Gestores municipais aprovam projeto de concessão parcial do saneamento de Pernambuco

Nesta terça-feira (1°), os gestores dos municípios pernambucanos e seus representantes aprovaram em assembleia o projeto de concessão parcial do saneamento no Estado. A partir deste resultado, o Governo do Estado tem o aval das Microrregiões de Água e Esgoto (MRAEs) para lançar o edital que vai leiloar as atividades hoje executadas pela Compesa de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

Para o secretário-geral interino das MRAEs, Artur Coutinho, a aprovação do projeto reforça o compromisso do colegiado microrregional com as metas de universalização.

“O projeto de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco foi submetido a um amplo diálogo com a sociedade. Durante 58 dias de diálogo público aberto, com consulta aos documentos disponibilizada na internet e a realização de cinco audiências públicas, ocorridas nos municípios do Recife, Caruaru, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, foram recebidas 1.012 contribuições. O projeto tramitou e foi aprovado dentro de todas as instâncias das microrregiões”, ressaltou.

“Este processo de concessão é diferente do que já fizemos anteriormente em Pernambuco. Um leilão de saneamento não trará lucro para o Estado. Desta vez, estamos trazendo parceiros privados para dividir conosco os esforços necessários para a melhoria e ampliação dos serviços de água e esgoto. A concessão é necessária para ganharmos tempo e somar recursos e forças, entre Estado, municípios e entes privados, para que possamos reparar essa ausência histórica dos serviços nas casas de todos e todas, do Sertão à RMR”, pontuou Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.

O secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, destacou a importância da construção coletiva do processo. “O projeto de saneamento de Pernambuco foi o que recebeu o maior número de contribuições entre todos que foram desenvolvidos no país por meio do BNDES. E a maior parte dessas contribuições foram incorporadas ao projeto. Nós hoje temos um produto final rico e construído coletivamente. Não se trata de um projeto de Governo, e sim de um projeto de Estado. A prova disso é que o Estado abdicou de todos os recursos oriundos desse projeto para destiná-los, exclusivamente, aos investimentos em saneamento. Com isso, poderemos, definitivamente, acabar com os problemas relacionados ao saneamento”, frisou.

TRANSPARÊNCIA – Todas as contribuições dadas ao projeto integraram um relatório que foi encaminhado aos municípios no último mês de abril e foi ainda publicado no site das MRAEs e da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado. As minutas revisadas do projeto foram apreciadas pelos comitês técnicos e conselhos participativos das microrregiões nos meses de maio e junho. E o projeto também foi apreciado pelo Tribunal de Contas do Estado.

INVESTIMENTO – O projeto para concessão dos serviços de água e esgoto foi idealizado como forma de garantir que o Estado cumpra a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a cobertura de 99% do território de todos os estados com serviços de abastecimento d’água e 90% com serviços de coleta e tratamento de esgotamento sanitário no Brasil até o ano de 2033. A concessão prevê um investimento privado em saneamento no valor de R$ 19 bilhões.

MICRORREGIÕES DE ÁGUA E ESGOTO – Desde setembro de 2021, Pernambuco conta com duas microrregiões de saneamento: a MRAE-I Sertão e a MRA-II RMR–Pajeú. Estabelecidas a partir da Lei Complementar nº 455/21, em consonância ao Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/20), elas são autarquias interfederativas, que, dentre outras atribuições, conduzem as decisões relativas a prestação de serviços de saneamento das cidades pernambucanas. São, portanto, organismos que auxiliam os municípios no cumprimento da meta imposta pelo Marco, de alcançar, até o ano de 2033, o percentual de 99% da população brasileira com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

O agrupamento dos municípios em microrregiões visa ampliar estes percentuais, porque assegura igualdade dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para os municípios pequenos e os grandes, na medida em que as prefeituras com menor orçamento são beneficiadas pelos mesmos contratos que as que têm maior capacidade financeira. Isto porque as decisões são tomadas em bloco, com o objetivo de que todas as cidades tenham poder de voto e de decisão quanto aos investimentos em serviços de água e esgoto.

A Microrregião de Água e Esgoto I Sertão é composta por 24 municípios dos sertões central, do Araripe e do São Francisco, sendo o principal deles Petrolina. E a Microrregião de Água e Esgoto II RMR-Pajeú engloba os demais 160 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, incluindo toda a Região Metropolitana do Recife, Agreste e parte do Sertão. Cada bloco tem a missão de organizar, planejar e executar as ações de interesse comum, seja com relação à prestação direta ou contratada dos serviços de saneamento. Em seu organograma, cada MRAE tem como prerrogativa de governança a eleição de um Colegiado Microrregional; Comitê Técnico; Conselho Participativo e Secretaria Geral, sendo o colegiado o órgão máximo, formado pelos próprios prefeitos e presidido pela governadora.

Quase 20 toneladas de alimentos foram arrecadados no primeiro semestre de 2025 por meio do Programa Ceaca Alimenta

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), segue auxiliando famílias e instituições de caridade localizadas no município e em cidades circunvizinhas, por meio do programa Ceaca Alimenta. No primeiro semestre de 2025, foram arrecadadas, com a parceria de comerciantes e colaboradores, quase 20 toneladas de comida. As doações serão direcionadas a mais de 30 instituições filantrópicas de Caruaru e cidades vizinhas.

Os produtos mais doados no primeiro semestre foram mamão, melancia, coentro, jaca, banana prata, manga, goiaba, abacate, cenoura, cebola branca, tomate, maçã, graviola e acerola. Além de pitomba, quiabo, pinha, laranja, pimenta de cheiro, pepino, vagem e siriguela.

Entre as ações do Ceaca Alimenta, estão a entrega de cestas com frutas e verduras, além de capacitações para mulheres. “O programa segue com objetivo da conscientização contra o desperdício de alimentos. Estamos com algumas novidades para o segundo semestre deste ano, e estaremos apliando ainda mais o espaço e as instituições parceiras. Quanto mais alimentos recebemos, mais famílias são contempladas com o Ceaca Alimenta”, comentou a presidente da Ceaca, Renata Senna.

Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (1º), a inauguração do novo centro tecnológico da EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A instalação da multinacional, uma das líderes globais em consultoria e auditoria, reforça o posicionamento de Pernambuco como polo de inovação, tecnologia e geração de postos de trabalho. A expectativa é de que mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número nos próximos dois anos.

Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual celebrou a criação de 9.754 empregos com carteira assinada no mês de maio deste ano. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, buscando fortalecer o ecossistema, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar nos arranjos produtivos de tecnologia e inovação. Enquanto poder público, o Governo de Pernambuco é um instrumento para que todos possam desenvolver as suas atividades com plenitude”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.

O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.

O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.

Agrestina vai marcar presença na maior feira católica do mundo

Nesta quinta-feira (3), Agrestina marcará presença na 18ª edição da ExpoCatólica, em São Paulo, apresentando seu projeto de fortalecimento ao turismo religioso, com destaque para a Festa de Nossa Senhora do Desterro, considerada a maior devoção do Brasil. No estande do estado de Pernambuco, o público poderá conhecer o andor pintado à mão, que carrega a imagem da santa, além de acompanhar a entoação do Hino de Nossa Senhora do Desterro, símbolos vivos da fé, tradição e identidade do povo agrestinense. A exposição, reconhecida como a maior feira católica do mundo, segue até domingo (6), reunindo fiéis, expositores e visitantes de todo o país.

A iniciativa tem como objetivo valorizar o patrimônio religioso e cultural da cidade, atraindo fiéis, turistas e estudiosos para conhecerem de perto a trajetória centenária de devoção e participarem das tradicionais festividades que movimentam Agrestina todos os anos. Além de resgatar e preservar a fé popular, o projeto busca impulsionar o turismo e fortalecer a economia local, consolidando o município como um dos principais destinos religiosos do Brasil.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, o momento é de afirmação da identidade agrestinense no cenário nacional. _“Estamos levando muito mais que um símbolo religioso. Levamos conosco a história, a fé e a cultura de um povo que, há mais de um século, carrega sua devoção e constrói sua identidade através dela. É uma oportunidade única de mostrar ao Brasil a força da nossa tradição e, ao mesmo tempo, abrir portas para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade”,_ destacou.

Uma devoção que atravessa gerações

A história da devoção a Nossa Senhora do Desterro em Agrestina remonta a 1922, no Sítio Cachoeira, quando, segundo a tradição, um andarilho faminto trocou a imagem da santa por um animal para saciar sua fome. Após a emancipação do município, em 1929, uma réplica da imagem foi levada para a sede da cidade, onde a devoção cresceu e se tornou um dos maiores eventos religiosos de Pernambuco. Atualmente, a tradicional procissão e as celebrações em homenagem à padroeira reúnem mais de 20 mil pessoas, movimentando o comércio, a cultura e a economia local.

Sobre a ExpoCatólica

Nesta edição, a ExpoCatólica reunirá mais de 200 expositores e cerca de 30 mil visitantes, e terá como tema “Ampliando olhares para um futuro de esperança”, em sintonia com o Jubileu 2025. Além da área de exposição, a programação inclui congressos, seminários e eventos culturais, fortalecendo o diálogo entre fé, cultura e inovação.

Cieq abre seleção para oportunidades de estágio em Caruaru nas áreas de Comunicação, Ciências Contábeis e Engenharia Civil

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), por meio do Centro de Integração de Estágio Qualificado (Cieq), abriu diversas vagas de estágio para estudantes das áreas de Comunicação Social ou Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (PAV), Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Para concorrer às oportunidades, os interessados devem estar regularmente matriculados em um dos cursos e ter disponibilidade para atuar por seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Estão sendo disponibilizadas duas vagas para a área de Ciências Contábeis, voltadas para estudantes que estejam cursando entre o terceiro e o sexto período da graduação. Além disso, é desejável que os candidatos tenham habilidades com o Pacote Office. A bolsa oferecida é de R$ 600 e conta ainda com auxílio transporte de R$ 100 ao mês. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: afortunadoscontabilidade007@gmail.com e no assunto informar: “Estágio Ciências Contábeis/Cieq”.

Para estudantes de Comunicação Social ou Técnico em PAV, está sendo ofertada uma vaga para candidatos que estejam cursando entre o terceiro e o sexto período. Os interessados devem ter habilidades com captação e edição de imagens e disponibilidade de horário para atuar das 12h às 18h. A bolsa mensal é de R$ 600 e conta com auxílio transporte de R$ 50. Para concorrer a oportunidade, é necessário enviar o currículo para o e-mail: alumefilmes@alumefilmes.com.br com o assunto: “Estágio Alume/Cieq”.

Já para o estágio em Engenharia Civil, está sendo disponibilizada uma vaga para estudantes que estejam cursando entre o quarto e o nono período e que possuam habilidades com Autocad. A bolsa oferecida é de R$ 700 e o auxílio transporte de R$ 150 ao mês. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail contato@techmap.com.br e no assunto mencionar: “Estágio Engenharia Civil/Cieq.

Uma segunda chance para os materiais de construção: O novo padrão da economia circular no setor

Por Marcelo Rodrigues

A indústria da construção civil movimenta bilhões anualmente no Brasil, mas carrega consigo uma marca pouco glamorosa: é responsável por cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos gerados no país. Enquanto governos e sociedade debatem soluções para a crise ambiental, uma iniciativa simples e eficaz ganha força nas periferias das grandes cidades: o brechó de materiais de construção.

Diferentemente do que se poderia imaginar, essa não é apenas uma questão de economia doméstica. Trata-se de um movimento que ressignifica a relação entre consumo, desperdício e responsabilidade social. Em São Paulo, por exemplo, iniciativas comunitárias já comercializam tijolos, telhas, portas, janelas e outros componentes retirados de demolições e reformas, oferecendo alternativas acessíveis para famílias de baixa renda que sonham com a casa própria.

O conceito funciona através de processos técnicos específicos: materiais que seriam descartados em aterros ou terrenos baldios passam por etapas de triagem, classificação, limpeza, recuperação estrutural e revenda. Por trás dessa operação existe uma cadeia logística complexa que envolve desde protocolos de avaliação técnica de materiais até sistemas de estoque e distribuição especializados.

A operacionalização desses espaços requer conhecimento técnico para avaliar a integridade estrutural de componentes como vigas, pilares e elementos de vedação. Profissionais especializados aplicam critérios rigorosos de seleção, descartando materiais que apresentem comprometimento de resistência mecânica ou deterioração que possa afetar seu desempenho futuro.

Além do benefício social evidente, os brechós de construção representam uma solução ambiental inteligente. Cada tonelada de material reutilizado significa menos pressão sobre recursos naturais, redução no volume de entulho despejado irregularmente e diminuição da pegada de carbono associada à produção de novos componentes. Especialistas em sustentabilidade apontam que a economia circular na construção civil poderia reduzir em até 30% a demanda por matérias-primas virgens.

A experiência internacional reforça esse potencial. Na Europa, países como Holanda e Dinamarca desenvolveram políticas públicas que incentivam a reutilização de materiais construtivos, criando verdadeiras cadeias produtivas baseadas na economia circular. Empresas especializadas em desconstrução – processo oposto à demolição tradicional – recuperam até 85% dos materiais de edificações antigas.

No Brasil, construtoras começam a incorporar estratégias de desconstrução seletiva em seus processos operacionais. Além de reduzir custos operacionais com descarte, podem monetizar materiais que anteriormente representavam passivo ambiental. Essa reorientação estratégica empresarial requer implementação de protocolos específicos de separação e armazenamento durante as fases de demolição e reforma.

Contudo, desafios persistem. A falta de padronização na classificação de materiais reutilizáveis, ausência de certificação de qualidade e resistência cultural ao “usado” são obstáculos que exigem superação gradual. Iniciativas educativas em escolas técnicas e universidades podem formar profissionais capacitados para esse novo nicho de mercado.

O poder público também possui papel fundamental nessa transformação. Políticas de compras sustentáveis, que priorizem materiais recondicionados em obras públicas, podem criar demanda suficiente para consolidar esse mercado emergente. Programas habitacionais que incorporem o conceito de brechó da construção amplificariam significativamente o impacto social e ambiental.

A revolução silenciosa dos brechós de material de construção demonstra que soluções eficazes nem sempre emergem de laboratórios ou gabinetes governamentais. Muitas vezes nascem da necessidade popular e da criatividade coletiva, provando que sustentabilidade e inclusão social podem caminhar juntas rumo a um futuro mais equilibrado e justo para todos.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Nordeste abre quase 46 mil novos empregos formais em maio; Bahia lidera e Pernambuco vem em segundo

O mercado de trabalho formal mostrou-se, mais uma vez, aquecido no Nordeste. Em maio, a Região gerou 45.888 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda (30). O resultado representa a 30,8% do saldo nacional e aponta crescimento de 0,57% em relação ao mês anterior. Os dados consolidam uma trajetória de recuperação iniciada em abril e reforçada em maio, especialmente pelos setores de serviços e indústria. O desempenho foi o segundo melhor entre as regiões do País.

No acumulado do ano, o Nordeste apresenta saldo de 124.662 empregos gerados, o que equivale a 11,9% do acumulado no País. O número representa uma média de aproximadamente 25 mil empregos líquidos por mês.

“O desempenho positivo do Nordeste reflete as medidas adotadas pelo presidente Lula para a retomada da atividade econômica. Essa combinação tem sido decisiva para gerar oportunidades e reduzir desigualdades na região”, avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Todos os nove estados nordestinos apresentaram saldo positivo em maio. A Bahia liderou o ranking, com 12.858 vagas, seguida por Pernambuco (9.754), Paraíba (5.905) e Ceará (5.769). Esses quatro estados concentraram quase 75% das contratações no mês. Também contribuíram Maranhão (3.560), Piauí (3.559), Rio Grande do Norte (2.220), Sergipe (1.939) e Alagoas (324).

O setor de serviços foi o maior responsável pelos novos postos, com 21.092 vagas — quase a metade do total. Neste cenário, Bahia, com saldo de 5.670; Pernambuco, com 5.386 novos empregos; e Ceará, com 5.288 novos postos de trabalho anotaram os mais altos registros. Em termos proporcionais ao saldo de cada estado, o setor de Serviços foi destaque em quase todos os estados, sendo responsável pela maior parte do saldo positivo em seis estados, exceção feita a Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na Paraíba, o saldo do setor de serviços respondeu por quase 90% do saldo total do estado.

O setor industrial surpreendeu positivamente ao registrar 9.272 empregos formais em maio, revertendo o saldo negativo observado em abril. O Rio Grande do Norte liderou com 2.974 vagas, seguido por Bahia (2.061) e Pernambuco (2.026). Em estados como Alagoas e o próprio RN, o peso da indústria foi decisivo: mais que o dobro do saldo total em Alagoas e 34% acima da média no caso potiguar.

A construção civil também apresentou desempenho positivo, especialmente na Bahia (1.593 vagas) e no Ceará (1.462). Em termos proporcionais, a construção representou fatias expressivas do saldo total em estados como Sergipe (28,6%), Maranhão (26,1%) e novamente o Ceará (25,3%).

O comércio respondeu por 976 novos empregos na Bahia e 828 no Maranhão, o que corresponde a 35% do saldo regional no setor. Em Alagoas, a atividade comercial foi responsável por impressionantes 92,3% do total de vagas criadas. Já a agropecuária contribuiu com 4.359 novos postos, sendo mais da metade puxada pela Bahia, com 2.558 contratações. Apenas Maranhão e Paraíba tiveram saldos negativos leves nesse setor, com -86 e -35 vagas, respectivamente.

“Os números consolidam a recuperação observada na região em abril”, analisa o economista da Sudene, Miguel Vigueira. “Chama a atenção o forte resultado no setor Industrial, com saldo de 9.272 novos postos de trabalho, revertendo o saldo negativo observado em abril. Esse número representa 20% do saldo total da Região. Com relação aos estados, o Rio Grande do Norte representou 32% do saldo da região no setor Industrial”, complementou.

Copa Caruaru começa nesta terça-feira (1º) com mais de 700 atletas e doação de cestas básicas

Competição reúne mais de 60 equipes com entrada gratuita para o público

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, inicia nesta terça-feira (1º) a quarta edição da Copa Caruaru. A competição reunirá 786 participantes, entre atletas e dirigentes. As finais estão previstas para o final de julho.

Foram inscritas 63 equipes, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. As partidas serão realizadas no Ginásio Municipal e nas escolas Ceciliana Gross, Altair Porto e Santos Anjos. A entrada para o público será gratuita em toda a competição.

A Copa Caruaru também deixa um legado social. No ato da inscrição, cada equipe doou uma cesta básica. Foram arrecadados mais de 1 tonelada de alimentos para o São João Solidário, ação desenvolvida pelo Transforma Caruaru. Parte dos alimentos será doada ao Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia).

“A Copa Caruaru é fundamental para revelar novos talentos do esporte. O nível da competição é alto, permitindo valorizar o trabalho feito por atletas e instituições de nossa cidade”, disse Adson Leonel, secretário executivo de esportes de Caruaru.

*Confira a tabela da 1ª rodada da Copa Caruaru 2025:*

*Futsal – 01/07 – Ginásio Municipal*

19h – Independente x Power UP (Masculino)

20h – Atlético Lisboa B x Dragões (Masculino)

21h – Exato Prime x Asces/Unita (Masculino)

*Handebol – 01/07 – Altair Porto*

19h – Caruá x Fênix (Feminino)

20h – Fênix x Gerações A (Masculino)

21h – Dio Hand x Escola Professor Breno (Masculino)

*Vôlei – 01/07 – Escola Santos Anjos*

19h – Caruá Base x SC União (Feminino)

20h – Central x VP Team (Feminino)

21h – Caruaru Master x AK Vôlei (Feminino)

*Basquete – 01/07 – Ceciliana Gross*

19h – Asec x UFPE (Masculino)

20h – Elisete Lopes x Poder Amizade (Masculino)

Prefeitura de Caruaru registra saldo positivo na geração de empregos em maio

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, celebra mais um avanço na geração de empregos no município. Somente no mês de maio, foram criadas 472 novas vagas com carteira assinada, de acordo com os dados do CAGED.

A indústria foi o setor que mais gerou emprego no período, com saldo de 194 novos postos de trabalho. O destaque ficou por conta do segmento de confecção de artigos de vestuário, responsável por 84 novos empregos. O comércio também teve desempenho significativo, com 154 novas vagas, sendo o comércio varejista de roupas o principal responsável, com 38 empregos gerados.

Os setores de serviços, com 57 novas vagas, construção civil, com 54, e agropecuária, com 13, também contribuíram para o saldo positivo, evidenciando um movimento de crescimento distribuído em diversas áreas da economia local.

“O resultado reforça que o trabalho da gestão tem sido estratégico para impulsionar a economia e gerar oportunidades. Caruaru tem avançado mês a mês, e seguimos empenhados em criar um ambiente cada vez mais favorável para quem quer investir, empreender e trabalhar. Esse é um compromisso contínuo e o trabalho não para”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Anselmo.

Júnior Letal oficializa apoio à pré-candidatura de Anderson Correia a deputado estadual

O vereador Júnior Letal dá um passo firme e cheio de esperança rumo ao futuro de Pernambuco ao oficializar, ao lado dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, o apoio à pré-candidatura do vereador Anderson Correia para deputado estadual pelo Progressistas (PP).

Esse não é apenas um gesto político — é uma declaração de confiança. Júnior Letal acredita profundamente no trabalho de Anderson Correia, que já faz a diferença todos os dias em Caruaru, com ações firmes, coragem nas decisões e um olhar atento para os que mais precisam.

Agora, com o apoio do nosso grupo, Anderson leva essa força para todo o estado. Ele é o nome certo para representar o povo com coragem, voz ativa e compromisso real com as mudanças que Pernambuco precisa viver.

Para Júnior Letal, apostar em Anderson Correia é acreditar em uma nova política: mais humana, mais presente e mais verdadeira. E esse projeto nasce grande, com a união de quem conhece a luta do povo e dos animais não mede esforços para fazer acontecer.

“Caruaru já conhece o trabalho de Anderson. Agora é hora de Pernambuco conhecer também. Estamos juntos” afirma Letal.