Empresário morto: corpo de César Jacinto estava em hotel e foi encontrado sem sinais de violência

O blog do jornalista Wagner Gil teve acesso a informação que o corpo do empresário e dentista, César Jacinto, foi encontrado sem vida em um hotel em área nobre de São Paulo.

Hospedado há vários dias, ele não era visto há quase uma semana e quando funcionários abriram sua suíte, o corpo do caruaruense estava em estado de putrefação.

A Polícia paulista informou à equipe do Blog do Wagner Gil que não havia sinais de violência. “Trabalhamos com a possibilidade dele ter cometido suicídio”, disse um dos policiais com exclusividade.

César Jacinto era proprietário A&C Empreendimentos, empresa que teria sido utilizada para enganar pessoas em Caruaru, causando rombo milionário.

O laudo que vai apontar a causa mortis sai em dez dias.

Corpo do dentista e empresário do setor imobiliário César Jacinto, acusado de estelionato em Caruaru, está no IML de São Paulo

O blog do jornalista Wagner Gil teve acesso à informação que o empresário do setor imobiliário e dentista, César Jacinto, encontra-se morto em São Paulo.

O corpo dele está no IML da Capital Paulista e deve chegar na Capital do Agreste até o próximo domingo.

César Jacinto foi acusado de praticar estelionato em Caruaru, causando prejuízo de mais de R$ 150 milhões e estaria foragido da Capital do Agreste.

Em instantes o blog trará reportagem sobre a causa mortis.

Representantes do CRECI informaram que ele não era corretor

Senac oferece curso de Mandarim em Caruaru pela primeira vez

A China tem conquistado o mundo não apenas por sua cultura e gastronomia marcantes, mas também por sua força econômica. Devido às importações que Pernambuco realizou em 2024, o país asiático está entre os principais parceiros comerciais do estado. Diante desse cenário, dominar o mandarim pode ser um diferencial competitivo e criar oportunidades para novas posições no mercado de trabalho. O Senac em Caruaru está com inscrições abertas para turma de iniciantes. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.pe.senac.br/cursos-2/ .

“É a primeira vez que uma turma de Mandarim é oferecida no Senac em Caruaru. A necessidade surgiu diante desse movimento cultural crescente em torno da cultura asiática, mas, principalmente, em virtude de negócios realizados por empresas locais”, explicou Gimyson Coutinho, analista comercial da instituição.

A turma de Mandarim Básico 1 oferece carga horária de 80 horas/aula e vai desenvolver, nos alunos, as habilidades de ler textos com pronúncia e ritmo adequados, interpretando-os corretamente; comunicar-se oralmente com clareza e objetividade, aplicando o vocabulário e estruturas gramaticais do nível; entender conversações e textos gravados, interpretando-os corretamente

Os encontros serão aos sábados, presencialmente, na unidade do Senac, das 8h às 12h. As aulas começam em agosto e só terminam em janeiro de 2026. Além do site, é possível fazer a matrícula por telefone ou na própria unidade. O Senac fica localizado na Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis e os telefones para contato são: (81) 3727-8259 / 8260 ou (81) 9 8491-7379.

*Serviço*

*Curso Mandarim Básico 1*

Carga horária: 80h

Período: 16.08 a 03.01.2026 – Sab – 8h às 12h

Investimento: R$ 850,00 à vista ou 6x de R$ 141,66 no Cartão de Crédito

Senac em Caruaru

Endereço: Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis.

Inscrições e mais informações:

https://www.pe.senac.br/cursos-2/

Contatos: (81) 3727-8259 / 8260 ou (81) 9 8491-7379.

Caruaru é palco, mais uma vez, de curso nacional de lipoaspiração e se fortalece como polo de cirurgias plásticas em Pernambuco

Caruaru tem se destacado no Brasil por ser um dos polos de cirurgias plásticas. A Capital do Forró reúne profissionais de excelência e hospitais de qualidade e referência para este tipo de procedimento, como o Intensiva Day Hospital, localizado no segundo piso do Caruaru Shopping, que será palco, nos dias 8 e 9 de agosto, do curso prático “Hands ON Lipo Ultra HD”, ministrado pelo renomado cirurgião plástico Marco Aurélio Cabral.

O evento vai reunir médicos de diversas regiões do Brasil interessados em aprimorar técnicas avançadas de remodelamento corporal. Além das novidades e técnicas sobre a Lipo HD, os médicos participantes terão palestras com especialistas em direito médico, cirurgia plástica, nutrologia, dermatologia avançada, entre outros.

A realização do curso reforça a posição do hospital como referência em procedimentos deste tipo, bem como apresenta a estrutura impecável do primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco.

O diretor-médico do Intensiva Day Hospital, Dr. Luciano Ferreira, destaca a importância da instituição como referência e segurança para a prática médica. “É motivo de grande satisfação ver o Intensiva Day se consolidando como espaço de aprendizado para médicos de diversas regiões do país. Nosso compromisso com a qualidade no atendimento, tanto aos pacientes quanto às equipes médica e de enfermagem, é um diferencial reconhecido. Saber que profissionais renomados estão conhecendo de perto nossa estrutura e a forma como cuidamos das pessoas fortalece ainda mais a experiência dos que participam do curso ministrado pelo Dr. Marco Aurélio”, afirmou.

Defesa Civil de Caruaru busca voluntários para ações que salvam vidas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Defesa Civil, está com inscrições abertas para o cadastro de voluntários que desejam contribuir com ações de prevenção e resposta a emergências no município. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto, por meio do link: https://forms.gle/ZpCrY38qLnfu6YVK6

Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos:

Ser aprovado na fase de homologação da Defesa Civil (conforme previsto no Art. 1º e seus incisos);

Participar dos cursos de capacitação oferecidos pela Defesa Civil;

Ter 18 anos ou mais.

A iniciativa visa fortalecer a atuação do órgão em situações de risco e emergência, além de incentivar o engajamento da população em ações de proteção e defesa civil.

“Ser voluntário da Defesa Civil é fazer parte de um trabalho que salva vidas e protege a cidade. Estamos convidando a população a se unir a esse compromisso coletivo com Caruaru”, destacou o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 9 8871-6093.

Encontro com estudantes de Caruaru celebra aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha

É celebrado, neste mês de agosto, o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo. Para comemorar o marco, que é símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU) e da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) realizará, na próxima segunda-feira (11), um evento especial voltado para estudantes da rede municipal. A ação acontece na sede da Seduc, localizada no prédio da antiga Fafica, a partir das 8h.

Com o tema “Agosto Lilás e Maria da Penha: Onde eu entro nessa luta?”, o encontro reunirá alunos do 8º ano das escolas ETI Reunidas Duque, ETI Capitão João Velho, EM Mariana Lima e EM Nossa Senhora de Fátima. A programação contará com formação sobre a legislação e apresentação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, onde os estudantes poderão dialogar com profissionais que atuam diretamente na prevenção e no acolhimento.

O objetivo da atividade, que também contará com apresentações culturais de estudantes, é ampliar a consciência sobre o enfrentamento à violência desde a infância, promovendo um momento de formação, diálogo e fortalecimento da cultura de paz e respeito.

Maria da Penha vai à Escola

O encontro, que faz parte da programação do Agosto Lilás, se soma às ações contínuas do programa Maria da Penha vai à Escola, que alcançou, apenas em 2025, mais de 1.500 alunos e professores da zona urbana e da zona rural.

Realizadas semanalmente, as atividades visam estimular a reflexão sobre desigualdades de gênero e combate à violência contra a mulher, capacitando professores para identificar, notificar e encaminhar casos de violência e divulgando informações sobre a rede de proteção à mulher.

Alberes Lopes comemora um mês na Elepe

Durante este período o superintendente abriu diálogos e estabeleceu parcerias para a Escola do Legislativo de Pernambuco

O superintendente da Elepe (Escola do Legislativo de Pernambuco) está empenhado em buscar novas parcerias para poder proporcionar cursos e capacitações na Região Metropolitana e no interior do Estado.

Em um mês de trabalhos à frente da Escola do Legislativo da Alepe, o superintendente já estreitou laços com instituições como o TJPE, TCE, TRE, Senac, Senai e o Sebrae. Ele também fez visitas a importantes consulados, como o da Alemanha e o da Itália, no Recife. Os resultados das parcerias poderão ser conferidos ainda neste semestre e vão se estender para 2026. A programação de cursos, capacitações e palestras será divulgada em breve.

“Nossa meta é capacitar não somente servidores legislativos, mas também se consolidar como instrumento de formação de cidadãos, que é um dos compromissos das escolas do legislativo”, disse Alberes Lopes.

Nomeação

A nomeação do novo superintendente foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O deputado Álvaro Porto acertou em cheio no convite feito a Alberes Lopes, que tem larga experiência quando o assunto é a promoção de cursos e a geração de emprego e renda. Ele foi secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Governo Paulo Câmara. Alberes Lopes também é ex vereador de Caruaru, no Agreste.

Dólar cai para R$ 5,42 e atinge menor valor em mais de um mês

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,40 e atingiu o menor valor em mais de um mês. A bolsa de valores subiu quase 1,5% e retomou os 136 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (7) vendido a R$ 5,423, com recuo de R$ 0,041 (-0,74%). A cotação alternou altas e baixas ao longo da manhã, mas firmou a tendência de queda durante a tarde, até fechar próxima da mínima do dia.

No menor valor desde 3 de julho, quando estava em R$ 5,40, a moeda estadunidense acumula queda de 3,18% em agosto. Em 2025, a divisa cai 12,25%. O euro comercial caiu 0,74%, para R$ 6,32.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pelo otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 136.528 pontos, com alta de 1,48%. No maior nível desde 10 de julho, o indicador acumula dois dias seguidos de valorização acima de 1%, o que não ocorria desde o fim de abril.

Num dia de baixo volume de movimentação no mercado interno, voltaram a prevalecer as notícias sobre eventuais mudanças de composição no Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos). A possibilidade de que o órgão comece a cortar os juros da maior economia do planeta em setembro beneficiou as moedas de países emergentes.

Pela manhã, o dólar chegou a subir com especulações sobre quem substituirá o presidente do Fed, Jerome Powell. À tarde, no entanto, a divisa firmou o movimento de queda após a notícia de que Trump indicou o economista Stephen Miran para substituir a diretora do Fed Adriana Kugler, que renunciou na semana passada. A indicação de um nome ligado a Trump fortalece as chances de que o Banco Central dos Estados Unidos comece a cortar os juros em breve.

PGR recorre para limitar alcance de ampliação do foro privilegiado

Sede da Procuradoria-Geral da República

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para limitar a decisão da Corte que ampliou o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para deputados federais e senadores. Em março deste ano, o Supremo decidiu que o processo contra um político pode continuar na Corte mesmo após o fim do mandato.

Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. A regra se aplica aos casos de renúncia, não reeleição ou cassação.

Na manifestação enviada ao STF na terça-feira (5), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, diz que a decisão não pode ser aplicada de forma automática e irrestrita para todos os processos.

Para o procurador, a decisão não deve valer para ações penais que já estão em fase final. Dessa forma, esses processos devem permanecer nas instâncias inferiores em que tramitavam.

“As persecuções penais que já se encontravam com a instrução encerrada, com a abertura de prazo para apresentação de alegações finais, deverão permanecer sob a jurisdição dos órgãos que lhes vinham conferindo regular andamento, assegurando-se, assim, desfecho compatível com as garantias do devido processo legal”, defende Gonet.

Na avaliação do procurador, a decisão do STF que ampliou o foro pode acarretar em “retrocesso investigativo”.

“Ao contrário do que se pretendia, a implementação automática e irrestrita da nova orientação tem reproduzido exatamente os efeitos deletérios que se buscava mitigar com a superação do entendimento anterior, ocasionando riscos concretos de retrocesso investigativo, morosidade e, em última análise, de inefetividade jurisdicional”, completou.

Apesar da manifestação da PGR, não há data para o julgamento do recurso.

Fim do foro

A pauta sobre mudanças no foro privilegiado voltou à tona nesta semana após parlamentares que apoiam Jair Bolsonaro iniciarem articulações políticas pela aprovação de alterações nas regras de julgamentos do STF para retirar o processo da trama golpista da Corte e impedir o julgamento do ex-presidente.

No STF, Bolsonaro é um dos réus do núcleo 1 da ação penal do golpe. O processo está na fase final, faltando apenas a entrega das alegações finais das defesas, que ocorrerá na próxima semana. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Operação nacional contra feminicídio e violência prende 387 pessoas

Brasília (DF), 07/08/2025 - Agosto Lilás: Operação Shamar realiza ações integradas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Foto: Ministério das Mulheres/Divulgação

A Operação Shamar, de combate à violência contra a mulher, já contabiliza 387 prisões de autores de feminicídio e violência doméstica entre o dia 1º de agosto, quando teve início a ação, e as 12h desta quinta-feira (7). No período, 2.518 vítimas foram atendidas e 314 medidas protetivas de urgência foram solicitadas.

A operação, do governo federal, ocorre em todo território nacional e conta com 16.508 agentes de segurança.

Nesta quinta-feira (7), quando ocorreu o “Dia D” da mobilização nacional de combate à violência contra a mulher, é lembrado o aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos de sua promulgação. As ações da operação seguem até o dia 4 de setembro.

O resultado da operação foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O investimento total, de R$ 2 milhões, ocorreu por meio do aporte de diárias de policiais civis e militares para deslocamento com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão de acusados de feminicídio e de violência doméstica, sobretudo onde não há delegacia especializada.

Com o recurso, também foram promovidas ações educativas de prevenção de casos de agressão em razão de gênero, como palestras e panfletagem, alcançando 382.114 pessoas.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, e contou com a adesão dos 26 estados e do Distrito Federal. Ocorreram diligências em 335 municípios.

São Paulo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou nesta quinta-feira uma operação para cumprir centenas de mandados de prisão contra autores de violência doméstica. A ação fez parte da Operação Shamar.

“A operação é uma resposta da Polícia Civil aos crimes de violência doméstica. Estamos unindo forças para mostrar que a mulher não está sozinha e que o estado está ao seu lado para protegê-la”, disse a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança Pública, com o efetivo das polícias Civil e Militar, realizou, nesta quinta-feira (7), uma força-tarefa nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Até o final da tarde, 94 criminosos foram presos por cumprimento de mandados de prisão em todo o estado do Rio. Em um dos casos, o agressor espancou a esposa, grávida de oito meses, até a morte.

A Operação Shamar, que teve início no dia 1º de agosto, registrou, até o momento, mais de 210 prisões efetuadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar no Rio de Janeiro.

Canais de denúncia

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação do Ministério da Justiça é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180, disponível também no WhatsApp: 61 9610 0180.