Governo garante 15 Centros Educacionais Unificados em Pernambuco e promove a democratização do acesso à cultura no Estado

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover inclusão social, o Governo do Estado garantiu a construção de 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs da Cultura) em Pernambuco. Os espaços serão erguidos nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, Paudalho, São Lourenço da Mata, Petrolina, Arcoverde, Buíque, Serra Talhada, Custódia, Floresta e Petrolândia.

Os CEUs da Cultura são equipamentos de caráter comunitário, que garantem à população local, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, acesso a atividades culturais, como oficinas e apresentações artísticas, práticas esportivas e cursos de formação.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a ampliação dos projetos se alinha à atual política pública estadual de construção de legado cultural. “Os CEUs da Cultura promovem profundas transformações na cultura e na vida de toda a população, porque trazem a democratização e a descentralização na sua essência. São importantes pilares também na gestão da Cultura, representando uma integração entre o governo federal, estadual e os municipais”, afirma.

Os centros são uma iniciativa do governo federal, realizada em parceria com os estados, que entram com uma contrapartida. Em Pernambuco, a gestão estadual ofereceu condições para a expansão do projeto, abrangendo 15 municípios. Para isso, a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) desenvolveu os projetos de implantação dos equipamentos, levando em consideração as características culturais e sociais de cada município.

“A ampliação e democratização do acesso à cultura é uma prioridade da governadora Raquel Lyra, que expandiu os CEUs da cultura para 15 municípios pernambucanos. Esses centros promovem acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, garantindo inclusão social. Nós da Sepe, nos sentimos felizes e com a sensação do dever cumprido por termos desenvolvido os projetos que viabilizaram a implantação desses equipamentos no Estado”, comemora o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

As obras de todos os 15 CEUs da Cultura serão executadas pela Companhia Estadual de  Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de cinco meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, “Conforme anunciado pela governadora Raquel Lyra, Pernambuco assumiu o compromisso de tornar realidade a construção de 15 CEUs da Cultura. Recentemente demos início ao processo de licitação dos Centros de Custódia, Floresta, Petrolândia e Serra Talhada. Agora são mais 11 municípios. O governo federal garante os recursos, por meio do Novo PAC, e o Estado garante a agilidade e fluidez dos trâmites oficiais e da execução das obras”, afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Os CEUs da Cultura terão tamanho padrão, de 373,17m². Cada equipamento recebe um financiamento por parte do governo federal, via Ministério da Cultura, de 1.951.220,00. O valor excedente é pago pela gestão estadual, como contrapartida.

Ana Carolina, Elba Ramalho e Barão Vermelho se apresentam na Serra Negra, em Bezerros

O Festival Pernambuco Meu País de Bezerros (Serra Negra), que acontecerá entre os próximos dias 7 e 10 de agosto, vai contar com novidades no palco que leva o nome do evento. Três grandes nomes da música brasileira passam a compor a programação do evento no município: Ana Carolina e Barão Vermelho, que irão se apresentar na noite de abertura, na sexta-feira (8), e Elba Ramalho, que subirá ao palco no domingo (10) no projeto Frevo Mulher.

Os artistas irão substituir as apresentações de Jota Quest, Lobão e Maria Gadú, a partir de uma mudança na programação devido a questões que envolvem o processo de fluxo contratual. Na sexta-feira, ainda se apresentam no Palco Pernambuco Meu País Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e Ave Sangria, principal referência do rock psicodélico nordestino. A abertura fica por conta do Espetáculo Pernambuco Meu País, com coreografia de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora de Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado.

Ainda pelo Palco Pernambuco Meu País, shows de BaianaSystem, Mago de Tarso e Tássia Reis vão acontecer no sábado (9), e Cátia de França, Teatro Mágico e o projeto Frevo Mulher, com Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Roberta de Sá e agora Elba Ramalho, esquentarão a noite do domingo em Serra Negra. Durante o dia, mais de 11 polos e ações tomam conta das ruas, com cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, economia criativa, gastronomia e outras expressões culturais e artísticas.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundarpe. Após Bezerros, o festival passará por Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru. E o Palco Pernambuco Meu País também aportará em Taquaritinga do Norte, no Festival Café Cultural, e em Riacho das Almas, no Festival do Frio.

Pernambuco marca presença na nova direção nacional do PT

Neste domingo (3), o Partido dos Trabalhadores deu posse à nova direção nacional durante o encerramento do 17º Encontro Nacional da sigla, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, parlamentares e lideranças históricas do partido, como José Dirceu. O ex-ministro Edinho Silva é o novo presidente do PT.

A nova composição do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores conta com a presença de pernambucanos, reforçando o peso político do estado dentro da legenda.

A senadora Teresa Leitão, que já integrava o Diretório Nacional, foi reconduzida nesta nova gestão. Teresa também é Coordenadora Geral da CAED, a Comissão de Assuntos Educacionais do PT.

“Assumimos hoje uma nova direção no Partido dos Trabalhadores, comprometida com a reconstrução de vínculos e com o fortalecimento da nossa base militante”, disse Teresa.

Ela defendeu como prioridade “abrir caminhos para um diálogo ativo com a sociedade, estimulando o debate interno como instrumento de unidade e maturidade política. Essa articulação será essencial para reeleger o presidente Lula em 2026, ampliar nossa representação no Parlamento e consolidar um projeto de país que une justiça social e protagonismo internacional.”

Ruas serão interditadas por causa do jogo Central x Lagarto/SE, pelo Campeonato Brasileiro da Série D

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir das 13h, neste domingo (03), um trecho da Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Professor José Leão serão fechados em decorrência do jogo Central x Lagarto/SE, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. As vias serão liberadas após o término do jogo, por volta das 18h.

Mapa: Divulgação/AMC

Ex-jogadora de vôlei Virna Dias é comentarista da PrefTV na Superliga C, em Caruaru

Caruaru se prepara para receber, pela primeira vez, os jogos da Superliga C de voleibol feminino. A PrefTV, afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vai transmitir todos os jogos de domingo (3) a quinta-feira(7), ao vivo no YouTube, e vai receber como comentarista convidada Virna Dias, ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei e medalhista olímpica.

As partidas vão acontecer no Ginásio Municipal Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva. A abertura, neste domingo (3), começa às 18h. Nos demais dias, a transmissão começa às 19h, horário previsto para o início dos jogos.

No Ginásio, vão se enfrentar times de três estados, incluindo a equipe do Central, de Caruaru. Para acompanhar os jogos basta acessar o canal oficial da PrefTV no YouTube: https://youtube.com/@preftvof.

Governo garante 15 Centros Educacionais Unificados em Pernambuco e promove a democratização do acesso à cultura no Estado

Equipamentos  funcionam como espaço para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura e à prática de esportes e beneficiam a população em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover inclusão social, o Governo do Estado garantiu a construção de 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs da Cultura) em Pernambuco. Os espaços serão erguidos nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, Paudalho, São Lourenço da Mata, Petrolina, Arcoverde, Buíque, Serra Talhada, Custódia, Floresta e Petrolândia.

Os CEUs da Cultura são equipamentos de caráter comunitário, que garantem à população local, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, acesso a atividades culturais, como oficinas e apresentações artísticas, práticas esportivas e cursos de formação.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a ampliação dos projetos se alinha à atual política pública estadual de construção de legado cultural. “Os CEUs da Cultura promovem profundas transformações na cultura e na vida de toda a população, porque trazem a democratização e a descentralização na sua essência. São importantes pilares também na gestão da Cultura, representando uma integração entre o governo federal, estadual e os municipais”, afirma.

Os centros são uma iniciativa do governo federal, realizada em parceria com os estados, que entram com uma contrapartida. Em Pernambuco, a gestão estadual ofereceu condições para a expansão do projeto, abrangendo 15 municípios. Para isso, a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) desenvolveu os projetos de implantação dos equipamentos, levando em consideração as características culturais e sociais de cada município.

“A ampliação e democratização do acesso à cultura é uma prioridade da governadora Raquel Lyra, que expandiu os CEUs da cultura para 15 municípios pernambucanos. Esses centros promovem acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, garantindo inclusão social. Nós da Sepe, nos sentimos felizes e com a sensação do dever cumprido por termos desenvolvido os projetos que viabilizaram a implantação desses equipamentos no Estado”, comemora o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

As obras de todos os 15 CEUs da Cultura serão executadas pela Companhia Estadual de  Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de cinco meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, “Conforme anunciado pela governadora Raquel Lyra, Pernambuco assumiu o compromisso de tornar realidade a construção de 15 CEUs da Cultura. Recentemente demos início ao processo de licitação dos Centros de Custódia, Floresta, Petrolândia e Serra Talhada. Agora são mais 11 municípios. O governo federal garante os recursos, por meio do Novo PAC, e o Estado garante a agilidade e fluidez dos trâmites oficiais e da execução das obras”, afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Os CEUs da Cultura terão tamanho padrão, de 373,17m². Cada equipamento recebe um financiamento por parte do governo federal, via Ministério da Cultura, de 1.951.220,00. O valor excedente é pago pela gestão estadual, como contrapartida.

Com rede hoteleira com mais de 90% de ocupação, Pernambuco Meu País movimenta o município de Buíque e é prestigiado pela governadora Raquel Lyra

Aportando no município de Buíque, no Agreste Meridional, o Festival Pernambuco Meu País foi prestigiado, nesta sexta-feira (1°), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. Realizado por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, o evento reúne, ao longo de quatro dias, uma intensa programação com arte e tradições populares, em mais de 100 ações no centro do município e também em diversos pontos no Vale do Catimbau. O sucesso do festival se reflete na ocupação da rede hoteleira da região, que alcançou mais de 90%, de acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer. Este é o segundo final de semana da programação, que já passou pelo município de Salgueiro.

“O Festival Pernambuco Meu País veio para suprir uma lacuna que tínhamos no calendário cultural do Estado após o término do São João. Conseguimos lotar a rede hoteleira, os bares, restaurantes, movimentando o turismo e a economia em diversos municípios da região. E Buíque tem um clima único, já atrai turistas para o Vale do Catimbau, mas este final de semana, em especial, está recebendo artistas e apresentações culturais que mostram a potência da cultura pernambucana”, destacou Raquel Lyra, que caminhou pelo público que acompanhava os shows no pátio de eventos.

Com 88% das contratações realizadas via edital público e mais de 90% dos artistas oriundos de Pernambuco, o festival reafirma seu papel como política pública de fomento à cultura e valorização da economia criativa. Entre os destaques da programação musical, o palco Pernambuco Meu País, instalado no Pátio de Eventos, foi aberto nesta sexta-feira (1º), com o espetáculo de música de dança que faz alusão aos homenageados desta edição, Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou que o Festival Pernambuco Meu País atrai visitantes de toda a região. “Praticamente 100% da rede hoteleira está ocupada, então o festival chega para impulsionar ainda mais o nosso turismo. Com as grandes atrações, nomes da cultura pernambucana, da nossa raiz, atraindo públicos de diversos municípios, nós movimentamos não só a economia de Buique, que recebe o festival, mas também das cidades vizinhas. Então é um evento que integra toda uma cadeia, levando alegria e orgulho para nosso povo”, pontuou.

Ao todo, são mais de 15 polos de programação em Buíque, que farão apresentações até o próximo domingo (3). A grade contempla linguagens como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, gastronomia, literatura, moda, circo e culturas populares. Nesta sexta, se apresentaram no Palco Pernambuco Meu País, os artistas Antúlio Madureira, a Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda.

O festival também promove serviços e atendimentos à população através do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para aproximar o público das políticas públicas estaduais. “O Festival promove um ciclo virtuoso muito importante, porque beneficia a várias categorias diferentes do setor produtivo. A gestão estadual dá um show, mostrando a vocação de Pernambuco para todo o Brasil”, pontuou o deputado estadual Jarbas Filho, que acompanhou a agenda.

A prefeitura de Buíque projeta um público de 60 mil pessoas ao longo do final de semana. O prefeito Túlio Monteiro comemorou que o município está sediando o evento pelo segundo ano consecutivo. “É com grande satisfação que recebemos o Festival Pernambuco Meu País em Buíque. Esse evento gera para os buiquenses motivo de renda, emprego e de melhoria de vida. E é por isso que eu quero agradecer a governadora e a toda essa equipe, por prestigiar nosso município”, celebrou.

Neste sábado (2), o palco recebe nomes como Silva e Luedji Luna, além de Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. Já no domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além da participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.

*SEGURANÇA* – Durante os dias da festa, o município de Buíque contará com o apoio de 343 profissionais das forças de segurança em todos os dias de programação. A Polícia Militar de Pernambuco está com efetivo reforçado, responsável por manter a segurança do público em todas as áreas do evento. O Corpo de Bombeiros Militar também marca presença, com ações de prevenção e atendimento emergencial. Já a Polícia Civil de funcionará em regime de plantão, com equipe disponível para o registro de ocorrências. A Operação Lei Seca também reforça as atividades.

Acompanharam o evento o secretario Túlio Vilaça (Casa Civil), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Fernando Monteiro, os deputados estaduais Joaquim Lira e Débora Almeida, os prefeitos Zeca Cavalcanti (Arcoverde) e Pollyanna Abreu (Sertânia), além do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

No Sertão, governadora Raquel Lyra inaugura sistemas de abastecimento de água e autoriza obra para pavimentação de diversas ruas

Cumprindo agenda no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (1°), sistemas rurais de abastecimento de água nos municípios de Iguaracy e Sertânia. A iniciativa faz parte do programa Águas de Pernambuco e irá beneficiar mais de 1.400 moradores da zona rural destas cidades. Com investimentos que somam mais de R$ 3,6 milhões, as obras representam um avanço no combate à desigualdade de acesso à água no Estado. A gestora assinou, ainda, ordem de serviço para a pavimentação de onze ruas no município de Iguaracy.

“Nós estamos trabalhando de maneira incansável, retomando a capacidade de investimento em Pernambuco, buscando operações de crédito, fazendo parcerias com o governo federal e, junto aos municípios, temos conseguido transformar realidades por todo o Estado. Agora essas comunidades terão água nas torneiras todos os dias. Assinamos também aqui uma ordem de serviço para pavimentar 11 ruas do município de Iguaracy, para garantir mais mobilidade e segurança para a população”, afirmou a governadora.

O secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que o Governo de Pernambuco tem mobilizado recursos volumosos para levar água para as zonas rurais do Estado. “De 2023 até o momento, esta gestão já entregou 32 Sistemas de Abastecimento de Água. São quase R$ 4 milhões em investimentos para garantir água nas torneiras da população rural. Sem dúvida, é a concretização de um sonho antigo que hoje se realiza em Sertânia e Iguaracy. A mudança está acontecendo e estamos virando uma página importante de Pernambuco”, pontuou.

*AROEIRAS* – Em Iguaracy, a governadora entregou o Sistema de Abastecimento de Água do Complexo Aroeiras, que vai atender 100% das comunidades de Aroeira de Baixo, Aroeira de Cima, Juá, Bom Nome e Alazão. O investimento é de R$ 2.5 milhões. “Essa não é apenas uma entrega, é a consolidação de um compromisso que beneficia a todos. Recebemos duas grandes conquistas para a nossa gente, que apesar de estar distante dos grandes centros urbanos, merece igual atenção”, destacou o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves.

Manoel Lima, de 55 anos, é morador da comunidade do Alazão, na zona rural de Iguaracy, e será um dos beneficiados pelo novo sistema de abastecimento. “A chegada da água vai ajudar muito porque antes o lugar que eu moro era muito seco, precisávamos de caminhão-pipa e não tinha cisterna. Mas agora não vamos precisar de mais nada disso”, comemorou.

Neste sistema, a água será captada a partir da barragem do Rosário, operada pela Compesa, por meio de adutora já existente no local, com mais de 2,8 km de extensão. O sistema conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), adutora de água tratada com 660 metros, dois reservatórios elevados e uma rede de distribuição com 24 km, que leva água diretamente às torneiras das famílias.

*HENRIQUE DIAS* – Já em Sertânia, foi inaugurado o sistema de abastecimento de água na comunidade de Henrique Dias, com captação feita diretamente do Ramal do Agreste, por meio de um sistema de bombas flutuantes. O investimento para este equipamento é de R$ 1,1 milhão.

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, enfatizou ser um dia histórico para o município. “Há muito tempo pedíamos água para o nosso povo de Henrique Dias. Hoje, são 200 famílias que estão sendo beneficiadas com água nas torneiras e, pela primeira vez, vão ter direito a tomar banho de chuveiro. É muito mais dignidade para todos”, afirmou.

A água percorre mais de 3 km até a ETA, onde passa por tratamento completo antes de ser enviada para o reservatório e distribuída às casas da comunidade por meio de 2,2 km da rede, que tem 154 ligações domiciliares com hidrômetros.

“Agora vamos poder tomar banho, lavar roupa e cozinhar com água boa. Tudo da água do São Francisco, que é de qualidade. Estou muito feliz com esta entrega”, celebrou a moradora Maria Adeilde, de 70 anos, beneficiada com a entrega do sistema de abastecimento de água.

Presente na solenidade, o deputado federal Clodoaldo Magalhães enalteceu as entregas feitas pelo Governo de Pernambuco. “Este é um governo de resultados e muitas entregas, que vem fazendo a diferença na vida das pessoas”, enalteceu. O deputado estadual Luciano Duque complementou. “É um momento histórico. Uma iniciativa que traz água nas torneiras para quem, por muitos anos, não teve esse privilégio”, finalizou o parlamentar.

*DESENVOLVIMENTO URBANO* – Em Iguaracy, a governadora ainda assinou ordem de serviço para a pavimentação e sinalização de 11 ruas. A obra será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O custeio, na ordem de R$ 1,1 milhão, será fornecido pelo Governo do Estado.

O prazo previsto no contrato para a execução dos serviços descritos em planilha é de 06 (seis) meses, contados a partir da emissão e assinatura da Ordem de Serviço. “Assinamos a ordem de serviço para trazer desenvolvimento, infraestrutura e mobilidade para todo o município de Iguaracy. Sem dúvida, as obras serão entregues muito em breve para beneficiar toda a população”, explicou Paulo Lira, presidente da Cehab.

Acompanharam as agendas os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo); o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque; os prefeitos Gilberto Ribeiro (Flores), Luciano Torres (Ingazeira), Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Fredson Brito (São José do Egito), Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama), Pedro Pilota (Itaíba), Ismael Lira (Orocó); além de outras lideranças políticas.

Governo de Pernambuco envia Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 à Alepe

O Governo de Pernambuco encaminhou, nesta sexta-feira (1º), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026 à Assembleia Legislativa (Alepe). Elaborada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a proposta, que estabelece a relação entre o planejamento de médio prazo e o orçamento anual do Estado, apresenta receitas totais de R$ 58,6 bilhões.

“Nosso governo consolidou a capacidade de investimento do Estado e com isso imprimiu um ritmo de entregas que fortalecem os serviços públicos e o atendimento à população, com valorização dos nossos servidores e novas contratações. Contamos com o apoio dos nossos parlamentares, para que esses investimentos continuem chegando a quem mais precisa, que é o nosso povo”, afirmou Raquel Lyra.

Em relação às metas fiscais detalhadas no documento, os investimentos em 2026 serão na ordem de R$ 6,1 bilhões, mantendo o patamar de aceleração do Estado, principalmente devido aos empréstimos contratados e a execução prevista deles.

O documento aponta que as despesas com pessoal e encargos atendem ao movimento de valorização das carreiras, com reajustes salariais dos servidores, frutos de negociações com as entidades sindicais e novas nomeações, totalizando R$ 22,7 bilhões. No valor total de R$ 17,5 bilhões, as demais despesas correntes garantem o reforço de ações como a de manutenção de hospitais públicos e de escolas estaduais, a operacionalização do Juntos pela Segurança e a melhoria do sistema prisional.

“O projeto enviado para a análise dos deputados estaduais reforça a ascendente que o Estado vem tomando desde o primeiro ano da gestão da governadora Raquel Lyra, indo além do mero cumprimento das vinculações legais que a Constituição impõe, a exemplo da saúde e educação, aumentando a capacidade de investimento em obras estruturantes, criando um melhor ambiente de negócios e não deixando de avançar na valorização dos servidores com reajustes salariais e novas nomeações. E tudo isso só é possível graças à virada de chave em relação ao equilíbrio fiscal nessa gestão, ao estabelecimento de iniciativas prioritárias e à capacidade de captação de recursos”, afirmou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Governo de Pernambuco lança licitação para nova etapa do Ilumina PE beneficiando mais quatro municípios

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), abriu licitação para a execução da 8ª etapa do Programa Ilumina PE. Nesta nova fase, os municípios de Igarassu, Amaraji, Salgadinho e Riacho das Almas serão beneficiados com a substituição das luminárias convencionais por equipamentos com tecnologia LED.

“Pernambuco hoje tem um governo que cuida de todos os detalhes para levar segurança e melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos em cada recantinho do Estado. São R$ 1,7 milhão investidos para melhorar a iluminação de quatro municípios de diferentes regiões, com modernização e aumentando a eficiência energética das nossas cidades”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A iniciativa prevê a instalação de 1.688 luminárias LED distribuídas em áreas estratégicas das quatro cidades, com investimentos estaduais da ordem de R$ 1,72 milhão. Os recursos serão aplicados da seguinte forma: Igarassu receberá 387 luminárias (R$ 356,8 mil); Amaraji, 445 luminárias (R$ 521,1 mil); Salgadinho, 403 luminárias (R$ 371,3 mil); e Riacho das Almas terá 453 luminárias instaladas (R$ 475,5 mil).

A tecnologia LED traz benefícios significativos para a população, como maior eficiência energética, redução da criminalidade, segurança aprimorada no trânsito e valorização dos espaços públicos, além de sustentabilidade ambiental. A intervenção atende a uma demanda histórica das cidades contempladas, que enfrentavam problemas constantes devido à iluminação precária e furtos de cabos e equipamentos.

Com prazo de execução de quatro meses após a assinatura da ordem de serviço, o projeto deverá ser concluído ainda em 2025. A manutenção do sistema continuará sob responsabilidade das prefeituras municipais após a conclusão das obras.

O secretário executivo Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena destacou a importância desta etapa do programa na vida das pessoas. “A modernização da iluminação pública é um passo essencial para garantir maior segurança, mobilidade e qualidade de vida à população. Esta ação reforça o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento urbano sustentável e com o fortalecimento da infraestrutura pública nos municípios pernambucanos”, afirmou.

*Ilumina PE* – Em 2023, o governo de Pernambuco firmou uma parceria com a Neoenergia para substituir 35 mil lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas de LED em todo o Estado de Pernambuco até 2026.

Além das lâmpadas que estão sendo trocadas pela Neoenergia, o Governo do Estado de Pernambuco promove a troca de outras 25 mil lâmpadas, de maneira direta, com investimento que supera os R$ 25 milhões.

O Programa Ilumina PE integra o guarda-chuva do programa Juntos pela Segurança e leva iluminação pública moderna a áreas de maior vulnerabilidade social e criminalidade, garantindo mais segurança para a população e contribuindo com a eficiência energética. O programa está em curso por meio de duas frentes, através da parceria com a Neonergia e com a execução direta pela Seduh.