Prefeito filiado ao PSD de Raquel Lyra declara apoio a Silvio Costa Filho na disputa pelo Senado

O ano de 2026 promete ser histórico para a política pernambucana. Grandes nomes da cena eleitoral do estado se preparam para embates que deverão ser acirrados e definidos, boa parte deles, em detalhes. Assim deverá ocorrer na disputa pelo governo do estado, entre Raquel Lyra, do PSD e João Campos, do PSB, como também, na busca pelas duas vagas para o Senado Federal.

Nomes como Silvio Costa Filho, do Republicanos, Marília Arraes, do Solidariedade, Eduardo da Fonte, do PP, Miguel Coelho, do União Brasil, Humberto Costa, do PT, Anderson Ferreira do PL e Fernando Dueire, do MDB, já se portam como pré-candidatos ao Senado, em uma disputa que tanto é vista como quantificada, pelo grande número de postulantes, como qualificada, pelo peso dos currículos dos envolvidos na mesma.

Diante esse cenário, cada apoio relevante tem que se celebrado, pois em um jogo equilibrado, o mesmo pode sim, ser decisivo. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do PSD, expôs sua preferência pela candidatura de Silvio Costa Filho. “Já deixei claro que tenho um alinhamento com Silvinho”, disse ele em entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier.

Helinho ainda deixou claro que o fato de ele apoiar o projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra não o impede de apoiar Silvinho. “Não tem problema algum, não tem restrição nenhuma, até mesmo porque já voto em um deputado que é do PSB”, disse ele, se referindo ao deputado federal Felipe Carreras, que é apoiado por ele e pelo grupo de situação na Capital da Moda.

Caso de Meningite tipo B é confirmado em Garanhuns

Nota Informativa da prefeitura de Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns informa que foi confirmado, no dia 30 de julho de 2025, um caso de meningite do tipo B em uma criança residente no município.

O diagnóstico foi confirmado por exame específico, recebeu tratamento e está sendo acompanhado. O estado geral da criança é considerado bom, apresentando sinais de melhora e seguindo em franca recuperação.

Todas as medidas de prevenção e controle foram empregadas em tempo hábil, conforme preconizado pelo Protocolo do Ministério da Saúde. O caso está sendo acompanhado pela Unidade Básica de Saúde de referência e pela equipe de Vigilância Epidemiológica municipal, que seguem monitorando e prestando o suporte necessário à criança e à sua família.

Reforçamos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a transparência e a segurança da população e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde de Garanhuns

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco forma 280 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (31), a solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Com 280 novos soldados formados, a cerimônia representa mais um avanço do programa Juntos pela Segurança, consolidando o compromisso do Governo do Estado com a ampliação da cobertura das forças de segurança em todas as regiões de Pernambuco.

“Estamos mudando a segurança pública de Pernambuco a partir de um esforço coletivo, muito trabalho e planejamento. Sonhamos com esse momento desde o primeiro dia e essa é a primeira turma, mas não será a última. Já está pronta a nomeação de mais 300 profissionais para que possam passar por uma formação séria e comprometida. Até o mês de junho do ano que vem chegaremos ao marco de 7 mil novos policiais, bombeiros militares e policiais civis preparados para servir ao Estado de Pernambuco”, comemorou Raquel Lyra.

O curso, que começou em 15 de novembro de 2024, teve duração de oito meses e foi conduzido na Academia Bombeiro Militar dos Guararapes (ABMG), em Jaboatão dos Guararapes. A formação teve uma carga horária total de 1.248 horas/aula, englobando disciplinas como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamentos terrestre e aquático, além de conteúdos voltados à ética, legislação e defesa civil. Dos 280 que concluíram com êxito todas as etapas do curso, 48 são mulheres e 232 homens.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, comentou que a formação representa o fortalecimento da segurança pública. “A corporação estava com o efetivo defasado e logo no primeiro momento, o Governo de Pernambuco olhou para a corporação e autorizou o concurso. Agora, os formandos iniciarão um estágio supervisionado nos grupamentos da Região Metropolitana do Recife, atuando diretamente em unidades especializadas em combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento”, explicou o secretário.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Joel da Harpa destacou o compromisso do Governo do Estado em melhorar a segurança do Estado. “O Corpo de Bombeiros tem um significado importante para o povo pernambucano. E com o esforço e a dedicação do Governo do Estado, que conta com o apoio da Alepe, nossa sociedade irá viver dias melhores”, afirmou.

Uma das formandas foi Eloísa de Souza, que, após sete anos atuando como policial militar, comemorou a nova conquista. “Fiz a prova grávida e vim para o curso de formação amamentando meu filho. Foi um processo muito desafiador, mas tudo isso teve um propósito e hoje comemoro essa vitória”, celebrou.

Os militares serão distribuídos entre as unidades operacionais da Região Metropolitana, Agreste e Sertão, conforme critérios técnicos e as necessidades institucionais. “Hoje recebemos um aparato maior para garantir a boa prestação de serviço junto aos cidadãos. Já estamos iniciando uma outra turma de mais 300 profissionais, além de outras duas turmas de 30 oficiais, representando um incremento de mais de 660 profissionais dentro da instituição”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.

Governo de Pernambuco executa o maior volume de recursos de emendas parlamentares em mais de uma década, com R$ 196,6 milhões pagos

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (31), em coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), que já realizou o pagamento de R$ 196,63 milhões de emendas parlamentares referentes ao exercício de 2024, o que representa o maior volume de recursos executados em mais de uma década no Estado. Aliado a isso, a gestão estadual, por meio do grupo de trabalho criado pela governadora Raquel Lyra, apresentou uma série de medidas que vão aperfeiçoar o processo de execução e fluxo dessas emendas, como a criação de uma plataforma com o objetivo de que os deputados estaduais e suas equipes possam acompanhar todas as fases do processo. Para isso, haverá a capacitação para a utilização dela.

O Governo do Estado também informou a liberação de mais R$ 40 milhões de emendas parlamentares – dos exercícios de 2024 e 2025 -, começando nesta sexta-feira (1º). Desse total, R$ 21 milhões são referentes ao exercício de 2025 – especificamente de emendas de transferências especiais, chamadas emendas Pix -, e R$ 19 milhões são referentes ao exercício do ano de 2024 de emendas impositivas, o que representa um avanço ainda maior em relação ao balanço consolidado. Com isso, a execução de 2024 passará nos próximos dias para cerca de R$ 215 milhões. Uma lista de pendências, detalhando caso a caso de impeditivos de pagamento por parte de entidades, foi produzida e será entregue a cada parlamentar com o objetivo de saná-las.

Entre os resultados do grupo de trabalho, a gestão estadual também está sugerindo a redução dos ciclos de remanejamento de nove para um em março e outro em julho, além do aumento dos valores mínimos para as emendas destinadas a entidades, de R$ 20 mil para R$ 100 mil, e demais emendas de R$ 60 mil para R$ 250 mil, o que incrementa convênios e repasses.

A gestão estadual também disponibilizará em conjunto com o PLOA 2026 o “Caderno de Objetos Financiáveis”, ferramenta que facilitará a indicação de emendas para os parlamentares ao apresentar aquisições que possam ser de interesse do Poder Legislativo, otimizando o processo ao indicar objetos que tenham mais celeridade na execução. No material, há uma lista de verificação para a execução dessas emendas também aos órgãos executores.

Do orçamento de emendas parlamentares de 2024, no valor de R$ 257,06 milhões, foram pagos R$ 196,63 milhões, representando 76,5%. Na coletiva de imprensa, o grupo de trabalho, coordenado pela Seplag-PE, especificou as pendências que, independentemente da gestão estadual, impedem o pagamento do saldo restante do ano anterior e que ainda podem ser destravadas com o apoio dos parlamentares autores das emendas.

“Pernambuco nunca teve um histórico de execução tão robusto de emendas parlamentares. A governadora Raquel Lyra criou um grupo de trabalho para simplificar os processos de execução dessas emendas. Fizemos um trabalho muito dedicado durante esse primeiro semestre deste ano e em todo esse mês de julho, articulando com os órgãos setoriais, os municípios, as entidades beneficiadas e o próprio Legislativo. O Governo do Estado executou um volume recorde de emendas de 2024 e as que foram reorçadas em 2025, que é maior do que muitos anos anteriores somados. Além disso, estamos propondo melhorias para o pagamento das emendas em 2026 a fim de beneficiar na ponta os pernambucanos”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

O secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, ressaltou as melhorias no processo de execução das emendas parlamentares. “O grupo de trabalho trouxe novos procedimentos, um novo olhar sobre a execução das emendas parlamentares. Além da execução recorde na história de Pernambuco, foram apresentadas várias propostas que vão aprimorar esse processo de pagamento. Parte dessas sugestões já estão incluídas no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será enviado à Alepe nesta sexta”, frisou o secretário.

Também participaram da coletiva, representando o grupo de trabalho, Érika Lacet, secretária da Controladoria-Geral do Estado, e Marcelo Casseb, procurador do Estado.

Governadora Raquel Lyra amplia o PE Conduz com novas vans adaptadas e polos em Limoeiro e Afogados da Ingazeira

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, nove novas vans adaptadas que ampliam a frota do PE Conduz, iniciativa que oferece transporte para pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, para realizar tratamentos de saúde e rotas de lazer. Dentre elas, duas foram destinadas aos municípios de Limoeiro, no Agreste Setentrional, e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, cidades-polo que passam a fazer parte da ação. Realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), o PE Conduz integra o Programa Pernambuco Acessível e reforça a política de mobilidade e inclusão para pessoas com deficiência em todo o Estado. A vice-governadora, Priscila Krause, também participou da entrega.

“Com muita alegria, hoje entrego as novas vans do PE Conduz para fortalecer o atendimento às pessoas que têm algum tipo de deficiência e que precisam de um transporte específico para poder se deslocar até suas terapias ou para ter um lazer. Tinha filas de espera no Recife, Petrolina e Caruaru, e estamos zerando elas. Além disso, abrindo novos polos em Afogados da Ingazeira e Limoeiro para permitir que a gente possa descentralizar o atendimento, e as pessoas terem este serviço mais perto da sua casa”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Com esta entrega, o Governo de Pernambuco cumpre mais uma meta do programa Pernambuco Acessível, lançado em fevereiro de 2025 com investimentos da ordem de mais de R$ 400 milhões e o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Dentre tantas ações integradas por várias secretarias do Estado, foi pontuado como horizonte o aumento de 25% na frota do PE Conduz e a criação de outras cidades-polos. Com a nova remessa, os 35 veículos agora somam 44 em operação, um crescimento de 25,7%.

“Estamos cumprindo a meta de aumentar o número de vans e das cidades-polo, beneficiando também os municípios circunvizinhos e fazendo com que a gente consiga zerar as filas de espera na RMR, em Petrolina e Caruaru”, destacou a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Joanna Figueirêdo.

As cidades-polo atendem não apenas seus moradores, mas também pessoas de municípios vizinhos que estejam num raio de até 50 quilômetros. Com a ampliação, o PE Conduz passa a funcionar em nove locais da Região Metropolitana do Recife (RMR), Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Timbaúba e agora Limoeiro e Afogados da Ingazeira.

Com seu município sendo beneficiado a partir do polo Caruaru, o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, celebrou a ampliação. “No nosso município, existe uma associação de pessoas com deficiência que nos apontava a necessidade de mais veículos. Essa entrega é a demonstração de um governo estadual que tem sensibilidade e que faz a gente comemorar vitórias”, disse.

O público atendido pelo PE Conduz é formado por pessoas com deficiência física, cadeirantes e de baixa renda. Os interessados podem se cadastrar pelo site da SJDH (www.sjdh.pe.gov.br), preenchendo o formulário disponível. Após a inscrição, uma assistente social realiza uma visita presencial para verificar documentos como laudo médico e comprovante de baixa renda.

Lucicleide Quintino, beneficiária do PE Conduz, de 61, mora no bairro do Vasco Da Gama, no Recife, e tinha muitas dificuldades de se deslocar para fazer sua fisioterapia. “Por causa da chuva, era muito precário e ruim tentar pegar o ônibus, porque eu não podia sair de casa com as ruas alagadas. Essa ampliação vai ser muito gratificante e chegou até mim, por isso agradeço primeiramente a Deus e ao Governo do Estado por essa conquista”, comentou.

Também participaram da entrega o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gilmar Júnior; os prefeitos Edmilson Cupertino (Moreno) e Henrique Queiroz (Buenos Aires); os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda) e Dayse Silva (Caruaru); e os vereadores Davi Muniz (Recife) e Sou Mais Hugo (Jaboatão); além do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede.

Rede de supermercados promove feirão de empregos em Caruaru com oportunidades no Sul do país

A cidade de Caruaru (PE) vai receber um feirão de empregos, de 04 a 08 de agosto, promovido pelo Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil. O município foi escolhido como cidade-polo para a implantação do “Conecta Nordeste”, programa de empregabilidade que está oferecendo oportunidades de trabalho nas lojas do Grupo na região Sul.

A iniciativa é destinada a profissionais interessados em migrar de estado para trabalhar com carteira assinada nas lojas da empresa e oferece pacote completo de apoio.

As primeiras oportunidades oferecidas serão para atuar no Centro de Distribuição do Grupo Pereira emPorto Belo, Santa Catarina. Serão 20 vagas para o cargo de auxiliar de armazém. Em outros feirões futuros, a empresa pretende abrir novas vagas para áreas operacionais, como repositor, operador de caixa, auxiliar de perecíveis, entre outros, para atuar nas lojas das bandeiras Fort Atacadista (atacarejo) e Supermercados Comper, ambas do Grupo Pereira. A ação pretende gerar impacto positivo na vida de trabalhadores da região, promovendo inclusão, diversidade e desenvolvimento social.

Profissionais de Caruaru e região interessados em participar do processo seletivo devem se dirigir ao local do feirão de vagas: Hotel Maysa, no endereço Rua Teófilo Dias, 93 – Maurício de Nassau, entre os dias 04 e 08 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, levando documentos pessoais e currículo impresso.

Pacote de apoio

O programa oferece suporte completo: passagem aérea para o colaborador, hospedagem em hotel por até 30 dias, auxílio-moradia por até 18 meses, alimentação, integração com acompanhamento nos primeiros meses de trabalho e muito mais.

O Grupo Pereira vê na cidade um importante polo de talentos. “Nosso objetivo é conectar regiões e transformar vidas. Acreditamos na força de trabalho do Nordeste e queremos proporcionar condições dignas e estruturadas para que esses profissionais possam crescer conosco”, destaca Paulo Nogueira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira

Ferreira Costa: farra de pisos e cerâmicas movimenta o mercado no Nordeste com alta de 25% na demanda, estoque recorde e entrega imediata

O mercado de pisos e cerâmicas vive um dos seus melhores momentos no Nordeste. Em 2025, a procura por revestimentos cresceu 25%, impulsionada por reformas residenciais, novos empreendimentos imobiliários e maior investimento das famílias na valorização dos

lares. Surfando essa onda de crescimento, uma das maiores distribuidoras da região lança a campanha “Farra de Pisos e Cerâmicas”, oferecendo o maior estoque do Nordeste — mais de 2 milhões de metros quadrados disponíveis para pronta entrega, com mais de 1.500 modelos e preços especiais em até 10 vezes sem juros.

Além da agilidade e variedade, o grande destaque da campanha são as opções para todos os estilos e ambientes. Em um cenário onde obras não podem parar, a combinação de estoque pronto, variedade e boas condições de pagamento se transforma no diferencial competitivo

que mais atrai consumidores e profissionais da construção civil.

Entre as principais tendências em pisos e cerâmicas em 2025 estão os porcelanatos em grandes formatos, que criam ambientes mais sofisticados e com menos rejuntes aparentes. A madeira engenheirada segue em alta, unindo estética e resistência — ideal para quem

busca aconchego em salas e quartos. Já para áreas úmidas, como cozinhas, banheiros e áreas gourmet, as cerâmicas com acabamento acetinado e tecnologia antideslizante garantem segurança sem abrir mão da beleza.

O estilo industrial segue em alta, com pisos cimentícios ou que imitam concreto queimado sendo cada vez mais procurados. Outra forte tendência é o uso de pisos hexagonais e cerâmicas com formatos geométricos, que dão personalidade a lavabos e cozinhas. Em ambientes

externos, como varandas, decks e jardins, a aposta são os pisos rústicos com resistência térmica e acabamento antiderrapante.

Para quem quer modernizar com praticidade, os pisos vinílicos e laminados continuam como ótimas soluções. São fáceis de instalar, versáteis e confortáveis, ideais para apartamentos ou reformas rápidas sem quebra-quebra. Já quem busca um toque retrô pode investir em cerâmicas tipo ladrilho hidráulico, muito usadas em cozinhas e lavabos para criar pontos de destaque e charme visual.

Com tanta diversidade disponível, é possível combinar funcionalidade e estética com segurança. Segundo a Anamaco, o Nordeste tem sido a região com maior percepção de crescimento no setor de materiais de construção. No Ceará, por exemplo, o avanço do setor imobiliário

em cidades como Eusébio, Maracanaú e Aquiraz exige pronta entrega e variedade de modelos para atender às especificações dos projetos.

A “Farra de Pisos e Cerâmicas” se firma como a maior campanha do segmento no Nordeste, focando em resolver as principais dores de quem está construindo ou reformando: falta de estoque, altos custos e prazos demorados. A empresa oferece tudo à pronta entrega,

com condições acessíveis e mais de 1.500 modelos disponíveis — tudo para garantir que nenhuma obra pare por falta de piso.

Mais do que uma ação promocional, a campanha representa uma resposta concreta às necessidades do mercado: quem constrói precisa de soluções completas, com variedade, qualidade, preço justo e agilidade. E é exatamente isso que a farra oferece.

Morte de Arijaldo Carvalho: secretário de Imprensa de Caruaru emite nota

Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Arijaldo Carvalho, referência na comunicação não apenas localmente, como também em todo o estado de Pernambuco.

Arijaldo tinha 67 anos e atuou por décadas em grandes grupos, como o Sistema Jornal do Commercio, Diários Associados e Rede Som Zoom Sat. Ele também marcou seu nome como publicitário com a fundação da Revista Movimento.

Desejo meus sentimentos a toda a família, por esta perda irreparável, e peço que Deus conforte a todos neste momento de dor. Tenho certeza que o legado de Arijaldo será sempre lembrado, para além da área da comunicação.

Thiago Azevedo

Secretário de Comunicação de Caruaru

Morte Arijaldo Carvalho: Rodrigo Pinheiro emite nota

NOTA DE PESAR – RODRIGO

Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do publicitário Arijaldo Carvalho.

Com uma trajetória marcante de quase cinco décadas, Arijaldo deixa um legado importante em Pernambuco marcado pela sua criatividade e amor à comunicação.

Neste momento de dor, me solidarizo com familiares, amigos e colegas de profissão. Que Deus conforte o coração de todos.

Rodrigo Pinheiro,
Prefeito de Caruaru.

Caruaru sedia capacitação da Defesa Civil de Pernambuco sobre sistema de alertas à população

Caruaru foi sede, na manhã desta quinta-feira (31), de uma capacitação promovida pela Defesa Civil de Pernambuco sobre o sistema “Defesa Civil Alerta”. O encontro, realizado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, reuniu servidores municipais e representantes de órgãos ligados à gestão de riscos e desastres.

A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais sobre o uso da plataforma, que permite o envio de alertas por SMS à população em situações de risco, como fortes chuvas, deslizamentos ou alagamentos. A ferramenta é essencial para ampliar a prevenção e garantir uma resposta mais ágil diante de possíveis emergências.

A escolha de Caruaru como sede do encontro reforça o protagonismo do município na estruturação de políticas públicas voltadas à proteção e defesa civil. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, tem investido na modernização dos protocolos e no fortalecimento das ações preventivas para proteger a população, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade climática.

“Caruaru tem se destacado em Pernambuco como uma cidade que prioriza a segurança e o bem-estar da sua população. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro tem feito investimentos contínuos na área de defesa civil, e essa capacitação demonstra nosso compromisso em estar preparados para agir com rapidez e eficiência em situações de risco”, afirmou o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho.

Já o gerente de Proteção e Defesa Civil de Caruaru, Mário Revorêdo, ressaltou a importância da ferramenta: “O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia que aproxima ainda mais o poder público da população. Com ele, conseguimos avisar com antecedência sobre riscos e salvar vidas com atitudes preventivas”.