Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas

Plataforma do Gov.Br, aplicativo Plataforma do Gov.Br

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando usuários de conta ouro do Gov.br a utilizarem a ferramenta de verificação em duas etapas, medida que dará mais segurança a cerca de 72 milhões de usuários.

De acordo com a pasta, a mudança não é obrigatória e, caso seja adotada, poderá ser desabilitada a qualquer momento.

O ministério, no entanto, ressalta que trata-se de uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”.

Atualmente, 27% das contas ouro já utilizam essa funcionalidade.

A plataforma Gov.br tem mais de 169 milhões de usuários e oferece mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Por meio da plataforma, é possível assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e fazer transferência de veículos. Há ainda pesquisa por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Ativação
O ministério informa que, a partir de agora, quando uma pessoa com conta Ouro fizer login no Gov.br, ela será convidada a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo.

“Nesta primeira vez, será possível pular a ativação, e será encaminhado um e-mail ou SMS avisando que, no próximo acesso, será solicitado habilitar a solução”, explica.

 

Após esse processo, ao fazer uma nova autenticação, a sugestão da ativação da verificação novamente recomendada.

“Caso o usuário tenha algum problema com a funcionalidade de segurança, é possível desativar a qualquer momento, basta seguir as regras disponíveis no aplicativo Gov.br em ‘Segurança da conta’. As orientações também estão disponíveis no portal”, destacou o ministério ao lembrar ser possível, ainda, conversar com um atendente para esclarecer eventuais dúvidas.

Secretário dos EUA diz que entrada em vigor de tarifas não será adiada

FILE PHOTO: U.S. Secretary of Commerce Howard Lutnick testifies before a House Appropriations Committee hearing on U.S. President Donald Trump's budget request for the Department of Commerce, on Capitol Hill in Washington, D.C., U.S., June 5, 2025. Reuters/Leah Millis/Arquivo/Proibida reprodução

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que as tarifas aos produtos brasileiros previstas para iniciarem em 1º de agosto não serão adiadas. Os produtos importados do Brasil pelos EUA serão taxados em 50%.

A afirmação foi feita neste domingo (27) durante entrevista do secretário ao programa Fox News Sunday.

“Com certeza não haverá mais prorrogações, não haverá mais [período de] carência. As tarifas estão programadas para o dia 1º de agosto. Colocaremos a Alfândega para começar a coletar o dinheiro”, disse.

Lutnick afirmou que o presidente Donald Trump estará aberto a “negociar e conversar com as grandes economias”. Ele, no entanto, ponderou que tais conversas podem esbarrar em dificuldades.

“Obviamente, após 1º de agosto, as pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Até lá, acho que o presidente vai falar com muitas pessoas. Se elas podem fazê-lo feliz é outra questão”, acrescentou.

Entenda

No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano a partir do dia 1º de agosto.

No documento, Trump diz ter adotado a medida sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, estaria sofrendo perseguição política.

Os Estados Unidos também iniciaram uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix.

O governo de Trump também revogou os vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”.

Na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está aberto a negociar com Trump e disse que o presidente dos Estados Unidos foi induzido a acreditar “em uma mentira”. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, Comércio e Serviço, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, lideram as iniciativas para uma solução diplomática com o país norte-americano. O governo também criou um comitê para discutir as taxações com o setor produtivo brasileiro.

Opinião | Dia do Escritor: como celebrar as letras em um país que pouco lê? – por Jénerson Alves

“Não leio.” Essa foi a resposta de muitos estudantes a uma pergunta sobre suas preferências literárias, em um questionário que realizei há algum tempo, em uma das escolas por onde lecionei. Isso reflete uma realidade nacional. A última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou que 53% da população brasileira se declara “não-leitora”, ou seja, não possui o hábito de ler regularmente. Tal cenário, a um tempo, gera lamento e inspira mudanças. 

A reflexão sobre a leitura adquire novos contornos ao levar-se em conta que em 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor. Essa data, escolhida em 1960 pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Paulo Penido, tem como objetivo celebrar os grandes talentos da literatura brasileira. Neste contexto, eclode a indagação: como celebrar as letras em um país que lê pouco?

Essa pergunta não possui uma resposta simples, mas aponta para a necessidade de ampliar a população leitora. Talvez um dos caminhos seja apostar na variedade de suportes literários. Para além do formato clássico do livro físico, a digitalização tem gerado um impacto significativo na relação entre o leitor e as obras. Por exemplo, os livros podem estar presentes em celulares e tablets, seja em formato pdf, seja como faixas de áudio.

Dados da Global View Research preveem um crescimento anual de 25% no mercado de audiolivros. Embora a forma tenha sua importância, o foco no conteúdo poderá conectar mais leitores ao vasto universo da leitura. É o gosto pelo saber que precisa ser ativado, sobretudo nas crianças e adolescentes – ressaltando que cada geração possui suas peculiaridades quanto às formas de aprender. 

Celebrar as letras é estimular o (auto)conhecimento, logo, um exercício que conduz à liberdade. Ensina-nos o padre Vieira que, assim como conviver com pessoas virtuosas gera hábitos virtuosos, ler bons livros gera bons aprendizados. A partir da leitura, diz-nos Vieira, “forma-se o espírito, nutre-se a alma com bons pensamentos; e o coração vem por fim a experimentar um prazer tão agradável que não há nada com que se compare; e só o sabe avaliar quem chegou a ter a fortuna de o possuir.”

Jénerson Alves é professor de Língua Portuguesa, poeta e jornalista.

Bezerros divulga grade de programação do Motofest

*PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 22° MOTOFEST DE BEZERROS 2025*

*Quinta feira (31/07)*

20h – Show de Manobras Equipe 081

21h – Cross Burg (Clássicos 60, 70 & 80)

*Sexta feira (01/08)*

08h – Recepção aos motociclistas

10h – Som Mecânico/ DJ

19h30 – Missa do Motociclista (Igreja Matriz)

20h30 – Vintage Boys (Rock a Billy)

23h – Mamelucos (Rock Nacional)

*Sábado (02/08)*

08h – Recepção aos Motociclistas

10h – Som Mecânico/ DJ

11h – Passeio a Serra Negra

13h – Feijoada para os motociclistas

17h – Bebo Blues (Blues)

19h30 – Entrega dos Troféus (no palco)

20h30 – Old Pack (Classic Rock)

22h30 – Leoni (Rock Nacional)

00h30 – Rádio Rock Band (Pop Rock)

*Domingo (03/08)*

08h – Despedida dos motociclistas

UFPE suspende as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos Campi de Recife e da Vitória de Santo Antão, nesta segunda-feira (28), pela manhã

A UFPE suspende as atividades acadêmicas e administrativas presenciais com base no alerta “Estado de Atenção da Apac”, no turno da manhã nesta segunda-feira (28), nos centros acadêmicos do Recife e da Vitória de Santo Antão.

1. Atividades acadêmicas na graduação:

Devem ser observadas as determinações presentes na Resolução nº5/2025, do Cepe/UFPE, durante o período de suspensão.

2. Atividades acadêmicas na pós-graduação:

Devem ser observadas as determinações presentes na Resolução CEPE nº 04/2022 (pós-graduação), durante o período de suspensão.

3. Atividades Administrativas:

Orientamos o registro da ocorrência pertinente no SIGRH, pelos servidores técnico-administrativos.

4. Atividades acadêmicas do Colégio de Aplicação:

A direção do Colégio de Aplicação irá dar orientações específicas no início da manhã do dia 28/07 para toda a comunidade escolar.

5. Atividades essenciais:

Ressaltamos a preservação dos serviços essenciais e o acesso a espaços físicos da instituição, conforme a Resolução nº 04/2021, do Conselho de Administração, para identificação de problemas, danos, realização de vistorias e de pareceres.

A UFPE enfatiza que os integrantes de toda a comunidade acadêmica não devem se colocar em situação de risco em seus deslocamentos.

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, especialista destaca medidas para garantir segurança na construção civil

53 anos após a oficialização do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho e instituído pelas Portarias nº 3.236 e 3.237, de 1972, o Brasil ainda conta com altos índices de afastamentos e óbitos relacionados ao ambiente ocupacional. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2024, o país registrou um total de 724.228 acidentes laborais. A análise aponta ainda que o setor da construção civil conta com a maior concentração de ocorrências, ao lado dos segmentos de saúde e transporte.

O técnico em segurança do trabalho do empreendimento Nassau Garden, Yago Yann, chama a atenção para algumas medidas que podem garantir a saúde e a proteção dos colaboradores na área de construção. “Alguns dos protocolos a serem seguidos são: treinamentos, acompanhamento das atividades em obra de maneira diária, procedimentos bem definidos e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, ressalta. Trava quedas, cinturão de segurança, capacetes, óculos, luvas de proteção, bota e protetor auricular estão entre os principais dispositivos a serem utilizados.

Segundo o especialista, no condomínio, que é vertical e exige trabalho em altura, os colaboradores são preparados conforme a norma regulamentadora NR-35, que estabelece cuidados mínimos de segurança e saúde para qualquer atividade executada acima de 2 metros do nível inferior. “O Nassau Garden é o primeiro vertical da Viana e Moura e nele adotamos processos e ações com base em normas, reuniões e rotinas que visam monitorar tudo o que está sendo cumprido e o que pode ser melhorado”, afirma.

Para combater os altos índices de acidentes, o acompanhamento de um profissional de segurança do trabalho no segmento é obrigatório e faz toda a diferença. Além disso, a função também é fundamental para combinar a boa convivência, adaptação dos colaboradores à cultura de segurança, adesão efetiva aos treinamentos e o uso adequado dos equipamentos de proteção em cada atividade executada

Festival Pernambuco Meu País esquenta segunda noite em Salgueiro sob batuta do samba

Na segunda noite do palco  Pernambuco Meu País, o samba e o pagode tomaram conta da Praça da Bomba em Salgueiro. Nomes do Caruaru ao Rio de Janeiro, passando por Salvador e Olinda,  mostraram a versatilidade de um dos mais brasileiros dos ritmos, com shows de Xande de Pilares, Xanddy Harmonia, Douglas Leon, Ramon Schnayder e a bateria do Preto Velho, em uma noite que os batuques conduziram o ritmo dos corações e dos pés.

A secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, esteve presente na noite do samba e destacou a importância de uma noite dedicada ao ritmo dentro do festival. “Noite do samba é noite da cultura popular. Importante trazer para Salgueiro os nomes que estamos trazendo, essa música potente que é o samba, que vem do povo preto, é um movimento de resistência e pertencimento. Pernambuco Meu País vai até setembro trazendo isso tudo em uma culminância de linguagens culturais”, declarou. 

A bateria do Preto Velho veio direto de Olinda para aquecer o público que chegava com seus tambores e passistas, mostrando a força da cultura popular pernambucana dentro do samba . Em seguida, foi a vez de Ramon Schnayder e Douglas Leon, com shows lotados de sucessos que foram de Calcinha Preta a Xuxa em ritmo de pagode. 

Em seguida, diretamente da quadra do Acadêmicos do Salgueiro para a cidade sertaneja de Salgueiro, Xande de Pilares mostrou porque é uma das maiores vozes do samba deste século. No palco, fez questão de ressaltar sempre a felicidade de estar na cidade que leva o nome da escola de samba de seu coração. Iniciou o show com as grandes canções de seus anos na banda Revelação, como “Deixa Acontecer”, “Velocidade da Luz” e “Grades do Coração”. Em seguida, rendeu homenagens a músicos que partiram neste ano, como Bira Presidente, Anderson Leonardo (Molejo) e Preta Gil, passeando ainda por nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Tim Maia e Djavan, emendando com os sucessos de sua carreira solo.

“Eu estou muito feliz em conhecer essa cidade que eu tinha o sonho de conhecer por ser o nome da minha escola e principalmente da forma que fui recebido, com tanto carinho, com tanto amor. Foi bonito poder dedicar esse show a minha filha, que tem apenas 1 anos e seis meses, minha parceira mais nova de música”, afirmou Xande após a apresentação.

Após o Xande carioca, foi a vez do Xanddy baiano. Mesmo encerrando a noite, Harmonia encontrou um público que parecia longe de estar cansado, acompanhando todos os hits dos tempos de Harmonia do Samba do cantor, além de interpretações de canções de contemporâneos, como É o Tchan e novos nomes, como João Gomes . Todo mundo acompanhou as coreografias do pagode baiano, com direito a participação de dançarinos vindos da plateia para o palco de todas as idades.

A programação do palco Pernambuco Meu País se encerra neste domingo (27) em Salgueiro, com shows do Coral Aboios de Serrita, Joquinha Gonzaga, Mastruz com Leite, Anjo Azul e Limão com Mel, com o DJ Kaliu comandando os intervalos no Som na Rural

Liana Cirne celebra aniversário reforçando pré-candidatura a deputada federal pelo PT

A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), celebrou seu aniversário neste sábado (26), na sede do Patusco, em Olinda, em um evento que reuniu importantes nomes da política pernambucana e lideranças dos movimentos sociais. A festa, com tom de confraternização, também deixou uma forte mensagem de articulação política, reforçando sua pré-candidatura a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores.

O evento evidenciou o capital político de Liana, com a presença expressiva de parlamentares, dirigentes partidários e representantes da base popular, consolidando seu nome como uma das principais vozes da esquerda no estado.

Conhecida por sua atuação combativa na Câmara Municipal do Recife, a vereadora tem se destacado na defesa de pautas ligadas à justiça social, aos direitos humanos e ao enfrentamento da extrema-direita.

Estiveram presentes na festa nomes como: a senadora Teresa Leitão (PT), o senador Humberto Costa (PT), a deputada delegada Gleide Ângelo (PSB), o deputado João Paulo (PT), Paulo Rocha (CUT), Ivete Caetano (SINTEPE); os secretários Marco Aurélio Filho, Vinicius Castello, Yanne Teles e Patrícia Brasil; além das vereadoras Jô Cavalcante (PSOL), Kari Santos (PT), Eugênia Lima (PT) e Gabi Jerônimo (PT).

“Este é um momento de alegria e também de reafirmação do nosso compromisso com o povo, como diz o tema da festa: ‘Defender o Brasil, lutar por Pernambuco’. Sabemos que 2026 será decisivo para o futuro do Brasil, e estou pronta para vestir a camisa e cumprir a missão dada pelo meu partido”, declarou Liana durante a comemoração.

O evento também serviu como espaço de escuta e diálogo com as bases, reforçando o estilo participativo que marca sua trajetória política. Durante os discursos, os políticos presentes destacaram a importância de candidaturas comprometidas com os interesses populares no Congresso Nacional.

A pré-candidatura de Liana Cirne já conta com o apoio de diversos segmentos do PT e deve ganhar ainda mais força nos próximos meses. A parlamentar tem realizado uma série de agendas pelo interior do estado. Em 2022, Liana obteve 57 mil votos e ficou como primeira suplente da federação. No ano passado, foi reeleita vereadora com votação histórica da esquerda no Recife. Com 14.810 votos, foi a segunda mais votada pela esquerda em toda a história da capital pernambucana.

Helinho Aragão admite possibilidade de votar em Eduardo da Fonte para o Senado: “Fui claro, disse a ele que não tenho nenhuma restrição ao seu nome”

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do PSD, tem feito um começo de gestão digno de elogios e de reconhecimento popular. Não à toa números de pesquisas feitas recentemente mostram uma aprovação de 85% aos seus primeiros meses como gestor da Capital das Confecções. Helinho é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores prefeitos de Pernambuco.

Sua boa atuação no campo administrativo, por consequência, desperta o interesse da classe política estadual, que enxerga em Helinho uma das mais expressivas forças eleitorais de Pernambuco. Na manhã desta sexta-feira, dia 25, ele concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’ da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier e falou sobre vários assuntos, dentre eles, sua expectativa para o período eleitoral de 2026.

Um dos temas que mais chamou a atenção na entrevista foi a sua preferência dentre os pré-candidatos ao Senado Federal. Helinho revelou que tem uma relação de proximidade com o ministro Silvio Costa Filho, que pretende disputar o Senado pelo Republicanos e revelou que pode sim, votar em Eduardo da Fonte, que também pleiteia o Senado Federal. “Conversei com ele semanas atrás e já marquei de visitar seu gabinete, em Brasília, nos próximos dias. Fui claro, disse a ele que não tenho nenhuma restrição ao seu nome e posso sim, votar nele para senador”, disse o prefeito.

Pernambuco Meu País tem noite de samba raiz e pagode das antigas neste sábado em Salgueiro

Após uma noite emblemática de pura “sofrência” com shows dos icônicos Kelvis Duran, Adílson Ramos, Pablo e Juarez, o palco Pernambuco Meu País se transformará em um verdadeiro terreiro de samba raiz e pagode das antigas na noite deste sábado (26/07), em Salgueiro, dando continuidade à segunda edição do festival realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Às 18h30, a abertura da programação ficará por conta do Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho, prometendo esquentar o público logo no começo da noite. Em seguida, às 19h20, sobe ao palco Ramon Schnayder, e às 20h50, Douglas Leon. O romantismo tomará conta quando Xande Pilares subir ao palco, às 22h40, com seu repertório de sambas clássicos, colocando todo mundo no sapatinho. Na virada da madrugada, às 00h30, Xanddy Harmonia chegará com a proposta de resgatar a memória afetiva mais pagodeira do público, com músicas atuais e também hits da banda Harmonia do Samba, a qual era cantor em meados da década de 90 e início dos anos 2000. E para não deixar a chama apagar, os intervalos serão agitados pelo Som na Rural de Roger de Renor, com set do DJ Murilo França.

Além do palco musical Pernambuco Meu País, o festival em Salgueiro conta com mais de dez polos culturais espalhados pela cidade, com atrações diversas e abertas ao público nos países das Artes Cênicas, da Música, das Brincadeiras (Infantil), das Conexões Urbanas, das Conexões Visuais, da Economia Criativa (Feira de Artesanato e Gastronomia) e das Culturas Populares. O público também poderá conferir exposições visuais, rodas de conversa, oficinas, passarelas de moda e ações formativas do Forma PE, além de serviços e orientações do Rede PE, reunindo instituições estaduais como o Funcultura, Detran-PE e AGE.

O festival Pernambuco Meu País segue com atrações até este domingo (27), em Salgueiro, com destaque para os shows de Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul. No mesmo fim de semana, a cidade de Triunfo também recebe o projeto com apoio ao palco musical, integrando a programação da 67ª Festa do Estudante, com shows de Paulo Miklos, Calcinha Preta e Walkyria Santos, entre outros nomes.

“A segunda edição do Pernambuco Meu País marca a consolidação de uma das mais importantes iniciativas de democratização e descentralização de políticas públicas em cultura que surgiram nos últimos tempos. Será o começo de mais uma linda jornada que mostrará, mais uma vez, a força da classe artística do estado e a nossa vocação para a diversidade cultural, agora repleta de novidades”, afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

“O festival tem consolidado como uma política pública, que promove a democratização do acesso à cultura no Estado, a partir da difusão das manifestações artísticas, nas diversas linguagens culturais. Com uma curadoria plural, construída com raízes sólidas, confirma o compromisso da Governadora Raquel Lyra com descentralização das ações do governo, valorização dos artistas pernambucanos e fortalecimento da economia criativa”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba

*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO (26/07) EM SALGUEIRO:*

*Palco Pernambuco Meu País*

26/7

18h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho

19h20 – Ramon Schnayder

20h50 – Douglas Leon

22h40 – Xande de Pilares

00h30 – Xanddy Harmonia

Som na Rural e Murilo França DJ (nos intervalos)

*País das Artes Cênicas*

Casa da Cultura

26/7

17h | Quero Ser Uma Lapinha

19h | Ybirá e as Sementes de Algaroba

*País das Brincadeiras*

Museu do Couro

26/7

15h | Espetáculo Versos e Passos

16h | Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim

17h | Espetáculo Um Curto-Circuito de Risos!

*País das Conexões Criativas*

Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

26/7

16h30 | Desfile Thiago Amaral

*País das Conexões Urbanas*

Praça Santo Antônio

26/7

16h | Grupo de Danças Arte e Movimento

18h | Flor de Urtiga

*País das Conexões Visuais*

Casa da Cultura

26/7

Exposição Cuba Contemporânea

Encantos e encantamentos com as imagens e histórias dos Orixás

*País das Culturas Populares*

Museu do Couro

26/7

15h | Afoxé Raízes de Zumbi

16h | Banda de Pife e Zabumba São Sebastião

17h | Samba de Véio da Ilha de Massangano

*País da Música*

Museu do Couro

26/7

18h | Sarah Leandro

19h20 | Anchieta Dali

*Cortejos*

Em vários pontos da cidade

26/7, a partir das 16h

Assoc. Cultural dos Bacamarteiros Baixa Verde de Santa Cruz da Baixa Verde

Quadrilha Junina Brilho Matuto

Quadrilha Junina Mulambenbes em Pernas de Pau

Boi Estrela Solar

*26/7, a partir das 18h*

Agremiação Boi Arcoverde

Maracatu Batuque do Sertão

Os Bonecandos

La Ursa Bethânia

Urso Vagalume

*País da Economia Criativa*

Museu do Couro, a partir das 15h

26/7

Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia

*Forma PE*

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

26/07 | 9h às 12h – Atividade Formativa Passarela | 30 vagas

*Rede PE Meu País*

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

26/07 | 16h às 18h – Workshop Edital Funcultura

26/07 | 14h às 18h – Tira dúvidas sobre prestação de contas e cadastro do CPC (Funcultura)