STF mantém medidas cautelares contra ex-presidente Jair Bolsonaro

Foto colorida em formato paisagem da fachada da lateral do prédio do STF com o céu ao fundo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu na Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado. Segundo o ministro, Bolsonaro descumpriu a proibição de divulgação de conteúdos em redes sociais de terceiros. No entanto, por se tratar de um evento isolado, sem registro de outros descumprimentos, e após a defesa informar que o ex-presidente vem respeitando as regras de recolhimento, o ministro decidiu não converter as medidas cautelares em prisão preventiva.

Na semana passada, após solicitação da Polícia Federal (PF) e com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro impôs a Bolsonaro medidas cautelares de uso de tornozeleira eletrônica; recolhimento domiciliar no período noturno e aos fins de semana; proibição de acesso a embaixadas e consulados e de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras; e proibição de utilização de redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros. A decisão foi referendada pela Primeira Turma do STF.

Atuação junto a autoridades estrangeiras

A PF apontou que o ex-presidente e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, seu filho, vêm atuando, nos últimos meses, junto a autoridades dos Estados Unidos da América com o objetivo de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do Estado Brasileiro, em razão de suposta perseguição no âmbito da AP 2668. Segundo a PF, ambos atuaram “dolosa e conscientemente de forma ilícita” e “com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa Corte.”

Na última segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados, ao exibir o aparelho de monitoramento eletrônico, Bolsonaro fez um discurso transmitido em plataformas digitais e postado em diversos perfis. Após o episódio, o relator pediu informações à defesa, que afirmou que o réu está cumprindo as determinações e questionou se a proibição abrangia também a concessão de entrevistas.

Atuação de “milícias digitais”

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes esclareceu que Bolsonaro não está proibido de conceder entrevistas ou fazer discursos públicos ou privados. Segundo ele, o que a cautelar impede é a instrumentalização dessas entrevistas ou discursos para posterior divulgação nas redes sociais, especialmente por meio da atuação de “milícias digitais” e apoiadores políticos previamente coordenados para esse fim. “Não seria lógico e razoável permitir a utilização do mesmo modus operandi criminoso, com diversas postagens nas redes sociais de terceiros”, afirmou.

O ministro destacou ainda que Eduardo Bolsonaro, também investigado pelos mesmos fatos, publicou o discurso do pai em suas redes sociais logo após o ocorrido. Para o ministro Alexandre, “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta”.

Entretanto, por considerar que se trata de uma irregularidade isolada e após as alegações da defesa afirmando que as regras de recolhimento estão sendo cumpridas, o ministro deixou de converter as medidas cautelares em prisão preventiva. Advertiu, porém, que, em caso de novo descumprimento, a conversão será imediata, conforme o artigo 312, parágrafo 1º, do Código de Processo Penal (CPP).

Leia a íntegra da decisão.

Financeiras poderão exercer atividade de fintech de crédito

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Foto:José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

A partir de setembro, as financeiras poderão exercer atividades de fintechs (empresas de tecnologia financeira) de crédito e de instituições de pagamento (que movimentam pagamentos, mas não oferecem empréstimos). O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (24) uma resolução que moderniza as regras das financeiras e permite a incorporação de uma série de serviços, regulamentados por outras normas.

As financeiras também poderão atuar como credenciador, instituição de pagamento que faz a ponte entre comerciantes e as bandeiras de cartão de crédito e débito. Elas também poderão participar no capital social de outras sociedades de crédito.

Em nota, o Banco Central (BC) informou que as novas regras melhoram a competitividade e criam incentivos para que as fintechs de crédito e as instituições de pagamento se tornem financeiras, conforme expandam seus negócios, num “segmento mais compatível com suas estratégias, operações e clientes”.

O CMN esclareceu que as financeiras podem emitir letras de crédito imobiliário (LCI) e certificados de operações estruturadas (COE), também podendo podem captar recursos no exterior. Elas já podiam fazer esse tipo de operação com base nos respectivos marcos legais e normativos, mas as regras, distribuídas em diversos atos, foram incorporadas ao texto único.

Consulta pública
A resolução consolida as regras das sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas popularmente como financeiras. Segundo o BC, as novas regras resultam de uma consulta pública aberta em 2024, que teve a participação de 33 respondentes, entre associações representativas de instituições autorizadas a funcionar pelo BC, financeiras, escritórios de advocacia e até pessoas físicas.

Além de consolidar normas que estavam dispersas pela legislação, a resolução revogou regras obsoletas em vigor desde 1959. Segundo o Banco Central, o ato normativo incorpora todas as operações atualmente permitidas às financeiras, considerando seu foco no mercado de crédito, e inclui atividades de instituições mais recentes, como instituições de pagamento e fintechs de crédito, potencialmente ampliando a competitividade do segmento.

Em nota, o BC explicou que a nova resolução traz mais segurança jurídica, ao unificar as normas, e busca “posicionar adequadamente as sociedades de crédito, financiamento e investimento em relação a instituições com escopo mais limitado de atuação”.

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre meninas venezuelanas

O presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo (8) de um passeio de moto em Brasília em homenagem ao Dia dos Pais.

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta quinta-feira (24) o ex-presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de R$ 150 mil em danos morais coletivos pela entrevista na qual ele disse que “pintou em clima” ao encontrar jovens venezuelanas.

A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) ao julgar um recurso do Ministério Público para reformar a sentença de primeira instância que absolveu Bolsonaro.

Por maioria de votos, a Quinta Turma do tribunal entendeu que as falas do ex-presidente levaram “sofrimento e assédio” às adolescentes e suas famílias.

“A frase pintou um clima em referência a adolescentes, somada à inferência direta e maliciosa de que ganhar a vida se refere à exploração sexual ou à prostituição, objetifica as jovens, as sexualiza e insinua, de maneira inaceitável, uma situação de vulnerabilidade e disponibilidade sexual. Tal abordagem é, de modo flagrante, misógina, por vincular a aparência física feminina a uma conotação sexual pejorativa, e aporofóbica, ao associar a condição social de migrantes e a penúria econômica à suposta necessidade de prostituição”, diz trecho da decisão.

Durante a campanha eleitoral de 2022, Bolsonaro deu entrevista a um canal de podcast e narrou que, em visita à localidade de São Sebastião, no Distrito Federal (DF), em 2021, se deparou com adolescentes venezuelanas bem arrumadas, o que, para ele, demonstraria estarem submetidas à exploração sexual para “ganhar a vida”.

“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado, de moto. Parei a moto em uma esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas. Três, quatro. Bonitas. De 14, 15 anos. Arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. Posso entrar na sua casa? Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, contou Bolsonaro.

Além do pagamento de indenização de R$ 150 mil, o ex-presidente está proibido de constranger crianças e adolescentes a reproduzirem gestos violentos, divulgar imagens de crianças na internet e de utilizar palavras com conotação sexual em situações envolvendo crianças.

Cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Defesa

Em nota, o advogado Marcelo Bessa disse que a defesa do ex-presidente “recebeu com surpresa a decisão”.

“Os fundamentos adotados pela Corte desconsideram integralmente decisões definitivas proferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, citam provas inexistentes nos autos e, por tais razões, a referida decisão certamente não irá prevalecer no Superior Tribunal de Justiça”, declarou.

General diz que visitou acampamento golpista como cidadão

O secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mario Fernandes, durante o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Presidência da República.

O general do Exército Mário Fernandes, um dos réus no processo da trama golpista, disse nesta quinta-feira (24) que visitou como “cidadão” o acampamento golpista montado em frente ao quartel do Exército em Brasília após o ex-presidente Jair Bolsonaro sair derrotado das eleições presidenciais de 2022.

O militar, que está preso desde novembro do ano passado, foi interrogado, por videoconferência, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos réus do núcleo 2 da ação penal da trama golpista.

O grupo é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de planejar ações para tentar sustentar a permanência ilegítima de Bolsonaro no poder, em 2022.

Mário Fernandes é apontado como elo entre os golpistas que estavam acampados e o então governo de Bolsonaro.

Na audiência, o militar confirmou que esteve alguma vezes no QG do Exército. Ele foi ouvido por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

“As vezes que eu fui no QG, fui como cidadão, vendo que era importante para o brasileiro apresentar suas demandas sociais e políticas”, afirmou.

Fernandes também defendeu os manifestantes que estavam no acampamento e disse que parte deles não era golpista.

“Chamar as pessoas que tiveram no 8 de janeiro como golpistas, eu posso até aceitar. Todos eles? Ali foram só alguns. Os que estavam na frente dos quarteis do Exército, eles entraram lá por vários motivos, até mesmo pelo festejo de reunirem patriotas, pessoas vestidas de verde e amarelo para conversarem sobre questões do país”, disse.

“Punhal Verde e Amarelo”

Durante o governo Bolsonaro, o general ocupou o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi responsável, segundo as investigações, pela elaboração do arquivo de word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento “voltado ao sequestro ou homicídio” do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

No depoimento, o general alegou que o arquivo era pessoal, mas confirmou que determinou a impressão do documento em uma impressora do Palácio do Planalto.

Contudo, segundo o militar, o documento era destinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que era comandado pelo general Augusto Heleno, que também é réu. Ele negou que o arquivo seria apresentado em uma reunião com Bolsonaro.

“A determinação foi minha ao meu chefe de gabinete, o Reginaldo Vieira de Abreu, que emitisse seis cópias. Essas seis cópias foram emitidas. O objetivo delas era apresentar ao GSI, que, doutrinariamente, era responsável pela montagem do gabinete de crise”, disse.

“Não quer dizer a crise que a PGR pensa que é. Poderia ser qualquer outra crise. Era um assessoramento em apoio, no caso, ao general Heleno, que é um grande amigo, um grande mentor. Não tinha nada a ver com apresentação ao Bolsonaro”, completou.

O interrogatório dos réus é uma das últimas fases da ação penal.

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição os acusados do núcleo 2 ocorra no segundo semestre deste ano.

A denúncia da PGR sobre a trama golpista foi dividida em quatro núcleos. O núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, foi interrogado no mês passado. Essa parte do processo está nas alegações finais, última fase, e deve ser julgada em setembro.

Com Lula e Silvio Costa Filho, Embraer tem o maior crescimento da história

A aviação brasileira está voando alto e com grandes números neste primeiro semestre. Após bater recorde de movimentação de passageiros, o setor da aviação brasileira avança na fabricação e comercialização de aeronaves. Entre abril e junho deste ano, a Embraer – fabricante brasileira de aeronaves – entregou 61 novas aeronaves. A carta de pedidos atual da companhia brasileira soma um faturamento próximo de US$ 30 bilhões (mais de R$ 165 bilhões), maior crescimento da história.

“O crescimento dos pedidos de aeronaves da Embraer tem um impacto muito positivo para toda cadeia produtiva e a economia brasileira, gerando mais empregos e renda para o setor. Esse aumento na procura por aviões comerciais, executivos e de defesa também reflete a confiança dos investidores com a companhia e fortalece a imagem do Brasil como um centro de excelência em tecnologia aeroespacial”, avaliou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; ao anunciar os dados que são frutos de uma ação integrada entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embraer.

Entre abril e junho, a Embraer vendeu 19 aviões comerciais, 38 jatos executivos e quatro aeronaves militares, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram encomendadas 47 aeronaves.

“Esse é o governo do presidente Lula. Trabalhando para oferecer melhor saúde, educação, segurança e infraestrutura para população, mas também buscando ações para o fortalecimento das nossas companhias”, complementou Costa Filho.

Vale lembrar que o governo brasileiro tem trabalhado para ampliar as encomendas da Embraer através de acordos internacionais. Recentemente foi fechado um acordo com o Japão para a compra de 20 jatos E-190, além de outras parcerias em combustível sustentável e aeronaves elétricas. O Governo Federal também tem focado em fortalecer a indústria nacional e incentivar as exportações, como no caso do programa Nova Indústria Brasil.

Pela primeira vez no interior de Pernambuco, REC’n’Play vai inaugurar nova sede do Armazém da Criatividade de Caruaru

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (24), uma importante notícia para a consolidação do ecossistema de inovação no Agreste pernambucano: em 2025, pela primeira vez, o REC’n’Play será realizado também no município de Caruaru. O evento vai ocorrer entre os dias 28 e 30 de agosto, na nova sede do Armazém da Criatividade da cidade (situada na histórica Fábrica Caroá), que será inaugurada na abertura do festival.

“Está marcada a data do primeiro Rolê REC’n’Play Caruaru. Um evento que já é consolidado no Recife há muitos anos agora chega ao Agreste pernambucano, celebrando a inauguração do novo Armazém da Criatividade. Só neste evento, que acontece de 28 a 30 de agosto, serão investidos R$ 1,5 milhão para impulsionar um novo ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, promover rodadas de negócios, fortalecer a economia criativa e garantir mais geração de emprego e renda para a nossa gente. É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento total de R$ 44,5 milhões, maior contrato de gestão já firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, a nova sede do Armazém da Criatividade possui uma estrutura moderna, com 2.500 m² de área construída, representando uma nova fase do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa no interior do Estado. Os recursos, oriundos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), permitiram a requalificação completa da Fábrica Caroá, agora adaptada para funcionar como centro de inovação, prototipagem, qualificação e apoio a negócios criativos e tecnológicos.

“A nova sede do Armazém da Criatividade fortalece o nosso compromisso com a interiorização da inovação e o desenvolvimento regional sustentável. Trata-se de um equipamento estratégico, que vai ampliar oportunidades, formar talentos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano”, afirmou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

O espaço, que possui capacidade total para até 526 pessoas, nasce conectado a uma rede de parcerias estratégicas firmadas com empresas, instituições de ensino, agências de fomento e ambientes de inovação. Entre os parceiros estão Softtex, Tapioca Valley, Sebrae, Senac, CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Prefeitura de Caruaru, entre outros. “A inauguração da nova sede do Armazém da Criatividade em Caruaru é um passo decisivo na missão de tornar a inovação um motor de transformação em todo o Estado. Mais do que um imóvel requalificado, estamos entregando um espaço onde ideias ganham forma, talentos são revelados e sonhos se tornam projetos concretos. É a prova de que o interior tem força, criatividade e capacidade para liderar a nova economia do conhecimento”, destacou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

*Rolê REC’n’Play Caruaru -* Com investimento estadual de R$ 1,5 milhão, a primeira edição interiorana do REC’n’Play, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, empreendedorismo e cultura do país, terá programação gratuita voltada para estudantes, empreendedores e profissionais de Caruaru e região. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, que contará com 100 atividades, incluindo palestras, oficinas, competições, mostras interativas, shows e experiências imersivas em arenas temáticas, como a Arena Gamer e a Arena de Robôs. Também haverá programação especial para o público infantil, com atividades lúdicas que integram tecnologia, criatividade e educação.

“Estamos descentralizando oportunidades e fomentando o empreendedorismo local com ações que promovem a inclusão produtiva, a qualificação profissional e a formação de um ecossistema de inovação no Agreste pernambucano”, disse Mauricélia Montenegro. “O Rolê REC’n’Play em Caruaru simboliza um novo capítulo para a inovação em Pernambuco. Estamos mostrando que o futuro também nasce no interior, onde há talento, criatividade e vontade de transformar realidades. Estamos conectando talentos locais a um ecossistema dinâmico de tecnologia e empreendedorismo, criando oportunidades reais para transformar o Agreste em um novo polo de desenvolvimento”, completou Lucena.

Mais informações sobre a programação do Rolê REC’n’Play serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Governo de Pernambuco e do Porto Digital.

“1000 Pelo Parque” celebra aniversário da Serra dos Cavalos com plantio de mudas e atividades educativas

Em comemoração ao 42° aniversário do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos, será realizado o evento “1000 Pelo Parque” no próximo sábado (26), com uma programação especial voltada à preservação ambiental e ao envolvimento da comunidade.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), e terá início às 8h, com café da manhã coletivo e solenidade de abertura. Em seguida, será realizado o plantio de 1000 mudas nativas, com o objetivo de recuperar uma área degradada dentro do parque.

Além do plantio, o evento contará com ações de educação ambiental para crianças, palestras sobre sustentabilidade, trilha interpretativa guiada por condutores ambientais, soltura de animais silvestres e uma mostra expositiva promovida pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), reforçando a importância da conservação da biodiversidade local.

*Serra dos Cavalos preserva biodiversidade*

Situado na divisa entre os municípios de Caruaru e Altinho, o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho é uma das principais Unidades de Conservação de Pernambuco. Com 359 hectares de Mata Atlântica montana, o parque está localizado em um brejo de altitude do Planalto da Borborema, entre 820 e 950 metros, o que garante clima ameno e vegetação exuberante em meio ao semiárido da Caatinga.

Criado por lei municipal em 1983, o parque homenageia o ambientalista João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro nos estudos ambientais no Brasil e um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde então, o espaço se consolidou como referência em pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade.

A unidade abriga áreas de floresta em diferentes estágios de preservação, com trechos em regeneração e outros mais isolados, com árvores de grande porte, copa fechada e fauna diversificada. É também responsável pela proteção de nascentes que abastecem dois açudes, garantindo água para comunidades do entorno.

Por suas características únicas, o Parque Serra dos Cavalos é considerado um refúgio pleistocênico — expressão usada para designar locais que abrigam espécies de plantas e animais remanescentes do período do Pleistoceno. A vegetação típica da Mata Atlântica convive, ali, com espécies que também são encontradas na Floresta Amazônica e no Sudeste do país, o que confere ao local grande valor ecológico.

Além da importância ambiental, o parque é uma opção de lazer e ecoturismo. A estrutura conta com trilhas ecológicas guiadas e, no entorno do parque, restaurante, área de camping e espaços para atividades educativas. Escolas, grupos de visitantes e pesquisadores encontram no local uma oportunidade de vivenciar a natureza e compreender os desafios da conservação.

Curso de Cuidador da Pessoa Idosa forma nova turma em Caruaru e já soma cerca de 500 pessoas qualificadas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Com o encerramento dessa turma, a iniciativa já contabiliza aproximadamente 500 pessoas formadas desde a sua criação, fortalecendo a rede de atenção e cuidado à população idosa do município.

Realizado em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e outras instituições da rede de proteção, o curso integra a política pública de cuidado integral à pessoa idosa, promovendo uma formação gratuita, completa e de qualidade.

A capacitação teve carga horária com aulas teóricas e práticas, visitas técnicas e estágio supervisionado, o que garantiu aos participantes uma preparação humanizada, voltada às reais necessidades dos idosos.

“Chegar a quase 500 pessoas capacitadas é um marco importante para a saúde pública de Caruaru. Estamos investindo em cuidado e em oportunidade. É um compromisso com o presente e com o futuro, já que, segundo o IBGE, até 2050 a população idosa será maior que a população jovem no Brasil”, destacou o coordenador de Saúde Mental de Caruaru, Helison Ferreira.

Projeto “Meu Amigão” volta ao Marco Zero com nova edição para adoção de pets nesta quinta-feira (24)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB) e da AME Animal, realizará nesta quarta (23) e quinta-feira (24), no Marco Zero, mais uma edição do projeto “Meu Amigão”, ação que promove a adoção responsável de cães e gatos. O evento tem início previsto para às 9h.

Os interessados em adotar devem ter 18 anos ou mais e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No local, será necessário assinar um termo de responsabilidade, garantindo os cuidados e o bem-estar do animal adotado.

Os animais disponíveis, entre filhotes e adultos, já foram vermifugados. Os adultos são entregues castrados, e os filhotes com a castração agendada para o momento adequado, conforme a idade.

Aqueles que não puderem comparecer ao evento têm a opção de adotar diretamente na sede da AME Animal, que conta com pets disponíveis ao longo de todo o ano. A unidade está localizada na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1.000, bairro Indianópolis, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Festival Pernambuco Meu País começa itinerância cultural neste fim de semana em Salgueiro e Triunfo

A partir de desta quinta-feira (24), todos os caminhos levam para Salgueiro, onde serão abertas as portas da cultura no Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A data marca o início da segunda edição do evento e a retornando a maratona de shows e ações das mais diversas linguagens artísticas e de economia criativa em mais de 15 polos. Serão quatro dias de festival, com apresentações de grandes nomes da música pernambucana e nacional, como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia e Limão com Mel, além das ações de circo, artes visuais, artesanato, cultura popular, dança, fotografia, literatura, moda, teatro e atividades formativas. No mesmo fim de semana, o projeto Pernambuco Meu País chega à Terra dos Caretas para reforçar a programação da Festa do Estudante de Triunfo, com o palco Pernambuco Meu País na cidade, trazendo atrações de destaque da música pernambucana e nacional.

E a segunda edição do festival começa com novidades. Na quinta-feira (24), em Salgueiro, a cidade já vai entrar no clima de festa com a chegada da Trupe Pernambuco Meu País tomando as ruas da cidade com um grupo de artistas trazendo circo, dança, música, poesia e teatro, promovendo um verdadeiro arrastão cultural com a participação do povo. Na sexta-feira (25), os mais de dez polos espalhados pela cidade iniciam suas programações até o domingo (27).

 
O palco Pernambuco Meu País, montado na Praça da Bomba, abre sua grade sempre com grupos de cultura popular pernambucana, com apresentações do Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho e do Coral Aboios de Serrita. Por lá, no palco que leva o nome do festival, teremos dias dedicados a ritmos como o samba, o brega, o arrocha e o forró. As vozes românticas de Adilson Ramos, Pablo e Kelvis Duran animam a primeira noite. O pagode e o samba dominarão a noite do sábado através do som de Xande de Pilares e Xanddy Harmonia. Na última noite, as principais atrações colocarão o público para dançar juntinho ao som de Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul. 

Como na primeira edição do festival, as atividades das sextas-feiras no palco são abertas pelo espetáculo Pernambuco Meu País, um portal que se abre para a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana. Deste portal saem as veias culturais que nos compõem como povo pernambucano: as diversas tradições espalhadas pelo nosso Estado. A dramaturgia é cantada e tocada ao vivo, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Já os intervalos serão comandados por DJs na tradicional agitação cultural do Som na Rural, outra novidade desta edição. 

Durante o festival, também retornam os Cortejos Brincantes de Pernambuco, que levarão fundamentais expressões da nossa cultura popular, como o boi, frevo, maracatu, caboclinho, quadrilha e bacamarte para as ruas da cidade por todos os dias. Em Salgueiro, serão aportados os países das Artes Cênicas, da Música, das Brincadeiras (Infantil), das Conexões Urbanas, das Conexões Visuais, da Economia Criativa (Feira de Artesanato e Gastronomia), das Culturas Populares e da Literatura.. 

Neste ano, o Governo do Estado implementará  o Forma PE, núcleo de formação, diálogo e serviços do festival, voltado para o fortalecimento da profissionalização de artistas, produtores, artesãos e fazedores de cultura, e o Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado. Neste primeiro fim de semana, as atividades educativas serão voltadas para a imersão prática no desenvolvimento de projetos culturais, assim como ações voltadas para a moda, incluindo passarela e upcycling. 

Uma ação que chega reforçada para esta edição é o Rede PE que conta com serviços, formação e orientações de órgãos do Estado para o público do festival. A primeira cidade-sede do festival receberá ações do Funcultura, Detran-PE, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).

“O retorno do Pernambuco Meu País marca a consolidação de uma das mais importantes iniciativas de democratização e descentralização de políticas públicas em cultura que surgiram nos últimos tempos. Será o começo de mais uma linda jornada que mostrará, mais uma vez, a força da classe artística do estado e a nossa vocação para a diversidade cultural, agora repleta de novidades”, afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 

” O Festival Pernambuco meu País chega a sua segunda edição consolidado como uma política pública, que promove a democratização do acesso à cultura no Estado, a partir da difusão das manifestações artísticas, nas diversas linguagens culturais. Com uma curadoria plural, construída com raizes sólidas, confirma o compromisso da Governadora Raquel Lyra com descentralização das ações do governo, valorização dos artistas pernambucanos e fortalecimento da economia criativa ”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba

TRIUNFO

No mesmo fim de semana, o Governo do Estado, por meio da política pública de cultura Pernambuco Meu País, também marca presença na 67ª edição da Festa dos Estudantes de Triunfo, reforçando a programação da tradicional evento do calendário triunfense com o palco montado na beira do Lago João Barbosa, no Pátio de Eventos Maestro Madureira. Por lá, as apresentações já começaram a rolar desde o último sábado (19), recebendo nomes como Mano Walter, Jéssica Caitano e Hungria. De quinta (24) a sábado (26), algumas das atrações que subirão ao palco Pernambuco Meu País, em Triunfo, são  Paulo Miklos, Walkyria Santos, Jorge de Altinho, Calcinha Preta, Trio Parada Dura e The Fevers. 


Toda a relação completa de atividades ofertadas e cobertura das ações podem ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA SALGUEIRO: 

Palco Pernambuco Meu País

Praça da Bomba, a partir das 18h30 (sexta e sábado) e das 17h30 (domingo)

25/7

18h30 – Espetáculo Pernambuco Meu País

19h20 – Kelvis Duran

20h50 – Juarez

22h40 – Adilson Ramos

00h30 – Pablo

Som na Rural e DJ Pedro Humberto (nos intervalos)

26/7

18h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho

19h20 – Ramon Schnayder

20h50 – Douglas Leon

22h40 – Xande de Pilares

00h30 – Xanddy Harmonia

Som na Rural e Murilo França DJ (nos intervalos)


27/7

17h30 – Coral Aboios de Serrita 

18h20 – Joquinha Gonzaga 

19h50 – Mastruz com Leite

21h40 – Anjo Azul

23h30 – Limão com Mel

Som na Rural e DJ Kaliu (nos intervalos)


Trupe Pernambuco Meu País

Concentração no Girador do Prado ( Roda do Prefeito), a partir das 16h

24/7


País das Artes Cênicas

Casa da Cultura, a partir das 17h

25/7

19h | Hileia – Semeadora das Águas


26/7

17h | Quero Ser Uma Lapinha

19h | Ybirá e as Sementes de Algaroba


27/7

17h | Espetáculo Pisadas


País das Brincadeiras

Museu do Couro, a partir das 15h

25/7

15h | Espetáculo Pernambrincantes

16h | Mulheres que Carregam Homens

17h | Espetáculo Moleza e Gentileza


26/7

15h | Espetáculo Versos e Passos

16h | Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim

17h | Espetáculo Um Curto-Circuito de Risos!


27/7

15h| Espetáculo Festejar O Show

16h | Os Três Porquinhos

17h | Espetáculo Respeitável Público


País das Conexões Criativas

Centro de Vocação Tecnológico (CVT), a partir das 16h30

26/7

16h | Desfile Thiago Amaral 


27/7

16h | Desfile Conceição da Crioulas


País das Conexões Urbanas

Praça Santo Antônio, a partir das 16h


25/7

18h | Okado do Canal


26/7

16h | Grupo de Danças Arte e Movimento

18h | Flor de Urtiga


27/7

18h | Grupo Guerreiros do Passo


País das Conexões Urbanas

Museu do Couro

14h30 | O Encontro da Tempestade e a Guerra


País das Conexões Visuais

Casa da Cultura, a partir das 10h

25 a 27/7

Exposição Cuba Contemporânea


País das Culturas Populares

Museu do Couro, a partir das 15h

25/7

15h | Grupo Cultural Sou da Terra

16h | Cavalo Marinho Sertão a Fora – Boi Milagroso

17| Samba de Coco Fulô do Barro


26/7

15h | Afoxé Raízes de Zumbi

16h | Banda de Pife e Zabumba São Sebastião

17h | Samba de Véio da Ilha de Massangano


27/7

15h | Espetáculo Xaxado de Lampião, do grupo de dança Gilvan Santos

16h | Reisado do Inhanhum

17h | Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça


País da Música

Museu do Couro, a partir das 18h

25/7

18h | Hellen Mãezinha

19h20 | Kauã Poeta


26/7

18h | Sarah Leandro

19h20 | Anchieta Dali


27/7

18h | Jay Ferrí

19h20 | Tonfil


Cortejos

Em vários pontos da cidade, a partir das 16h

25/7, a partir das 17h

A Bicharada

Boi Maracatu

Cia Brasil por Dança Adriana do Frevo

Companhia Feira de Teatro Popular

Nação do Maracatu Leão da Campina

Orquestra Maestro Carlos

Os Caboclinhos da Jurema


26/7, a partir das 16h

Assoc. Cultural dos Bacamarteiros Baixa Verde de Santa Cruz da Baixa Verde

Quadrilha Junina Brilho Matuto

Quadrilha Junina Mulambenbes em Pernas de Pau


26/7, a partir das 17h

Agremiação Boi Arcoverde

Maracatu Batuque do Sertão

Os Bonecandos


26/7, a partir das 19h

Urso Vagalume

Boi Estrela Solar

La Ursa Bethânia


27/7, a partir das 16h

Boi Charmoso

Urso da Bagunça

Maracatu Afrobatuque


27/7, a partir das 17h

A Cobra da Bexiga Lixa

Boi Fantástico

O Canto para os Malungos


27/7, a partir das 19h

Boi Milagroso

Grupo de Bacamarteiros da Associação Folclórica Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima

Quadrilha Rainha Sertaneja


País da Economia Criativa

Museu do Couro, a partir das 15h

25 a 27/7

Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia


País da Literatura

Praça Santo Antônio

25 a 27/7

BiblioSesc


Forma PE 

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT) 

24/07 | 9h às 12h e 14h às 17h  – Oficina Desenvolve Artista | 20 vagas

25/07 | 14h às 17h – Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis | 20 vagas

26/07 | 9h às 12h – Atividade Formativa Passarela | 30 vagas 

27/07 | 9h às 12h – Atividade Formativa Upcycling | 30 vagas > os alunos precisam levar retalhos e roupas para transformar


Rede PE Meu País

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

25/07 | 9h às 12h – Palestra Educação no Trânsito – Detran

26/07 | 16h às 18h – Workshop Edital Funcultura 


Sala de Informática do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

26/07 | 14h às 18h – Tira dúvidas sobre prestação de contas e cadastro do CPC (Funcultura) 


Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

25/07 | 14h – Design e Moda – Lourdinha, Cecília Pessôa e Nestor Mádenes