Em Santa Maria da Boa Vista, governadora Raquel Lyra prestigia 26ª Serenata da Recordação

Em uma noite de lirismo e nostalgia às margens do São Francisco, a governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (19), da 26ª Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista. Esta foi a primeira vez que um chefe do Executivo pernambucano participou do evento e que o governo patrocinou a festa, que promove o resgate da tradição dos saraus e serenatas no interior do Estado. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a agenda.

A gestora estadual destacou a tradição da identidade musical local e reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco em apoiar eventos culturais em todas as regiões. “Este evento é um mergulho no século 19, é muito lindo de ver uma tradição que se renova a cada ano. Essa festa é a cara do nosso povo, vemos aqui pessoas de todas as idades, de outros estados e isso tudo serve para fortalecer o nosso calendário cultural, gerando emprego e renda. Pela primeira vez o Governo de Pernambuco está patrocinando a Serenata da Recordação, e eu quero poder vir aqui todos os anos para enaltecer a nossa cultura cada vez mais”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Conhecida como “terra da serenata”, Santa Maria da Boa Vista retomou a tradição de realizar cortejos pelo casario antigo da cidade em 1999. A iniciativa reúne boavistanos de todas as idades, que com tradicionais chapéus percorrem o sítio histórico entoando canções antigas e, em sua maioria, românticas. Na noite de ontem, a cidade também recebeu o show do cantor sertanejo Leonardo.

De acordo com secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, o apoio do Governo do Estado demonstra a importância que a festa tem para Pernambuco. “Esta é uma manifestação cultural popular que reúne milhares de pessoas de Pernambuco e de outros estados. Neste ano, pela primeira vez a serenata contou com o apoio do Governo do Estado e com a visita de uma chefe do Executivo. Tudo isso mostra a relevância da Serenata de Santa Maria da Boa Vista para o calendário cultural pernambucano”, contou o secretário.

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, falou sobre a beleza e relevância do evento para a população do Sertão. “A Serenata da Recordação ganhou uma dimensão muito grande, por isso que para nós é muito importante essa parceria com o Governo do Estado, que nos ajuda a realizar uma festa ainda mais bonita. Conseguimos inserir este evento no calendário de férias não só dos moradores da cidade, mas também das pessoas da região”, afirmou.

O encarregado de obras Manoel Pinheiro, de 56 anos, saiu do Recife para prestigiar mais uma edição da Serenata da Recordação. “Essa é uma festa boa, bem organizada e tranquila, uma tradição para toda a família. Gosto demais e venho todos os anos, a festa movimenta e fortalece muito a região do Sertão”, disse.

*SEGURANÇA* – Na Serenata da Recordação, a Secretaria de Defesa Social empregou um efetivo com 189 agentes das forças de segurança do Estado. Ao todo foram designados 179 policiais militares, seis policiais civis e quatro bombeiros militares, no período de 17 a 19 de julho.

Pesquisa Quaest: 59% apoiam operação contra Bolsonaro nas redes sociais

Do Poder360

“Mundo Divertido dos Infláveis” no Caruaru Shopping

O Caruaru Shopping estará realizando o “Mundo Divertido dos Infláveis”, que vai acontecer neste domingo, dia 20 de julho, das 14h às 18h, na Praça de Eventos. Será uma ação gratuita e aberta a todas as crianças.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, o “Mundo Divertido dos Infláveis” terá várias atrações infláveis, como o Kiddie Play, o Giro Radical e o superdivertido futebol de sabão, com canhão de espuma. “Não esqueça de levar roupas extras e toalha porque a diversão está garantida no futebol de sabão”, destacou Walace Carvalho.

“O evento terá ainda pipoca e algodão doce gratuitos, criando um clima festivo para toda a família”, completou.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro indianópolis.

*Mais Informações:*

Massa Comunicação & Assessoria

(81)9.9631-9959

“Cantinho da Gargalhada” promete muita diversão no Caruaru Shopping

Neste sábado, dia 19 de julho, o Caruaru Shopping estará realizando mais um evento para alegrar a criançada e toda a família. Trata-se do “Cantinho da Gargalhada”, que acontecerá na nova Praça de Eventos, a partir das 15h.

O público vai se divertir com apresentações cheias de palhaçadas, brincadeiras, recreação e muita animação.

“O evento promete encantar desde os pequenos até os adultos que não resistem a uma boa gargalhada”, disse o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O “Cantinho da Gargalhada” é um evento gratuito e aberto ao público, ideal para aproveitar as férias escolares com toda a família.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro indianópolis.

“Oficina Craft Kids” no Caruaru Shopping

Neste domingo, dia 20 de julho, das 15h às 18h, o Caruaru Shopping estará realizando a “Oficina Craft Kids”. O evento acontecerá no corredor do supermercado e é destinado a crianças a partir dos três anos de idade.

A programação inclui uma animada volta pelo centro de compras e convivência com personagens, uma oficina de papelaria inspirada no mundo do Minecraft, além de interações temáticas e momentos inesquecíveis para fotos com os pequenos construtores.

“Convidamos toda a criançada para explorar o universo de blocos e imaginação em uma experiência divertida e totalmente gratuita”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Campanha da Cáritas Brasileira Nordeste 2 alerta para a emergência de ação global em defesa da Terra

Lançamento da Campanha “Nossa Casa Comum: sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta” será no dia 20 de julho, no território dos Xukuru, em Pesqueira (PE)

No próximo domingo, 20 de julho, a cidade de Pesqueira (PE) é palco do lançamento oficial da campanha “Nossa Casa Comum: sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta”. O evento acontece na Casa de Sementes Mãe Zenilda Xukuru, um espaço simbólico de resistência, que traz à tona um dos objetivos da campanha: dar visibilidade aos povos que tecem outras formas de se relacionar com a natureza.

Promovida pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), em parceria com a instituição católica alemã Misereor e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), a campanha é um chamado à mobilização diante dos efeitos cada vez mais visíveis das mudanças climáticas e das violações aos direitos humanos e da natureza no território.

O objetivo é informar, formar e inspirar. Com ações educativas, rodas de diálogo, materiais formativos e narrativas reais que brotam dos territórios, busca motivar atitudes concretas de cuidado com o planeta e com os mais vulneráveis.

Além das atividades presenciais, a campanha se desdobra em diferentes formatos. O podcast “Nossa Casa Comum”, em três episódios, já está disponível nas plataformas digitais (Spotify e Youtube). São histórias inspiradoras e entrevistas com representantes de povos originários, quilombolas, camponeses, catadores de material reciclável, e organizações comunitárias. Gente que revela ser possível construir novas formas de vida e resistir às ameaças dos grandes empreendimentos.

O evento deste domingo marca também o lançamento do primeiro episódio da Websérie “Nossa Casa Comum”, disponível no canal do YouTube da CBNE2. São quatro episódios que mostram práticas de enfrentamento às mudanças climáticas já em curso nas comunidades e no território do Nordeste 2, que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

No primeiro episódio, os protagonistas são os povos originários, com relatos dos povos Xukuru do Ororubá, em Pesqueira; e Xukuru Kariri, em Palmeira dos Índios (AL). Ao longo dos demais programas, outros personagens vão revelando que o cuidado com a nossa Casa Comum começa com pequenas ações e ganha força quando a caminhada é coletiva.

O lançamento oficial da Campanha será um momento de celebração, diálogo e partilha de experiências com representantes de comunidades, lideranças populares, juventudes, organizações sociais e sociedade civil. Uma oportunidade para conhecer de perto iniciativas transformadoras que já estão acontecendo no Nordeste e ampliar o engajamento de quem quer fazer parte da mudança.

*Serviço*

*O quê: Lançamento da Campanha “Nossa Casa Comum. Sua ação faz a diferença no cuidado com o planeta”*

*Quando: 20 de julho (domingo), das 9h às 11h*

*Onde: Casa de Sementes Mãe Zenilda Xukuru de Ororubá – Serra do Ororubá – Pesqueira (PE)*

Caruaru Shopping realiza tarde divertida com o “Laboratório do Slime”

O Caruaru Shopping realizará, neste sábado (19), a oficina infantil “Laboratório do Slime”. A atividade acontecerá no corredor do supermercado, das 15h às 18h, é gratuita e aberta para crianças a partir dos três anos.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, será um momento criativo onde as crianças irão fabricar sua própria slime, escolhendo cores, texturas e enfeites para deixar tudo do jeitinho que imaginarem.

“Será uma oportunidade perfeita para a meninada soltar a criatividade, brincar com segurança e viver uma experiência sensorial inesquecível. Tudo isso com o acompanhamento de monitores preparados para garantir muita diversão”, disse Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Secretaria de Administração Penitenciária certifica egressos em cursos profissionalizantes

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Patronato Penitenciário, realizou, nesta sexta-feira (18), uma cerimônia de formação profissional de 45 egressos do sistema prisional em três áreas profissionalizantes. O evento ocorreu na Faculdade Alpha, no bairro da Boa Vista, instituição parceira na ação, por meio do Programa Qualifica Comunidade. Os egressos do sistema prisional são as pessoas que estão sob o regime aberto ou em livramento condicional, acompanhados pelo Patronato.

Na ocasião, receberam os certificados 45 alunos, sendo dez do curso de design de sobrancelhas, 15 de cuidador de idosos e 20 de elétrica básica. A cerimônia contou com os familiares dos reeducandos, equipes da SEAP, do Patronato e da Faculdade Alpha. Os três cursos ocorreram entre os meses de maio e julho, com aulas práticas e teóricas, somando 40 horas cada um deles.

A superintendente do Patronato Penitenciário, Anna Rafaella, falou sobre a reestruturação do órgão. “Todo o processo de mudança, de melhoria pelo qual o Patronato está passando é para ofertar melhor assistência a vocês [reeducandos] e suas famílias. É importante que vocês reconheçam o Patronato não só como o local onde vocês assinam, mas onde são acolhidos e com quem podem contar nesse processo de reinserção social”. Ela ressaltou também a importância dos cursos e a autonomia que essas áreas de atuação oferecem.

“A gente ofereceu cursos para essas pessoas para que elas tenham uma nova vida, uma nova carreira, para que tenham oportunidade no mercado”, afirmou a professora do curso de design de sobrancelhas, Stefaniny Carvalho, da faculdade. A cerimônia contou com músicas e falas de incentivo para que os participantes se reconheçam, de fato, como profissionais, bem como da importância da seriedade no mercado de trabalho. “Já tenho cinco cursos concluídos pelo Patronato e já estou trabalhando, agora é só alcançar minha liberdade”, contou o reeducando Marcos Paulo da Silva, 37 anos.

Estiveram presentes também no evento o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales; a professora Letícia Lopes e a diretora Luciana Victor, ambas da Alpha; os gerentes do Patronato, Priscilla Cabral e Renato Hazin, a gerente da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Elisângela Santana; e representantes do Instituto Recomeçar.

Secretaria de Administração Penitenciária certifica egressos em cursos profissionalizantes

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Patronato Penitenciário, realizou, nesta sexta-feira (18), uma cerimônia de formação profissional de 45 egressos do sistema prisional em três áreas profissionalizantes. O evento ocorreu na Faculdade Alpha, no bairro da Boa Vista, instituição parceira na ação, por meio do Programa Qualifica Comunidade. Os egressos do sistema prisional são as pessoas que estão sob o regime aberto ou em livramento condicional, acompanhados pelo Patronato.

Na ocasião, receberam os certificados 45 alunos, sendo dez do curso de design de sobrancelhas, 15 de cuidador de idosos e 20 de elétrica básica. A cerimônia contou com os familiares dos reeducandos, equipes da SEAP, do Patronato e da Faculdade Alpha. Os três cursos ocorreram entre os meses de maio e julho, com aulas práticas e teóricas, somando 40 horas cada um deles.

A superintendente do Patronato Penitenciário, Anna Rafaella, falou sobre a reestruturação do órgão. “Todo o processo de mudança, de melhoria pelo qual o Patronato está passando é para ofertar melhor assistência a vocês [reeducandos] e suas famílias. É importante que vocês reconheçam o Patronato não só como o local onde vocês assinam, mas onde são acolhidos e com quem podem contar nesse processo de reinserção social”. Ela ressaltou também a importância dos cursos e a autonomia que essas áreas de atuação oferecem.

“A gente ofereceu cursos para essas pessoas para que elas tenham uma nova vida, uma nova carreira, para que tenham oportunidade no mercado”, afirmou a professora do curso de design de sobrancelhas, Stefaniny Carvalho, da faculdade. A cerimônia contou com músicas e falas de incentivo para que os participantes se reconheçam, de fato, como profissionais, bem como da importância da seriedade no mercado de trabalho. “Já tenho cinco cursos concluídos pelo Patronato e já estou trabalhando, agora é só alcançar minha liberdade”, contou o reeducando Marcos Paulo da Silva, 37 anos.

Estiveram presentes também no evento o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales; a professora Letícia Lopes e a diretora Luciana Victor, ambas da Alpha; os gerentes do Patronato, Priscilla Cabral e Renato Hazin, a gerente da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Elisângela Santana; e representantes do Instituto Recomeçar.

Serra dos Cavalos participa do “Um Dia no Parque” neste domingo (20)

Neste domingo, 20 de julho, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos, será palco da edição 2025 do evento “Um Dia no Parque”, maior ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil. A programação terá início a partir das 8h e é aberta a toda a comunidade.

Realizado em unidades de conservação de todo o país, o evento convida a população a conhecer de perto os espaços naturais preservados e a importância da conservação ambiental. Em Caruaru, a ação será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB).

A programação contará com um momento de alongamento na sede do parque, seguido de visita à área de plantação de mudas. Os participantes também farão um percurso pelas trilhas da Capivara e da Velha Joana, passando pelos açudes Jaime Nejaim e Guilherme de Azevedo.

A proposta do evento é proporcionar uma experiência educativa, de lazer e conexão com a natureza, incentivando o cuidado e o respeito ao meio ambiente. “Participar do ‘Um Dia no Parque’ é uma forma de aproximar a população das nossas riquezas naturais. Serra dos Cavalos é um patrimônio ambiental e cultural, e essa vivência contribui para a conscientização sobre a importância da preservação das nossas unidades de conservação”, destacou o secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra.