Estação Ferroviária consolida diversidade cultural do São João de Caruaru com opções para todas os públicos

Enquanto o som do forró ecoava pelos palcos e o público circulava entre os diversos polos da Estação Ferroviária, a noite deste domingo (14) mostrou que o São João de Caruaru reúne diferentes formas de arte e encanta pessoas de todas as idades em um mesmo espaço. Entre apresentações musicais, manifestações da cultura popular e experiências interativas, cada canto oferece um novo motivo para ficar mais um pouco.

Um dos destaques da programação foi o Polo Audiovisual, que vem atraindo caruaruenses e turistas com uma programação gratuita composta por oficinas, apresentações teatrais, exibição de filmes e documentários, incluindo atividades voltadas para o público infantil. O espaço tem se consolidado como uma alternativa para quem busca uma experiência mais tranquila em meio à intensidade da festa.

Foi justamente essa diversidade que chamou a atenção de Elen, que aproveitou a programação ao lado da filha Giovana, de 8 anos. “Eu tô gostando muito da programação audiovisual e, pra mim, foi um bônus ter a pintura para entreter ela nesse tempo antes de começar o filme. Acho ótimo ter essa opção mais tranquila, é um refúgio no meio da festa. Amei ficar sabendo e com certeza virei novamente”, destacou.

Quem prefere a agitação, como o casal Elaine e Rubilara, do Rio Grande do Sul, tem uma estratégia para aproveitar cada minuto. “Chegamos cedo e já fomos em todos os cantos por aqui. Estamos achando maravilhoso, tudo colorido, música boa, comida gostosa e pessoal simpático”, contou Elaine. Quando perguntados sobre o que mais estavam gostando, Rubilara respondeu sem hesitar: “Sem dúvidas o forró. A gente gosta de dançar o vanerão e aqui trocamos pelo forró de vocês. Foi uma ótima experiência”.

Ao longo da noite, um grande público acompanhou as atrações espalhadas pelos polos culturais, incluindo manifestações tradicionais como o Boi Malhado, o Polo Sebastião Biano e o Polo do Repente. Entre os espectadores estavam nomes consagrados da cultura popular nordestina, como João do Pife e o maestro Mozart Vieira, que prestigiaram as apresentações como admiradores da arte e da tradição que eles ajudaram a construir.

Move SUAS: governadora Raquel Lyra entrega veículos para todos os municípios de Pernambuco e fortalece rede de assistência social com investimento superior a R$ 15 milhões

Ação inédita garante mais mobilidade às equipes do SUAS e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (15), 185 veículos destinados ao fortalecimento da rede de assistência social em Pernambuco. Por meio do programa Move SUAS PE, o Governo do Estado contemplou os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, com investimento superior a R$ 15 milhões. A iniciativa reforça a estrutura dos serviços socioassistenciais e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Estado.

“Nosso trabalho tem sido garantir o fortalecimento da assistência em Pernambuco. Quadruplicamos o valor de cofinanciamento, financiamos abrigos e, agora, entregamos um carro novo para que cada município pernambucano tenha direito garantido na área de Assistência Social. Temos trabalhado juntos, garantindo recursos e apoio parar poder chegar na vida de quem mais precisa, seja com os R$ 300 do Mães de Pernambuco, seja servindo a cada dia 65 mil pratos nas cozinhas comunitárias, seja com carro para que equipes possam visitar essas famílias e cuidar delas melhor”, destacou Raquel Lyra.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e reuniu prefeitos contemplados de todas as regiões do Estado, além profissionais da assistência social. Os veículos serão incorporados às estruturas municipais responsáveis pela execução das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o trabalho desenvolvido por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e unidades de acolhimento.

“Escrevemos um novo capítulo na história da assistência social em Pernambuco. Nosso propósito está nas pessoas que não foram vistas nem enxergadas ao longo da história, e que, agora, não são mais invisíveis. Estão sendo vistas, acolhidas e cuidadas. Não é só um carro, são políticas públicas chegando na vida das pessoas”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

O Move SUAS PE integra o conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas ao fortalecimento da assistência social. Com a entrega dos automóveis, as equipes poderão ampliar visitas domiciliares, realizar busca ativa de famílias, transportar insumos e fortalecer o acompanhamento contínuo dos usuários da rede de proteção social. A medida beneficia diretamente públicos prioritários, como famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos, pessoas com deficiência, crianças da primeira infância e população em situação de rua.

“Estes carros são exclusivos à assistência social para que estes municípios possam trabalhar na zona rural e também nas demandas da zona urbana. Para que as equipes municipais dos CRAS, CREAS, serviço de convivência, CadÚnico, para que consigam chegar aos cidadãos”, explicou a secretária de Assistência Social e Combate à Fome e Política Sobre Drogas, Andreza Pacheco.

A ação responde a uma demanda histórica dos municípios, que enfrentam desafios relacionados à mobilidade das equipes técnicas e ao acesso a comunidades mais distantes. Além dos 184 veículos destinados aos municípios, o arquipélago de Fernando de Noronha recebeu um carro elétrico em dezembro, em conformidade com as diretrizes ambientais adotadas no arquipélago.

Representando os gestores municipais, o prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, falou da importância do apoio. “Quem é de um município pequeno sabe das dificuldades que temos. Mas, graças à postura que o Governo do Estado tem tido de atenção e cuidado, essa chave virou”, disse.

Presente na cerimônia, o deputado federal Túlio Gadêlha elogiou as entregas da gestão. “Isso é sinal de que estamos caminhando no caminho certo. São essas políticas públicas que fazem com que o Estado cresça, que entregue na ponta o que as pessoas precisam”. Na mesma linha, o deputado estadual Joãozinho Tenório, destacou a descentralização das ações. “Eu não conheço um município pernambucano que não tenha recebido investimentos dessa gestão. A prioridade número um do Governo de Pernambuco é cuidar das pessoas”, acrescentou.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também reconheceu as políticas do Governo de Pernambuco. “Entregando carros para todos os municípios, quem vai receber é o povo pernambucano. Em todas as regiões que passamos, o reconhecimento pelo trabalho do Governo do Estado é o mesmo”, declarou.

Estiveram presentes na entrega os secretários estaduais ⁠Nathali Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o ⁠Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados federais ⁠France Hacker, Luciano Duque⁠, ⁠Antônio Moraes, ⁠Izaías Régis, ⁠João de Nadegi, ⁠Socorro Pimentel, ⁠Edson Vieira, ⁠Romero Sales Filho, ⁠Aglailson Victor e ⁠William Brígido.

Bélgica e Egito ficam em 1 a 1 na abertura do grupo G da Copa do Mundo

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group G - Belgium v Egypt - Seattle Stadium, Seattle, Washington, U.S. - June 15, 2026 Belgium's Jeremy Doku in action with Egypt's Mohanad Lashin REUTERS/Lee Smith

Com um gol em cada tempo, Bélgica e Egito empataram em 1 a 1 no duelo que abriu o grupo G da Copa do Mundo de 2026, na tarde desta segunda-feira (15), em Seattle (Estados Unidos). Os egípcios saíram na frente no primeiro tempo com Ashour e sofreram o empate em um gol contra de Mohamed Hany na segunda etapa. Cada uma das seleções soma um ponto e aguarda o resultado do outro duelo da chave, entre Irã e Nova Zelândia, também nesta segunda (15), a partir das 22h 22h (horário de Brasília), em Los Angeles (EUA).

O lance da primeira etapa foi exatamente o gol do Egito. Aos 20 minutos, o craque da seleção Mohammed Salah tocou para Ashour fuzilar de fora da área, não dando chances de defesa para o goleiro Courtois, da Bélgica.

No segundo tempo, a partida ficou mais aberta, com a Bélgica intensificando a busca pelo gol de empate e o Egito procurando os espaços deixados pelo adversário.

De Bruyne acertou a trave direita do Egito em uma cobrança de falta bem próxima à entrada da área. Pouco depois, após cruzamento pela esquerda, Salah cabeceou para defesa de Courtois e no rebote Ashour finalizou forte, cruzado, procurando um desvio que nunca aconteceu.

O gol de empate belga chegou enfim aos 21 minutos. Após jogada pela direita e cruzamento rasteiro, o zagueiro Hany dividiu com o atacante Lukaku (que havia acabado de entrar) e acabou marcando contra.

Dali até o fim, ambas as equipes seguiram atacando e levando perigo aos goleiros Courtois e Shobeir. No entanto, o placar não se alterou mais.

Na próxima rodada, a Bélgica encara o Irã, em Los Angeles, no domingo (21). No mesmo dia, em Vancouver (Canadá), o Egito enfrenta a Nova Zelândia.

AGU vai pedir para atuar em processo contra Moraes nos EUA

Brasília - DF - 16/12/2025 - Julgamento da Ação Penal 2693- Núcleo 2.  Na foto o ministro Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira (15) que vai pedir à Justiça dos Estados Unidos para atuar no processo movido pelas redes sociais Rumble e Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em nota à imprensa, a AGU disse que o pedido de habilitação no processo vai permitir que o Estado brasileiro possa fazer a defesa de sua soberania na Justiça da Flórida, onde o caso está em tramitação.

“A medida tem por objetivo promover a defesa dos interesses do Estado Brasileiro e sustenta, sobretudo, que decisões judiciais proferidas pela Suprema Corte de nosso país não podem ser questionadas perante tribunais de Estados estrangeiros”, declarou o órgão.

No entendimento da AGU, agentes públicos não podem ser alvo direto do Judiciário de outros países sem o consentimento do Estado brasileiro.

“O Brasil não consentiu e não consentirá com a apreciação de decisões de nossa Suprema Corte por juízes de outro país. Decisões judiciais brasileiras devem ser cumpridas ou questionadas perante nossos próprios tribunais, de acordo com a lei processual vigente no Brasil”, disse a AGU.

No processo que tramita nos Estados Unidos, as redes Rumble e Trump Media acusam Moraes de determinar a suspensão de perfis de brasileiros que moram nos Estados Unidos, entre eles o blogueiro Allan dos Santos.

As plataformas alegam que a Constituição dos Estados Unidos garante a liberdade de expressão irrestrita de ideias e opiniões. Dessa forma, medidas contra cidadãos e residentes para determinar a retirada de postagens configurariam censura.

As medidas foram determinadas porque os alvos são acusados de ataques antidemocráticos contra o Supremo.

Notificação
No mês passado, a Justiça norte-americana determinou que Moraes seja intimado por e-mail para se defender no processo.

A medida foi tomada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido do Rumble para notificar Moraes por meio de uma carta rogatória, instrumento jurídico usado para notificar quem mora no exterior. Por lei, cabe ao STJ autorizar esse tipo de procedimento.

Tarifaço: Moraes nega adiar julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (15) pedido para adiar o julgamento da ação penal em que o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é réu pela acusação de coação no curso do processo. O caso trata da articulação de Eduardo para promover o tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras.

O caso será julgado nesta terça-feira (16) pela Primeira Turma do tribunal, que é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, além de Moraes, relator do processo.

O adiamento foi solicitado pela Defensoria Pública da União (DPU), órgão que atua na defesa do ex-parlamentar.

Entre os argumentos apresentados, o órgão alegou que turma está com quatro dos cinco ministros desde a transferência de Luiz Fux para a Segunda Turma no ano passado. Para a DPU, um ministro deve ser convocado para compor o julgamento.

Ao negar o pedido de adiamento, Moraes disse que o regimento interno da Corte definiu que as turmas podem funcionar com quórum mínimo de três ministros.

“Não há, portanto, qualquer violação aos princípios do juiz natural e da colegialidade no julgamento da presente ação penal, em ampla observância aos princípios constitucionais, ao Regimento Interno deste Supremo Tribunal Federal e às normas processuais”, afirmou Moraes.

Tarifaço
Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apurou a atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte.

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Antes de liberar o caso para julgamento, Alexandre de Moraes determinou a notificação do ex-deputado por edital, mas ele não foi encontrado nem indicou advogado particular.

Diante da situação, o ministro autorizou que a defesa seja realizada pela DPU.

Nas alegações finais apresentadas ao Supremo, o órgão defendeu a anulação do processo e disse que Moraes não pode julgar o caso poder ter sido vítima do cancelamento de vistos e das sanções financeiras oriundas da Lei Magnitsky.

“Aqui o julgador é, ao mesmo tempo, a principal vítima das condutas que é chamado a julgar”, disse a DPU.

PGR rejeita nova proposta de delação de Vorcaro

Brasília (DF),  09/03/2026 - Fotografia do banqueiro Daniel Vorcaro.
Foto: Secretaria da Administração Penitenciária-SP
© Secretaria da Administração Penitenciária-SP
A Procuradoria-Geral da República (PGR) rejeitou nesta segunda-feira (15) a segunda proposta de delação premiada do banqueiro Daniel Vorcaro, investigado pela Polícia Federal por fraudes no sistema financeiro do país.

A decisão já foi comunicada ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações.

Com a rejeição da PGR, a segunda tentativa de Vorcaro de assinar um acordo de colaboração está totalmente encerrada. No mês passado, a proposta foi negada pela primeira vez.

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) também rejeitou a segunda proposta. Os investigadores concluíram que o banqueiro não apresentou novidades em relação ao material que já foi apreendido e não assumiu que cometeu crimes.

No dia 4 de março, Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF). Desde então, ele tenta fechar um acordo de delação.

O banqueiro está preso em uma sala da Superintendência da PF em Brasília.

Prefeitura de Caruaru garante limpeza da NossaDrilha em tempo recorde

Em tempo recorde, em apenas alguns minutos após o encerramento da NossaDrilha, a Avenida Agamenon Magalhães já estava completamente limpa. Pelo segundo ano consecutivo, a operação coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) durante o evento se destacou pela agilidade e eficiência, garantindo que um dos principais corredores da cidade fosse rapidamente devolvido à rotina.

A ação contou com mais de 30 profissionais da limpeza urbana, que atuaram na coleta de resíduos, varrição e fiscalização de todo o percurso durante e após a passagem dos trios. Em menos de uma hora de trabalho, toda a extensão utilizada pelo evento já estava organizada.

A limpeza tem sido destaque no São João de Caruaru como um todo, com cerca de 80 agentes de limpeza atuando no Alto do Moura, Pátio de Eventos, Estação Ferroviária e Azulão, além dos fiscais que garantem que tudo fique limpo durante e após a festa. Além disso, a operação conta com 137 coletores espalhados por estes polos, totalizando mais de 150 toneladas de lixo recolhidas até o momento.

CaruaruPrev conquista Certificação Nacional de Qualidade Previdenciária (CNQP)

O CaruaruPrev alcançou mais uma importante conquista: o Certificado Nacional de Qualidade Previdenciária (CNQP) da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios), obtendo o Nível III – Gestão de Qualidade Alta.

O CNQP é um importante instrumento de avaliação e reconhecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social, incentivando a profissionalização, a responsabilidade institucional e a conformidade com os mais elevados padrões de gestão. “Esse reconhecimento evidencia o compromisso da nossa instituição com a excelência na gestão previdenciária, a adoção de boas práticas administrativas, atuariais, financeiras e de governança, além da busca permanente pela melhoria contínua dos serviços prestados aos segurados”, afirmou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

“Receber esta certificação reforça que o trabalho desenvolvido pelo CaruaruPrev está alinhado aos princípios da transparência, eficiência e sustentabilidade previdenciária, consolidando o Instituto como referência em gestão pública previdenciária no país”, ressaltou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Caruaru promove Aulão de São João no Polo Camarão

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realiza nesta terça-feira (16) o tradicional Aulão de São João, reunindo dança, música e muita animação em uma programação especial voltada para toda a comunidade. O evento acontecerá às 19h, no Polo Camarão, localizado na Estação Ferroviária.

Com a participação dos professores Belarmino Júnior, Hilka Nogueira, Eveline Lins, Nido Silva, Marcos Mercury e Jonatan Flores, o aulão promete transformar o espaço em um grande arraial fitness, unindo ritmos juninos e exercícios físicos em uma experiência de integração, bem-estar e valorização da cultura nordestina.

A iniciativa busca incentivar hábitos saudáveis por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que celebra uma das maiores tradições de Caruaru durante o período junino. A expectativa é reunir participantes de diferentes idades em uma noite marcada por alegria, inclusão e muita movimentação.

Serviço
Evento: Aulão de São João
Data: 16 de junho de 2026
Horário: 19h
Local: Polo Camarão – Estação Ferroviária (Rua Silva Filho, 7 – Maurício de Nassau).

Mercado financeiro eleva previsão da Selic para 13,75% ao ano

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

Pela segunda semana seguida, às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o mercado financeiro elevou a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic. A previsão dos analistas para os juros, até o final de 2026, passou de 13,5% ao ano para 13,75% ao ano.

A informação está no boletim Focus desta segunda-feira (16), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2027 e 2028, a projeção é que a Selic seja reduzida para 12% ao ano e 10,25% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa, que é o principal instrumento do BC para controlar a inflação, deve chegar a 10% ao ano.

O Copom faz, nesta semana, nova reunião para decidir sobre a Selic e a previsão do mercado financeiro é que ela seja mantida em 14,5% ao ano neste encontro. Na última reunião, em abril, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela segunda vez seguida, apesar das tensões em torno da guerra no Oriente Médio.

De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom voltou a cortar os juros num cenário de queda da inflação, no entanto, a guerra no Oriente Médio impactou a economia do país, com o aumento dos preços de combustíveis e de alimentos pressionando a inflação.

A reunião do Copom ocorre nesta terça (16) e quarta-feira (17).
Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Inflação
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 5,11% para 5,3% este ano. Com as pressões econômicas da guerra no Oriente Médio, a previsão para o IPCA deste ano foi elevada pela décima quarta semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC.

Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Em maio, o preço dos alimentos pressionou a inflação oficial, que fechou em 0,58%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,72%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já fora do teto da meta de inflação.

Para 2027, a projeção da inflação passou de 4,03% para 4,1%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,68% e 3,5%, respectivamente.

PIB e câmbio
Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano saiu de 1,91% para 1,96%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) permanece em 1,7%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025. No acumulado de 12 meses, houve expansão de 2%, de acordo com o IBGE.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,20 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,25.