Milhares de forrozeiros festejam proximidade do Dia de São João no Polo Mestre Vitalino do São João de Caruaru 2025

A edição 2025 já entrou para a história do São João de Caruaru como uma das mais animadas e de maiores públicos registrados em todos os seus polos, exemplo disso é o Mestre Vitalino. Instalado no Alto do Moura, que é considerado pela Unesco como o maior centro de arte figurativa das Américas, o Polo Mestre Vitalino comportou milhares de forrozeiros, durante este fim de semana.

No sábado (21), a programação foi aberta pela banda Vumbora, seguida pela dupla Sirano e Sirino e pelo Forrozão Chacal. Quem não perdeu sequer um minuto da festa foi o casal Mário e Sabrina Vieira, que esteve pela primeira vez no polo mais forrozeiro do São João de Caruaru. “Somos de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e viemos para cá, justamente para ouvirmos forró de qualidade”, contaram.

E, por falar em forró de qualidade, foi o que não faltou na programação deste domingo (22) do Polo Mestre Vitalino. A primeira atração a subir ao palco foi o cantor pernambucano Israel Filho, seguido pelas bandas Aquárius e Rabo de Saia. “Nesta véspera de São João – segunda-feira (23) – , estarei por aqui de novo, porque é o melhor polo do São João de Caruaru”, comentou a forrozeira Denise Silva.

A maratona de shows continua nesta segunda, com Matheus Lima, às 12h, seguido por Dudu do Acordeon, às 14h, e Nádia Maia, a partir das 16h. Já na terça-feira (24), Dia de São João, o Polo terá como grandes atrações as bandas Brucelose, às 12h, e Brasas do Forró, às 14h, além do cantor Lucas Aboiador, às 16h.

A programação completa pode ser acessada na página oficial do São João de Caruaru no Instagram: @saojoaocaruaru.oficial. Por lá, também são compartilhadas informações sobre horários ou possíveis alterações na programação.

*Polo das Quadrilhas*

O Polo das Quadrilhas, que vem funcionando no Centro Multicultural do Alto do Moura, teve como atrativos, no sábado, as apresentações do Trio de Forró Carrapicho e da Arte e Cultura Nordestina, além das quadrilhas juninas Zé Matuto, Arrasta-pé e Fenômeno Junino. Já no domingo, a animação ficou por conta do Trio de Forró Manoel da Concertina, do Ori Dança e do Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru.

Nesta segunda-feira, a programação do Polo das Quadrilhas estará recheada com o Trio de Forró Trio Quartinha, o Grupo Baque de Rum, Dinho Nascimento, Orquestra Sanfônica Nova Geração, além da Quadrilha Brincantes do Sertão. Já na terça-feira (24), vão se apresentar o Trio de Forró Elian do Acordeon, a Cia Olhares, bem como as quadrilhas Animadrilha, Atrevida e Molequinhadrilha.  

No Polo das Quadrilhas, a programação tem início sempre às 12h.

Confira, abaixo, os horários dos shows da véspera e do dia de São João, no Polo Mestre Vitalino.

*Segunda-feira (23)*

12h – Matheus Lima

14h – Dudu do Acordeon

16h – Nádia Maia

*Terça-feira (24)*

12h – Banda Forró da Brucelose

14h – Brasas do Forró

16h – Lucas Aboiador

O talento dos caruaruenses ecoou no Polo Azulão nesse sábado (21)

Caruaru é reconhecida, nacionalmente, como berço de importantes artistas. A terra de Onildo Almeida, Terezinha Gonzaga e tantos e tantas outras que se eternizam pela habilidade com a qual desenvolvem suas produções. E, nesse sábado (21), outros três talentos revelados pela Capital do Forró mostraram, no palco do Polo Azulão, porque estão nessa lista ilustre.

A trajetória de Rogéria Dera é marcada pelas composições e interpretações da Música Popular Brasileira (MPB). Mas, nesse sábado (21), ela deu uma clara demonstração de que seu potencial a permite ir muito além da MPB – o que já não é pouco. E fez isso desde os primeiros segundos em que colocou os pés no palco.

Rogéria Dera subiu ao palco e permaneceu sem ser vista pelo público por alguns segundos – ofuscada pelos efeitos especiais. Quem estava na plateia pôde escutar os primeiros versos da música ‘Vento arrodiador’ (composta pela própria Rogéria, em parceria com Almério e Isabela Moraes) em uma voz marcante, de quem parecia convidar para apreciar uma boa MPB. Mas, logo, fez uma transição para o cavalo marinho, mostrando que pode ser e fazer música no gênero que quiser.

Após o show, Rogéria Dera conversou com a imprensa e destacou, por exemplo, a origem da força que é uma das marcas das suas interpretações. “Essa força vem daqui do Agreste, de muitos anos de resistência e, aliás, do que eu amo fazer: cantar, estar no palco. Essa força vem exatamente disso: de amar o que faço. Não tem coisa melhor para nós, que fazemos arte, do que, mesmo debaixo de chuva, ver as pessoas chegando e cantando comigo”, destacou.

Coube ao talentoso Erisson Porto levar para o palco do Polo Azulão sonoridades que remetem ainda mais ao Agreste, a Pernambuco e, principalmente, ao seu país de origem: o País de Caruaru. Com uma trajetória consolidada na música, Erisson Porto mostrou o motivo de permanecer em evidência no cenário musical. Destaque para a participação de Victor Rossano, filho de Erisson, no show.

O público esperou, paciente e cada vez mais numeroso, pela apresentação de Almério. Ele abriu o show, já na madrugada desse sábado (21), com uma interpretação autêntica de ‘A Capital do Forró’ (música de Jorge de Altinho, gravada e lançada pelo Trio Nordestino em 1980 e que se tornou uma marca da força dos festejos juninos de Caruaru).

O repertório de Almério seguiu com ‘Laroyê’ (música lançada em 2024, que compõe o álbum ‘Nesse exato momento’). Ecoando, pelos quatro cantos do Polo Azulão, que ‘Quem é de ter; Quem é de ser; Quem é de amor; Há de vencer’. E, neste caso, que ele mesmo venceu. Que não desistiu e que, tantos outros, não podem desistir.

“Eu sempre digo: eu nasci em Altinho, mas Caruaru pariu o artista que eu sou hoje. Foi aqui que minha arte floresceu. Então, eu tenho um amor e uma gratidão por essa cidade, como se eu tivesse nascido aqui. E isso influencia em tudo, porque Caruaru é uma fonte inesgotável de inspiração. Eu sempre volto para cá – às vezes nem mesmo fisicamente – para poder beber dessa fonte”, destacou Almério.

O artista ainda protagonizou uma cena marcante no palco: recebeu Rogéria Dera para, juntos, fazerem uma interpretação da música ‘Queimando de amor’. Relembrando uma parceria de longa data que, assim como frisou o cantor no palco, foi muito importante para a própria carreira dele. De acordo com o cantor, foi Rogéria Dera quem, primeiro, deu oportunidade para Almério na música.

*RÁPIDA CONTEXTUALIZAÇÃO -* Rogéria Dera e Almério não nasceram em Caruaru. Rogéria é natural do Rio de Janeiro (RJ), enquanto que Almério é natural de Altinho (PE). Mas ambos escolheram Caruaru para morar e, por aqui, cresceram artisticamente e alçaram voos para outros palcos, para o Brasil.

*E OS SHOWS DO DOMINGO? -* Os shows no Polo Azulão continuam neste domingo (22), a partir das 20h, com quatro grandes nomes da música pernambucana: Cascabulho, Silvério Pessoa, André Rio e Almir Rouche. Lembrando que este será, inclusive, o penúltimo dia de apresentações do Polo Azulão este ano.

*DOMINGO (22)*

Cascabulho – 20h

Silvério Pessoa – 21h30

André Rio – 23h

Almir Rouche – 0h30

Cidade cenográfica da Estação Ferroviária diverte forrozeiros no São João de Caruaru

Caruaru se preparara para o ápice do mês junino, véspera e dia de São João, 23 e 24 de junho, respectivamente. Os turistas e conterrâneos têm a opção de aproveitar uma vasta programação cultural na Estação Ferroviária, com diversos polos que compõem o Maior e Melhor São João do Mundo.

Além das atrações, a Estação conta com a cidade cenográfica, que remete às festas mais antigas do São João, e segue atraindo grande público. Os forrozeiros têm acesso à Casa da Mulher, ofertando serviços específicos ao público feminino, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com informações turísticas, entrega e carimbo de passaporte e suporte bilíngue para turistas estrangeiros.

O espaço conta ainda com uma bodega, relembrando bares no interior do nordeste, com decoração típica, produtos artesanais e um toque de humor local. É um espaço onde os visitantes podem vivenciar a cultura popular de forma lúdica e interativa. Igreja representando a fé cristã com imagens dos santos juninos, além da Casa Cartomante e a Casa da Rezadeira, que atendem por ontem de chegada nos dias de festa de 19h às 23h.

Animação, forró e poesia tomam conta do penúltimo sábado de festa junina na Estação Ferroviária

Na noite de festejos da Estação Ferroviária de Caruaru, os forrozeiros puderam aproveitaram muito forró e poesia. Quem chegou para forrozar, viu logo o Polo dos Pífanos Sebastião Biano, que teve na programação deste sábado (21) as Bandas de Pífanos Vitoriano Jovem, Princesa do Agreste e o Arrasta Pife. Além a animação do grupo Flor e Barro, Boi Teimoso, Fenômeno Junino e Meninas e Meninos de São Caetano, com apresentações itinerantes.

A Princesinha do Agreste, mais uma vez, preparou, com muito carinho, a vila cenográfica, lembrando as antigas festas juninas, oferecendo um ambiente tranquilo e acolhedor para as famílias e turistas, além da réplica do trem do forró. Destaque para o Polo do Repente, que deu as boas-vindas para os amantes da poesia com as apresentações de Costa Júnior e Forró Dimensão e o Esquete teatral com a peça Tortura de um coração. Na sequência, foi a vez do declamador Jenérson Alves; os emboladores de coco Barra Mansa e Curió de Bela Rosa; e os repentistas Helânio Moreira e Severino Feitosa. Às 22h, o Polo virou um verdadeiro arrasta-pé com os show de Bita Dantas, Sanfoneiro João Filho e DJ Astley.

Já no Polo Juarez Santiago, a animação ficou por conta dos trios Elian do Acordeon, Remelexo, Respeita Januário e Santa Rosa. No Polo Camarão, a animação foi ao som de Forrozão Pé de Molek, Seu Januário, Família Salustiano e Banda Pingo D’água. Quem esteve por lá, ainda pôde degustar as delícias da praça de alimentação com opções de comidas regionais nos foods trucks. “Fiquei muito emocionada com a festa, somos de Minas Gerais, estamos passando esses dias festivos no nordeste, e Caruaru segue me encantando, para onde olhamos tem atração cultural, espero voltar mais vezes”, detalhou a aposentada Rosy Amanda.

*Programação deste Domingo (22)*

*Polo Infantil 16h*

Turma da Kika

Trupe Historias e Contos

*Polo Camarão 18h30*

Jucélio Vilela

Gilvan Neves

Joana Angélica

Banda Soxote A

Adriano Estigado

*Polo Juarez Santiago 19h*

Trio São João

Trio Se Vira nos 30

Trio Seu Lulu

Trio Só no Miudinho

*Polo dos Pífanos 19h*

Banda de Pífanos Bonecos de Barro

Banda de Pífanos Camaleão

Banda de Pífanos Girassol

*Polo Bacamarteiro 19h*

Batalhão 139

Batalhão 13

Batalhão 01

*Polo do Repente – Dia da Inclusão 14h30*

Grupo de Dança Unecar

Apresentação artística – APAE

Banda de Pífanos da Inclusão

Bonecas de Retalho

Declamadores: Raudênio Lima e Sandoval Ferreira

Dupla de repentistas: Fabiane Ribeiro e Matheus Ferreira

Banda Segnos

Visitantes da Estação Ferroviária ficam encantados com a Exposição ‘Estados da Arte: Uma Cartografia da Diversidade’

O São João de Caruaru segue surpreendendo os visitantes da Estação Ferroviária. Quem passa pelo galpão é convidado para conhecer a exposição ‘Estados da Arte: Uma cartografia da diversidade’. O espaço conta com a produção de 56 artistas, que representam 30 municípios do Estado. A mostra estará disponível para visitação até o dia 28 de junho.

A visitação é gratuita, conta com acessibilidade e também ações arte-educativas. O intuito da exposição é, justamente, evidenciar a diversidade de expressões, técnicas e características, que servem para identificar o trabalho desenvolvido em cada uma das regiões contempladas, garantindo uma experiência ainda mais completa em relação à imersão no tema.

“A exposição é esse lugar de recepção de artistas de vários lugares do interior do Estado, de várias realidades, geografias e cartografias. Com sentimentos, perfis e características, das mais diversas possíveis. A exposição possibilita esse encontro, esse diálogo entre as diferenças, e é muito rica na perspectiva de formação de público e formação artística e cultural da nossa cidade”, destaca o coordenador geral da exposição Estados da Arte, Humberto Botão.

“Vim visitar minha cidade natal, hoje trabalho e resido em São Paulo, mas faço questão de voltar a Caruaru no mês junino, e fiquei viajando nas obras, principalmente nos quadros e nas fotos, revivendo minha infância, como era nossa Princesinha do Agreste”, detalhou o servidor público Leonardo Nogueira.

Monte Bom Jesus vibra no segundo dia do Polo Maestro Rildo Hora

O segundo dia do Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora, parte do Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru, proporcionou mais um dia inesquecível no alto do Monte Bom Jesus. Com uma vista privilegiada, clima agradável e estrutura acolhedora, o polo celebrou a diversidade da música instrumental e da cultura nordestina em grande estilo. A programação continua até o dia de São João, 24 de junho.

A programação do sábado (21) começou com a apresentação do grupo Dos 8 aos 120 Baixos, que trouxe o autêntico forró para o topo do monte. Em seguida, Roberto Lima encantou com o projeto “Nosso Jazz”, oferecendo suavidade e técnica em cada acorde. O grupo Vimana levantou o público com releituras de clássicos do rock e do forró, além de composições autorais. O destaque da noite foi o Sexteto Rildo Hora, liderado pelo Maestro Mozart, reunindo músicos renomados da cidade. Encerrando a noite com emoção e potência vocal, Isabela Moraes cativou com sua presença marcante.

Mais do que forró, o público desfrutou de uma rica mistura de gêneros como jazz, blues, samba, rock e chorinho, em um ambiente contemplativo e familiar. O polo conta com infraestrutura completa: parquinho infantil, barracas de tapioca, estacionamento, mirante, a histórica Igreja de Santa Luzia e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Para facilitar o acesso, a Prefeitura de Caruaru oferece transporte gratuito com vans saindo da Rua Sergipe (Bairro Centenário), a partir das 16h, com retorno garantido.

*Próximos shows:*

*Domingo (22)*

14h – Duart

15h – Domingos Accioly

16h45 – Banda Forró de Cavaco

19h – Lara Couto

20h45 – Øs

*Segunda (23)*

14h – Uptown Blues Band

15h30 – Som de Preto

17h15 – De Zé Calixto a Dominguinhos

19h – Gabi da Pele Preta

20h45 – Grupo de Chorinho Cambucá

*Terça (24)*

14h – Dendê Delas

15h40 – O Som de Caruaru

17h15 – Rosy Aguilar

19h – Chris Mendes

20h45 – Dama do Rei

Milhares de pessoas lotam o Pátio de Eventos e confirmam o sucesso do São João de verdade

A noite do sábado (21) comprovou que Caruaru tem o São João de verdade. Em uma verdadeira mistura de gêneros musicais, milhares de pessoas lotaram o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e mostraram que abraçam a multiculturalidade presente no Maior e Melhor São João do Mundo.

O cantor, compositor e produtor musical Juninho Vanerão abriu a noite com grandes sucessos de forró. “Eu toquei no Pátio pela primeira vez aos 11 anos de idade. Eu tocava teclado. Passei um tempo longe dos palcos, mas agora voltei a cantar e estou de volta também ao São João de Caruaru”, celebrou.

Em seguida, a banda Forrozão Tropykália subiu ao palco. Mesmo em meio à chuva, a multidão não deixou de curtir o show. Antes da apresentação, o vocalista Carlinhos Gabriel ressaltou o quanto Luiz Gonzaga foi importante para o seu ingresso na música: “Eu comecei a cantar forró pensando e ouvindo Gonzaga. Ele é referência, é inspiração. A minha maior alegria é estar no palco que leva o nome dele”.

A dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano disse já ser caruaruense de coração, por se apresentarem no Maior e Melhor São João do Mundo há alguns anos. “Todas as vezes que tocamos aqui foi casa cheia. O povo segue no Pátio mesmo com tanta chuva. Sempre subimos ao palco entregando o nosso melhor”, afirmaram os cantores.

Mostrando que a terapia está em dia, o pernambucano Henry Freitas comprovou por que merece estar no São João de Caruaru. Em uma mistura de forró com pagode, sertanejo, funk e outros gêneros musicais, o cantor se emocionou ao retornar à festa: “Ano passado eu estive aqui pela primeira vez e este ano estou de volta. Só tenho a agradecer a Deus por tudo isso”.

Sebrae impulsiona economia criativa em Pernambuco com expansão de espaços e oportunidades na Fenearte 2025

Mais do que uma vitrine da cultura popular, a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) é terreno fértil para o empreendedorismo criativo e o fomento ao desenvolvimento de pequenos negócios. Por compartilhar desses objetivos, o Sebrae Pernambuco garante presença na edição de 25 anos com a maior participação de sua história no evento, que será realizado entre os dias 9 e 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

O Espaço Sebrae de Economia Criativa este ano terá 840 metros quadrados de área dedicados à valorização do talento, da criatividade, das técnicas e das habilidades dos artistas pernambucanos. “Esse ambiente vem sendo realizado na Fenearte como uma vitrine de inovação, identidade cultural e empreendedorismo e já está consolidado como importante espaço de construção colaborativa, inclusivo, atrativo, dinâmico e transformador, que reúne negócios de segmentos estratégicos para todo o setor”, diz Verônica Ribeiro, analista do Sebrae Pernambuco à frente da operação.  

A especialista ressalta a importância da iniciativa, que promove impacto positivo, estimula a diversidade, gera renda e transforma realidades. “Com essa ação, fortalecemos a cadeia produtiva da economia criativa por meio da integração dos territórios, a qualificação e a ampliação do acesso dos empreendedores a novos públicos e a criação de oportunidades reais de acesso ao mercado. Também elevamos a competitividade dos envolvidos por meio de mobilizações integradas de orientação, curadoria, ambientação e suporte logístico”, acrescenta Verônica.  

Este ano, o Espaço Sebrae de Economia Criativa reunirá 68 estandes com representantes de todas as regiões do estado. Desse total, 34 são destinados ao artesanato decorativo e utilitário, 22 à moda autoral e 12 exclusivos para a gastronomia artesanal. A seleção dos expositores foi por meio de chamada pública e curadoria realizadas no último mês de abril. De maneira a favorecer as oportunidades de negócios, o local ganhará provadores de roupas, corredores amplos para circulação dos consumidores e áreas instagramáveis para estimular o engajamento do público nas redes sociais.

ALCANCE

O Sebrae Nacional também participa da Fenearte 2025 com um estande institucional onde vai receber clientes e parceiros e oferecer uma programação de palestras sobre o mercado de artesanato e afins. O local ainda sediará uma exposição digital sobre as Indicações Geográficas do Brasil. Atualmente, Pernambuco tem 13 processos em busca da titulação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a ação dará visibilidade ao tema, permitindo que o público conheça o potencial das IGs e compreenda os benefícios de seu registro, como valorização cultural, identidade territorial e estímulo à competitividade dos produtos locais.

No espaço corporativo, os visitantes poderão conferir e adquirir peças da mostra com coleções inéditas criadas pelos 140 participantes das Jornadas Criativas do Programa Pernambuco Artesão. Essa parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) mapeou a cadeia produtiva do artesanato no estado e trouxe conteúdos formativos e mentorias com especialistas para inserir o artesanato estadual em novos mercados, sempre tendo o design como elemento de diferenciação e agregação de valor.  

Como forma de democratizar o acesso de mais artífices ao evento, o Sebrae/PE trará caravanas com artesãos oriundos da Zona da Mata, Agreste Meridional, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe. A iniciativa pretende ampliar a visibilidade e as oportunidades de comercialização para empreendedores de territórios menos representados no mercado.  

SUCESSO

Os resultados comprovam a eficácia do Espaço Sebrae de Economia Criativa na Fenearte: em 2023, a iniciativa gerou uma receita direta de quase R$ 147 mil, com 100% de aprovação, segundo pesquisa com participantes. No ano passado, as vendas ultrapassaram a marca de R$1 milhão, consolidando o ambiente como um dos mais visitados, relevantes e atrativos da feira.

“A expectativa para 2025 é de um crescimento ainda mais expressivo. Com o avanço do programa Pernambuco Artesão e o desenvolvimento de peças exclusivas pelos artífices envolvidos, esperamos um salto de qualidade nos itens apresentados, com impacto direto nas vendas, na visibilidade, na valorização e no reconhecimento da produção local”, pontua Verônica Ribeiro.

Outro marco na Fenearte 2025 será a promoção do Encontro de Oportunidades, onde haverá a conexão direta de artesãos com compradores nacionais. A ação ganhará ambiente exclusivo, com suporte logístico e acompanhamento da equipe da instituição, contribuindo para a geração de negócios estruturados e profissionalizados.

POTENCIAL

“Desde a criação, o Sebrae Pernambuco tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da Fenearte, sendo parceiro estratégico em todas as edições do evento e desempenhando papel fundamental em sua consolidação como o maior do segmento na América Latina”, enfatiza Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE. “Em 2025, reafirmamos e ampliamos esse compromisso, fortalecendo a presença da entidade com uma estrutura mais robusta de atendimento, beneficiando tanto os expositores participantes quanto os artesãos de todo o estado que buscam qualificação, inovação e acesso a mercados”, ressalta.

Segundo ele, sempre contando com a parceria do Sebrae/PE, a feira consolidou-se ao longo de mais de duas décadas como um espaço de celebração da arte popular, com destaque para a rica diversidade cultural pernambucana, tornando-a uma referência nacional e internacional. “A presença do Sebrae na Fenearte reafirma os nossos compromissos institucionais com os pequenos negócios da economia criativa, promovendo sua competitividade e sustentabilidade por meio de ações voltadas à melhoria da gestão, estímulo à inovação, aumento das oportunidades comerciais, valorização da identidade territorial e expansão do alcance de vendas, elementos centrais na integração dos elos dessa cadeia de valor”, completa.

BALANÇO

A Fenearte é uma realização do Governo de Pernambuco por meio da Adepe. De acordo com a agência estadual, a edição 2024 do evento reuniu mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos, brasileiros e estrangeiros, gerando um impacto econômico de R$ 108 milhões. Ainda segundo o órgão, no ano passado, 320 mil pessoas circularam pelo Pernambuco Centro de Convenções ao longo dos 12 dias do evento, que teve como tema ‘Os sons do criar – Artesanato que toca a gente’.

Cursos EAD chegam à Colônia Penal Feminina do Recife

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), passou a oferecer cursos profissionalizantes e de pós-graduação na modalidade de ensino a distância para as internas da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), localizada no Engenho do Meio. As atividades acontecem no novo Laboratório de Informática, inaugurado neste mês, e integram o Programa Novos Passos da SEAP.

Nesta primeira etapa, nove detentas estão matriculadas, oito em cursos profissionalizantes e uma no MBA de Controladoria e Finanças. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e o critério de participação é a conclusão do Ensino Médio. Entre os cursos profissionalizantes estão: promotor de vendas, agente comunitário de saúde, supervisor de exploração agropecuária e bombeiro civil.

A partir de agosto de 2025, a SEAP ampliará a iniciativa com a oferta da graduação para as internas da unidade, promovendo o crescimento profissional e o acesso ao mercado de trabalho. Já existem matrículas efetivadas para as áreas de Gestão Hospitalar, Ciências Contábeis, Criminologia e Análise de Sistemas. “Eu acredito que o curso superior é uma ferramenta poderosa de transformação. Ele oferece às pessoas privadas de liberdade a chance de reconstruir suas vidas, desenvolver senso crítico e conquistar novas oportunidades”, afirmou a gerente da CPFR, Maria Andrea Rego.

A ação – coordenada pela Gerência de Educação e Esportes da SEAP – é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Forma Play e a Universidade Unopar, que já atuam em outras unidades prisionais do Estado. Os dois ACTs preveem a concessão de bolsas integrais de 20% das alunas matriculadas nos cursos, que não têm condições de arcar com os custos. A indicação das pessoas beneficiadas parte da gerência prisional baseada em critérios como renda financeira, grau de interesse e participação nas atividades educacionais promovidas pela unidade prisional. Os computadores do novo laboratório da CPFR foram doados pelo Ministério Público do Trabalho e Instituto Fênix

Governadora Raquel Lyra prestigia o São João do Alto do Moura, em Caruaru

“Pernambuco é um Estado que tem uma cultura popular muito forte”, destacou a governadora Raquel Lyra durante visita ao Alto do Moura, em Caruaru, na tarde deste sábado (21) que antecede o São João. Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, secretários e lideranças políticas, a gestora cumprimentou moradores e visitantes da “Capital do Agreste” e almoçou em um tradicional restaurante regional.

“É claro que eu não poderia, como governadora, deixar de pisar os pés aqui, no Alto do Moura, no berço do artesanato de barro onde Mestre Vitalino viveu. O governo está apoiando o São João de Caruaru, como também está fazendo em Surubim, em Arcoverde, em Petrolina, em Carpina e em mais de 70 cidades pernambucanas. Assim nós conseguimos movimentar a economia, gerar emprego e gerar renda no São João mais seguro da nossa história”, pontuou Raquel Lyra.

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, a participação do governo no São João no Alto do Moura demonstra a valorização do Estado à cultura popular. “O Alto do Moura representa a nossa cultura popular, é o berço do nosso artesanato em barro, um local de valorização cultural. Por isso é muito especial estarmos aqui no sábado de São João, reverenciando a nossa cultura popular, nosso artesanato e essa força que vem daqui de Caruaru”, afirmou. “Aqui no Alto do Moura nós temos um polo muito rico, muito representativo para a cidade e para todo o Agreste. É um local emblemático para o São João de Pernambuco”, completou o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

“A gente tem que ressaltar a importância do apoio do Governo do Estado em todo São João, e no Alto do Moura, é claro. O apoio da Polícia Militar, por exemplo, é fundamental para que tenhamos um São João movimentado, alegre e seguro”, contou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

*OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2025* – Focada na proteção de pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está coordenando uma grande operação de segurança em Caruaru. Na cidade, ao todo, serão mais de 12.300 lançamentos extras de servidores das forças policiais, com atuação em tempo real por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No total, o investimento em segurança durante o ciclo junino em Pernambuco chega a R$ 8,4 milhões, com mais de 46 mil postos de trabalho criados para a operação.

No Alto do Moura, a SDS realiza o monitoramento aéreo, com emprego de drones, complementando o monitoramento no Pátio de Eventos, além dos sobrevoos nos principais focos por helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A SDS também garante a presença de viaturas do Corpo de Bombeiros, fiscalização preventiva e postos de atendimento pré-hospitalar, com atuação em todos os polos do evento.

Acompanharam a governadora na agenda os secretários estaduais Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete da governadora), Coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar); Túlio Vilaça (Casa Civil), Juliana Gouveia (Mulher); Ana Maraíza (Administração), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas) e Gilson Monteiro (Educação); a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba; o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Fúlvio Wagner Lopes; e o deputado estadual Joãozinho Tenório.