Lula entrega 599 títulos de terra em antiga área de palafitas em Pernambuco

Recife (PE), 14/08/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fala com familiares antes de cerimônia de anúncio de investimentos do Governo Federal em regularização fundiária e entrega de títulos de propriedade para famílias da comunidade Brasília Teimosa. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao microfone, Clodoaldo José da Silva, de 45 anos, morador do bairro de Brasília Teimosa, no Recife (PE), buscava na memória relatar as cenas que ficaram no passado. O tempo em que a família dele, de pescadores, não conseguia dormir na palafita nos dias de vento forte e sempre que a maré enchia.

Nesta-quinta-feira (14), ele participou do evento do governo federal para entrega de títulos de regularização fundiária de interesse social a moradores da comunidade de Brasília Teimosa, no Recife (PE).

A família dele foi uma das 599 da localidade a ter o documento nessa primeira fase de entrega. Ao final do seu rápido discurso, cantou com os vizinhos: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

“Nós somos uma comunidade de resistência. A gente vem resgatando as nossas histórias, as dos nossos pais, e dos nossos avós”, ressaltou o morador, que lembrou a “teimosia” da comunidade ao reerguer palafitas mesmo depois de agressões da polícia.

Silva se emocionou diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A nossa história é muito grande. Vivíamos sem dignidade. Foi uma terra que a gente lutou e a gente tinha medo da especulação imobiliária”.

Verdadeiros donos

Lula lembrou, em discurso, diante dos beneficiários da ação, que, em 2003, havia pressão imobiliária para construir imóveis à beira do mar.

“Tinha muita gente que achava que a gente tinha que tirar vocês, derrubar as palafitas e mandar vocês embora (…) Mas os verdadeiros donos dessa terra são vocês”.

Lula visitou Brasília Teimosa com ministros no início de seu primeiro governo, em 2003, para “mostrar a realidade” para os integrantes do primeiro escalão do Executivo.

O presidente afirmou que pretende entregar até janeiro do ano que vem todos os 6,7 mil lotes regularizados. Lula lamentou haver excesso de burocracia e demora na regularização das terras para os mais pobres.

Regularização fundiária

O presidente lamentou que moradores morreram sem receber o título que tanto esperavam.

“Eu voltarei em janeiro (para entregar todos os títulos). Eu assumo esse compromisso. Preparem a festa”.

Segundo o governo, o processo de regularização fundiária em Brasília Teimosa foi dividido em três etapas. Ao todo, serão 6.759 lotes regularizados, sendo 1.006 na primeira fase e outros 5.753 nas fases seguintes.

Além da regularização fundiária de Brasília Teimosa, é prevista a urbanização de áreas ocupadas por famílias de baixa renda, no programa Periferia Viva.

O presidente pediu também aos moradores da região que levem os documentos necessários nos cartórios para a regularização. “O título vai dar segurança. O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês”, explicou Lula.

Semana de Moda Sustentável movimenta o Sebrae de 18 a 22 de agosto

A indústria da moda tem um grande impacto ambiental, mas este cenário tem mudado com a adoção de medidas voltadas ao consumo consciente. E para mostrar como esse universo pode ser um aliado das práticas responsáveis, o Sebrae Pernambuco promove, de 18 a 22 de agosto, a Semana de Moda Sustentável. Entre os destaques do evento, aberto ao público, estão palestras, capacitações, desfile e o Brechó Reciclô – que, neste ano, contará com mais de 5 mil peças à venda, com parte da renda destinada para causas sociais. Todas as ações acontecem na sede da instituição, no bairro Ilha do Retiro, no Recife, das 9h às 18h.

O analista do Sebrae Pernambuco Arthur Tavares aponta os principais objetivos da mobilização. “Queremos promover a sustentabilidade no setor de moda, incentivando tanto a geração de negócios como o consumo consciente e a economia circular. Também pretendemos fomentar o espírito empresarial no que se refere à inovação e à sustentabilidade, por isso vamos capacitar empreendedores, especialmente do segmento de brechós e moda sustentável, com ferramentas práticas para gestão, marketing, vendas e imagem”, detalha.

BRECHÓ RECICLÔ

Um dos grandes atrativos da iniciativa, o Brechó Reciclô chega renovado e vai funcionar durante todo o evento. “Vamos oferecer a oportunidade de um novo ciclo para mais de 5,2 mil peças de roupas, calçados, bolsas e acessórios com preços super acessíveis para todos os bolsos, estilos e gostos. Melhor, com parte da renda obtida com a venda dos itens destinada a ações sociais com a comunidade Caranguejo Tabaiares, vizinha à nossa sede, reforçando ainda mais a atuação responsável e de impacto social da instituição”, reforça o analista de Sustentabilidade do Sebrae/PE, Ricardo Arruda. No ano passado, mais de 4,2 mil peças foram disponibilizadas na ação.

O brechó tem produtos para os públicos masculino, feminino e infantil, de tamanhos pequenos ao plus size. A variedade é grande também quanto à categoria: há desde peças para o dia a dia até itens de moda fitness e beach wear, vestidos de festa e, uma das novidades da edição, roupinhas para pets. Os preços são a partir de R$ 5, valor que já garante a aquisição de mercadorias como blusas, camisas e saias.

Outra estreia do Reciclô em 2025 é a criação de um espaço de atendimento por costureiras, mais uma comodidade que vai aprimorar a experiência de compra para o público. As profissionais estarão no local oferecendo serviços de reparo de roupas, como ajustes de bainha, substituição de botões e afins durante toda a Semana de Moda.

“A ideia do evento é trazer sempre uma abordagem mais reflexiva, promovendo a conscientização sobre o impacto ambiental da indústria da moda e apresentando alternativas sustentáveis, como a reutilização, a customização e a oportunidade de gerar renda com baixo custo e alto impacto”, ressalta Ricardo Arruda. Os indicadores ambientais apontam que a montagem do brechó temporário em 2024 poupou a emissão de mais de 30 toneladas de gás carbônico (CO₂); evitou a produção de mais de uma tonelada de resíduos; e descartou o gasto de 8,3 milhões de litros de água.

“A realização da Semana de Moda Sustentável reflete o compromisso do Sebrae Pernambuco com o desenvolvimento socioeconômico local, mobilizando colaboradores da instituição como fornecedores das peças do Brechó Reciclô, gerando renda solidária para a comunidade Caranguejo Tabaiares, promovendo educação empreendedora e reforçando a cultura da responsabilidade ambiental entre todos os envolvidos, incluindo o público participante e visitante do evento”, completa Ricardo Arruda.

Serviço

Semana de Moda Sustentável do Sebrae Pernambuco

Quando: de 18 a 22 de agosto de 2025, sempre das 9h às 18h

Onde: sede do Sebrae Pernambuco (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife)

*A participação nas atividades é gratuita e aberta a empreendedores e ao público em geral.

Programação:

De 18 a 22/08, das 9h às 18h

Brechó Reciclô

18/08

Das 14h às 17h: Palestra Como montar um brechó lucrativo

19/08

Das 9h às 12h: Palestra Gestão de brechó

Das 15h às 17h: Desfile de moda sustentável

20/08

Das 9h às 12h: Palestra Estou no brechó e agora? Estratégias para brechó

Das 14h às 18h: Palestra Estratégias de venda para a nova moda

21/08 (Dia Internacional da Moda)

Das 9h às 12h: Palestra Consultoria de imagem

Das 14h às 18h: Palestra Marketing digital para moda

22/08

Das 9h às 12h: Palestra Visual Merchandising

Bolsa Atleta tem maior número de beneficiários desde que foi criado

24.08.03 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Judô por equipe - Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. - Foto: Miriam Jeske/COB

O Programa Bolsa Atleta alcançou o maior número de beneficiários desde sua criação. São 9.207 atletas registrados, conforme os números divulgados pelo Ministério do Esporte.

Todos os participantes do programa recebem auxílio financeiro, o que garante apoio direto à preparação dos esportistas para os jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles 2028.

O total de atletas apoiados alcança uma marca inédita. Na comparação com 2022, quando 7.236 esportistas receberam o benefício, o aumento foi de 27,2%. Já em relação a 2024, que teve 8.739 contemplados, o crescimento é de 5,36%. O ano de 2025 é o de maior alcance do programa.

Somando o Bolsa Atleta e o Bolsa Pódio, programa destinado para atletas com chances de medalhas e de disputar finais em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o número total de esportistas apoiados chega a 9.673, o que representa um crescimento de 6,6%, na comparação com 2024.

Criado em 2005, o Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio individual de atletas do mundo, contemplando esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas em diferentes categorias.

PF prende funcionário da Caixa que fraudava benefícios previdenciários

Brasília (DF) 01/04/2025 - Polícia aponta triplo homicídio em caso de indígenas carbonizadas
Crime ocorreu em área de retomada no município de Dourados (MS).
Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (14) um funcionário público da Caixa Econômica Federal integrante de uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários e assistenciais, mediante inserção de dados falsos nos sistemas integrados do banco e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ação ocorreu no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, e é desdobramento da Operação Recupera, deflagrada com o objetivo de desarticular o grupo criminoso investigado. As apurações indicam que a organização causou um prejuízo superior a R$ 3 milhões, com benefícios fraudulentos ativos desde 2022.

O investigado foi preso, após a expedição do mandado de prisão preventiva na noite passada. Ele havia sido flagrado por câmeras de segurança realizando saques reiterados na própria agência bancária onde atuava, relativos aos benefícios concedidos de forma fraudulenta. Há indícios de que ele inseriu dados falsos no sistema informatizado da Caixa e liberou cartões de débito, ao menos em cinco ocasiões distintas, em benefício à organização criminosa.

As apurações indicam a existência de uma estrutura criminosa composta por funcionários e ex-funcionários públicos, falsificadores de documentos e operadores responsáveis pelo saque, repasse e distribuição dos valores obtidos ilegalmente. A Operação Recupera contou com o apoio da Caixa e do Ministério Público Federal.

Após prestar depoimento, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Ele responderá pela prática dos crimes de organização criminosa e peculato eletrônico.

Em nota, a Caixa esclarece que, quando identificados indícios de ilícitos, atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem essas ocorrências. Segundo o banco, as informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação.

Trama golpista: Moraes pede data para julgamento de Bolsonaro e mais 7

Brasília (DF) 01/08/2025 - Ministro Alexandre de Moraes durante sessão de abertura do segundo semestre judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF).  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira (14) o agendamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da trama golpista.

O pedido foi feito ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, colegiado responsável pela análise da ação.

A expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de setembro.

Ontem (13), terminou o prazo processual de 15 dias para que as defesas dos réus do Núcleo 1 da trama golpista entregassem suas alegações finais, última etapa antes do julgamento.

>> Saiba o que dizem os réus nas alegações finais.

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, a Primeira Turma é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.

Veja os réus do Núcleo 1:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022.
Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Lula desmente Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

Donald Trump e Lula. Photo by Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial.

“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”.

Lula discursou sobre o tema em evento no Recife, onde entregava títulos de terra no bairro periférico de Brasília Teimosa. Ele exemplificou que, em 15 anos, os Estados Unidos tiveram um lucro no comércio de US$ 410 bilhões.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. Eu quero dizer, para as pessoas mais pobres desse país, que a gente continua com vontade de negociar”.

“Parceiro horrível”, disse Trump
Mais cedo, Trump disse que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”. Segundo a Agência Reuters, o presidente dos Estados Unidos criticou a relação de tarifas entre os países.

“Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas tremendas, muito mais do que nós cobrávamos deles. Não estávamos cobrando nada, essencialmente”, disse Trump.

Além do aspecto comercial, Lula, no evento no Recife, também criticou o posicionamento de Trump de que o Brasil não seguiria o rito legal adequadamente em função do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF.

De acordo com a Reuters, Trump apontou que Bolsonaro seria vítima de “uma execução política”. O presidente americano justificou, mais uma vez, as tarifas comerciais de 50% sobre os produtos brasileiros em função do que ele chamou de “perseguição política”.

“Agora eles estão sendo cobrados em 50% de tarifas, e eles não estão felizes, mas é assim que as coisas são”, disse Trump.

Caruaru realiza abertura da maior edição dos Jogos Escolares Municipais de todos os tempos

Caruaru viveu, na noite desta quarta-feira (13), mais uma noite histórica com a abertura oficial da 23ª edição dos Jogos Escolares Municipais, da 11ª edição dos Jogos Universitários e da 2ª edição dos Jogos Paraescolares de Caruaru. Com público superior a cinco mil pessoas, entre alunos, pais e cidadãos em geral, a cerimônia contou com apresentações culturais que valorizaram a identidade da cidade e homenagearam personalidades marcantes, como no espetáculo do Ballet do coreógrafo Marcos Mercury.

A edição 2025 dos Jogos reúne 12.966 atletas inscritos, número recorde que reforça o crescimento contínuo da competição. Ao todo, são 15 modalidades, entre individuais e coletivas. As provas começam nesta quinta-feira (14) e seguem até o fim de setembro.

Entre os destaques da noite, o eterno ginasta e medalhista olímpico Diego Hypólito foi convidado para se tornar embaixador nacional da candidatura de Caruaru à Cidade Americana dos Esportes. Além de discursar para o público presente, ele conduziu a tocha até a pira olímpica, simbolizando o início oficial das competições.

O prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou a importância da candidatura para o futuro da cidade. “Caruaru é uma terra que já respira cultura, inovação e desenvolvimento. Agora, queremos que o esporte também seja um dos pilares do nosso crescimento. Esta candidatura é um passo ousado e planejado para transformar oportunidades em realidade, gerar inclusão e mostrar ao mundo o talento e a determinação do nosso povo”, destacou o gestor.

O Secretário Executivo de Esportes de Caruaru, Adson Leonel, destacou o planejamento e o investimento feitos pela gestão municipal. “Nosso trabalho é pensar o esporte como política pública estratégica, que forma cidadãos, fortalece a educação e movimenta a economia. Com grandes eventos, projetos de base e parcerias importantes, estamos mostrando que Caruaru está preparada para conquistar este título e se consolidar como referência esportiva internacional”, afirmou.

Para Diego Hypólito, a escolha de Caruaru como sede dessa candidatura reflete a força e o potencial esportivo da cidade. “Ao longo da minha carreira, vivi momentos inesquecíveis no esporte e aprendi que, com dedicação e apoio, é possível transformar vidas. Estar aqui, em Caruaru, e ver essa energia contagiante é inspirador. Tenho certeza de que essa cidade tem todas as condições para se tornar um exemplo para toda a América, levando o nome do Brasil ainda mais longe”, afirmou o medalhista.

 Seminário on-line debate 19 anos da Lei Maria da Penha e os desafios no combate à violência de gênero

No dia 19 de agosto, das 15h às 17h, será realizado o Seminário on-line “Lei Maria da Penha: 19 anos de conquistas e desafios”, evento que reunirá especialistas para discutir os avanços obtidos desde a criação da lei e os obstáculos que ainda persistem no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil. A iniciativa integra o Programa de Excelência Jurídica, promovido pela ExcelisJus, da empresa Excelis Marcas e Serviços, e será transmitida pela plataforma Zoom, com inscrição disponível via Sympla.

Entre as convidadas, estão a advogada criminalista Perpétua Dantas, professora de Direito Penal e mestre em Ciência Política pela UFPE, que abordará os impactos do Pacote Antifeminicídio (Lei 14.994/2024) na defesa das mulheres em situação de violência de gênero; e a professora da Universidade Federal de Pernambuco e cientista política Ana Maria Barros, que discutirá a relação entre violência de gênero, patriarcado e misoginia, questionando os limites dos avanços obtidos.

Integrando o time de palestrantes, estão confirmadas no seminário a advogada e professora universitária Daniele Medeiros Pereira, doutoranda e mestra em Direito, que tratará da violência vicária, quando a agressão ultrapassa gerações; e Karinny Oliveira, doutora em Educação, pesquisadora do Instituto Maria da Penha e fundadora do Coletivo Marias Também Têm Força, que apresentará reflexões sobre políticas públicas integradas de enfrentamento à violência de gênero.

Com investimento de R$ 30 mais taxa de encargos da plataforma, o encontro propõe um diálogo qualificado sobre um dos temas mais urgentes da sociedade brasileira, reforçando a importância da articulação entre legislação, políticas públicas e engajamento social para a construção de um país mais seguro e igualitário para as mulheres. Os participantes irão receber certificado de horas de atividades complementares. Os ingressos estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento-online/lei-maria-da-penha-19-anos-de-conquistas-e-desafios/3068225

Júnior Letal declara apoio e mobiliza a Cidade Alta em torno da pré-candidatura de Anderson Corrêa

A política de Caruaru ganha um novo capítulo de união e força. O vereador Júnior Letal (PP),conhecido pelo seu compromisso incansável com o povo e pela credibilidade conquistada ao longo dos anos, declarou apoio firme ao pré-candidato a deputado estadual Anderson Corrêa (PP).

Com seu prestígio e liderança, Júnior Letal está mobilizando toda a Cidade Alta para caminhar ao lado de Anderson Corrêa, fortalecendo um projeto que não se limita a Caruaru, mas que pretende levar resultados concretos para todo o estado de Pernambuco.

“Estamos juntos nessa caminhada porque acredito no trabalho sério, na dedicação e na capacidade de Anderson Corrêa transformar as necessidades da população em ações reais. É hora de unirmos forças por uma Caruaru mais forte e um Pernambuco melhor para todos”, afirmou Júnior Letal.

Com esse gesto, o vereador dos caruaruenses reafirma seu papel de liderança política, mostrando que quando a união é guiada pela vontade de fazer a diferença, o resultado é sempre mais esperança e mais conquistas para a população.

Caruaru realiza Cirandas Formativas no Agosto Verde para fortalecer a primeira infância

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPI), está promovendo, entre 13 de agosto e 17 de setembro, a série de encontros Cirandas Formativas, em alusão ao Agosto Verde, mês dedicado à primeira infância. As formações acontecem semanalmente, sempre às quartas-feiras, no Centro de Referência em Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc), reunindo gestores e técnicos de todas as secretarias municipais. Organizados em grupos multi-secretariais, os participantes acompanham todo o ciclo de atividades, discutindo e alinhando ações que fortaleçam as políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no município.

“Caruaru tem se destacado nacionalmente pela prioridade dada à primeira infância, e as Cirandas Formativas são mais uma prova disso. Aqui, cada secretaria entende que cuidar das nossas crianças é responsabilidade de todos, e este trabalho conjunto garante que elas tenham mais oportunidades, proteção e afeto para crescerem com dignidade e alegria”, destacou Dayse Silva, vice-prefeita.

Com cinco eixos temáticos, desde o fortalecimento das redes de apoio familiares até o prot]agonismo infantil no direito à cidade, as Cirandas Formativas têm como propósito ampliar o diálogo intersetorial, dar visibilidade às ações já realizadas e atualizar a Carta de Serviços da Primeira Infância. A vice-prefeita Dayse Silva, que lidera a pauta no município, acompanha de perto os encontros, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral das crianças caruaruenses. A iniciativa também busca estimular a inovação e qualificar os serviços, envolvendo áreas como educação, saúde, assistência social, urbanismo, cultura e meio ambiente.