas em contas de terceiros.

Segundo os investigadores, as movimentações “apresentam indícios de possíveis práticas de lavagem de dinheiro ou outros ilícitos, tendo os principais investigados como vinculados às referidas movimentações”.

Entre as operações atípicas envolvendo Bolsonaro, consta o repasse de R$ 2 milhões para bancar a estadia de Eduardo nos Estados Unidos. A transferência foi feita no dia 13 de maio deste ano.

O repasse já era de conhecimento público e foi confirmado pelo próprio Bolsonaro. O dinheiro faz parte do montante de R$ 19 milhões recebido em doações de apoiadores, via Pix, entre 2023 e 2024.

O Coaf registrou outra operação de R$ 2 milhões da conta de Bolsonaro para Michele Bolsonaro. De acordo com a PF, a quantia foi omitida pelo ex-presidente no depoimento prestado durante as investigações.

No caso de Eduardo, foi encontrada uma operação de câmbio de R$ 1,6 milhão para uma conta no banco Wells Fargo, nos Estados Unidos. A operação foi realizada no dia 26 de maio deste ano.

“Adicionalmente, a empresa [corretora]declarou, na mesma comunicação, que o valor teria como origem uma doação realizada por seu genitor, Jair Bolsonaro, conforme indicado em extrato bancário encaminhado à corretora”, completou o relatório.

As informações financeiras também apontam que Bolsonaro teve despesas de R$ 6,6 milhões com dois escritórios de advocacia.

Defesa

A Agência Brasil entrou em contato com a defesa de Bolsonaro e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Mais cedo, os advogados do ex-presidente disseram que foram surpreendidos com o indiciamento.

Curso de Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram é realizado em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec) e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), concluiu, nesta quarta-feira (20), o curso Fotografia de Moda com Smartphone para Instagram, realizado no Centro de Qualificação Profissional Rosanópolis.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação beneficiou 25 participantes. O objetivo foi promover inclusão produtiva e geração de renda por meio da qualificação profissional, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores interessados em atualização ou requalificação.

Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas de fotografia e produção de conteúdo digital voltadas para o mercado da moda, utilizando apenas o smartphone como ferramenta.

São João de Caruaru é finalista em Prêmio PMI-PE Melhores do Ano 2025

O São João de Caruaru está na final do Prêmio PMI‑PE Melhores do Ano 2025, na categoria Projeto. Promovida pelo Project Management Institute de Pernambuco (PMI-PE), a premiação evidencia as melhores iniciativas em gestão de projetos no estado, reconhecendo elementos como organização, inovação e impacto social.

A indicação foi feita para o Escritório de Projetos (PMO) da Prefeitura de Caruaru, responsável pela organização, estruturação e gestão das festividades juninas. Durante a realização do evento, a equipe atua diretamente em etapas como a efetivação dos processos formais de licitações, decretos e normativas, a sistematização da segurança e da mobilidade e o ordenamento das estruturas físicas e atrações dos polos rurais e urbanos.

Neste ano, o projeto do São João de Caruaru é o único finalista que faz parte da iniciativa pública, concorrendo com grandes cases do setor privado e evidenciando a capacidade de transformar um evento tradicional em um modelo de governança e execução. Os concorrentes serão avaliados a partir dos critérios de superação de desafios, estrutura utilizada, boas práticas em gestão de projetos, benefícios gerados e lições aprendidas.

“Estamos muito felizes porque já estamos entre os três melhores projetos deste ano na categoria. É um trabalho conjunto com todos os secretários e, em especial, com o nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, que vem liderando e apoiando incondicionalmente essa transformação, entendendo o valor que o gerenciamento de projetos têm, entregando para sociedade e fortalecendo o sistema econômico e de projetos em Caruaru”, comemorou o líder do PMO da Prefeitura, Márcio Gomes.

A premiação final acontecerá durante a 15ª Conferência de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 11 de outubro.

Feira da Agricultura Familiar conta com Central de Sustentabilidade

Mais do que um espaço de comercialização de produtos locais, a Feira da Agricultura Familiar se fortaleceu, nessa quinta-feira (21), como ambiente de cidadania, formação e transformação social, com o lançamento da Central de Sustentabilidade. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o Transforma Caruaru.

O projeto “Raízes Sustentáveis: Feira com Propósito” transformou a feira em um verdadeiro laboratório de conscientização ambiental. Agricultores, consumidores e crianças da primeira infância participaram de dinâmicas lúdicas e educativas que mostraram, de forma prática, a importância da coleta seletiva e do cuidado com o meio ambiente.

Para a coordenadora pedagógica Raquel Silva, investir em educação ambiental desde cedo é um passo fundamental. “Quando a criança aprende desde cedo a importância da preservação ambiental, ela cresce com hábitos que transformam a sociedade. É um aprendizado que ultrapassa os muros da escola e chega às famílias e comunidades”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, reforçou que a iniciativa amplia o papel da feira no cotidiano da cidade. “A feira é um espaço de valorização da agricultura local e, agora, também de sustentabilidade. Todas as quintas-feiras os coletores estarão disponíveis, garantindo que a população tenha um ponto fixo para o descarte correto dos recicláveis”, afirmou.

Com a Central de Sustentabilidade, Caruaru dá um passo importante na integração entre meio ambiente, educação e cidadania, mostrando que práticas simples podem gerar grandes transformações sociais.

A Feira da Agricultura Familiar funciona todas as quintas-feiras, das 5h às 12h, na Via Parque, próximo ao antigo Grande Hotel, no Centro de Caruaru.

Senac Caruaru realiza Semana da Pessoa com Deficiência com atividades inclusivas e reflexivas

Com o tema “Deficiência não Define”, o Senac em Caruaru, através do Núcleo Psicopedagógico, realiza de 21 a 28 de agosto de 2025 a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A proposta é promover a reflexão sobre a importância de construir uma sociedade mais justa e acessível, em que essas pessoas tenham voz, autonomia e oportunidades.

“A deficiência é frequentemente associada a estereótipos e preconceitos. Ao abordar o tema, os estudantes podem entender que essa condição não define a pessoa e que cada indivíduo tem suas próprias habilidades e potencialidades. Eles podem aprender a valorizar e respeitar as diferenças, criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo”, explicou Risonete Rodrigues, integrante do Núcleo Psicopedagógico do Senac em Caruaru.

A programação contempla atividades gratuitas e diversificadas. Na manhã do dia 21, os estudantes do Mediotec irão confeccionar tirinhas e charges inspiradas no tema da semana. À tarde, haverá palestra com a professora doutoranda Ineuda Pereira, ex-coordenadora de Educação Inclusiva de Limoeiro e idealizadora do grupo Musical Girassol, seguida da apresentação da Dança de Salão Inclusiva com o professor Nelson Santos.

Nos dias seguintes, os alunos da turma Teens de Inglês vão criar e expor cartazes sobre o tema, enquanto as tirinhas produzidas pelos estudantes do Mediotec serão apresentadas em uma exposição no dia 27. A programação se encerra no dia 28 com a apresentação do grupo de Dança e Teatro da APAE de Agrestina, celebrando a arte, a inclusão e a diversidade.

Polícia Federal abre licitação para construção de nova sede em Recife

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco (SR/PF/PE) anuncia a abertura da licitação para a construção de sua nova sede no Recife. O edital da Concorrência nº 90001/2025 – SR/PF/PE será publicado ainda em agosto de 2025, com sessão pública prevista para outubro e início das obras em dezembro. O orçamento estimado da obra é de 95 milhões de reais e o prazo previsto de conclusão é de 38 meses.

Após a publicação do certame, as empresas interessadas em participar da licitação poderão entrar em contato com a Comissão de Licitações e com o Grupo Técnico de Edificações da Polícia Federal em Pernambuco através dos canais de comunicação oficiais, disponibilizados na plataforma COMPRAS.GOV.BR.

O novo complexo da Polícia Federal será erguido no bairro do Recife Antigo, no mesmo endereço onde funcionava a antiga sede. O projeto contempla um prédio principal com 10.000 m² de área construída e um edifício de serviços e garagem com 4.000 m².

*O PRÉDIO PRINCIPAL TERÁ SETE PAVIMENTOS E CONTARÁ COM:*

• Espaços administrativos modernos, com ambientes integrados para otimizar fluxos de trabalho.

• Delegacias especializadas.

• Laboratórios e instalações de alto padrão para a Perícia Criminal, ampliando a capacidade técnica e científica da PF.

• Setor específico para atendimento de flagrantes.

• Auditório moderno para eventos institucionais e treinamentos com capacidade para 180 pessoas.

• Centro de treinamento policial com infraestrutura adequada para capacitação de servidores.

• Sala de Comando e Controle, equipada para operações estratégicas.

• Amplas áreas de atendimento ao público, oferecendo maior conforto e eficiência nos serviços prestados.

O projeto arquitetônico incorpora soluções sustentáveis, como sistemas de reuso de água e de aproveitamento da água da chuva, ampla área verde com o plantio de árvores no entorno do edifício, além de arquitetura planejada para eficiência energética, respeitando as diretrizes do IPHAN e da Prefeitura do Recife.A edificação também contará com sistemas avançados de segurança predial e de controle de acesso, reforçando a proteção das instalações e das atividades institucionais.

A nova sede permitirá a unificação do efetivo da Polícia Federal em Pernambuco, hoje disperso em quatro prédios distintos, em um único endereço. A centralização trará ganhos de eficiência administrativa, melhoria nas condições de trabalho dos servidores e mais qualidade no atendimento ao cidadão. Além disso, o retorno da PF ao Recife Antigo possui grande significado histórico e contribuirá diretamente para a revitalização urbana e social da região, fortalecendo a presença da instituição no coração da cidade.

Eduardo Bolsonaro admite em mensagem que intenção não era anistia para todos, mas salvar o pai

Caruaru lança Central de Sustentabilidade na Feira da Agricultura Familiar

Iniciativa une práticas ambientais, educação e cidadania em ação inédita

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o Transforma Caruaru, realiza, na próxima quinta-feira(21), a partir das 8h, na Feira da Agricultura Familiar, o projeto Raízes Sustentáveis: Feira com Propósito.

A ação marca a implementação da Central de Sustentabilidade, criada para incentivar práticas ambientais e ampliar a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.

Durante a programação, haverá coleta de materiais recicláveis, fortalecendo a política de reaproveitamento de recursos e preservação do meio ambiente. O evento também contará com atividades de educação ambiental voltadas às crianças da primeira infância, por meio de dinâmicas lúdicas e pedagógicas, despertando desde cedo a importância do cuidado com a natureza e a adoção de hábitos sustentáveis.

Mais do que um espaço de comercialização de produtos locais, a Feira da Agricultura Familiar se consolida como um ambiente de cidadania, formação e transformação social.

“A criação da Central de Sustentabilidade é um marco no fortalecimento das práticas ambientais em nosso município”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento. “Ao unir coleta seletiva e ações educativas, promovemos conscientização, geramos responsabilidade coletiva e garantimos que as futuras gerações cresçam com uma visão voltada para o respeito ao meio ambiente. A gestão tem o compromisso de integrar desenvolvimento rural e sustentabilidade de forma contínua e participativa”, completou.

17º Encontro do PT Pernambuco acontece neste domingo (24) com posse da nova direção estadual

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco realiza, no próximo domingo (24), o seu 17º Encontro Estadual, reunindo 400 delegados e delegadas eleitos(as) em todo o estado durante o PED 2025. A atividade acontecerá no Centro de Formação e Lazer (CFL), do SINDSPREV-PE, no bairro da Guabiraba, em Recife, e marcará a transição da presidência de Doriel Barros para Carlos Veras, eleito no último Processo de Eleições Diretas com 93% dos votos válidos, para o mandato 2025-2029.

O encontro contará com a presença das principais lideranças do PT em Pernambuco — senador(a), deputados(as), prefeitos(as), vereadores(as) e presidentes(as) dos diretórios municipais — além de petistas dos movimentos sindicais e sociais, fortalecendo a unidade e o compromisso coletivo do partido com a luta do povo pernambucano.

A programação terá início às 9h com a participação do ex-ministro José Dirceu. Em seguida, será apresentada a tese política que orientará o encontro, seguida de falas, debates e da votação das emendas. O encerramento contará com a posse da nova direção estadual, com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva.

A direção do PT Pernambuco será composta por 80 membros, distribuídos proporcionalmente entre as cinco chapas que participaram do processo. Durante o encontro, além da posse da nova direção, serão deliberadas propostas estratégicas de organização do PT no estado, com foco no fortalecimento partidário e na luta pela continuidade do projeto de reconstrução do Brasil com a reeleição do presidente Lula em 2026.

O atual presidente, Doriel Barros, que esteve à frente do Diretório Estadual nos últimos cinco anos, destacou a importância da unidade do partido: “Foi um período de muita luta e resistência, mas também de grandes conquistas. O PT sai mais fortalecido e unido para os desafios que virão em Pernambuco e no Brasil.”

O novo presidente, Carlos Veras, reforçou o compromisso não apenas com a militância, mas também com toda a classe trabalhadora: “Assumo a presidência com o compromisso de ampliar a participação popular, fortalecer nossa organização e manter o PT como referência de esperança e transformação. Pernambuco terá um partido ainda mais presente nas lutas do povo, ao lado do presidente Lula, para garantir direitos e reconstruir o Brasil.”

SERVIÇO

17º Encontro Estadual do PT Pernambuco

Data: Domingo, 24 de agosto de 2025

Horário: 9h às 15h

Local: Centro de Formação e Lazer (CFL), do SINDSPREV-PE, bairro da Guabiraba – Recife

Participação: 400 delegados(as) eleitos(as) durante o PED 2025, juntamente com as principais lideranças do PT em Pernambuco — senador(a), deputados(as), prefeitos(as), vereadores(as) e presidentes(as) de diretórios municipais — além de militantes petistas oriundos dos movimentos sindicais e sociais.