Com investimento de quase R$ 40 milhões, Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras em Fernando de Noronha

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (2), ordens de serviço para obras que receberão investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões em Fernando de Noronha. De acordo com a chefe do Executivo estadual, este é mais um passo do Governo de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e preservar a história do arquipélago, com ações que abrangem patrimônio histórico, saneamento e espaço sociais.

“Hoje anunciamos um pacote de investimentos para Fernando de Noronha que envolve obras de saneamento, além da requalificação de patrimônios históricos e culturais protegidos pelo Iphan e a recuperação de equipamentos essenciais, como o Palácio São Miguel. Também estamos trabalhando na segunda etapa das obras da pista do aeroporto, pois a pista principal está completa. Estamos felizes em poder transformar a realidade de uma ilha que foi abandonada por muito tempo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as ações anunciadas nesta quarta estão as ordens de serviço para requalificação do Palácio São Miguel e do Clube de Mães, além da autorização para abertura do processo licitatório de reforma e ampliação do cemitério da ilha. A reestruturação do cemitério visa a construção de uma capela, 132 gavetários, 60 ossuários, reforma do muro, instalação de estação de tratamento de efluentes e pavimentação de 772,93 m² com piso intertravado. Juntas, as três intervenções somam cerca de R$ 4,5 milhões.

Para a vice-governadora Priscila Krause, os investimentos demonstram um olhar sensível da gestão para quem vive ou vista o arquipélago. “O Governo de Pernambuco olha, hoje, exatamente para o que ninguém quer olhar. Por isso, vamos entregar um cemitério digno a Noronha, para que as pessoas não tenham que viajar quilômetros, muitas vezes sem dinheiro para ir e voltar, apenas para exercer o direito de velar um ente querido”, afirmou.

O Palácio São Miguel, por sua vez, passará por recuperação de coberta, piso, forro, portas, janelas e demais elementos originais, com prazo de execução de cinco meses. Já o Clube de Mães será reestruturado em quatro meses, com substituição de esquadrias, instalações elétricas e melhorias no espaço de convivência das cerca de mil mulheres.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, destacou que os investimentos terão impacto direto na preservação da ilha e na vida da população. “Noronha precisa conciliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social. Esses projetos garantem que a população local participe desse processo. Nós estamos muito felizes com as mudanças que o Governo de Pernambuco está promovendo na ilha”, declarou.

As intervenções serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE). A diretora de obras e habitação da Cehab, Michele Tavares, falou sobre a importância dos equipamentos.

“O Clube das Mães é uma casa de acolhimento que vai trazer dignidade e conforto para as mães que residem em Noronha, e o Palácio é onde funciona hoje o centro administrativo. É um ponto histórico da ilha, que é tombado pelo Iphan. Vamos garantir uma reformulação completa do equipamento”, afirmou.

Durante o evento, a empresa LightWall também firmou o compromisso em doar uma casa com um modelo construtivo moderno que servirá de alojamento para a equipe do Governo do Estado que trabalha no local.

*RESTAURAÇÃO DOS FORTES* – Outra ordem de serviço assinada na ocasião foi a das obras de restauração dos fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, que somam R$ 14,3 milhões em investimentos via Novo PAC, em parceria com o Iphan. O projeto contempla museografia, requalificação estrutural, acessibilidade e paisagismo. O Forte de Santo Antônio contará com a recuperação da Capela de São Pedro dos Pescadores e da histórica casa da Air France. Já o Forte do Boldró ganhará novos espaços de convivência e estrutura para eventos. Ambas as obras têm prazo de 12 meses.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância cultural e patrimonial das obras nos fortes históricos. “Noronha é reconhecida mundialmente por sua biodiversidade, mas guarda também uma riqueza histórica que precisa ser valorizada. Damos um passo importante para resgatar o que foi o maior sistema fortificado do século XVIII. Estamos preservando o patrimônio cultural da ilha e criando novas possibilidades de vivência para moradores e turistas”, afirmou.

O administrador-adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, que coordena as ações interinstitucionais da ilha, destacou a abrangência do pacote de obras. “As ações nos fortes têm uma importância cultural muito grande, porque eles são pontos bastante valorizados pelos ilhéus. Mas há, também, uma grande relevância turística no movimento, porque eles são dois pontos bastante visitados pelos turistas”, afirmou o administrador-adjunto.

*SANEAMENTO* – Ainda durante a cerimônia, foi anunciada a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Fernando de Noronha. Com investimento de R$ 21 milhões, as obras, que começam na próxima segunda-feira (7), visam aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Boldró de 2,14 litros por segundo para 12 L/s, além de elevar a cobertura da rede de esgoto de 63,7% para 70%. A intervenção inclui também a implantação de um novo coletor-tronco e de um moderno laboratório de análises, que trará mais agilidade no monitoramento dos efluentes.

Para o presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, o investimento da Compesa representa uma vitória histórica dos moradores. “Como é que a gente trata o esgoto de São Paulo, com tantos milhões, mas Noronha, com 3 mil habitantes, não? Eu vou levar essa novidade de volta à ilha com muita felicidade”, afirmou.

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta; a chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Márcia Azin; Ricardo Rodrigo, diretor de mercado da Compesa; e Isabelle de Souto, diretora regional metropolitana da Compesa.

*Veja, abaixo, a lista das ações anunciadas nesta quarta-feira (2):*

* Ordem de serviço para reforma e requalificação do Palácio São Miguel (sede distrital) e do imóvel onde funciona o Clube de Mães;

* Abertura do processo licitatório para reforma e expansão do cemitério de Fernando de Noronha;

* Autorização para requalificação do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró;

* Autorização para o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da ilha.

Polícia Federal apreende pasta 3,4 quilos de pasta base de cocaína no Aeroporto Gilberto Freyre

A Polícia Federal em Pernambuco, prendeu em flagrante, no dia 02/07/2025, por volta das 11h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um apontador de obra de 27 anos, natural e residente em Rio Branco/AC-(possui antecedentes criminais, já foi preso por porte ilegal de arma de fogo e roubo).

A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes bem como outros tipos de ilicitudes de competência federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os Policiais Federais através de um procedimento padrão, percebeu que o passageiro, demonstrava bastante nervosismo, inquietação e impaciência, sendo separado para uma entrevista prévia.

Os federais começaram a lhe questionar sobre assuntos da sua viagem, onde não soube informar qual o local e nem quanto tempo iria ficar em Recife. A ação foi concluída quando os federais ao utilizar a cadela Alaska de raça pastor alemão, indicou uma possível presença de material entorpecente em sua mochila e ao ser instado pelos policiais a abri-la foi encontrado em seu interior, 06 (seis) tabletes de uma substância pastosa, cujo narcoteste resultou positivo para pasta base de cocaína.

O preso ainda tentou fugir, mas foi logo contido pelos policiais federais. *A droga totalizou um peso bruto de 3,4Kg (três quilos e quatrocentos) gramas de cocaína em forma pastosa. Além da droga também foram apreendidos, passagem aérea e um aparelho celular.*

Em seu interrogatório o preso informou que pegou a droga em Rio Branco/AC e pretendia entregar em Recife/PE, não dando maiores detalhes de quem a aliciou, falando apenas que o conheceu em um aplicativo de mensagens. Disse também que pelo serviço de transporte iria ganhar a importância de R$ 1.000 (mil) reais e que resolveu fazer o transporte por estar passando por necessidades financeiras em virtude de sua companheira está grávida de 6 meses.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido a droga encontrada, o passageiro recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida foi conduzida para a Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado pela prática do *crime contido no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de entorpecentes) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.* Após a autuação, o preso realizou exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal e será levado amanhã (03/07) para a audiência de custódia.

Álvaro Porto e Francismar Pontes empossam Alberes Lopes como novo superintendente da Elepe

Tomou posse nesta quarta-feira (02/07) o novo Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alberes Lopes. Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes é ex-vereador dos municípios de Caruaru (2017-2019) e Ibirajuba (2013-2016) e atuou à frente da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entre 2019 e 2022, na gestão do ex-governador Paulo Câmara.

Dentre as principais ações de trabalho na gestão pública, Alberes Lopes se destaca pela criação das Centrais de Oportunidades de Pernambuco e investimentos nos polos regionais de desenvolvimento do Estado. Como presidente do Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho do Brasil (Fonsete), entre 2021 e 2023, foi responsável pela criação do Programa Emprego PE, no período da pandemia do coronavírus, promovendo a abertura de mais de 100 mil vagas de qualificação em Pernambuco.

Como novo superintendente da Elepe, Alberes Lopes pretende dar continuidade aos projetos que fizeram da Escola do Legislativo um dos órgãos da Assembleia mais fortemente voltado para a promoção de ações na área de ensino e de investimento na produção de conhecimento.

“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral”, anunciou o novo superintendente.

Alberes Lopes foi empossado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes. “Alberes é mais um nome competente para atuar na Casa de todos os pernambucanos. Tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto”, pontuou o presidente da Alepe.

“É com gratidão e alegria, que dou as boas-vindas a Alberes Lopes, novo superintendente da Escola do Legislativo. Alberes tem uma trajetória sólida na vida pública e chega para fortalecer ainda mais a Elepe que cumpre um papel fundamental na formação cidadã e na qualificação dos nossos servidores”, destacou o primeiro secretário da Assembleia.

A Escola do Legislativo da Alepe tem 25 anos de existência voltados para a capacitação de servidores e parlamentares, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Em parceria com diversas instituições, como o Sebrae e o Senado Federal, a Elepe ampliou seu alcance no Estado com várias ações de ensino e capacitação, entre elas o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais.

Iniciado em 2023, o Programa é voltado para a capacitação de vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e dos poderes executivos municipais do Estado.

Outra importante iniciativa da Escola do Legislativo é o Programa Lideralepe. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa tem por objetivo promover a formação de novas lideranças políticas em Pernambuco. A iniciativa é bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

Julho será mês de debates literários na CULTURAL Livraria e Cafeteria, em Caruaru

Julho será dedicado às trocas de ideias, criações e debates. A CULTURAL Livraria e Cafeteria, em Caruaru realiza o “QI das Quintas”, em conjunto com o Bacharelado em Comunicação Social do Campus Acadêmico do Agreste da UFPE, Instituto Cultural Maiêutica e Galo da Redação. Todas as quintas-feiras do mês, sempre às 18h15, o Cine-Auditório Dra. Janice Valença recebe estudiosos, especialistas e pesquisadores que vão discutir diversos temas presentes em obras literárias. A entrada para o público é gratuita.

O projeto surgiu de uma inquietação do professor Dr. Marcelo Martins sobre “o que adiantam o estudo e a cultura se aquela vivência não circular por aí?”. Assim, partiu a ideia de conectar algumas das discussões compartilhadas entre os alunos do curso de Comunicação Social, em pesquisas acadêmicas e nas salas de aula do Campus do Agreste da UFPE. A escolha da CULTURAL para ser o palco das discussões se deu pela proposta do espaço de ser um lugar de diálogo, reflexão e aprendizado para os mais diversos públicos.

A primeira mesa redonda será nesta quinta, dia 3, com o tema “Histórias de Crime e Mistério: a Narrativa Policial”, com mediação do designer Cássio de Holanda. A troca de ideias será sobre romances policiais, em que os convidados vão promover questionamentos sobre o gênero, com a perspectiva de autores, leitores e a representação feminina.

Os palestrantes serão o escritor e produtor cultural Leandro Bacamarte, que vai falar sobre “A Narrativa Policial: Evolução e Hibridização”; as estudantes e pesquisadoras do Propesqi/UFPE Louise Farias e Vallecyane Silva que abordarão o tópico “Heroína ou Vilã: a Mulher no Noir e Romance Policial”; e Lucas Barros, influencer digital especialista em Literatura, que pergunta “O que busca um Leitor de Suspense? Sensações e Expectativas”.

Rita Valença de Castro, proprietária da livraria, barista e delegada de Polícia Civil aposentada, destaca a importância de projetos como este para a cena literária da cidade: “nós sempre acreditamos que o livro é um ponto de partida para grandes encontros e reflexões. Por isso, iniciativas como o QI das Quintas nos tocam profundamente. Promover rodas de diálogo com especialistas e estudiosos sobre gêneros literários está completamente alinhado com um dos nossos principais objetivos: criar um espaço vivo de trocas, saberes e descobertas. É uma honra poder contribuir e fazer parte desse movimento que valoriza a literatura e o pensamento crítico em nossa região.”.

*Serviço: QI das Quintas – todas as quintas do mês de julho*

Realização: Instituto Cultural Maiêutica, CULTURAL Livraria e Cafeteria, Bacharelado em Comunicação Social do CAA/UFPE e Galo da Redação

Local: Av. Assis Chateaubriand, 131-A, Maurício de Nassau – Caruaru

Data e horário: quinta-feira, 3 de julho, às 18h15

Entrada gratuita

Informações pelo telefone (81) 3046-2808 ou pelo Instagram (@cultural_livraria_cafeteria)

Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história

Não são apenas os 65 dias de festa e 27 polos de animação que garantem a Caruaru o título de Maior e Melhor São João do Mundo. A cada ano, vários índices comprovam o sucesso da festa, marcada pela multiculturalidade, a segurança e a geração de emprego e renda. Em 2025, o evento superou a expectativa de público e de movimentação financeira, com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas e movimentação de R$ 737,6 milhões, números que superam o sucesso registrado nos anos anteriores.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, nesta quarta-feira (2), em um evento que recebeu jornalistas, autoridades políticas e servidores, no Centro Administrativo de Caruaru. Na ocasião, o gestor comemorou os resultados. “Foi um sucesso total o São João 2025. Fizemos um trabalho muito importante q respeito da segurança, que é o ponto principal de todos os nossos eventos, e garantimos a valorização dos artistas da nossa terra, do forró e da multiculturalidade, gerando emprego e renda, e consolidando nosso São João como o Maior e Melhor do Mundo”, celebrou.

A grandiosidade do evento também se reflete na geração de oportunidades. Apenas durante o mês de junho, foram gerados mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Nos polos de festa, mais de 26 mil artistas fizeram parte das apresentações. Ao todo, 82,85% das contratações foram realizadas pelo edital, com destaque para a valorização da cultura local: mais de 72,73% dos artistas contratados foram de Caruaru e mais de 81,38% das atrações foram de forró.

Entre o público, a aprovação também atingiu números impressionantes. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Simplex Consultoria em parceria com a Empetur, o índice de pessoas que recomenda a festa chega a 98,2%, enquanto o de aprovação é de 94,2%. O levantamento aponta que, durante a programação, a cidade recebeu pessoas de todo o Brasil, sendo 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul.

Confira os números abaixo:

– *Turismo*

– Mais de 4 milhões de pessoas aproveitaram a programação (8% a mais que 2024;

— Quase 1.500 crianças passaram pela Bebeteca;

– 94,2% do público aprova o São João de Caruaru;

— 98,2% recomendam a festa;

— 83,1% pretendem voltar ano que vem;

— 69,1% afirmam que o São João de Caruaru é o melhor;

– Visitantes do Brasil inteiro: 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul;

– 100% de ocupação da rede hoteleira.

– *Economia*

– R$ 737,6 milhões movimentados na economia (7% a mais que 2024);

– 20 mil empregos diretos e indiretos gerados em junho.

– *Cultura*

– 65 dias de evento, com 27 polos de programação (13 na zona rural e 14 na zona urbana)

— 1.434 atrações contratadas;

– Mais de 26 mil artistas envolvidos (apresentações de música, dança, exposições, teatros, oficinas, exibições de cinema, etc)

– 81,38% foram artistas de forró (1.167);

– 82,85% foram contratados através de edital;

– 72,73% da grade foi composta por caruaruenses (1.043).

– *Segurança*

— Sistema de videomonitoramento 24h com 300 câmeras;

— Redução de 6% no número de ocorrências (2.771 em 2025, 2.971 em 2024);

— Redução de 2,3% no número de ocorrências no Pátio de Eventos (2.343 em 2025, 2.422 em 2024);

— 8 indivíduos com mandado de prisão identificados por reconhecimento facial.

– *Drilha*

— Mais de 50 mil pessoas;

— Nenhuma ocorrência registrada.

– *São João Sustentável*

— 352,59 toneladas de lixo domiciliar coletado;

— 251,6 toneladas de lixo domiciliar coletado no Pátio de Eventos, Estação Ferroviária e entornos;

— 100,9 toneladas de lixo domiciliar coletado no Alto do Moura;

— 37,09 toneladas de material reciclável coletadas: 10,79 toneladas de latinhas, 7,15 toneladas de garrafas pet, 2,21 toneladas de plástico, 16,53 toneladas de vidro e 0,23 toneladas de alumínio.

– *Ativações de patrocínio*

– Foram captados R$ 37,7 milhões por meio de patrocínio;

– 30 marcas entraram com cotas de apoio e patrocínio.

Prorrogadas as inscrições para o II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário 2025

Jornalistas interessados em concorrer ao II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Direitos Humanos e Tecnologia ganharam mais uma chance. As inscrições, que terminavam nesta segunda-feira (30), foram prorrogadas. Agora, quem quiser participar pode fazer sua inscrição até 7 de julho.

Cada profissional pode inscrever um trabalho em cada um dos dois eixos temáticos. O primeiro visa dar destaque à atividade do Judiciário no combate à violação dos direitos humanos, na garantia da cidadania e na preservação do meio ambiente. O outro está relacionado à inteligência artificial (IA), inclusão digital e desinformação.

Os trabalhos inscritos no eixo 2 devem mencionar a atuação jurídica ou administrativa dos tribunais superiores e dos conselhos no uso da IA e na inclusão digital, envolvendo a democratização da tecnologia e o combate ao mau uso dela, como a disseminação de desinformação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo, é um dos órgãos do Judiciário com permanente atuação no enfrentamento da desinformação e dos discursos de ódio, bem como na defesa da regulamentação do uso da IA nas eleições.

Também é necessário optar por uma das cinco categorias: jornalismo escrito (impresso ou on-line), vídeo, áudio, fotojornalismo e jornalismo regional. As especificações sobre o formato do envio dos materiais de acordo com cada categoria estão disponíveis no edital do prêmio.

Os melhores trabalhos sobre a Justiça brasileira vão receber R$ 5 mil. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em 10 de setembro. Podem concorrer trabalhos publicados no Brasil entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025.

Iniciativa conjunta

O II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma iniciativa conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do TSE, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).

A premiação tem como objetivo incentivar a produção de reportagens que evidenciem o papel do Judiciário na promoção da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social. A iniciativa reconhece a importância da imprensa como mediadora do debate público e busca fortalecer os laços entre os tribunais superiores e a sociedade na defesa dos direitos fundamentais.

As reportagens serão avaliadas por comissões julgadoras compostas de representantes da imprensa ou da academia, ministros ou integrantes da alta administração dos tribunais superiores e de conselhos participantes, além de membros de entidade associativa.

A avaliação levará em conta, ao menos, cinco critérios:

conexão com o tema principal;
relevância do conteúdo para o Poder Judiciário e para a sociedade;
qualidade editorial e jornalística;
criatividade; e
originalidade na abordagem.

Garanhuns: Festival Gospel tem início nesta sexta-feira (04)

A partir desta sexta-feira (04), a quadra do Colégio XV de Novembro será palco de momentos de louvor, adoração e celebração com o início do Festival Gospel 2025. O evento, que segue até o dia 12 de julho, abre sua programação às 20h com apresentações da Igreja Jardim das Oliveiras, Igreja Família C2, Isabel Chalegra e da dupla André e Felipe.

Com entrada gratuita, o Festival é uma oportunidade para reunir família, amigos e toda a população em noites marcadas pela música cristã. A programação segue ao longo da semana com outras apresentações de igrejas locais e cantores convidados.

 

Confira abaixo a programação completa:

SEXTA 04/JUL (a partir das 20h):

– Igreja Jardim das Oliveiras

– Igreja Família C2

– Isabel Chalegra

– André e Felipe

SÁBADO 05/JUL (a partir das 19h):

– Igreja Presbiteriana Renovada

– Igreja Batista Moriá

– Thayslane Gonçalves

– Pastor Théo Barros

– Discopraise

TERÇA 08/JUL (a partir das 20h):

* Ministério de Louvor – Igreja de Cristo Pentencostal Internacional (ICPI) Garanhuns

* Banda Cordel Dobrado

* ⁠Pela Honra do Rei – Ibreja Batista Missionária Independente (IBMI) Venturosa

* ⁠Ryann Pereira e Banda

* Armando Filho e Banda

QUARTA 09/JUL (a partir das 20h):

– AD Madureira

– Igreja Pentencostal Assembleia de Deus

– Ministério de Louvor Aviva-Nos

– Sérgio Lopes

QUINTA 10/JUL (a partir das 20h)

– Jeová Nissi

– Ministério Gratidão Cantando

– Evandro Azevedo e Banda

– Lis Avancine

SEXTA 11/JUL (a partir das 20h)

– Igreja de Cristo Pentencostal Internacional Garanhuns (ICPI Garanhuns)

– 2ª Igreja Evangélica Quadrangular

– Vocal Sublime

– Marcos Freire

SÁBADO 12/JUL (a partir das 19h)

– Igreja Batista Shalom

– Igreja Farol

– Pastora Milenna Araújo

– Grupo Atraídos

– Delino Marçal

PMs são presos por fazer segurança privada

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou nesta terça-feira (1º) uma operação contra 11 policiais militares lotados no batalhão de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Eles foram denunciados à Justiça Militar por prestar serviço de segurança armada privada a comerciantes do município, durante o horário de serviço e usando toda a estrutura da corporação. Os acusados vão responder na Justiça pelo crime de organização criminosa, corrupção passiva e peculato.

A ação contou com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar. Os militares Jaime Vicente, Rodrigo Viana, Ivaney Gama, Rodrigo de Oliveira, Pablo Regis, Ubiratan Ferreira, André Monsores, Rafael Santos e Rafael Carvalho foram presos durante a ação.

Outros dois policiais militares ainda não foram localizados, são eles: Felipe da Silva e Marcelo Silva. Os mandados de prisão foram expedidos pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar e foram cumpridos em endereços em Belford Roxo, Nova Iguaçu, Maricá e nos bairros da Pavuna e Bento Ribeiro, na zona norte da capital fluminense.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os comerciantes beneficiados pelo esquema eram informalmente chamados de “padrinhos”. Os crimes ocorreram entre 2021 e 2024, período em que os policiais estavam lotados no 39º batalhão, na cidade de Belford Roxo. Atualmente, alguns dos denunciados ainda permanecem na unidade, enquanto os demais estão no 12º BPM (Niterói), 15º BPM (Duque de Caxias), 20º BPM (Mesquita), no Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e na Prefeitura de Belford Roxo.

De acordo com as investigações, a oferta do serviço era contratada pelos comerciantes, com quem os PMs estabeleciam uma relação de dependência econômica, comprometendo os princípios da legalidade, moralidade e isonomia no acesso à segurança pública. Entre os pontos comerciais identificados estavam restaurantes, lanchonetes, mercados, lojas, postos de combustíveis, depósitos, farmácias, clínicas, universidades, funerárias, serviços de mototáxi, transporte alternativo, feiras livres, festas populares e até um posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Belford Roxo.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que os policiais presos foram conduzidos para a sede da corregedoria, onde fizeram os trâmites administrativos e o exame de corpo de delito. Em seguida, foram levados para a unidade prisional da corporação, em Niterói, onde ficarão à disposição da justiça.

A nota diz ainda que a Polícia Militar “vem atuando contra todos os tipos de delitos cometidos por policiais militares e não compactua com possíveis desvios de conduta ou cometimento de crimes praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”.

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Desde esta terça-feira (1º), os bancos começaram verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros. Anunciadas em março, as medidas de segurança entraram em vigor ontem.

Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.

A mudança afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas. Código identificador de uma conta, a chave Pix permite registrar a origem e a destinação no sistema de transferências instantâneas. Ela pode estar vinculada a um CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um código aleatório composto por letras e números.

Na época do anúncio, em março, as medidas foram alvo de fake news. Entre as mentiras difundidas, estão a de que quem deve impostos ou está com o nome sujo terá a chave bloqueada. Na verdade, as mudanças abrangem poucos usuários e buscam evitar golpes financeiros.

Tire as principais dúvidas sobre as novas regras do Pix:
De quem foi a decisão? Da Receita Federal ou do Banco Central?

O reforço na segurança do Pix foi decidido pelo Banco Central, que criou e administra o sistema de transferências instantâneas.

Quem terá a chave excluída?

Entre as pessoas físicas, as chaves CPF na seguinte situação (1% do total):

• 4,5 milhões: grafia inconsistente

• 3,5 milhões: falecidos

• 30 mil: CPF suspenso (cadastro com informações incorretas ou incompletas)

• 20 mil: CPF cancelado (CPF suspenso há mais de cinco anos, com duplicidade de inscrição ou cancelado por decisão administrativa da Receita ou decisão judicial)

• 100: CPF nulo (com fraude ou erro grave no cadastro).

Entre as pessoas jurídicas, as chaves CNPJ na seguinte situação

• 984.981 com CNPJ inapto (empresa que não apresentou demonstração financeira e contábil por dois anos)

• 651.023 com CNPJ baixado (empresa oficialmente encerrada)

• 33.386 com CNPJ suspenso (empresa punida por descumprir obrigações legais)

• Banco Central não informou a quantidade de CNPJ nulos (sem validade)

Quando as chaves serão excluídas?

Segundo o BC, a exclusão está prevista a partir de julho.

Como se dará a exclusão?

As instituições financeiras e de pagamento deverão verificar o cadastro sempre que houver um procedimento relacionado a chaves Pix, como registro, mudança de informações, pedido de portabilidade ou reivindicação de posse. Caso seja constatada alguma das irregularidades acima, a chave deverá ser excluída.

Quem deve impostos terá chave excluída?

Não. O BC esclareceu que a inconformidade de dados cadastrais de CPF e de CNPJ não tem relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Quem está com o nome sujo deixará de fazer Pix?

Não. Esta é uma fake news que passou a ser espalhada nos últimos dias. As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.

O que mudará nas chaves aleatórias?

Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias (combinação de letras e números) não poderão mais alterar informações vinculadas a essa chave. Agora, o usuário precisará excluir a chave aleatória e criar uma nova, com as informações atualizadas.

O que mudará nas chaves vinculadas a e-mails?

A partir de abril, a chave do tipo e-mail não poderá mais mudar de titular. Não será mais possível migrar a chave de um dono para outro.

Haverá mudanças nas chaves vinculadas a número de celular?

Não. As chaves do tipo celular poderão mudar de titular e de conta. Segundo o BC, a possibilidade de alteração foi mantida por causa da troca frequente de números de telefone, principalmente de donos de linhas pré-pagas.

Qual o principal objetivo das medidas?

Aumentar a segurança no Pix, ao inibir o uso de chaves com nomes diferentes da base de dados da Receita Federal, no caso do CPF e do CNPJ e impedir a transferência de chaves para terceiros, no caso de chaves aleatórias e de e-mails.

Devolução de qualquer valor dos dispositivos não cadastrados
Desde novembro de 2024, caso uma conta transferisse para uma outra conta existente sem chave Pix criada, a devolução seria limitada a R$ 200. BC retornou a norma antiga e retirou o limite para esse tipo de transação.

É possível verificar se o CPF está em situação regular?

Sim. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, na aba “Comprovante de situação cadastral”.

É possível regularizar o CPF?

Sim, mas apenas por quem está com o CPF suspenso. A regularização pode ser feita na página da Receita Federal, preenchendo um formulário. A Agência Brasil publicou um passo a passo para consultar e resolver pendências no CPF.

Governadora Raquel Lyra empossa novos secretários Daniel Coelho e André Teixeira Filho

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, empossou novos secretários na gestão estadual. Daniel Coelho assume o comando da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), enquanto André Teixeira Filho foi nomeado secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

“É uma alegria poder celebrar a chegada em novas pastas de André e Daniel, que acreditam no nosso projeto de mudança para Pernambuco e que tiveram conosco desde o primeiro momento para garantir que a vida do povo pernambucano possa mudar para melhor. A nossa missão é cumprir com aquilo que a gente se comprometeu com a população, na chegada de ações em cada uma das cidades. Agradeço o trabalho de todo nosso time do governo que tem promovido melhorias nas vidas das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O secretário André Teixeira Filho agradeceu a confiança da governadora e falou sobre a continuidade dos projetos de mobilidade da pasta. “Vamos continuar falando de desenvolvimento econômico, porque as estradas, os aeroportos, tudo isso desenvolve economicamente a nossa região. Esse é o trabalho que vamos continuar, com estradas mais seguras, logística mais eficiente e um estado melhor para viver e investir”, disse o secretário.

Ao assumir a Semas, o secretário Daniel Coelho reforçou a importância de uma visão moderna e transversal para a sustentabilidade. “O desafio da sustentabilidade é integrar proteção ambiental com desenvolvimento econômico e social. Não existe preservação se não houver impacto positivo na vida das pessoas, se não houver estrada, moradia digna, oportunidade. A Secretaria de Meio Ambiente atuará com todas as áreas do governo”, afirmou.

Daniel Coelho substitui Ana Luiza Ferreira, que, por sua vez, será a nova presidente da Adepe. Já André Teixeira Filho assume a Semobi no lugar de Diogo Bezerra, que passa a comandar a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Durante o discurso, a gestora agradeceu aos antigos secretários das pastas pelo trabalho prestado.

O deputado estadual Wanderson Florêncio também celebrou as nomeações, destacando o potencial das novas lideranças. “Esse é um trabalho de continuidade, mas que tem um incremento a mais. O Estado vem se transformando”, afirmou o deputado.