Ana Beatriz Barbosa e Caio Carneiro são confirmados no III Seminário de Gestão do Agreste

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e o Sebrae-PE confirmaram dois nomes de peso para o III Seminário de Gestão do Agreste: a psiquiatra, escritora e palestrante Ana Beatriz Barbosa e o empreendedor e autor best-seller Caio Carneiro. O evento, que será realizado no dia 18 de setembro, das 18h30 às 21h30, no auditório do Senac Caruaru, já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas pelo link: https://capacitacao.ielpe.org.br/seminario-gestao-setembro-2025. A iniciativa tem o apoio da Fecomércio e o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), da Copergás e da Vitamassa.

De acordo com a coordenadora de Operações da FIEPE Agreste, Julienny Lustosa, os temas centrais desta edição serão liderança e inteligência emocional. “As empresas enfrentam atualmente desafios importantes relacionados à saúde mental dos colaboradores. Por isso, é fundamental oferecer orientações e recursos que tornem o ambiente corporativo mais produtivo e sustentável. Esse movimento está diretamente ligado à qualidade da liderança. Nada melhor do que contar com dois especialistas reconhecidos, com trajetórias sólidas e forte presença on-line, para contribuir com esse momento de atualização”, destaca.

Ana Beatriz Barbosa abordará em sua palestra “A importância do equilíbrio emocional nas tomadas de decisões” a relevância da saúde mental no ambiente corporativo. A especialista vai tratar da importância de saber lidar com as próprias emoções e com as dos outros, especialmente em cargos de liderança, além de destacar como a inteligência emocional está relacionada ao desempenho e à estabilidade dos líderes.

Caio Carneiro, por sua vez, ministrará a palestra “Líderes que Inspiram: como gerenciar emoções no time”, na qual discutirá o papel da inteligência emocional na construção de uma liderança eficaz. Ele vai apresentar estratégias práticas para que líderes possam reconhecer, compreender e gerir as emoções de suas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo.

O investimento para participar do seminário é de R$ 219, com possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros no cartão de crédito. O IEL oferece uma política de descontos: 20% para indústrias associadas e ex-alunos ou alunos do SESI/SENAI; 10% para indústrias contribuintes do Sistema FIEPE, microempresas, pessoas com deficiência (PCDs), idosos e egressos de escolas públicas; e 15% para estudantes, mediante apresentação de comprovante estudantil. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail regional.agreste@sistemafiepe.org.br ou pelo telefone (81) 3722.5667.

Programação:

18h00 às 18h50 – Credenciamento, coffee break e networking

18h50 às 19h00 – Abertura do evento

19h00 às 20h00 – Palestra: Ana Beatriz Barbosa – A Importância do Equilíbrio Emocional nas Tomadas de Decisões

20h00 às 21h00 – Palestra: Caio Carneiro – Líderes que Inspiram: Como Gerenciar Emoções no Time

21h00 às 21h20 – Moderação e debate

21h20 às 21h30 – Encerramento

Serviço – III Seminário de Gestão do Agreste

Data: 18 de setembro de 2025

Horário: A partir das 18h

Local: Centro de Convenções do Senac Caruaru – Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis

Inscrições: https://capacitacao.ielpe.org.br/seminario-gestao-setembro-2025

Gilson Machado diz que governo Bolsonaro ajudou Raquel em Caruaru

Maioria reprova atuação do Congresso e do STF, aponta Quaest

Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha defendem democracia

21.07.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Fotografia oficial.
Palácio de La Moneda - Santiago - Chile.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em nota conjunta, os países que participaram da reunião de alto nível Democracia Sempre – Chile, Colômbia, Espanha, Brasil e Uruguai – defenderam o compromisso com a defesa da democracia e do multilateralismo.

O encontro ocorreu em Santiago do Chile, nesta segunda-feira (21), com a presença dos presidentes do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; Espanha, Pedro Sánchez; do Uruguai, Yamandú Orsi; e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da democracia, do multilateralismo e do trabalho conjunto para enfrentar as causas profundas e estruturais que enfraquecem nossas instituições democráticas, seus valores e legitimidade”, diz o texto do comunicado conjunto.

“Acreditamos que é um imperativo ético e político promover uma estratégia comum para enfrentar fenômenos globais como o aumento da desigualdade, a desinformação, os desafios colocados pelas tecnologias digitais e pela inteligência artificial”, acrescenta o texto.

O documento afirma ainda que os países veem como necessário o impulsionamento de uma reforma do sistema de governança internacional, em especial das Nações Unidas (ONU), “que recupere sua capacidade de ação e legitimidade diante dos grandes desafios globais. Isso implica avançar para uma representação mais justa e eficaz, superar os bloqueios derivados do uso do veto e estabelecer mecanismos reais de cumprimento e prestação de contas”.

Os países reafirmam o compromisso com a paz, o respeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário.

“Fazemos um apelo urgente por um cessar-fogo em Gaza e exigimos o acesso pleno, seguro e sem restrições de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, conforme os princípios do direito humanitário, sob a coordenação das Nações Unidas”.

No documento, os signatários pediram também que os países assumam um compromisso firme com a verdade dos fatos.

“Podemos ter visões de mundo diferentes, mas não se pode distorcer os fatos”, diz o texto.

Entre as iniciativas acordadas entre os países participantes, o documento cita a colaboração internacional para garantir transparência dos algoritmos e na gestão de dados no ambiente digital, bem como uma cooperação técnica para uma governança digital democrática, e o reforço à Iniciativa Global das Nações Unidas (ONU) pela Integridade da Informação sobre a Mudança Climática.

Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) a abertura de investigação sobre o suposto uso de informações privilegiadas envolvendo o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. O mecanismo é conhecido como insider trading.

O pedido de investigação foi feito na semana passada ao Supremo pela Advocacia-Geral da União (AGU) no âmbito do inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é investigado pela atuação junto ao governo norte-americano para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no terceiro mandato, em 2022.

Em março deste ano, Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Segundo a AGU, o objetivo da ação é investigar movimentações atípicas no mercado cambial brasileiro antes e depois de Trump anunciar a taxação de 50 % das exportações brasileiras para os Estados Unidos a partir de 1° de agosto.

No despacho proferido hoje, Moraes determinou que o pedido da AGU seja transformado em uma petição apartada do inquérito de Eduardo Bolsonaro e tramite em sigilo.

Na sexta-feira (18), no mesmo inquérito, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e foi obrigado a colocar tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa entre 19h e 6h.

As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes após a PGR alegar risco de fuga do ex-presidente, que é réu na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e deve ser julgado pelo Supremo em setembro.

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

Brasília (DF) 19/11/2024 Deputado Eduardo Bolsonaro durante entrevista a imprensa.  Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio das contas bancárias e dos bens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Com a medida, o parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix, realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai, para bancar a estadia nos Estados Unidos.

Segundo o próprio Bolsonaro, cerca de R$ 2 milhões já foram enviados para Eduardo.

Em março deste ano, o deputado pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. A licença terminou no domingo (20). O parlamentar já disse que não vai renunciar.

De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, o deputado pode ser cassado por faltas ao não retornar ao Brasil.

Ele é investigado no STF por incitar o governo norte-americano a adotar medidas contra o governo brasileiro e o STF em decorrência da ação penal da trama golpista, que tem Bolsonaro como um dos réus.

Na sexta-feira (18), no mesmo inquérito, o ex-presidente foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e foi obrigado a colocar tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa entre 19h e 6h.

As medidas foram determinadas pelo ministro após a Procuradoria-Geral da República (PGR) alegar risco de fuga do ex-presidente, que deve ser julgado pelo Supremo em setembro.

Ao participar de podcast, Eduardo Bolsonaro informou sobre o bloqueio das contas e afirmou que nada será encontrado.

Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar uso de redes sociais

Brasília (DF), 26/03/2025  - Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 24 horas para a defesa de Jair Bolsonaro se manifestar sobre o descumprimento das medidas cautelares determinadas contra o ex-presidente.

A medida foi determinada horas após o ministro advertir Bolsonaro sobre a publicação de links de entrevistas concedidas nos últimos dias à imprensa. Entre as medidas estabelecidas na semana passada contra o ex-presidente, figura a proibição de uso das redes sociais.

Na tarde desta segunda-feira (21), após a advertência do ministro, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica ao visitar a Câmara dos Deputados, e as imagens foram publicadas em diversos perfis nas redes sociais e na imprensa.

Na sexta-feira (18), as medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é investigado por sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visando promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista.

Na decisão, Moraes alertou que Bolsonaro pode ser preso ao descumprir as cautelares.

“Intimem-se os advogados regularmente constituídos por Jair Messias Bolsonaro para, no prazo de 24 horas, prestarem esclarecimentos sobre o descumprimento das medidas cautelares impostas, sob pena de decretação imediata da prisão do réu”, decidiu o ministro.

Confira as medidas determinadas contra Bolsonaro
Uso de tornozeleira eletrônica;
Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e integral nos fins de semana e feriados;
Proibição de aproximação e de acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros;
Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.
Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e investigados dos quatro núcleos da trama golpista.

Seguem abertas as inscrições para concurso de servidores(as) do TJPE: o anterior teve 2480 nomeações

Na última semana, o Tribunal de Justiça de Pernambuco lançou o Edital 01/2025, que regulamenta o concurso público para provimento de cargos de novos(as) servidores(as) da instituição. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.ibfc.org.br. Para isenção do valor da inscrição acesse o edital.

As provas serão aplicadas no dia 21 de setembro(nível médio) e dia 28 de setembro (nível superior). As vagas são para cadastro de reserva dos seguintes cargos: Analista Judiciário – APJ, Função Judiciária; Analista Judiciário – APJ, Apoio Especializado/Analista de Sistemas; Oficial de Justiça – OPJ; Técnico Judiciário – TPJ, Função Judiciária; e Técnico Judiciário – TPJ Apoio Especializado/Programador de Computador, para atuação em sete polos no Estado.

No último concurso de servidores(as) do TJPE, em 2017, foram nomeadas 2480 pessoas. Para mais informações, acesse o Edital 01/2025 na íntegra e acompanhe os canais oficiais de comunicação do TJPE.

Dia dos avós estimula vendas no comércio de Caruaru

O Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – tem se popularizado e ganhado força no comércio de varejo brasileiro como uma data comemorativa com forte apelo emocional, a exemplo do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Aliado a isso, a chamada Economia Prateada (mercado em crescimento, voltado às demandas dos idosos, pelo envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida) tem cada vez mais tornado acessível produtos para o público sênior.

Segundo o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, em datas como essa, geralmente se busca presentear com itens que transmitam atenção, carinho e afeto. “A exemplo dos de perfumaria e cuidados pessoais, confecções, artigos religiosos, livros, além dos personalizados. Apesar de não ter o mesmo impacto de outras datas sazonais no calendário varejista, esta é uma ótima oportunidade para estimular o aumento das vendas através de estratégias para atrair o consumidor”, destaca.

O crescimento da população idosa no país reforça a importância da data. Em 2023, o Brasil contava com aproximadamente 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o IBGE. O número deve dobrar até 2050, segundo a projeção. O fator tem impulsionado uma nova geração de consumidores. “Por isso, o comércio de varejo está cada vez mais atento a este nicho, estimulando campanhas e fortalecendo as oportunidades de vendas”, complementa Rossini Batista.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Finais da Copa Caruaru começam nesta terça-feira (22) com entrada gratuita no Ginásio Municipal

Após semanas de competição intensa e grandes jogos, a Copa Caruaru chega à sua reta final. As decisões das quatro modalidades participantes começam nesta terça-feira (22) e seguem até a sexta-feira (25), sempre no Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé, na Rua Visconde de Inhaúma, Maurício de Nassau. A entrada é gratuita para o público.

A competição, promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, reuniu 786 atletas e dirigentes, distribuídos em 63 equipes de futsal, handebol, vôlei e basquete. Além do incentivo ao esporte, a Copa também gerou um importante legado social: cada equipe participante doou uma cesta básica no ato da inscrição, arrecadando mais de uma tonelada de alimentos para o São João Solidário, iniciativa do Transforma Caruaru.

“A Copa Caruaru é uma grande vitrine para nossos talentos esportivos e um estímulo à prática esportiva na cidade. Além disso, temos a alegria de unir o esporte à solidariedade, beneficiando quem mais precisa. Venham participar das grandes finais e torcer pelas equipes participantes”, destacou Adson Leonel, secretário executivo de Esportes de Caruaru.

*Confira a programação das finais:*

Terça-feira (22): Final de Futsal – 19h30/20h30

Quarta-feira (23): Final de Basquete – 19h30/20h30

Quinta-feira (24): Final de Handebol – 19h30/20h30

Sexta-feira (25): Final de Voleibol – 19h30/20h30