Noite da véspera de São João é marcada por sucesso na audiência e irreverência na apresentação da PrefTV

A noite da véspera de São João em Caruaru, na última segunda-feira (23), foi marcada pelo sucesso de público no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e na transmissão da emissora oficial da festa, a PrefTV, afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A transmissão foi comandada pelos apresentadores Artur Lucena e Gabriela Luna, que exaltaram a festividade com trajes de rei e rainha do milho.

No estúdio, os apresentadores receberam artistas como Priscila Senna, Felipe Amorim e Mari Fernandez. Além disso, o cantor Juninho Vanerão animou a noite com uma apresentação exclusiva no cenário que contava com mesa junina e elementos da cultura nordestina. No camarim, Daniel recebeu a equipe da PrefTV para falar sobre a participação no maior e melhor São João do mundo.

Marcada pela irreverência e pela representação da diversidade cultural, a transmissão chegou a mais de 30 mil pessoas assistindo em tempo real no YouTube e para todo o Brasil na TV aberta, através da TV Brasil, com o “Arraiá Brasil”. Para o secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo, o sucesso do trabalho realizado pela PrefTV é fruto do comprometimento de uma grande equipe.

“É muito bom poder contar com um time comprometido e preparado pra quaisquer desafios. Neste São João tivemos a oportunidade de ver nosso time atuando em vários setores para entrarmos com muita qualidade e alegria na casa de todos os brasileiros, através da TV Brasil, ou acompanhá-los por onde quer que eles estivessem através do YouTube. E na véspera de São João a informação com responsabilidade veio acompanhada de muita tradição, irreverência e forró na transmissão oficial do São João de Caruaru. Através de Gabriela Luna e Artur Lucena parabenizo e agradeço a todo time da PrefTV por estarem fazendo uma entrega tão linda.”

Casa Rosa ferve na véspera e no dia de São João com muito forró, sabores típicos e alegria no coração da Feira de Caruaru

As datas mais esperadas do mês de junho foram celebradas com muita festa na Casa Rosa, um dos polos mais autênticos do Maior e Melhor São João do Mundo. Localizada no Parque 18 de Maio, no coração da tradicional Feira de Caruaru, a Casa Rosa virou reduto de alegria, forró raiz e cultura nordestina nos dias 23 e 24 de junho.

Na véspera de São João (23), o arrasta-pé começou cedo: ao meio-dia, o Trio Forró da Gota abriu a festa com muito xote e baião. Às 14h, foi a vez da energia contagiante do grupo Casca e Nó, e quem fechou o dia com chave de ouro foi Jailson Rosset, às 16h, colocando todo mundo pra dançar.

Já no dia de São João (24), o forró continuou firme e animado. Léo Domingos abriu os trabalhos às 12h, seguido de Gilsinho Costa, que levantou o público às 14h. O encerramento ficou por conta do carisma e repertório afiado de Fábio Duarte, às 16h.

A Casa Rosa abre suas portas às 11h, com entrada gratuita e estrutura completa: quiosques com petiscos típicos como buchada, tripa, tanajura e outros, além de espaço infantil com recreadores, brinquedos e guloseimas. Um ambiente acolhedor para toda a família, turistas e caruaruenses celebrando juntos o melhor do São João.

O empresário paulista Mário Rodrigues, ficou encantado com a energia única do espaço. “Já viajei por muitos cantos do Brasil, mas nunca vi um ambiente tão acolhedor, autêntico e vibrante como a Casa Rosa. É cultura viva, é tradição com alma. Você sente o forró pulsar no peito, vê a alegria nos olhos das pessoas e entende por que o São João de Caruaru é o maior e melhor do mundo. Volto pra São Paulo já com saudade”.

E a festa ainda não acabou! No próximo sábado (28), véspera de São Pedro, tem mais forró e tradição. Sobem ao palco o Trio Pedrinho do Acordeon, a dupla Ricarte e Rivaldo, e encerrando com emoção a temporada junina da Casa Rosa, o querido Marcão Noventa promete deixar o coração forrozeiro batendo forte.

Blues, cultura popular e potência feminina marcaram a véspera de São João no Polo Instrumental Rildo Hora

Na véspera de São João (23/06), o Polo Instrumental Rildo Hora recebeu um público animado e contemplativo, que subiu o Monte Bom Jesus para viver uma experiência cultural única ao som de grandes talentos.

A tarde teve início com a Uptown Blues Band, referência no gênero, que transportou os presentes aos clássicos do blues com uma pegada cheia de personalidade. Em seguida, o grupo Som de Preto tomou o palco com força, identidade e alma nordestina, reforçando a pluralidade cultural do Polo.

O projeto “De Zé Calixto a Dominguinhos” emocionou o público com um tributo instrumental aos mestres da sanfona, em um espetáculo repleto de memória afetiva e musicalidade refinada. Já à noite, Gabi da Pele Preta encantou com um repertório potente, que mescla ancestralidade, voz marcante e presença cênica. O encerramento ficou por conta do grupo Cambucá, que trouxe a leveza e elegância do chorinho tradicional com maestria e carisma.

*Programação do último dia do Polo Instrumental Rildo Hora, nesta terça (24), dia de São João*

14h – Dendê Delas

15h40 – O Som de Caruaru

17h15 – Rosy Aguilar

19h – Chris Mendes

20h45 – Dama do Rei

*Transporte Gratuito*

Para facilitar o acesso do público, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte gratuito para o Polo Rildo Hora. A van sai da Praça São Roque a partir das 16h, com intervalos de 30 minutos e retorno garantido. É só embarcar e aproveitar a vista privilegiada, o clima agradável do Monte Bom Jesus e, claro, muita música boa no Maior e Melhor São João do Mundo!

Forró e tradição marcam festividades juninas na Serra Negra

Marcado pela tradição, autenticidade e clima aconchegante, o São João na Serra Negra 2025, em Bezerros, no Agreste pernambucano, segue em ritmo de arte, cultura e forró nos dois palcos da festa. O domingo, dia 22 de junho, foi de chuva, frio e aquele forrozinho gostoso para todos os públicos, gostos e idades. No palco Principal, os shows ficaram por conta de Walter Lins, Juarez, Higor Henrique, Ciel Santos e Cezinha. 

Já no palco Cultural, a festa ficou por conta do Trio Asa Branca, Matheus Aboiador e Seu Biu Lourenço, Papanguarte, Emerson Cavalcanti, Elian do Acordeon e Mateus e Catirina, presenças marcantes do São João mais autêntico do interior do Brasil, que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, conforme Resolução Nº 1.897, aprovada em 19 de abril de 2023, pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Os forrozeiros e amantes da cultura nordestina, desfrutam das belas paisagens naturais, do sabor peculiar das comidas típicas, da cultura dos grupos culturais e dos pontos turísticos que atraem milhares de pessoas todos os anos. O São João na Serra Negra conta com uma temperatura média de 16 graus e sensação térmica que chega a 12 graus. Os festejos já estão consolidados no calendário festivo do Estado e do município.

Na véspera de São João, segunda-feira (dia 23 de junho), a festa continua no alto da Serra, ao som de Almir Rouche, Assisão, Geraldinho Lins, Irah Caldeira e Nena Queiroga, que se apresentam no palco principal, a partir das 12h. Já no Cultural, os shows ficam por conta de Samara Costa, Trio Lampião a Gás, Farra dos Tops, Quadrilha Junina É Por Amor e Batalhão 44. As apresentações iniciam a partir das 13h, no anfiteatro. 

Os festejos na Serra Negra chegam ao fim no próximo domingo, dia 29 de junho, com uma programação recheada de arte, cultura, tradição e principalmente forró autêntico. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do São João 2025 (https://saojoao.bezerros.pe.gov.br) ou no perfil oficial do Instagram @saojoaonaserranegra.

Raquel Lyra prestigia São João da Serra Negra

Recepcionada pela prefeita Lucielle Laurentino e a vice-prefeita Socôrro Silva, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, prestigiou, neste domingo (22), o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, no Pólo Cultural da Serra Negra, em Bezerros, no Agreste pernambucano. Raquel veio acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do deputado estadual Joãozinho Tenório, de secretários estaduais, da vice-prefeita Socôrro Silva, de vereadores e secretários municipais.

“Junto com Raquel e Priscila, Socôrro e eu, já inauguramos várias obras e fizemos grandes entregas para a população bezerrense. No São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, estamos presentes juntas novamente e, com orgulho, fazendo um evento que cresce cada vez mais. O São João na Serra Negra reúne público do estado, do Brasil e do mundo inteiro. Fizemos e vamos fazer ainda mais por Bezerros e pelo São João do nosso interior”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Raquel, junto com Lucielle, e a comitiva, visitou a Vitrine Criativa, espaço dedicado aos empreendedores locais, o pavilhão principal dos festejos, o anfiteatro (palco das apresentações culturais) e também prestigiou o início do show do cantor Juarez. A governadora também atendeu profissionais de imprensa, conversou com o público presente e registrou fotos e vídeos no São João mais autêntico do interior.

“Estamos, mais uma vez, em Serra Negra, garantindo o maior, melhor, mais seguro e mais charmoso São João do Brasil. Alto, frio e aconchegante. A Serra Negra está linda, fantasiada de festa. Aqui, tem bares, restaurantes, hotéis, todos lotados, recebendo os forrozeiros que buscam uma festa para todos os públicos, gostos e idades. Quero parabenizar a querida prefeita Lucielle, pois a gente vem trabalhando juntas pelo município. Aqui, na Serra Negra, estamos consolidando o São João como referência no Nordeste”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

O São João na Serra Negra 2025 conta com mais de 80 atrações artísticas e culturais, distribuídas em dois palcos – Principal e Cultural, tem uma média de público de aproximadamente 150 mil forrozeiros (durante o ciclo junino), movimenta mais de R$ 35 milhões na economia local e regional e recebe turistas e visitantes dos quatro cantos do Brasil e até do mundo.

Também estiveram presentes a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o deputado estadual Joãozinho Tenório, a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, o secretário de Turismo do Estado, Kaio Maniçoba, o presidente da ADEPE, André Teixeira, e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Ainda, os vereadores Rinaldo, Adé, Eduardo, Rogério de Natal, Roberto Dinda, os secretários municipais de Bezerros, profissionais de imprensa, entre outros.

Na Serra Negra, os festejos terminam no próximo dia 29 de junho, sendo que no dia 28 (sábado) sobem ao palco Luizinho Moreno, Morganna Bernardo, Bruninho Lima, Mestrinho e Geraldo Azevedo. No domingo (29), os shows de Amazan, Anderson Alvez, Pau no Xote, Petrúcio Amorim e Joyce Alane, fechando a maratona de shows do São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo.

Véspera de São João com forró, declamação de poesia, repente, fé e muita animação em Caruaru

Uma das noites mais esperadas no calendário dos nordestinos é a de 23 de junho, véspera de São João. Os forrozeiros celebraram a data na Estação Ferroviária com muito forró, declamação de poesia, repente, fé e muita animação no Maior e Melhor São João do Mundo. O grande destaque da noite foi a encenação da procissão com o santo que dá o nome da festa, São João. Turistas e caruaruenes acompanharam de forma descontraída e com muita fé o momento, que percorreu a Estação Ferroviária atraindo a atenção de todos que passavam no local.

O forró começou às 18h30 no Polo Camarão com as bandas Forró das Estrelas, Berinho Lima, Jonata Chaves e Junior Villa Nova. Já no Polo Juarez Santiago, a festa foi garantida com os trios Forró Cordel, Unidos do Forró, Miro do Rádio e Estrela do Norte. “Caruaru é o melhor lugar para aproveitar o mês de junho. É uma felicidade estar aqui e aproveitar essa noite tão especial”, ressaltou a caruaruense Cintia Lima.

A celebração da véspera de São João como manda o figurino contou com muita poesia no Polo do Repente Lídio Cavalcanti. A noite começou com a palestra sobre a origem da cantoria de viola. Na sequência, foi a vez do esquete teatral Severino Biu e o Rico Invejoso. Subiram ao palco os declamadores Djair Olímpio e Jenérson Alves, a dupla de emboladores de coco Lavandeira e Condor, a dupla de repentistas Raulino Silva e Daniel Olímpio, além do show de Nerilson Buscapé e Naldo Lima.

No Polo dos Pífanos as apresentações culturais foram das bandas de Pífanos Nossa Senhora das Graças, Princesa do Agreste e Alvorada. A noite ainda contou com os batalhões de bacamarteiros 17, 19, 21 e 33, além da energia contagiante do Forró na Prática, Grupo de Dança Tradição de Caruaru, Quadrilha Junina Zé Matuto, Jurema Preta, Pérola Negra, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura e a banda de Naldo Lima. “Juntamos os amigos para vir comemorar essa data tão importante aqui na Estação, fizemos a fogueira em casa, mas o forró é aqui, amanhã estaremos novamente, já já a festa acaba, temos que aproveitar cada segundo”, disse a professora Amanda Laura.

*Programação desta terça-feira (24)*

*Polo Infantil 16h*

Arraialzinho Brincante

Tony Maciel

*Polo Camarão 18h30*

Silvinho Cavalcanti

Ava Guimarães

Totonho

Valdinho Paes

*Polo dos Pífanos 19h*

Banda de Pífanos Vitoriano Jovem

Banda de Pífanos Cultural

Banda de Pífanos Carupife

*Polo do Repente 19h*

Meninas na Poesia – Thays Avelino

Declamadores: Nerisvaldo Alves e Davi Jefferson

Emboladores de Coco – Caetano da Ingazeira e Irapuru do Pandeiro

Repentistas – Evaldo Filho e Evaldo Severino

Show – Roberto Silva

Show – Manoelzinho do Acordeon

*Polo Juarez Santiago 19h*

Trio Vozes da Seca

Trio Vyni Amorim

Trio Xaveco

Trio Baú dos Oito Baixos

*Polo Bacamarteiro 19h*

Batalhão 56

Batalhão de Bezerros

Batalhão 07

Batalhão 27 Taquara

*Celebrações juninas aquecem vendas no comércio local, aponta CDL Caruaru

As celebrações juninas devem aquecer as vendas no comércio local, segundo a CDL Caruaru. A Câmara de Dirigentes Lojistas se baseia em dados da Sondagem de Opinião de São João de 2025, elaborada pela Fecomércio-PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco) com apoio do Sebrae.

A sondagem aponta Caruaru como o principal destino turístico dos pernambucanos (31,9%). Entre os entrevistados, 56,1% têm a intenção de compra, com destaque para roupas (43%), calçados (21,5%) e acessórios (20,7%). Perfumes e cosméticos vêm em último lugar (4% a 5%). O ticket médio estimado é de R$ 225 por pessoa.

Quanto aos meios de pagamento, o cartão de crédito aparece como principal (46,4%), seguido do PIX (37,1%), principal forma de pagamento à vista entre os consumidores.

Também segundo o levantamento, 12,5% dos empresários do comércio varejista indicaram a intenção de contratar trabalhadores temporários para o período junino.

A expectativa de desempenho aponta para um crescimento de 13,5% no volume de vendas do comércio varejista de Pernambuco, o que reforça a importância das festividades como componente sazonal relevante para a atividade econômica no estado.

O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, afirma que os compradores locais e da região circunvizinha são os principais a movimentar as vendas no comércio da cidade. “Porém, com o aquecimento do turismo, próprio desta época do ano, os turistas, que costumam visitar as lojas e adquirir produtos, reforçam essas vendas, sem sombra de dúvidas”.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Banco do Nordeste impulsiona economia criativa no Alto do Moura

Um dos patrocinadores do São João de Caruaru, o Banco do Nordeste reforça seu compromisso com o fomento à economia local e criativa por meio da Carreta BNB, estacionada no Alto do Moura. Em parceria com a Prefeitura de Caruaru, a iniciativa integra as ações do banco voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo durante o período junino, que movimenta intensamente a cidade.

A carreta funciona como uma agência itinerante e está oferecendo, nesta segunda-feira (23) à tarde e ao longo da terça-feira (24), atendimentos voltados à divulgação de programas de microcrédito urbano e rural, como o Crediamigo e o Agroamigo, além de linhas de crédito para micro e pequenas empresas. A ação contribui diretamente para o desenvolvimento de quem vive da arte, da cultura e dos pequenos negócios.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, o incentivo ao microcrédito é uma das estratégias essenciais para manter a cultura local ativa e sustentável. “Uma das ações fundamentais para o desenvolvimento econômico é o fomento ao microcrédito. Quando fortalecemos a economia criativa do Alto do Moura por meio de iniciativas como o microcrédito do Banco do Nordeste, estamos contribuindo para que toda a cadeia cultural e artística da nossa região se mantenha economicamente sustentável durante todo o ano”, afirmou.

Nesta terça-feira (24), das 10h às 12h, a programação contará com uma mobilização especial das equipes do banco, parceiros e assinatura de contratos com empreendedores locais. A presença da carreta fortalece o vínculo entre cultura e desenvolvimento econômico, impulsionando os talentos que mantêm viva a identidade do Alto do Moura e do São João de Caruaru.

Último domingo de festa na Estação Ferroviária é marcado pela inclusão

Em mais uma noite de muita alegria, a Estação Ferroviária recebeu turistas e caruaruenses que apreciaram diversos polos espalhados. Destaque para o Polo do Repente Lídio Cavalcanti, que teve na sua programação apresentações voltadas para a Inclusão, com o objetivo de dar visibilidade aos artistas com deficiência nas festividades juninas, promovendo a conscientização e a inclusão desses artistas em espaços de cultura e lazer.

A programação contou com a participação da Banda de Pífanos da Inclusão e Banda Segnos, além do Grupo de Dança Unecar, Apresentação artística da APAE e Bonecas de Retalho. A tradicional poesia não ficou de fora da programação, já que aconteceram ainda as declamações dos poetas Raudênio Lima e Sandoval Ferreira e o show da dupla de repentistas Fabiane Ribeiro e Matheus Ferreira. “Nossa banda é formada por 10 músicos, tocar no São João de Caruaru é o sonho de todos os artistas, é sempre importante a gente levar nossa raiz e tradição para os turistas, somos a maior banda de inclusão no estado de Pernambuco, gratidão por mais um ano fazer a festa com os forrozeiros”, comentou o cantor da banda Segnos, Sivonaldo Teodoro.

No Polo dos Pífanos Sebastião Biano, a animação ficou com as Bandas de Pífanos Bonecos de Barro, Camaleão e Girassol. O pipoco da emoção no Polo do Bacamarte teve a participação dos batalhões 139, 13, 95 e 01. Os grupos Flor e Barro, Flor de Caruá, Papangus, Boi Malhado e Trio Vozes da Seca fizeram a alegria também dos forrozeiros com as apresentações itinerantes.

O público que ama o arrasta-pé lotou o Polo Camarão, que contou com os shows de Jucélio Vilela, Gilvan Neves, Joana Angélica, Banda Soxote A e Adriano Estigado. Já no Polo Juares Santiago, o dois prá lá, dois prá cá ficou sob a responsabilidade dos Trios São João, Se Vira nos 30, Seu Lulu e Só no Miudinho.

*Programação desta segunda-feira (23)*

*Polo Infantil 16h*

Arraialzinho Brincante

Hugo, o Mágico

*Polo Camarão 18h30*

Forró das Estrelas

Berinho Lima

Jonata Chaves

Junior Villa Nova

*Polo dos Pífanos 19h*

Banda de Pífanos Nossa Senhora das Graças

Banda de Pífanos Princesa do Agreste

Banda de Pífanos Alvorada

*Polo Juarez Santiago 19h*

Trio Forró Cordel

Trio Unidos do Forró

Trio Miro do Rádio

Trio Estrela do Norte

*Polo do Repente 19h*

Palestra: A origem da cantoria de viola

Esquete teatral: Severino Biu e o Rico Invejoso

Declamadores: Djair Olímpio e Jenérson Alves

Dupla de emboladores de coco: Lavandeira e Condor

Dupla de repentistas: Raulino Silva e Daniel Olímpio

Show: Nerilson Buscapé

Naldo Lima

*Polo Bacamarteiro 19h*

Batalhão 17

Batalhão 19

Batalhão 21

Curta-metragem “A Voz é Feminina” celebra as mulheres que fazem o forró pulsar no Agreste pernambucano

O protagonismo feminino no forró é o fio condutor do documentário “A Voz é Feminina”, curta-metragem com previsão de estreia ainda em 2025. Gravado no Agreste pernambucano, o filme tem roteiro e direção de Wanessa Pimentel, com co-direção de Pedro Fillipe, e busca lançar luz sobre a trajetória de três artistas que, com suas vozes e suas histórias, mantêm o forró vivo, potente e cheio de emoção: Renilda Cardoso, Leonora Moreno e a dupla Socorro & Mazé.

A escolha das protagonistas foi feita com cuidado e propósito. A ideia era reunir artistas com carreiras sólidas, com vivências profundas dentro do universo forrozeiro e que, ao longo dos anos, ajudaram a fortalecer o gênero com talento, resistência e muito amor pela cultura popular. “São mulheres que carregam o forró na voz, no corpo e na história. Contar sobre elas é também contar sobre o Nordeste, sobre o Brasil, sobre a luta por espaço e reconhecimento dentro de um cenário historicamente masculino”, complementa Wanessa Pimentel.

Para a diretora, que também assina o roteiro, realizar um projeto como esse tem um significado especial. Mulher, nordestina e filha do Agreste, ela destaca que “A Voz é Feminina é um compromisso afetivo e político com histórias que tantas vezes ficam invisibilizadas. O forró para essas mulheres é sentido de vida, mas é também fonte de renda, meio de trabalho. Quisemos mostrar ao público a poesia desse cotidiano.”, afirma.

Com cerca de 17 minutos de duração, o curta acompanha o cotidiano dessas mulheres, mergulha em suas rotinas, revisita momentos marcantes de suas carreiras e, claro, encerra com um bom forró. Além das entrevistas e das cenas de performances, o curta aposta numa linguagem sensível, que valoriza os detalhes do dia a dia das personagens e uma montagem que costura as falas com momentos contemplativos e musicais.

“Desde o primeiro contato com o projeto, eu sabia que seria um trabalho especial. A fotografia foi pensada para criar uma atmosfera íntima e respeitosa, que deixasse o público sentir de perto a força, a leveza e a emoção dessas mulheres. Foi uma experiência muito rica, tanto técnica quanto afetivamente”, destaca o co-diretor e diretor de fotografia, Pedro Fillipe.

*Produção regional com olhar contemporâneo*

O filme é uma realização da Noize Audiovisual e da Dáblio_3, duas produtoras sediadas no Agreste pernambucano que vêm se consolidando por trazer um olhar contemporâneo e inovador para o audiovisual da região. As duas empresas já estiveram juntas em produções como o curta-metragem “Quando a Quarta-feira Chegar”, que conta a história do Patrimônio Vivo de Pernambuco Lula Vassoureiro, e a série “Caruaru em Acordes”, que explora a diversidade musical da cidade, com estreia prevista para o próximo semestre.

“A Voz é Feminina” conta com incentivo da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.