“Nossa missão é oferecer orientação, apoio e o fortalecimento das mulheres vítimas de violência doméstica”, diz secretária estadual da Mulher

A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas em todo o estado e ao Blog do Alberes Xavier. Ela falou sobre os desafios de gerir uma das pastas mais importantes da gestão da governadora Raquel Lyra, do PSD.

Segundo ela, trata-se de uma missão ‘desafiadora’. “É uma missão difícil, desafiadora, e é também uma pauta prioritária para a governadora Raquel Lyra, que enxergou a necessidade de investimentos na área e aumentou, de forma substancial o orçamento da Secretaria, passando de 21 para 85 milhões de reais”, disse ela no programa.

Juliana Gouveia frisou ainda que diariamente ela e sua equipe se dedicam ao desafio do enfretamento a violência contra a mulher. “Nossa missão é oferecer orientação, apoio e o fortalecimento das mulheres vítimas de violência doméstica”, falou, acrescentando que existe uma ampla rede de proteção a mulher pernambucana no âmbito da Secretaria e de todo o governo Raquel Lyra.

Caruaru realiza Fórum Municipal de Juventudes nesta segunda (18)

O Conselho Municipal de Juventudes de Caruaru promoverá, no próximo dia 18 de agosto, o Fórum Municipal de Juventudes. O evento acontecerá das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Educação (SEDUC – antiga FAFICA).

A iniciativa busca reunir jovens, representantes de movimentos sociais e coletivos, além de organizações da sociedade civil, para um dia de escuta, debate e construção de políticas públicas voltadas à juventude.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal, Izaque Costa, o momento é decisivo para ampliar a participação dos jovens nas discussões sobre o futuro da cidade.

“Este é um momento em que a juventude de Caruaru tem a oportunidade de falar, ser ouvida e contribuir diretamente para as decisões que impactam seu presente e futuro. Queremos construir juntos as políticas que refletem nossos sonhos e necessidades. Por isso, a participação de todos é essencial”, destacou.

A participação é aberta e gratuita, e o Conselho reforça o convite a todos os jovens interessados e engajados nas causas da juventude no município. O link da inscrição segue abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1549bTDCtE7F19QpsTRrHFrSG071wUU5tBezFw5bziMsBXQ/viewform?usp=header

Grandes geradores de lixo de Caruaru podem procurar a Secretaria de Serviços Públicos para tirar dúvidas sobre a nova lei

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), convida os grandes geradores de resíduos sólidos do município a procurarem a Secretaria, a partir da segunda-feira (18), para tirar dúvidas e receber orientações sobre a Lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos.

O objetivo é garantir que todos estejam informados antes do início do cadastramento oficial, que será realizado a partir do dia 19 de setembro. A participação é fundamental para que os segmentos compreendam suas responsabilidades e se adequem às novas exigências.

A lei, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, determina que estabelecimentos que gerem mais de 300 litros/dia de lixo sejam responsáveis pelo armazenamento, transporte e destinação final de seus resíduos, utilizando empresas privadas para este serviço. A medida não afeta as residências comuns, que continuarão com a coleta regular.

“A Secretaria está de portas abertas para esclarecer dúvidas e alinhar as orientações sobre o cumprimento da Lei dos Grandes Geradores. Dessa forma, vamos conseguir melhorar o sistema de coleta, com oportunidades de emprego e renda”, explicou Vital Florêncio, Secretário de Serviços Públicos.

O atendimento será realizado das 7h às 13h, na Secretaria de Serviços Públicos (SESP), localizada na Rua Professor Lourival Vilanova, 118, no Complexo Administrativo II da Prefeitura de Caruaru, bairro Universitário.

*Cronograma por segmento:*

Segundas-feiras – Bares e Restaurantes

Terças-feiras – Lanchonetes

Quartas-feiras – Condomínios e Hospitais

Quintas-feiras – Comércio Varejista de Produtos Alimentícios e Serviços de Alimentação

Sextas-feiras – Colégios e Universidades

Grandes geradores de lixo de Caruaru podem procurar a Secretaria de Serviços Públicos para tirar dúvidas sobre a nova lei

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), convida os grandes geradores de resíduos sólidos do município a procurarem a Secretaria, a partir da segunda-feira (18), para tirar dúvidas e receber orientações sobre a Lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos.

O objetivo é garantir que todos estejam informados antes do início do cadastramento oficial, que será realizado a partir do dia 19 de setembro. A participação é fundamental para que os segmentos compreendam suas responsabilidades e se adequem às novas exigências.

A lei, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, determina que estabelecimentos que gerem mais de 300 litros/dia de lixo sejam responsáveis pelo armazenamento, transporte e destinação final de seus resíduos, utilizando empresas privadas para este serviço. A medida não afeta as residências comuns, que continuarão com a coleta regular.

“A Secretaria está de portas abertas para esclarecer dúvidas e alinhar as orientações sobre o cumprimento da Lei dos Grandes Geradores. Dessa forma, vamos conseguir melhorar o sistema de coleta, com oportunidades de emprego e renda”, explicou Vital Florêncio, Secretário de Serviços Públicos.

O atendimento será realizado das 7h às 13h, na Secretaria de Serviços Públicos (SESP), localizada na Rua Professor Lourival Vilanova, 118, no Complexo Administrativo II da Prefeitura de Caruaru, bairro Universitário.

*Cronograma por segmento:*

Segundas-feiras – Bares e Restaurantes

Terças-feiras – Lanchonetes

Quartas-feiras – Condomínios e Hospitais

Quintas-feiras – Comércio Varejista de Produtos Alimentícios e Serviços de Alimentação

Sextas-feiras – Colégios e Universidades

Seminário e Fórum Pernambucano de Arborização Urbana encerra com plantio de árvore símbolo de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), encerrou nesta sexta-feira (15) o V Seminário e III Fórum Pernambucano de Arborização Urbana. O evento foi uma realização conjunta com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), CREA-PE, Mútua e Governo de Pernambuco.

Entre os destaques do segundo dia, esteve a apresentação do programa internacional Tree Cities of the World no Brasil e o plantio do pau-d’arco roxo, árvore símbolo de Caruaru, com a participação do Comitê das Crianças. Ao final, os participantes puderam levar para casa mudas de árvores frutíferas típicas da região.

“Esse Seminário e Fórum serão um marco para a arborização de Caruaru, terminamos aqui com a certeza de que vamos tratar as árvores de uma forma diferente, deixando esse compromisso eternizado com o plantio do pau-d’arco roxo”, destacou a presidenta da SBAU, Ana Lícia.

“Este fórum deixa um legado importante para Caruaru e para todo o Estado. Mais do que debater, conseguimos envolver pessoas, instituições e comunidades em torno do cuidado com as nossas áreas verdes”, reforçou o Secretário Executivo de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Alexandre Leite.

Governo de Pernambuco inaugura Cozinha Comunitária Luzinete Feitosa da Costa em Iati

No fim da tarde deste sábado (16), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou a Cozinha Comunitária Luzinete Feitosa da Costa, no bairro Bela Vista, em Iati, no Agreste Meridional.

A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, oferecendo jantar gratuito à população em situação de vulnerabilidade. A equipe é composta por quatro profissionais, entre cozinheiras, auxiliares e serviços gerais, responsáveis pela produção e distribuição das refeições.

A unidade homenageia Luzinete Feitosa da Costa, uma figura querida da cidade, que dedicou anos de trabalho como cozinheira no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. Sua trajetória inspiradora foi lembrada como símbolo de cuidado, afeto e serviço à comunidade.

Para o secretário executivo de Combate à Fome Felipe Medeiros, o impacto de uma segunda cozinha em Iati vai muito além da entrega de refeições: “Essa inauguração representa mais um passo firme na promoção da segurança alimentar e nutricional em Pernambuco. Cada cozinha comunitária é uma porta aberta para a dignidade, para o cuidado com quem mais precisa. Em Iati, a nova unidade reforça o compromisso do Governo com os territórios do Agreste, garantindo alimentação de qualidade e gratuita para centenas de famílias.”

Esta é a segunda cozinha comunitária implantada no município, integrando o Programa Bom Prato. Com ela, o estado alcança 213 unidades em funcionamento, sendo 158 entregues pela atual gestão e 33 apenas em 2025. Desde 2023, as cozinhas comunitárias já distribuíram mais de 16,1 milhões de refeições gratuitas em todo o estado, consolidando a política de segurança alimentar como uma das mais robustas do país.

As Cozinhas Comunitárias são implantadas por meio de parceria entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com cofinanciamento estadual que garante estabilidade para o funcionamento das unidades. Cada cozinha recebe um investimento inicial de R$ 50 mil, destinado à adequação do espaço e compra de equipamentos. Para assegurar a continuidade do serviço, o Estado realiza um repasse mensal fixo de R$ 20 mil para custeio das operações. Como contrapartida, os municípios se comprometem a oferecer, no mínimo, 200 refeições gratuitas por dia, garantindo regularidade, qualidade nutricional e impacto direto na vida das famílias atendidas.

Governadora Raquel Lyra entrega Espadim a cadetes pernambucanos na AMAN e reforça implantação da Escola de Sargentos em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã deste sábado (16), da cerimônia de entrega dos Espadins aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a gestora — única chefe de estado presente — entregou em mãos, simbolicamente, o espadim a dois dos 14 cadetes pernambucanos que estão iniciando na carreira militar. A chefe do Executivo aproveitou a ocasião para conhecer de perto a infraestrutura da AMAN, já que Pernambuco também contará, em breve, com a Escola de Sargentos do Exército (ESE), que terá sede na Região Metropolitana do Recife.

A cerimônia, organizada pelo Comando Militar do Exército, é uma das mais importantes na formação de líderes das Forças Armadas no Brasil. “Resende foi transformada pela AMAN, e tenho certeza de que Pernambuco também será com a nova Escola de Sargentos, que possibilitará a criação de novas raízes e manutenção de antigas tradições, garantindo que as futuras gerações militares valorizem a democracia e soberania do Brasil. Como governadora, sou honrada em poder fazer parte desse projeto, garantindo a infraestrutura e fazendo as parcerias acontecerem de maneira rápida”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Já o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que também é pernambucano, destacou o legado do Exército no Estado. “O berço do Exército Brasileiro foi em Pernambuco, na Batalha dos Guararapes. Esse projeto da escola busca materializar isso, consolidando esse marco histórico”, pontuou.

O General Tomás Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, detalhou o potencial da nova unidade em Pernambuco para a garantia da formação de novos militares. “A Escola de Sargentos em Pernambuco possibilitará acolher até 2.200 alunos. Para efeito comparativo, a AMAN hoje acolhe até 1.600, então tenho certeza de que será algo de grande dimensão, levando gente do Brasil inteiro ao Estado e garantindo seu fortalecimento sob diversos aspectos”, observou.

Pernambucano, o Cadete Dias recebeu das mãos da governadora o espadim, e comemorou a nova etapa na carreira militar. “É um sentimento de muita felicidade e pertencimento do lugar de onde eu vim. Ser reconhecido é uma honra muito grande. Essa visita da governadora foi um marco para mim e para todos que vieram de Pernambuco”, contou.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Renato Antunes explicou que a visita simboliza um importante momento para o projeto. “Além de ser a primeira Escola do Exército no Nordeste, a unidade trará o desenvolvimento econômico para o nosso Estado. A governadora está conduzindo esse processo de forma excelente, e a visita de hoje só reforça esse compromisso”, destacou.

*ENTREGA DO ESPADIM* – Os cadetes recebem a comenda após 20 meses de formação e portam o espadim — uma réplica em miniatura da espada invicta do Duque de Caxias — até o período final do curso, quando o devolvem e recebem a espada de oficial. O General Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, comandante da AMAN, falou sobre a importância da solenidade. “Vivemos um momento sublime, carregado de emoção, simbolismo e significado. Os integrantes estão prontos para receber o símbolo máximo, o espadim. Não se trata apenas de um rito, é um compromisso definitivo com os valores que sustentam o Exército”, destacou.

Também participaram do evento o Coronel Hercílio Mamede, secretário da Casa Militar de Pernambuco, e Guilherme Cavalcanti, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

*ESE-PE* – O pacto do Exército Brasileiro para a construção da unidade foi firmado com o Governo de Pernambuco em 2022. Em maio de 2023, a atual gestão instalou um grupo de trabalho para implantação da ESE. Ao longo dos últimos anos, o Executivo tem feito tratativas permanentes para garantir que os arredores da instalação recebam a infraestrutura adequada, respeitando todos os princípios de preservação.

Em 2024 e 2025, novos termos aditivos de cooperação foram firmados nesse sentido. As primeiras entregas das obras de infraestrutura e abastecimento hídrico devem ser concluídas nos próximos anos.

O projeto estruturador da Escola de Sargentos em Pernambuco contará com investimentos na ordem de R$ 1,74 bilhão, gerando cerca de 30 mil empregos diretos.

Festival Pernambuco Meu País impulsiona economia e atrai 40 mil turistas a Pesqueira

O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vem registrando um expressivo aquecimento econômico durante a edição do Festival Pernambuco Meu País. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, cerca de 40 mil turistas vão passar pela cidade até este domingo (17), resultando em uma injeção aproximada de R$ 3 milhões na economia local, com reflexos diretos nos setores de hospedagem, gastronomia, comércio, artesanato e serviços.

A taxa de ocupação hoteleira atingiu 91%, impulsionada pela presença de visitantes não apenas das cidades vizinhas, mas também de estados como Paraíba e Rio Grande do Norte. O perfil dos turistas também se diferenciou do tradicional, marcado pelo turismo religioso. Neste período, o lazer foi protagonista, atraindo um público diversificado em busca da programação cultural oferecida.

“O Festival Pernambuco Meu País mostra na prática como a cultura e o turismo caminham juntos para transformar a realidade das cidades. Em Pesqueira, vimos hotéis cheios, empregos sendo gerados e a economia local a todo vapor. Esse resultado foi possível graças à liderança da governadora Raquel Lyra, que tem colocado o turismo como prioridade e propulsor de desenvolvimento regional, valorizando a diversidade cultural do nosso estado durante todo o ano”, afirmou Kaio Maniçoba, secretário estadual de Turismo e Lazer.

“O Festival Pernambuco Meu País mostra, na prática, como a cultura pode ser um poderoso motor de geração de renda e movimentação da economia local. Em Pesqueira, o evento atraiu milhares de visitantes, fortaleceu o comércio, a rede de hospedagem e a gastronomia, além de abrir novas oportunidades de trabalho. É um exemplo de como investir em eventos estratégicos ajuda a consolidar o turismo e impulsiona o desenvolvimento regional”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pesqueira, Éverton Guedes, o festival se consolidou como vetor de desenvolvimento para além da vocação religiosa da cidade, conhecida pela aparição de Nossa Senhora no distrito de Cimbres, em 1936. “O Festival Pernambuco Meu País é muito importante para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Contabilizamos cerca de 40 mil turistas, com impacto direto de R$ 3 milhões na economia. Esse visitante não só aproveita a programação, mas também se interessa em conhecer nossa cultura, o Santuário das Graças, o Carnaval dos Caiporas e a tradição indígena”, destacou.

O evento também trouxe impacto na geração de empregos, com expectativa de 800 postos diretos. Além das atrações musicais, o festival incluiu o projeto Forma PE, voltado à formação, ao empreendedorismo e à capacitação de pequenos e microempreendedores, considerado pela gestão municipal como um dos principais legados deixados para a cidade.

Realizado pelo segundo ano consecutivo em Pesqueira, o Festival Pernambuco Meu País ampliou sua programação em relação à edição anterior, com atividades distribuídas em diferentes pontos do município. Para Guedes, a iniciativa democratiza o acesso à cultura e valoriza a diversidade pernambucana.

O Festival Pernambuco Meu País é promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e da Empetur. Após a edição de Pesqueira, a caravana chegará em Gravatá, também no Agreste pernambucano, com programações já a partir da próxima quarta-feira (20).

Festival Pernambuco Meu País transforma Pesqueira em palco de mistura de arte e cidadania

A cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado, se transformou em um grande palco de celebração da arte e da identidade pernambucana durante a abertura da edição local do Festival Pernambuco Meu País 2025, que ocorreu na noite desta sexta-feira (15). A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento, marcado por um espetáculo que reuniu música, dança, diversas outras linguagens artísticas e o compromisso da interiorização das políticas culturais estaduais.

“É lindo demais andar pelas ruas de Pesqueira e ver a alegria das pessoas, a oportunidade de gente de cada região ter acesso a movimentos de cultura popular, a uma festa gratuita de qualidade. Estamos fortalecendo o calendário cultural de Pernambuco como um todo, Carnaval, Semana Santa, São João e emendando com o Festival Pernambuco Meu País. Vemos hotéis lotados, restaurantes, bares, as pessoas vendendo roupas, é uma forma de movimentar a economia num momento em que talvez não houvesse essa oportunidade de geração de emprego e renda nessa região”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Ao longo do fim de semana, mais de 140 ações gratuitas movimentam Pesqueira e distritos como Cimbres, Mimoso e Mutuca, com apresentações de música, circo, teatro, gastronomia, moda, economia criativa e culturas populares.

No palco principal, a noite de sexta foi aberta pela cantora Doralyce, que misturou poesia, ritmo e presença cênica para celebrar a força da música pernambucana. Teto levou o seu rap vibrante para Pesqueira, seguido pela emoção do brega romântico de Raphaela Santos. O encerramento ficou por conta de Matuê, que transformou o trap em espetáculo de luz e energia.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou o papel do Pernambuco Meu País como um símbolo de democratização do acesso à cultura. “Esse festival é de uma importância gigante não só para Pesqueira, mas para todas as cidades ao redor. A gente está aqui com os hotéis lotados, restaurantes, todo mundo que vive de eventos trabalhando em empregos formais e informais. São muitas linguagens e em diversos territórios da cidade”, pontuou a secretária.

O festival também contou com o Rede PE, iniciativa que levou serviços, formações e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, unindo arte, cidadania e desenvolvimento social. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o palco do Pernambuco Meu País segue para Gravatá, no Agreste.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Cacique, celebrou os impactos do festival no município, que recebe a festa pelo segundo ano. “Nós estamos em festa, literalmente. O povo vem o tempo todo mandando mensagem, agradecendo ao Governo de Pernambuco. Ao fazer a cultura circular, também circula a economia”, afirmou o gestor.

Presente na abertura, o deputado estadual Luciano Duque destacou o papel do festival como instrumento de fomento à produção artística do Estado. “Esses investimentos fortalecem muito a nossa cultura. A gente sabe que mais de 90% dos artistas contratados aqui são do Estado, trabalham e recebem, não acontece mais o que acontecia no passado. Isso nos encanta e nos faz acreditar que esse festival chegou no momento certo para fortalecer os nossos artistas”, disse o parlamentar.

*SEGURANÇA REFORÇADA* — Durante os dias de festa, Pesqueira contará com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social para garantir que o público aproveite as festas com tranquilidade. Com um efetivo de 494 agentes, o esquema de segurança reúne policiamento ostensivo, plantão da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e monitoramento aéreo por drones.

Acompanharam a governadora no evento os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), César Freitas (Sanharó), Guilherme Vasconcelos (Poção) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).

No Sertão de Itaparica, governadora Raquel Lyra destina mais de R$ 300 milhões em investimentos dentro do Ouvir para Mudar

Depois de passar pelos Sertões do São Francisco, Araripe e Central, a governadora Raquel Lyra encerrou, nesta sexta-feira (15), a primeira semana do Ouvir para Mudar 2025, no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. Para essa região, foram destinados mais de R$ 300 milhões para a reforma e ampliação de 115 escolas estaduais, manutenção de vias urbanas em Floresta e Carnaubeira da Penha, além da construção da 5ª Seção do 3º Grupamento de Bombeiros.

“As obras que a gente tem feito aqui no Sertão de Itaparica, que foram fruto da nossa primeira ouvida lá no Ouvir para Mudar em 2023, já viraram realidade. Durante esses dois dias, estivemos em Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Floresta, e já temos um balanço positivo de entrega de obras, anúncio de novas obras, mas, sobretudo, de escuta da população para a elaboração da nossa Lei Orçamentária para que a gente possa encaminhar para a Assembleia Legislativa no comecinho de outubro”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, reforçou o caráter democrático do Ouvir para Mudar. “Estamos prestando contas das ações já realizadas e, ao mesmo tempo, atualizando as prioridades da população, com foco no que ela quer ver priorizado nas políticas públicas do governo estadual”, reforçou.

*Juntos pela Educação -* Na área da Educação, a chefe do Executivo estadual anunciou a autorização do projeto para requalificação, reforma e ampliação das 115 escolas estaduais vinculadas à GRE Floresta, abrangendo os municípios de Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. O investimento previsto é de cerca de R$ 300 milhões, com obras a serem concluídas em até 180 dias após a assinatura da ordem de serviço.

“Ao reformar e ampliar essas unidades, estamos criando condições para que os estudantes aprendam em espaços confortáveis e equipados, onde professores possam desenvolver todo o seu potencial e as famílias sintam orgulho de ver seus filhos estudando”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

*Urbanização -* No eixo de Desenvolvimento Urbano, foram assinadas duas ordens de serviço. A primeira para a execução de obras de conservação e manutenção de vias urbanas em Carnaubeira da Penha, contemplando recomposição de pavimentação, recuperação e limpeza de dispositivos de drenagem e controle de vegetação, no valor de R$ 170 mil.

A segunda ordem de serviço autoriza o capeamento asfáltico em diversas ruas de Floresta, com investimentos de R$ 2,4 milhões. O projeto contempla a recuperação de 3.780 metros lineares de vias nos bairros DNER, Santa Rosa, Caraibeiras e Centro.

“São obras que vão melhorar as condições de tráfego, reforçando a segurança viária e revitalizando espaços de convivência, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas cidades”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

*Juntos pela Segurança -* Já na Segurança, foi autorizada a licitação para construção da 5ª Seção do 3º Grupamento de Bombeiros, com recursos no valor de R$ 4,8 milhões, ampliando a capacidade de atendimento emergencial na região. A nova unidade contará com nove blocos, distribuídos de forma planejada para atender às funções de atendimento ao público, administração, vivência, alojamento, apoio operacional e treinamento da corporação.

“Em 2026, teremos 660 novos bombeiros entre praças e oficiais e, com essa ação, a corporação também chegará a Floresta, sendo a 11ª unidade construída no Estado”, enfatizou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Moradora de Floresta, Eveline Ramos comemorou a conquista. “Recentemente, a loja da minha mãe teve um incêndio e sofremos muito tendo que esperar o Corpo de Bombeiros que veio de Serra Talhada. Essa conquista não vai servir apenas para mim, mas para toda a população”, agradeceu.

*Parceria -* A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, destacou a importância da presença do Governo do Estado no município e o olhar especial voltado ao Sertão. “A gestão estadual tem visto e ouvido muitos sertanejos, em especial os de Floresta. Só temos que agradecer o olhar carinhoso que tem sido dado ao interior de Pernambuco”, celebrou.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, endossou o apoio do Estado ao Sertão de Itaparica. “Por muitos anos, a população de Floresta esteve desacreditada de receber tantas ações como as que estamos vendo hoje. Estamos vivendo um momento histórico”, disse.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas); Ana Maraiza (Administração); Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos); Érika Lacet (Controladoria Geral); Ivete Lacerda (Esportes); Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização); Túlio Vilaça (Casa Civil); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); e Juliana Gouveia (Mulher); além de outros integrantes do governo estadual. Também compareceram os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Elizinho (Carnaubeira da Penha), Juninho Cantarelli (Itacuruba), Washington (Tacaratu) e Welliton Siqueira (Ibimirim), além de outras autoridades políticas locais.

Fotos: Miva Filho/Secom