Governadora Raquel Lyra reúne representantes de setores pernambucanos para debater tarifaço dos Estados Unidos

Em encontro no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra reuniu lideranças empresariais de setores econômicos de Pernambuco para debater a permanência das exportações de produtos do Estado após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a aplicação de um tarifaço contra itens brasileiros. Junto a representantes de setores da fruticultura, sucroenergético e da indústria, a gestora ressaltou que continuará trabalhando para manter a atividade econômica no Estado.

“A prioridade do Estado de Pernambuco é a preservação dos empregos e da atividade econômica exportadora. Estamos em conversas constantes com setores impactados e com representantes do Governo Federal para poder garantir as exportações através de uma política de negociação internacional. O fortalecimento do emprego e da renda é uma ação que nunca sairá do foco do nosso trabalho”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Presente na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, falou sobre as ações estaduais. “O Estado está monitorando de perto a evolução, e mantém contato com o Governo Federal também, para que a resposta diante dessas tarifas seja de construir uma convergência para ganharmos prazo e sentarmos à mesa para negociar”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, acompanhou a reunião. “Levamos para a governadora as consequências que isso trará em diversos aspectos e sugerimos algumas pautas. É necessário trabalhar junto ao Governo Federal para que as portas possam se abrir. Outra sugestão foi que a governadora articulasse para buscar o adiamento dessa medida por 90 dias para que o comércio e a indústria tenham tempo de se preparar”, explicou.

Participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, além das lideranças da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho; do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha; do Grupo EQM, Eduardo Monteiro; da Usina Petribu, Thiago Siqueira; da Usina Laranjeiras, Armando Pontes, e do Movimento Atitude PE, Halim Nagem.

Projeto “Meu Amigão” volta ao Marco Zero com nova edição para adoção de pets

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB) e da AME Animal, realizará nesta quarta (23) e quinta-feira (24), no Marco Zero, mais uma edição do projeto “Meu Amigão”, ação que promove a adoção responsável de cães e gatos. O evento tem início previsto para às 9h.

Os interessados em adotar devem ter 18 anos ou mais e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No local, será necessário assinar um termo de responsabilidade, garantindo os cuidados e o bem-estar do animal adotado.

Os animais disponíveis, entre filhotes e adultos, já foram vermifugados. Os adultos são entregues castrados, e os filhotes com a castração agendada para o momento adequado, conforme a idade.

Aqueles que não puderem comparecer ao evento têm a opção de adotar diretamente na sede da AME Animal, que conta com pets disponíveis ao longo de todo o ano. A unidade está localizada na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1.000, bairro Indianópolis, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Réus são condenados pelo homicídio do oficial de justiça Jorge Eduardo Lopes Borges 

Em julgamento realizado, nesta terça-feira (22/07), na 1ª Vara Tribunal do Júri da Comarca da Capital, foram condenados os réus Michel Francisco da Silva, Ezequias Oliveira da Silva e José Paulo Araújo da Silva, que respondem pelo crime tipificado no Art. 121, §2º, I e IV, Código Penal (Homicídio qualificado por motivo torpe e com recurso que impossibilitou defesa da vítima) do oficial de justiça Jorge Eduardo Lopes Borges, no processo de NPU 0103487-80.2022.8.17.2001. Presidido pela juíza Fernanda Moura, o júri começou às 9h e terminou por volta das 21h. 

Ezequias Oliveira da Silva foi condenado a 21 anos de prisão e Michel Francisco da Silva, e José Paulo Araújo da Silva, a 14 anos. A outra parte acusada é Silvia Helena de Melo Souza (ex-companheira da vítima). A ré Sílvia Helena não foi julgada, pois recorreu da decisão de pronúncia ao TJPE. Ela se encontra em prisão preventiva desde 16 de setembro de 2022.

Durante o julgamento, foram ouvidas duas testemunhas arroladas pela defesa de Ezequias Oliveira da Silva. Apenas ele, dos três acusados, não optou pelo silêncio constitucional, respondendo às indagações da Defesa. 

Depois, houve a fase de debates entre acusação e defesa. Na sequência ocorreu a réplica do MPPE e tréplica da defesa. Encerrado o debate, os jurados reuniram-se em uma sala reservada para decidirem pela culpa ou inocência do réu. Em seguida, a juíza fez a leitura da sentença no plenário.

Fernando Rodolfo sofre derrota judicial contra Prefeitura de Garanhuns

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) teve negado pela Vara da Fazenda Pública de Garanhuns o pedido de liminar para interditar a comercialização e desmontar o espaço popularmente conhecido como “cercadinho” no Festival de Inverno da cidade. Na contestação, a Prefeitura explicou que o local é área pública cedida à Talentos Promecc Atacado após processo licitatório, sendo explorado pela equipe da Soul como uma opção diária de assentos VIP para moradores e turistas que buscam mais conforto, sem acesso aos camarotes.

Segundo o município, o “cercadinho” está em plena conformidade com as exigências de segurança: passou por vistorias do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, arca com todas as despesas de funcionamento e não envolve gestão direta da administração pública. O acesso ao espaço ocorre exclusivamente por meio de venda comercial, reforçando seu caráter privado dentro da estrutura do FIG.

O parlamentar, que também questionou a autorização municipal e a segurança do evento, recorreu à Justiça alegando irregularidades — acusações que a Prefeitura classificou como infundadas e sustentadas por “fake news”.

Blog do Magno

Vencedor do prêmio Nobel publica artigo com elogios ao PIX brasileiro

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O economista estadunidense e vencedor do Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman, publicou nesta terça-feira (22) artigo no site Substack no qual elogia o sistema de pagamento brasileiro PIX. Com o título O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?, Krugman aponta as resistências nos Estados Unidos à adoção de um sistema semelhante ao brasileiro e conta o sucesso que o PIX faz no Brasil.

O texto foi divulgado num momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o PIX afirmando que o modo eletrônico de pagamento prejudica empresas norte-americanas financeiras de recebimento.

Krugman, ao falar sobre as vantagens do PIX, ressalta que o Parlamento dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei impedindo que o Federal Reserve (banco central dos EUA) crie moeda digital, de certo modo, análoga ao sistema brasileiro.

O laureado economista ainda faz uma provocação, citando que o Brasil seria diferente dos Estados Unidos no que diz respeito às instituições e às questões de política econômica: “A maioria das pessoas provavelmente não considera o Brasil um líder em inovação financeira. Mas a economia política do Brasil é claramente muito diferente da nossa — por exemplo, eles realmente levam ex-presidentes que tentam anular eleições a julgamento. E os grupos de interesse cujo poder, pelo menos por enquanto, torna impossível uma moeda digital nos EUA parecem ter muito menos influência lá”.

Krugman ressalta que o PIX brasileiro tem baixo custo, liquida operações em três segundos, em média, “contra dois dias para cartões de débito e 28 dias para cartões de crédito”. E também que o custo de uma transação de pagamento pelo sistema brasileiro para empresas e comerciantes é de 0,33% do valor da transação contra 1,13% para cartões de débito e 2,34% para os de crédito.

O artigo também cita a aceitação que o PIX teve por parte dos brasileiros, utilizado por 90% da população, e finaliza: “outras nações podem aprender com o sucesso do Brasil no desenvolvimento de um sistema de pagamento digital. Mas os EUA provavelmente permanecerão presos a uma combinação de interesses pessoais e fantasias com criptomoedas”.

Prefeitura de Caruaru participa do I Fórum NTCPE – SUMMIT voltado ao setor têxtil

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, participou nesta terça-feira (22) do I Fórum NTCPE – SUMMIT, realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). O evento reuniu empresários e representantes do setor têxtil e de confecções para discutir estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva e soluções para dificuldades enfrentadas pelo segmento.

Promovido pelo Núcleo de Têxteis e Confecções de Pernambuco (NTCPE), organização social privada gestora do Marco Pernambucano da Moda, o fórum teve como foco principal a discussão sobre o desafio e falta de mão de obra qualificada. A proposta foi fomentar o intercâmbio de ideias e boas práticas entre empresas, poder público e entidades de apoio, visando ampliar a oferta de mão de obra especializada e incentivar a inovação no setor.

“Caruaru está entre um dos maiores polos de confecção do país e vive um momento estratégico de expansão e planejamento. Participar de eventos como este é essencial para alinharmos políticas públicas às reais necessidades do setor. Em breve, o município contará com um distrito voltado exclusivamente ao polo têxtil, o que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, destacou o secretário Jaime Anselmo.

A iniciativa reforça a importância de parcerias entre o poder público e entidades como o NTCPE, que atuam como pontes entre os diversos elos da cadeia produtiva, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e regional.

Vacinação contra a Influenza volta a ser destinada apenas para gestantes, crianças e idosos em Caruaru

A decisão segue em virtude do baixo estoque de doses disponíveis no município

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, a partir desta terça (22), a vacinação contra a Influenza (gripe) será retomada exclusivamente para o público de rotina. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde e se dá em razão do baixo estoque de doses disponíveis e sem previsão de chegada.

Fazem parte dos grupos de rotina crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos e gestantes.

A SMS reforça que a vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na zona urbana, e das 8h às 15h, na zona rural, além das ações itinerantes.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação ou cartão SUS e caderneta de vacinação.

Ação da Polícia Federal e Bope resulta na prisão de homicida integrante do PCC

Nota da Polícia Federal

A Polícia Federal numa ação conjunta com a Polícia Militar (BOPE – Petrolina), prendeu, no dia 21/07/2025, por volta das 17:30h, um perigoso integrante de facção criminosa (PCC) de 24 anos, sem residência física. A prisão aconteceu através de levantamentos e investigações de rotina na área de inteligência policial realizada pela Polícia Federal-(Salgueiro-PE), através do seu Grupo de Capturas, com repasses de informações para Policiais Militares do BOPE de Petrolina/PE.

As informações davam conta de que um suspeito integrante de facção criminosa, (tendo em seu desfavor mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio expedido pela comarca de Araripina/PE e uma vasta ficha criminal), estaria circulando com arma em punho num bairro de Petrolina/PE e que seria responsável pela distribuição e recebimento de pagamentos referente a venda de cocaína e maconha em Araripina-PE e Marcolândia-PI.

De posse dessas informações policiais militares lograram êxito em identificar e abordar, o foragido o qual ao perceber a presença dos policiais militares jogou a arma e correu para dentro de uma residência, sendo imediatamente preso e contido pelo efetivo policial. Dentro da residência foi encontrado e apreendido além de uma pistola calibre .40 com 36 munições intactas, 162g de maconha, relógio de luxo, 02 (dois) aparelhos celulares, anotações da venda de drogas, R$ 34 reais em espécie, além de um veículo, Toyota Corolla-Preto.

Terminado os trabalhos ostensivos, o foragido, recebeu, voz de prisão em flagrante, foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida conduzido para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Ouro Preto-Petrolina/PE, para que fossem adotados os procedimentos legais pertinentes, tendo sido cumprido o mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Araripina (TJPE) referente ao crime de homicídio qualificado, cujas penas variam de 12 a 30 anos de reclusão. O preso realizou exame de corpo de delito, passou por audiência de custódia, sendo confirmada a sua prisão e em seguida foi conduzido para o Presídio local, onde ficará à disposição do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O Grupo de Capturas da PF-PE, atingiu a liderança nacional de número de mandados de prisão cumpridos em todo o Brasil, sendo. Ao todo, Pernambuco conseguiu dar cumprimento à 703 mandados de prisão de janeiro a junho de 2025, em trabalho conjunto com o Núcleo de Fiscalização de Tráfego Internacional (NFTI) e com os grupos de capturas de Caruaru e Salgueiro e as forças de segurança pública de Pernambuco (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal), dirigido à execução de prisões em aberto.

Dentre as prisões realizadas destacam-se as relacionadas aos seguintes crimes: homicídio, feminicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, estupro de vulnerável, violência sexual, violência doméstica, descumprimento de medida protetiva, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Cabe destacar o excelente trabalho realizado pelos profissionais de segurança pública que tem diuturnamente se empenhado com profissionalismo, aliado à tecnologia e inteligência de forma integrada. O trabalho incansável desses policiais que compõem as forças de segurança pública buscam incessante se fazer justiça na prisão de tais criminosos que estavam soltos há muitos anos e vivendo sob a impunidade.

RETROSPECTO DO HOMICIDIO

O preso é o autor do homicídio que vitimou José Carlos da Silva, conhecido como “Capucho”, crime ocorrido em julho de 2024 em um bar localizado no distrito de Vila Serrânea, zona rural de Araripina, próximo à divisa com Marcolândia–PI. Capucho estava em seu estabelecimento durante uma confraternização com amigos após um amistoso, quando dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. Após consumirem duas cervejas, os suspeitos pediram a conta e, em seguida, efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi alvejada por pelo menos três tiros e morreu no local.

Governo avalia viabilidade de o Brasil criar seu próprio GPS

Brasília (DF), 22/06/2025 - Tela de app de GPS em celular. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Um grupo de especialistas vai estudar a viabilidade de o Brasil desenvolver seu próprio sistema de geolocalização por satélite, um empreendimento de altíssima complexidade e custo. Formado por representantes de ministérios, da Aeronáutica, de agências e institutos federais e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, o grupo técnico deve diagnosticar as eventuais consequências do país depender de sistemas de posicionamento, navegação e tempo controlados por outras nações.

O grupo foi criado no início deste mês, por meio da Resolução nº 33, do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Assinada pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos, a resolução estabelece um prazo de 180 dias, contados a partir de 14 de julho, para que o grupo entregue ao ministro um relatório com suas conclusões e sugestões.

“O grupo ainda está se organizando”, explicou nesta segunda-feira (21), em entrevista à Agência Brasil, Rodrigo Leonardi, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), um dos 14 órgãos e entidades que vão compor o grupo, que poderá convidar representantes de outras instituições aptos a contribuir com os objetivos estratégicos do grupo.

“Vamos procurar entender os gargalos, as dificuldades, os prós e contras de desenvolvermos um sistema destes”, acrescentou Leonardi, destacando a importância dos atuais sistemas de navegação por satélite – dentre os quais, o mais conhecido é o estadunidense GPS (do inglês, Sistema de Posicionamento Global), operado pela Força Espacial dos Estados Unidos.

“No Brasil, historicamente, priorizamos o debate acerca de outros aspectos espaciais, como a necessidade de termos satélites para monitoramento territorial. Agora, vamos discutir se queremos ou não ter nosso próprio sistema de navegação; o investimento necessário para fazê-lo e, se for o caso, a necessidade nacional de ter um sistema global ou um sistema regional, capaz de cobrir todo nosso território. Qualquer que seja o caso, se o país concluir que deve fazer isso, o patamar de investimentos terá que ser muitas vezes maior que o atualmente investido no programa espacial brasileiro”, concluiu Leonardi, admitindo a complexidade da empreitada, que exige capacidade tecnológica para projetar, fabricar e lançar satélites capazes de transmitir, do espaço para a terra, sinais precisos.

Ruído

O grupo técnico foi criado uma semana antes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que, a partir de 1º de agosto, os produtos brasileiros pagarão uma tarifa de 50% para ingressar em território estadunidense. E duas semanas antes de as redes sociais serem tomadas pelo debate sobre a possibilidade de os Estados Unidos, em caso de uma guerra comercial, desligarem ou restringirem o sinal de seu sistema, o GPS (do inglês, Sistema de Posicionamento Global), para o Brasil.

“Este é um típico caso de ruído surgido nas mídias sociais, capaz de gerar ansiedade. E uma coincidência, porque já vínhamos discutindo o tema há tempos, de maneira que a criação do grupo não teve nenhuma relação com o que aconteceu depois”, afirmou Leonardi.

“Primeiro, porque não houve nenhum comunicado, de nenhuma autoridade norte-americana, sobre a remota possibilidade dos EUA restringirem o uso do GPS no Brasil. Depois porque, mesmo que isso acontecesse – o que seria uma situação muito drástica e improvável – há alternativas ao GPS”, assegurou o diretor da Agência Espacial Brasileira.

GNSS
Segundo Leonardi, a maioria das pessoas erra ao usar a sigla GPS como sinônimo de GNSS, do inglês Sistema Global de Navegação por Satélite, termo correto para se referir a qualquer conjunto (ou constelação) de satélites usado para fornecer serviços de posicionamento, navegação e temporização global.

“O GPS é o sistema de propriedade dos EUA, mas há outros, globais, como o Glonass [russo]; o Galileo [União Europeia] e o BeiDou [ou BDS], da China. Estes têm cobertura global e podem ser utilizados, inclusive, no e pelo Brasil. E há também algumas nações que possuem sistemas regionais, como a Índia [NavlC] e o Japão [Qzss]”, apontou Leonardi.

“Com isso em mente, é lógico cogitar que, em tese, os EUA poderiam degradar ou até mesmo restringir o sinal de seu GPS para determinadas regiões, mas esta seria uma medida tão drástica que, a meu ver, só se justificaria se a segurança nacional dos EUA estivesse sendo ameaçada”, ponderou o diretor da AEB.

“Primeiro porque as empresas estadunidenses que operam no Brasil, como aplicativos de transporte e de entrega, seriam afetadas. Outras nações também seriam prejudicadas, já que não há como limitar o sinal para todo um território sem afetar países fronteiriços. Fora que isso poderia causar acidentes, por exemplo, na aviação civil, custando vidas, inclusive as de norte-americanos. Para não falar das repercussões comerciais, já que outros países se perguntariam se deveriam continuar confiando no sistema norte-americano ou migrar para outros”, apontou Leonardi.

Multiconstelação

Professor da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Laboratório de Automação e Robótica (Lara), Geovany Araújo Borges, concorda com a avaliação de que, tecnicamente, os EUA poderiam interromper o sinal do GPS ou mesmo tornar o sistema menos eficaz para uma determinada região, mas não crê que isso venha a ocorrer.

“Se fizessem isso sem aviso prévio, os norte-americanos assumiriam o risco de contrariar seus próprios interesses em território brasileiro”, endossou Borges, acrescentando que boa parte dos sistemas e equipamentos eletrônicos modernos são capazes de receber o sinal de mais de um sistema de geolocalização. De maneira geral, os sinais enviados pelos satélites que integram os diferentes sistemas em operação são captados por receptores embutidos em veículos, aeronaves, espaçonaves, navios, munições guiadas de precisão, aplicativos e telefones celulares, além de equipamentos de monitoramento de uso industrial, civil e militar.

“A maioria dos aparelhos celulares, por exemplo, já é multiconstelação, ou seja, é capaz de receber, automaticamente, o sinal de diferentes sistemas. De forma que, em termos de localização, nossos celulares seguiriam funcionando normalmente se deixássemos de receber o sinal do GPS. A mesma lógica vale para muitos outros sistemas [dependente de serviços de posicionamento, navegação e temporização global]: se o sistema de sincronização for redundante, o impacto será limitado”, disse Borges, defendendo a importância de um país dispor de tecnologias próprias neste setor.

Ele lembra que, independentemente das intenções norte-americanas ou de haver alternativas ao GPS, hoje o Brasil depende de outras nações neste que é um campo estratégico.

“Várias áreas perdem com isso. Não só porque um país independente tem que ter um setor de defesa aeroespacial forte, como porque o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais beneficia outros segmentos, como, por exemplo, a medicina, a indústria e a agropecuária”, comentou o professor, assegurando que o Brasil dispõe de mão de obra qualificada e capacidade de desenvolver, a longo prazo, seu próprio sistema.

“Nosso problema não é RH [recursos humanos]. É dinheiro. Temos pessoal capacitado. A questão é se temos condições de bancar um projeto desta envergadura. Principalmente porque, qualquer coisa neste sentido que comecemos hoje, demorará a vingar. Até mesmo porque alguns países não aceitarão exportar certos componentes essenciais. Então, teremos que, paralelamente, desenvolver nossa indústria de microeletrônica, investir mais em educação básica e assegurar que este projeto seja uma política de Estado. Neste sentido, ainda que tardia, é positiva a criação de um grupo de especialistas para debater o tema”, finalizou Borges.

STJ nega anulação de investigação contra jogador Bruno Henrique

bruno henrique, flamengo, supercopa do brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (22) o pedido da defesa do atacante Bruno Henrique, do Flamengo, para anular a investigação que apura a suposta participação do atleta em um esquema de manipulação de apostas na internet (bets).

A defesa do jogador defendeu a anulação da investigação por entender que o caso deve ser conduzido pela Justiça Federal, e não pela Justiça do Distrito Federal.

Em junho deste ano, Bruno Henrique foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Na decisão em que negou o habeas corpus protocolado pela defesa, o ministro Joel Ilan Paciornik disse que esse tipo de recurso não pode ser utilizado para avaliar a competência para julgamento do caso.

“O habeas corpus não é cabível para reexame de prova ou para questões que não afetam diretamente a liberdade de locomoção, como a definição de competência sem reflexo no direito de ir e vir”, decidiu o ministro.

O jogador é investigado por ter forçado um cartão amarelo no jogo contra o Santos, no Campeonato Brasileiro de 2023, em Brasília, para beneficiar parentes dele que faziam apostas. Além do atleta, amigos e familiares também foram denunciados pelo Ministério Público.

No ano passado, Bruno foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) em conjunto Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o MPDFT. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.