Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Surubim e acompanha operação de segurança para o festejo

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta sexta-feira (20), a abertura oficial do São João de Surubim, no Agreste do Estado. A festa aconteceu no Parque de Vaquejadas Jota Galdino, reunindo uma multidão de forrozeiros para celebrar o início da festa popular do município. Neste ano, o evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, incluindo a estrutura de segurança pública. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cleber Chaparral, a gestora acompanhou a operação policial no posto de comando, reafirmando o compromisso da gestão com o reforço da segurança. Durante a noite, os gestores também cumprimentaram o público presente.

“Estou muito feliz por reencontrar o povo desta região, participando de perto deste grande São João. O Governo de Pernambuco está garantindo a festa junina mais segura da nossa história e apoia a realização deste festejo tradicional pela importância que tem na cultura popular, na geração de emprego e renda, e também por levar alegria à nossa gente. Estamos garantindo o trabalho das nossas forças de segurança, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para fazer uma festa segura e tranquila”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas estejam presentes em cada noite. A programação segue até o dia 28 de junho com shows distribuídos entre o Parque de Vaquejadas e o Polo Centro. “Estamos realizando um grande São João, à altura do que o povo de Surubim merece. Surubim é uma cidade grande, com gente trabalhadora e cheia de potencial. É por isso que seguimos pensando e agindo em grande escala, com projetos que valorizam a nossa cultura, movimentam a economia e levam dignidade a cada canto da nossa cidade”, comemorou o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral.

Segundo a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o apoio do Estado ao ciclo junino garante protagonismo aos fazedores de cultura locais. “Mais de 95% dos artistas contratados para o São João foram selecionados por meio de um edital público e democrático promovido pelo Governo de Pernambuco”, destacou. Para o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, outra marca da atuação estadual no evento é o fortalecimento da economia local por meio do turismo. “Isso faz com que a economia cresça onde a festa acontece e também nas cidades circunvizinhas”, frisou.

REFORÇO NA SEGURANÇA – Para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas durante o São João de Surubim, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança com 1.200 policiais militares, patrulhamento móvel, viaturas, pontos elevados de observação e monitoramento aéreo com drones.

A operação envolve ainda a Delegacia Móvel da Polícia Civil, reforço no plantão da delegacia local, atuação da Polícia Científica, além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com equipes prontas para resgates, salvamentos e combate a incêndios.

Fernando Monteiro: “Não tem como não se apaixonar pelo São João de verdade que temos em Caruaru”

O deputado federal Fernando Monteiro está em Caruaru neste fim de semana, acompanhado de sua esposa, a engenheira Fernandha Batista, e fez questão de destacar sua admiração pelo São João da cidade. Neste sábado (21), ele esteve com a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro em visita ao Alto do Moura, onde conferiu de perto o astral do povo e a boa organização da festa. Já ontem (20), o casal marcou presença no Pátio de Eventos, onde curtiu os shows e celebrou o clima festivo do maior e melhor São João do mundo

Encantado com a grandiosidade da festa e a receptividade do povo caruaruense, Fernando Monteiro parabenizou a gestão municipal. “Não tem como não se apaixonar pelo São João de verdade que temos em Caruaru. A cidade respira cultura, tradição e acolhimento. Parabéns ao prefeito Rodrigo Pinheiro, que está cuidando de cada detalhe com muito carinho e eficiência. Essa festa é um orgulho para todo Pernambuco”, afirmou.

Sexta de forró autêntico e emoção na Casa Rosa movimenta o São João de Caruaru

A Casa Rosa, localizada na tradicional Feira de Caruaru, foi palco de mais uma tarde inesquecível no São João 2025. Nesta sexta-feira (20), o público lotou o espaço para curtir uma programação especial, repleta de forró, xote, baião e muita poesia.

A festa começou ao meio-dia com a apresentação vibrante de Paula Santana. Em seguida, o “Forró do Barthô”, de Barthô e Banda, retornou à Casa Rosa com um repertório dedicado aos grandes mestres do forró autêntico. O encerramento ficou por conta de Derso Luiz e Banda, mantendo o clima animado até o fim da tarde.

Para o cantor Barthô, se apresentar novamente na Casa Rosa foi um momento marcante. “É sempre uma emoção voltar a esse espaço tão especial. Preparei um repertório com clássicos do nosso forró tradicional, homenageando os grandes nomes que pavimentaram esse caminho. Já me apresentei no Alto do Moura e no Pátio do Forró, mas a Casa Rosa tem uma energia única”, destacou.

O ambiente estava completamente tomado por famílias, quadrilhas juninas improvisadas, turistas de várias partes do país, além de contar com espaço kids, quiosques com petiscos e bebidas regionais, e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que oferece suporte e informações para os visitantes.

O São João no Mercado Cultural Casa Rosa segue até o dia 24 de junho, com mais atrações para embalar o público no clima junino. Confira a programação do sábado e do domingo.

*Programação:*

*Sábado (21)*

12h – Trio Os Vitalinos

14h – Edilene Lyra

16h – Lula Viegas

*Domingo (23)*

12h – Leonora Moreno

14h – Elias Guinho

16h – Banda Topázil

Multidão lota Pátio de Eventos em primeiro dia da semana de São João

A noite desta sexta-feira (20) foi de casa cheia e muita emoção no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru. O público curtiu mais uma programação de peso no São João 2025, com shows de Barões da Pisadinha, Matheus & Kauan, PV Calado e o projeto À Vontade, formado por Rai Saia Rodada, Zezo e Luan Estilizado.

Abrindo a noite em grande estilo, os Barões da Pisadinha fizeram o Pátio dançar com o ritmo contagiante do piseiro. A dupla, que já é fenômeno nacional, celebrou a oportunidade de fazer parte da programação pela segunda vez. “Pra nós, é uma realização muito grande estar aqui, no Maior São João do Mundo. A gente fica muito feliz de ver todo mundo cantando as músicas da gente”, comentaram.

Natural de Caruaru, o cantor PV Calado foi o segundo a subir ao palco, trazendo um show animado e cheio de identidade. Muito aplaudido pela multidão, o artista fez questão de destacar a importância da noite:“Já toquei em vários palcos grandes, mas nenhum se compara a Caruaru, que é minha casa. Ver meus familiares e meus amigos na plateia é uma sensação diferente. É um sentimento de muita honra, muita gratidão”, declarou.

Logo em seguida, foi a vez da dupla Matheus & Kauan embalar o público com sucessos que atravessam o país, misturando romantismo e animação. Veteranos na programação, os cantores destacaram a relação especial que têm com a cidade. “Tocar em Caruaru é uma sensação incrível. Caruaru abriu as portas na gente quando quase ninguém acreditava no Matheus e Kauan no Nordeste, um passo que fortaleceu nossa carreira e fez a gente chegar onde estamos hoje”, relembrou Matheus.

Encerrando essa noite marcante, o público recebeu um dos shows mais aguardados do ano: o projeto À Vontade, que reúne Rai Saia Rodada, Zezo e Luan Estilizado. Juntos, os artistas entregaram um show especial, com repertório repleto de hits do forró estilizado, releituras de grandes sucessos brasileiros e momentos de forte conexão com o público.

O São João de Caruaru segue com programação neste sábado (21), recebendo shows de Juninho Vaneirão, Forrozão Tropykália, Zé Neto e Cristiano e Henry Freitas.

Polo Instrumental Maestro Rildo Hora é destaque no São João de Caruaru

O São João de Caruaru ganhou ainda mais encanto com a abertura do Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora, localizado no alto do Monte Bom Jesus, um dos pontos turísticos mais simbólicos da cidade. Com atmosfera acolhedora, riqueza sonora e um cenário que respira história, o polo iniciou suas atividades na sexta-feira (20), celebrando a diversidade da música instrumental e da cultura nordestina com grandes artistas no topo do Monte Bom Jesus.

A estreia contou com apresentações memoráveis do Trio Elian do Acordeon, Orquestra Sanfônica, Dinho Nascimento, Marco Sales Ferraz – Violão Mágico e do Trio Quartinha, marcando o início de uma temporada de shows que segue até o dia de São João, 24 de junho.

Além do tradicional forró, o público pode curtir gêneros como jazz, blues, samba, rock e chorinho, em um ambiente contemplativo e familiar. O polo também oferece infraestrutura completa, com parquinho infantil, barracas de tapioca, mirante, estacionamento, a histórica Igreja de Santa Luzia e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

*Transporte gratuito ao topo*

Para garantir o acesso seguro e confortável ao polo Maestro Rildo Hora, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte gratuito, com vans saindo da Rua Sergipe (Bairro Centenário), a partir das 16h. A descida também é assegurada.

*Programação imperdível*

*Sábado (21)*

14h – Dos 8 aos 120 Baixos

15h – Roberto Lima: Nosso Jazz

16h45 – Vimana

19h – Sexteto Rildo Hora

20h45 – Isabela Moraes

*Domingo (22)*

14h – Duart

15h – Domingos Accioly

16h45 – Banda Forró de Cavaco

19h – Lara Couto

20h45 – Øs

*Segunda (23)*

14h – Uptown Blues Band

15h30 – Som de Preto

17h15 – De Zé Calixto a Dominguinhos

19h – Gabi da Pele Preta

20h45 – Grupo de Chorinho Cambucá

*Terça (24)*

14h – Dendê Delas

15h40 – O Som de Caruaru

17h15 – Rosy Aguilar

19h – Chris Mendes

20h45 – Dama do Rei

Estação Ferroviária celebrou 70 anos de carreira, história e tradição do Patrimônio Vivo João do Pife

Nessa sexta-feira (20), os forrozeiros que visitaram a Estação Ferroviária participaram de uma noite muito especial em homenagem ao Patrimônio Vivo de Caruaru, o mestre João do Pife, além de ser o aniversário de 83 anos, foi celebrado também os 70 anos de carreira, história e tradição.

O cortejo contou com aproximadamente 1 mil pessoas, divididas em bandas de pífanos, batalhões de bacamarteiros, quadrilhas, grupos de dança e capoeira, além do boi Tira Teima. “Estou muito feliz com esse momento, hoje minha comemoração é dupla: nascimento e tempo de artista. Esse cortejo é de amigos que valorizam a cultura de nossa cidade, muito obrigado”, comentou bastante emocionado o doutor João do Pife.

A animação na Estação Ferroviária ficou por conta dos Trios Pé Serra, que colocaram o público para dançar. Quem passou pelo ponto turístico, além de admirar a linda decoração e as apresentações culturais, pôde dançar o autêntico forró pé de serra. O charmoso Polo Juarez Santiago iniciou a festa com o Trio Os Três que Gosto, na sequência foi a vez dos trios Pedrinho do Acordeon, Preto do Leite e Raízes do Forró.

O palco das rimas e poesias, o Polo do Repente Lídio Cavalcanti, recebeu grande público para a apresentação dos declamadores Luciano Dionísio e Val Tabosa, os repentistas João Lídio e Raulino Silva, além dos shows de Nika Macedo e Banda Vitalinos. Já no Polo dos Pífanos Sebastião Biano se apresentaram as bandas de Pífanos de Bezerros, Santa Luiza e Salve Jorge. “Vim visitar a vila cenográfica, a gente fica revivendo aqui grandes momentos e belíssimas festas que aconteceram em Caruaru. Existe a réplica do trem, as bandas de pífanos e quadrilhas, viajo no tempo assistindo tudo que acontece aqui na Estação Ferroviária”, disse emocionada a caruaruense Cida Mendes.

A noite do sextou ainda contou com muito forró no Polo Camarão, com os show de Carlinhos Pompom, Roberto Cruz, Kaka Kantarelli, Banda de Pífanos Zé do Estado e Bruguelo e Banda Matutos do Forró. No Polo do Bacamarte, o pipoco da emoção ficou com a responsabilidade dos batalhões 33, São João, 333 e 56. “Sou de Manaus, estou hospedada em Porto de Galinhas, vim conhecer Caruaru e próximo ano vou me organizar para passar mais dias, amei a recepção da cidade e da festa junina”, comentou a psicóloga Andréia Amorim.

*Segue a programação deste sábado (21)*

*Polo Infantil – 16h*

Turma da Kika

Oficina de Circo

*Polo Camarão 14h*

Intervenção LGBTQIAPN+: Rosberg Adonay

*Polo Camarão 18h30*

Forrozão Pé de Molek

Seu Januário

Família Salustiano

Banda Pingo D’água

*Polo Juarez Santiago 19h*

Trio Elian do Acordeon

Trio Remelexo

Trio Respeita Januário

Trio Santa Rosa

*Polo dos Pífanos 19h*

Banda de Pífanos Vitoriano Jovem

Banda de Pífanos Princesa do Agreste

Banda de Pífanos Arrasta Pife

*Polo Bacamarteiro 19h*

Batalhão 74

Batalhão 20

Batalhão 95

Batalhão 07

*Polo do Repente 18h*

Costa Júnior e Forró Dimensão

Esquete teatral: Tortura de um coração

Declamador: Jenérson Alves

Emboladores de Coco: Barra Mansa e Curió de Bela Rosa

Repentistas: Helânio Moreira e Severino Feitosa

Show: Bita Dantas

Show: Sanfoneiro João Filho

DJ Astley

Rodrigo Pinheiro reúne ministros e parlamentares no São João e mostra força política em Caruaru

Na noite dessa sexta-feira (20), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, demonstrou força política ao reunir importantes lideranças do cenário nacional e estadual durante os festejos do São João. O encontro contou com a presença dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), além de parlamentares que atuam em Brasília e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Estiveram em Caruaru os deputados federais Fernando Monteiro, Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Eriberto Medeiros, além dos deputados estaduais Abimael Santos e Joãozinho Tenório. A presença de representantes de diferentes níveis de governo mostra o reconhecimento da gestão municipal e o alinhamento institucional que Rodrigo Pinheiro tem construído, com foco em parcerias que impulsionem o desenvolvimento da cidade.

“É uma alegria receber todos que vêm prestigiar o maior e melhor São João do mundo. Uma festa linda, feita com muito trabalho, que movimenta nossa economia e enche a cidade de orgulho. Com parcerias como essas, Caruaru só tem a ganhar ainda mais”, afirmou Rodrigo Pinheiro.

Em comemoração aos 65 anos da CDL Recife, governadora Raquel Lyra destaca crescimento econômico do Estado

“Pernambuco é terra de mascates, o comércio sempre foi um serviço muito forte na nossa região. Apesar de todas as adversidades, nosso setor de serviço e de comércio cresce, acompanhando aquilo que vem acontecendo no nosso estado ao longo dos últimos tempos”, afirmou a governadora Raquel Lyra, ao participar, nesta quinta-feira (19), da celebração dos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. O evento, que aconteceu em um hotel no Recife, marcou as mais de seis décadas de atuação da entidade como referência na defesa e no fortalecimento do comércio da capital e do Estado.

A chefe do Executivo destacou as iniciativas do Governo do Estado para dinamizar a economia estadual. “Temos buscado fazer a nossa parte garantindo a recuperação do centro histórico do Recife, com equipamentos como o Cinema São Luiz, o Liceu de Artes de Ofício, que será uma escola técnica, o Palácio Frei Caneca, na Cruz Cabugá, que virará três edifícios residenciais sociais. Estamos buscando fortalecer os investimentos aqui no Recife e em Pernambuco, e o resultado do PIB em 2024 demonstrou um caminho de crescimento”, complementou a gestora.

A CDL Recife envolve mais de 8 mil estabelecimentos. O presidente da entidade, Fred Leal, destacou a importância histórica da CDL e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Os 65 anos chegam com muita representatividade. Nós trabalhamos com o lojista, que é o nosso principal foco. Agradecemos as parcerias do Governo do Estado, principalmente a Polícia Militar, por meio da segurança, parceiro em todos os momentos”, afirmou o presidente Fred Leal, que entregou um quadro à governadora em celebração aos 65 anos da entidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o Governo de Pernambuco investe em estratégias de parceria com o setor privado. “Estamos mudando o ambiente de negócio em Pernambuco, mudando o regramento, mudando o diálogo com o setor privado. O Governo do Estado abriu vários canais de escuta para que a gente pudesse alterar o regramento tanto fiscal quanto de licenciamento, de tudo que a gente pode fazer para melhorar a forma de fazer negócio”, frisou o secretário, acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

*INVESTIMENTOS ESTADUAIS* – O Governo de Pernambuco tem promovido um novo ciclo de desenvolvimento econômico no estado. Apenas em 2024, foram investidos mais de R$ 2,8 bilhões, impulsionando um crescimento de 4,7% no PIB — o maior dos últimos 15 anos.

Caruaru Shopping realiza o Arrasta-pé da Boa Idade com muito forró e animação

O Caruaru Shopping estará realizando, no dia 20 de junho, o Arrasta-pé da Boa Idade. A festa, preparada com muito carinho para celebrar a época junina, acontecerá na nova Praça de Eventos, a partir das 15h.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, o Arrasta-pé reunirá idosos de cidades vizinhas ao som de trio pé de serra e quadrilha junina.

“Vamos fortalecer os laços comunitários e valorizar a cultura popular nordestina. Todos estão convidados a participar dessa festa repleta de tradição, alegria e muito forró!”, convidou Walace Carvalho, lembrando que o evento é gratuito.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Festival Rock Azulado promove última noite de apresentações

As três bandas que se apresentaram nessa quinta (19), na última noite de shows do Festival Rock Azulado, carregaram consigo uma grande responsabilidade: fazer shows à altura do evento, que busca evidenciar o cenário musical do rock caruaruense. E, claro, superar as apresentações anteriores – em busca do título.

O que não é necessariamente simples, considerando a qualidade apresentada pelas bandas participantes. Visão Noturna levou para o palco do Polo Azulão um repertório com muitas músicas autorais e alguns sucessos do rock nacional. O que, de acordo com o vocalista Luciano Santos, é uma das marcas do grupo que existe há duas décadas.

“O Festival [Rock Azulado] foi uma oportunidade muito grande, tanto para bandas como a nossa, com 20 anos de carreira, como também para as que estão com pouco tempo de formação. É um espaço que a gente não tinha em Caruaru. Então, trouxemos um mix de músicas autorais, algumas lançadas e outras que ainda serão”, destacou o vocalista da Visão Noturna, Luciano Santos.

Quem deu continuidade à sequência de apresentações foi a banda Rolê Alternativo. O grupo levou para o palco grande sucessos do rock nacional, consagrados por nomes como Pitty e O Rappa e que agitaram o público presente na noite fria da quinta-feira – a última das três dedicadas para as apresentações.

E o heavy metal da banda Dreameld também invadiu o palco do Polo Azulão. Esse foi o primeiro show dos seis anos de carreira do grupo no polo multicultural do São João de Caruaru, com a responsabilidade de encerrar essa edição do festival. A banda, liderada pelo vocalista Anderson Häns, acabou o show sob aplausos do público.

A noite ainda reservou espaço para a apresentação da cantora Nanny Mello. Ela levou para o palco um repertório regado ao empoderamento e à força feminina, explorando ora a delicadeza, ora a intensidade de vocais elétricos em sintonia a melodias marcantes. Resultado: o público permaneceu no Azulão até o show acabar.

*HOMENAGEM AO PRÓPRIO ROCK -* O presidente vitalício do Motoclube Leões do Norte, Sérgio Pires, idealizador do Caruaru Moto Fest (evento o qual também organizou por 16 anos) foi homenageado pela Fundação de Cultura de Caruaru, no palco do Polo Azulão, por toda a contribuição ao cenário musical do rock caruaruense.

“É muito gratificante receber uma homenagem, ainda mais da Fundação de Cultura de Caruaru e no Polo Azulão. Nós, do Motoclube Leão do Norte, estamos entre os idealizadores do que hoje é o Polo Azulão. Caruaru é uma cidade multicultural. E o rock and roll se firmou na nossa cidade”, destacou Sérgio Pires, pouco depois da homenagem.

*E OS SHOWS DESTA SEXTA? -* Os shows no Polo Azulão continuam nesta sexta (20), a partir das 20h, com uma mistura de ritmos. Ritmos caribenhos estarão presentes na programação, com a banda Los Cubanos, que voltará ao palco multicultural do São João de Caruaru. A noite também será marcada por muito brega, com Carla Alves e Roginho.

*AGENDA:*

*SEXTA (20)*

Los Cubanos – 20h

Carla Alves – 22h

Roginho – 0h