Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

Brasília (DF), 21/08/2024 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da cerimônia de abertura do Fórum Saúde, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil©

A quatro dias da entrada em vigor da tarifa de 50% para produtos brasileiros nos Estados Unidos, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil está conversando “com reservas” com o governo estadunidense. Ele reafirmou que o plano de contingência está em elaboração, mas disse que o foco nesta semana está nas negociações comerciais.

“Nós estamos permanentemente no diálogo e quero dizer a vocês que nós estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com reserva”, disse Alckmin, em entrevista após o lançamento do Programa Acredita Exportação.

O vice-presidente não deu detalhes sobre as conversas com os Estados Unidos nem sobre o plano de contingência em elaboração para ajudar os setores afetados pela taxação.

“O plano de contingência está sendo elaborado, bastante completo, bem feito”, afirmou o vice-presidente.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o plano de socorro seria levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana. Entre as medidas em estudo, estão linhas de crédito para os setores exportadores.

Programa Acredita Exportação

Em relação ao Acredita Exportação, cujo projeto de lei e decreto de regulamentação foram assinados nesta segunda-feira (28) pelo presidente Lula, Alckmin disse que o programa impulsionará o crescimento de micro e pequenas empresas que vendem para o exterior. Segundo ele, o projeto está alinhado com valores do governo, como a promoção do multilateralismo.

“O projeto vem em boa hora, reafirmando valores que o Brasil defende, como multilateralismo”, afirmou Alckmin, durante a solenidade de sanção do decreto.

Pelo programa, a partir de 1º de agosto, mesma data de entrada em vigor da tarifa de 50% para produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, as micro e pequenas empresas poderão receber de volta o equivalente a 3% de suas receitas com vendas externas.

O ressarcimento poderá ocorrer de forma direta ou por meio de compensação de tributos federais (desconto de tributos pagos a mais em etapas anteriores da cadeia produtiva).

‘Kid preto’ diz ao STF que recebeu e repassou carta que pressionava cúpula do Exército por golpe após derrota de Bolsonaro

Júnior Letal recebe presidente da Liga Desportiva de Caruaru e reforça apoio ao futebol amador

O vereador Júnior Letal, grande defensor do esporte em Caruaru, recebeu o presidente da Liga Desportiva de Caruaru, Valdênio, para discutir ações voltadas ao fortalecimento do futebol amador da cidade — tanto masculino quanto feminino.

Durante o encontro, o vereador reafirmou seu compromisso com o esporte de base e destacou a importância da Liga como parceira nesse trabalho. “O futebol amador precisa de incentivo, estrutura e reconhecimento. Vamos seguir lutando por isso”, afirmou Júnior Letal.

A visita reforça o papel do vereador como representante firme do esporte na Câmara, sempre ao lado de quem faz o esporte acontecer nas comunidades.

Prefeitura de Caruaru dá ordem de serviço para nova empresa executora da obra de conclusão do Complexo de Saúde do Vassoural

A Prefeitura de Caruaru assinou na tarde desta segunda-feira (28) a ordem de serviço para a obra de conclusão da reforma e ampliação do Complexo de Saúde do Vassoural. A obra, que tem o prazo de execução de seis meses, passa a ser executada por nova empresa. O investimento será de R$ 2.286.000,00.

O ato se deu após o distrato com a antiga empresa executora, depois que a mesma não conseguiu executar a obra, se fazendo necessário novo processo licitatório para conclusão.

“Um investimento necessário para ampliar e melhorar a estrutura desse equipamento tão importante para garantir a saúde da população. Já estamos a postos para começar os trabalhos, de imediato”, enfatizou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo.

“O recurso da obra continua garantido e vamos acompanhar de perto o cronograma conforme anunciado. Estamos sempre trabalhando para trazer mais dignidade aos caruaruenses”, destacou a prefeita em exercício, Dayse Silva.

Para manter os atendimentos da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) locou um imóvel na própria comunidade do Vassoural para assegurar a continuidade dos serviços de atenção básica durante o período de reforma da unidade definitiva.

Silêncio no Sertão: Os jumentos que construíram o Nordeste estão desaparecendo

Por Marcelo Rodrigues

No vasto cenário do semiárido nordestino, uma figura familiar há séculos parece caminhar silenciosamente rumo à sua própria derrocada. Os jumentos, animais historicamente entrelaçados à cultura e economia da região, enfrentam hoje o risco concreto de desaparecerem. Imagine o Nordeste sem o icônico “ió-ió” ecoando pelas caatingas, sem os pequenos comboios que por gerações carregaram esperanças e sonhos pelos caminhos empoeirados do sertão.

A ameaça que pairam sobre esses animais é múltipla, vinda tanto de interesses externos quanto de uma paradoxal desconsideração interna. De um lado, o interesse da China por carne de jumento para a medicina tradicional tem pressionado as populações desses animais mundo afora, incluindo no Brasil. De outro, um desinteresse crescente entre os nordestinos, que outrora foram dependentes desses burros para trabalho e sobrevivência, mas agora os consideram onerosos devido ao seu alto consumo de alimentos e ao avanço da mecanização no campo, que reduziu a dependência desses animais como força motriz.

Essa conjunção de fatores desenha um futuro sombrio para esses animais que, apesar de sua importância histórica, enfrentam agora o risco de extinção. Historicamente, os jumentos foram cruciais para a economia nordestina, servindo não apenas como meio de transporte, mas também como força de tração em atividades agrícolas e de carga. Contudo, com o advento de meios de locomoção mais rápidos e a mecanização do trabalho rural, esses animais perderam sua função primordial, tornando-se, muitas vezes, um encargo para os pequenos proprietários rurais devido ao seu alto custo de manutenção, principalmente em períodos de seca prolongada, quando o pasto escasseia.

Para evitar que esses símbolos da resistência nordestina desapareçam, é preciso agir em várias direções e em uma multiplicidade de horizontes temporais. Inicialmente, é essencial que haja uma mobilização para a valorização desses animais, destacando sua contribuição para a história e a cultura locais. Campanhas de conscientização podem desempenhar um papel vital aqui, mostrando o papel dos jumentos na identidade nordestina e promovendo a empatia com o destino desses animais junto a população mais nova. Ademais, programas de apoio aos criadores de jumentos, incluindo linhas de crédito para a manutenção e a melhoria das condições de criação, ajudariam a tornar a criação desses animais mais viável economicamente e em diferentes escalas.

A médio prazo, é crucial desenvolver programas de melhoramento genético e manejo sustentável, que aumentem a eficiência da criação de jumentos, tornando-a menos dependente de grandes áreas de pasto e reduzindo o impacto ambiental. Iniciativas de ecoturismo também podem ser implementadas, permitindo que os criadores obtenham renda adicional ao mostrar seus animais e a cultura a eles associada para pessoas de fora da comunidade, o que ajuda a tornar a criação de jumentos mais viável economicamente. Isso ajudaria a manter viva a criação desses animais e a cultura a eles ligada.

Por fim, é fundamental que os governos e as ONGs trabalhem juntos na implementação de políticas públicas e projetos específicos para a proteção desses animais, que incluam tanto a regulamentação do abate quanto o apoio direto àqueles que os criam. Leis mais rígidas contra o tráfico e o abate clandestino de jumentos, combinadas com programas de incentivo à sua preservação, podem mudar o curso atual. A fiscalização e a gestão adequadas desses animais são primordiais para coibir o comércio ilegal, especialmente aquele motivado por interesses internacionais, como o mercado de carne para exportação.

A extinção dos jumentos nordestinos não é uma fatalidade anunciada. Ainda estamos a tempo de reverter esse cenário por intermédio de ações coordenadas e compromissadas. O relógio da história não pode parar agora – cada dia perdido representa gerações de memórias que podem se esvair para sempre. É preciso que a sociedade civil, os criadores e as autoridades se unam em torno dessa questão, reconhecendo a importância desses animais não só como parte do patrimônio cultural, mas também como seres que contribuem para a biodiversidade e a economia locais. Somente assim poderemos garantir que esses animais continuem a fazer parte do rico mosaico cultural e ambiental do Nordeste brasileiro.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Sociedade de Medicina de Caruaru abre espaço para tênis de mesa de alto nível

Caruaru segue fortalecendo sua posição como referência regional no tênis de mesa. A novidade agora é que a Sociedade de Medicina de Caruaru retoma, após 30 anos, a prática da modalidade em seu espaço — e o melhor: aberto ao público em geral, com uma estrutura profissional e equipe técnica reconhecida nacionalmente.

A iniciativa é fruto da parceria com o Fênix TT, clube federado à Federação Pernambucana e à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e a Sociedade de Medicina.

Sob a supervisão técnica do experiente professor Ibra — atleta com mais de 30 anos de atuação e fundador de clubes no interior do estado — o projeto oferece aulas para iniciantes, atletas amadores e quem deseja se preparar para competições oficiais que ocorrem mensalmente em Pernambuco e em todo o Brasil.

Também fazendo parte da equipe técnica, Diogo Ramos que já soma 15 anos de experiência em campeonatos e como técnico.

Médicos associados à Sociedade de Medicina terão condições especiais, mas as turmas são abertas também a não-associados, ampliando o acesso da população ao esporte de alto rendimento.

Segundo o presidente do Clube Fênix, Seidel Vasconcelos, receber um projeto como esse é motivo de orgulho. É uma retomada histórica, que conecta saúde, esporte e formação cidadã.

Mais informações através do contato: 81.97900.1017.

Santa Cruz do Capibaribe sedia Rodada Internacional de Negócios da ApexBrasil

Reconhecida nacionalmente como a Capital da Moda, Santa Cruz do Capibaribe sediará, entre os dias 29 e 31 de julho, uma edição inédita do programa Exporta Mais Brasil, promovido pela ApexBrasil em parceria com a Prefeitura Municipal. A rodada internacional de negócios, voltada exclusivamente para o setor de vestuário, acontecerá no coração do Polo de Confecções do Agreste.

É a primeira vez que o município recebe o programa, que tem como objetivo ampliar o alcance internacional da produção local, consolidando o Polo como uma referência global na comercialização de moda e confecções.

Durante os três dias de evento, empresários do setor terão a oportunidade de participar de encontros diretos com compradores estrangeiros, favorecendo a geração de novos negócios, parcerias estratégicas e possibilidades reais de exportação.

A expectativa é que a rodada fomente o crescimento do setor têxtil, impulsione o empreendedorismo local e amplie o reconhecimento da Capital da Moda no cenário internacional.

Com foco na inovação, na competitividade e na expansão de mercados, o Exporta Mais Brasil representa um marco para a economia local, evidenciando o potencial produtivo da região.

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome”, comemora Silvio Costa Filho

Um dos principais defensores dos programas sociais do governo do presidente Lula, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou, nesta segunda-feira, a saída do Brasil do mapa da fome. Os números foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo dados, a taxa de pessoas desnutridas no país é inferior a 2,5% da população nacional, um índice considerado como baixo. Na América Latina, a taxa é de 5,1%, contra uma média mundial de 8,2%.

De acordo com o ministro de Lula, os índices refletem o compromisso do Governo Federal com a justiça social e o combate à fome.

“Hoje, é um dia muito importante para todos nós. Após quatro anos, o Brasil deixou o mapa da fome no mundo e quis o destino que fosse justamente no governo do presidente Lula, que lá atrás, em 2003, já havia lançado o Programa Fome Zero e reduzido a fome naquela ocasião. Graças ao seu olhar para aos programas sociais e de transferência de renda, em dois anos e meio de gestão, todos brasileiros voltaram a ter alimentação básica na mesa”, disse Costa Filho.

Vale lembrar que, há 20 anos, a fome era realidade para cerca de 10 milhões de brasileiros. A partir do programa Fome Zero, os números caíram e o país saiu do mapa em 2014. Em meio a pandemia e a queda dos investimentos em programas sociais na gestão Bolsonaro, o Brasil tinha voltado para o mapa. Até 2021, 4,1% dos brasileiros passavam fome.

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome e cuidar de quem mais precisa_ “, complementou Costa Filho, que tem atuado dentro do governo como uma das vozes mais firmes em defesa do projeto liderado por Lula.

No entendimento do ministro de Lula, o governo tem trabalhado com responsabilidade fiscal e social, buscando o crescimento econômico com inclusão.

“O presidente Lula sabe o que é passar necessidade. Ele tem um compromisso real com o povo brasileiro. E é por isso que tem priorizado programas que garantem comida no prato, emprego, renda e dignidade às famílias”, afirmou o ministro._

Aliado histórico de Lula, Silvio tem reforçado, em diversas agendas pelo país, a importância das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social. Ele também destacou que o Brasil precisa seguir avançando com diálogo, estabilidade e foco na população mais vulnerável.

“ Nosso governo acredita no poder transformador do Estado quando atua com seriedade. Estamos reconstruindo o Brasil com responsabilidade, colocando os pobres no orçamento e garantindo investimentos que melhorem a vida das pessoas”, concluiu.

Força tarefa prende um dos criminosos foragidos mais procurados do Estado

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) realizou, nesta sexta-feira (25/07), a prisão de um dos criminosos mais procurados do estado, conhecido pelo uso de diversas identidades falsas e pela alcunha de “Fabinho FB”. O homem foi capturado no bairro de Enseada dos Corais, em Cabo de Santo Agostinho, após diligências conduzidas pelas forças integrantes da FICCO. O indivíduo fazia uso de ao menos três identidades distintas com documentação falsa, o que dificultava sua localização. Durante a abordagem, um aparelho celular foi apreendido, bloqueadores de sinal de GPS e localizadores de rastreadores, todos encaminhados para perícia.

Ele também é responsável por inúmeros sequestros realizados na região metropolitana do Recife e era comparsa de John Caetano da Silva, vulgo Jones que matava com frequência por motivos banais e que em 2016 teve participação na explosão do muro da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, que resultou na fuga de cerca de 20 presos.

Contra o preso, pesavam dois mandados de prisão: um de recaptura expedido pela 2ª Vara Regional de Execução Penal da Capital, em razão de evasão de unidade prisional; e outro de prisão temporária, expedido pela 9ª Vara Criminal da Capital. Ambos os mandados são relacionados a investigações sobre tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa, crimes tipificados nos artigos 33 e 35 da Lei de Drogas (Lei 11.343/06) e no artigo 2º da Lei 12.850/2013, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão. O preso foi conduzido ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde permanece à disposição da Justiça.

*FICCO*

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP).

Polícia e Receita Federal apreendem 3 quilos de metanfetamina em Bezerros

Nota da Polícia Federal Ação conjunta da Polícia Federal e Receita Federal, prendeu em flagrante, no dia 25/07/2025, por volta das 12h, um autônomo de 24 anos, natural e residente em Bezerros/PE-(já foi internado na FUNASE quando tinha 16 anos, por ato infracional análogo ao roubo).

A prisão aconteceu durante investigação de rotina das duas corporações destinada a reprimir o tráfico interestadual de entorpecentes bem como outros tipos de ilicitudes de competência federal, as quais deram conta de que um autônomo estaria pra receber através dos Correios na casa de um amigo em Bezerros/PE, determinada quantia de drogas sintéticas. De posse dessas informações, os federais montaram vigilância, vindo a identificar o momento do recebimento da encomenda, sendo e realizada uma abordagem e ao ser verificada o interior da caixa foi localizado e apreendido cerca de *3 Kg (três quilos) de metanfetamina (droga sintética). Além da droga também foram apreendidos 01(um) aparelho celular e R$ 556 reais*

Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido localizado a droga, o preso recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para a Sede da Polícia Federal em Recife/PE, para adoção das medidas cabíveis, onde acabou sendo autuado pela prática do *crime contido no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas variam de 5 a 15 anos de reclusão*.

Em seu interrogatório o preso informou que receberia R$ 800 reais quando entregasse a encomenda para um comprador (não dando detalhes sobre ele). Após a autuação, o preso realizou exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal e foi levado para a audiência de custódia onde foi confirmada a sua prisão preventiva sendo encaminhado para o presídio.