Prefeitura de Caruaru abre inscrições para curso gratuito de Auxiliar Administrativo voltado para juventude


Formação integra o programa Juventude Profissionaliza + e oferece 30 vagas

A Prefeitura de Caruaru está com inscrições abertas para o curso gratuito de Auxiliar Administrativo, com início no dia 24 de março. As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas, das 18h30 às 21h30, na Escola de Governo de Caruaru, localizada na Rua Silvino Macedo (prédio onde também funciona o Procon).

Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo link:
https://escoladegovernocaruaru.com.br/inscricao-prefcaruaru

O curso é voltado especialmente para a juventude, mas está aberto para pessoas de todas as idades interessadas em se qualificar para o mercado de trabalho.

A formação faz parte do Juventude Profissionaliza +, iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuve), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), em parceria com o Profissionaliza Mais Caruaru. Este é o primeiro curso dentro da programação do programa, que prevê a oferta de outras capacitações voltadas à qualificação profissional da juventude no município.

Caruaru, Cidade Americana do Esporte, recebe fase municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco

Reconhecida internacionalmente como Cidade Americana do Esporte, Caruaru segue fortalecendo a política pública de incentivo à prática esportiva ao sediar a fase municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco 2026. A etapa já está em andamento e segue até o próximo dia 30 de março, reunindo mais de 2.800 estudantes-atletas de escolas das redes pública e privada do município.

As disputas estão acontecendo no Complexo Olímpico Rei Pelé, além do ginásio da ETI Altair Porto e da Escola Municipal Santos Anjos, espaços que integram a rede de infraestrutura esportiva utilizada para fomentar o esporte de base no município.

A competição funciona como etapa classificatória para a fase estadual dos jogos. Ao longo das disputas, as equipes escolares competem em diferentes modalidades esportivas em busca do título municipal. A escola campeã em cada modalidade garantirá o direito de representar Caruaru na etapa regional dos jogos, que reúne os melhores classificados de todo o estado.

A nadadora Maria Clara, participante das provas de natação, reconhece a importância de disputar os jogos. “Participar dos Jogos Escolares é muito especial. A gente treina bastante para competir e poder representar Caruaru é uma experiência que motiva a continuar no esporte e buscar sempre melhorar”, afirmou.

A fase municipal conta com modalidades coletivas e individuais. Entre os esportes coletivos estão futsal, handebol, basquete e vôlei. Já nas modalidades individuais, os estudantes disputam provas de atletismo, natação, ginástica artística, judô, karatê, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, ciclismo, taekwondo e xadrez.

Caruaru amplia oportunidades e abre mais de 100 vagas em cursos gratuitos para mulheres


Formação da Secretaria da Mulher oferece capacitação em gastronomia, música e informática

As mulheres de Caruaru terão novas oportunidades de qualificação profissional com a abertura de mais de 100 vagas em cursos gratuitos ofertados pela Secretaria da Mulher, por meio do Centro de Qualificação Profissional (CQP).

As formações disponíveis são comidas típicas baianas, zabumba e triângulo e informática básica, todas com carga horária de 120 horas. Os cursos têm como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado, incentivar a geração de renda e fortalecer a autonomia feminina.

As aulas acontecerão de 23 de março a 21 de maio, de segunda a quinta-feira, com turmas nos turnos da manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h). Cada turma conta com 20 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, entre os dias 16 e 20 de março, no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Rua Padre Félix Barreto, nº 71, no bairro Maurício de Nassau.

Carreta da Mulher percorre quatro municípios pernambucanos nesta semana


As unidades móveis levam serviços de saúde da mulher para Recife, Camaragibe, Caruaru e Afogados da Ingazeira entre os dias 16 e 21 de março

A Carreta da Mulher Pernambucana, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), estará nesta semana, entre os dias 16 e 21 de março, nos municípios de Recife, Camaragibe, Caruaru e Afogados da Ingazeira. As quatro unidades móveis oferecem atendimentos especializados em saúde da mulher, ampliando o acesso aos serviços sem que as usuárias precisem sair de suas cidades. A estratégia do Governo de Pernambuco visa o diagnóstico precoce e tratamento oportuno dos cânceres de mama e do colo do útero.

Desde sua criação, em maio de 2025, a iniciativa já contabiliza 83.337 atendimentos e passou por 144 municípios pernambucanos. Entre os serviços realizados estão exames de mamografia, com mais de 45 mil procedimentos, consultas ginecológicas (16.899) e ultrassonografias das mamas (16.323). As unidades também oferecem teleconsulta com mastologista, além de exames como colposcopia, biópsia de mama e de colo de útero.

Para acessar os serviços, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsia são realizados mediante encaminhamento médico ou indicação clínica.

Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana, de segunda a sexta, das 8h até as 17h, e no sábado das 8h às 12h:

Carreta 01 – Recife (16 a 18/03)
Local: Imbiribeira – Rua Pianista Ismar Mariano, nº 15 (Praça Lagoa do Araçá)

Carreta 02 – Camaragibe (16 a 21/03)
Local: Vila da Fábrica – Rua Manoel Honorato da Costa (Em frente ao Shopping Camará)

Carreta 03 – Caruaru (16 a 21/03)
Local: Nossa Senhora das Dores (Praça da Conceição)

Carreta 04 – Afogados da Ingazeira (16 a 21/03)
Local: Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara (Próximo a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios)

O Som do Pife no Tapete Vermelho: Caruaru e a Economia do Cinema GlobalPor

Jorge Quintino

A 98ª edição do Oscar pode não ter entregue estatuetas físicas ao Brasil nesta noite, mas consolidou uma vitória simbólica e econômica que ecoa do Agreste ao mundo. Após o marco histórico de “Ainda Estou Aqui” no ano anterior, a presença de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, na maior vitrine do cinema mundial, reafirma que o audiovisual brasileiro, e especificamente o pernambucano, é hoje uma indústria de exportação extremamente competitiva.

A Ancestralidade que Embala a Modernidade

Para nós, caruaruenses, o brilho dessa indicação tem um som familiar e poderoso. Ver a Banda de Pífanos de Caruaru inserida em uma das cenas mais eletrizantes do longa, a perseguição embalada por “A briga do Cachorro com a Onça”, é o reconhecimento de um legado que atravessa um século. Composta em 1926 por Manoel Clarindo Biano, e perpetuada por seus filhos Benedito e Sebastião, essa obra não é apenas música; é o DNA da nossa resistência cultural.

A banda, que nasceu em Alagoas em 1924 mas se consolidou e floresceu em solo pernambucano, já influenciou gigantes como Gilberto Gil e conquistou o Grammy Latino. Agora, ao ser escolhida para a trilha sonora de um filme com projeção global, ela prova que o regionalismo, quando tratado com a maestria de Kleber Mendonça, torna-se uma linguagem universal capaz de atrair novos mercados de licenciamento e investimentos estrangeiros.

O “Efeito Cascata” na Economia Local

Não estamos falando apenas de arte. A presença de Pernambuco no Oscar funciona como um selo de qualidade que movimenta toda a cadeia produtiva.

Investimento e Renda:

O sucesso internacional facilita coproduções e a entrada de capital para novos projetos locais.

Turismo Cinematográfico: Locações e referências culturais estimulam o interesse global pela nossa região.

Geração de Emprego: Cada real investido no setor audiovisual gera um retorno multiplicado para o PIB, beneficiando desde técnicos de som e iluminadores até o setor de serviços e hotelaria.

A consolidação de Pernambuco como um hub de exportação de conteúdo reafirma que o cinema é uma indústria vibrante e rentável. Caruaru, representada pela força da família Biano, não está apenas na plateia; ela está na tela, na trilha e na engrenagem que faz o setor girar.

O Oscar passa, mas o impacto de ver nossa cultura ocupando esses espaços permanece na valorização da mão de obra local e na certeza de que o pife de Caruaru continua sendo uma das vozes que o mundo mais quer ouvir.

Jorge Quintino
Vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes.

Entidades repudiam ataques a jornalistas que cobrem Bolsonaro

Brasília (DF), 17/09/2025 - Fachada do hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro está internado. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entidades que representam jornalistas brasileiros repudiaram as agressões e ameaças sofridas por profissionais de imprensa que trabalham diante do hospital particular onde o ex-presidente da República Jair Bolsonaro está internado, em Brasília.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) divulgaram notas cobrando proteção aos profissionais.

Segundo a Abraji, alguns jornalistas passaram a receber ameaças e ofensas após uma influenciadora digital bolsonarista divulgar um vídeo em que acusa profissionais de imprensa que aparecem em imagens gravadas na porta do Hospital DF Star, à espera de informações atualizadas sobre o estado de saúde de Bolsonaro, de desejarem a morte do ex-presidente.

O vídeo foi compartilhado por parlamentares e pela própria ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que tem mais de 8 milhões de seguidores em suas redes sociais.

A Abraji classificou a divulgação do vídeo, sem qualquer verificação prévia, como um gesto irresponsável. Segundo a associação, o registro foi deturpado e expôs jornalistas “que estavam simplesmente exercendo seu trabalho” a ameaças e difamações.

“É inadmissível que parlamentares e figuras com espaço no debate público utilizem sua influência para orquestrar campanhas de difamação e incitar agressões contra profissionais de imprensa. Esse tipo de ataque não é apenas uma ameaça individual — é um ataque direto à liberdade de imprensa e à democracia”, sustenta a Abraji, na nota que divulgou neste domingo (15).

De acordo com a associação, as agressões não ficaram restritas ao ambiente digital: ao menos duas repórteres sofreram ataques ao serem reconhecidas na rua.

Ainda segundo a Abraji, montagens e vídeos produzidos com o uso de inteligência artificial foram divulgados, inclusive simulando que uma das profissionais é esfaqueada. Fotos de filhos e parentes de jornalistas estão sendo usadas como instrumento de intimidação e assédio.

Também em nota, a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal cobraram proteção aos trabalhadores. “Lembramos que é dever do Estado garantir a segurança dos profissionais em locais públicos e de interesse jornalístico”, destacaram as entidades, antecipando que irão pedir reforço da Polícia Militar na frente do hospital para impedir “cerceamento e agressões” ao trabalho da imprensa “por parte de militantes”.

“Ressaltamos ainda que é fundamental a apuração rigorosa das ameaças para que episódios como esse não se repitam. Pedimos às autoridades policiais e ao Ministério Público que identifiquem e punam os autores das ameaças virtuais e os responsáveis pela exposição indevida de dados dos profissionais”, cobraram a Fenaj e o sindicato.

As entidades exigem que as empresas de jornalismo proporcionem condições para que seus empregados possam trabalhar, afastando-os do hospital caso não se sintam seguros e oferecendo a eles apoio jurídico.

“Reafirmamos que a liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia. O jornalismo é essencial para levar fatos ao conhecimento público, e não pode ser cerceado por métodos de coação física ou psicológica. Não aceitaremos a intimidação como método político”, concluem as entidades.

A Agência Brasil não conseguiu contato com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e com a Polícia Civil para saber se boletins de ocorrência foram registrados.

Internação

Bolsonaro está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star desde a manhã da última sexta-feira (13), tratando de uma broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa.

Segundo o boletim médico divulgado esta manhã, seu quadro clínico é estável e ele teve uma melhora da função renal de ontem (14) para hoje, mas devido a uma elevação dos marcadores inflamatórios em seu sangue, os médicos decidiram ampliar a dosagem de antibióticos.

Ainda não há previsão de quando ele poderá deixar a UTI e seguir para um quarto, de onde deverá voltar a Papudinha (prédio no Complexo Penitenciário da Papuda), onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão, por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados.

Prefeito de Caruaru se antecipa a Raquel e anuncia apoio à reeleição de Humberto Costa

O PT ainda não oficializou em qual chapa majoritária estará nas eleições deste ano, mas o senador Humberto Costa teve a garantia, neste domingo (14), do apoio de 18 prefeitos do Agreste Pernambucano. Alguns, inclusive, da base aliada da governadora Raquel Lyra (PSD) e outros ligados ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). O ato aconteceu na passagem do petista por Caruaru.

“Tenho trabalhado pelo povo pernambucano e pelo Agreste com empenho. A conversa que tivemos não é sobre palanque político. É sobre quem está ao lado do povo, entregando resultados e trabalhando em parceria com os gestores. Eu sempre digo que o trabalho mais difícil que existe é o do prefeito, que está na ponta atendendo às demandas da população. Estabelecer diálogo e parceria é fundamental. Podem ter certeza de que vou trabalhar ainda mais pela região, sempre ao lado do presidente Lula”, disse Humberto, ao agradecer o reforço para a sua reeleição. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Confirmaram apoio a Humberto os prefeitos: Rodrigo Pinheiro (PSD), de Caruaru; Josafá Almeida (PRD), de São Caetano; Alexandre Batité (MDB), de São Bento do Una; Padre Joselito (PSD), de Gravatá; Marivaldo Pena (PSB), de Altinho; Stenio Fernandes (PP), de Lagoa dos Gatos; Gildo Dias (PT), de Sairé; Rubem Lima (PSB), de Panelas; Caíque Galeguinho (PSB), de Angelim; Sóstenes Rubano (PSD), de Camocim de São Félix; Eduardo Lira (PSDB), de Cupira; Rivanda Freire (PSD), de Jupi; César Freitas (PCdoB), de Sanharó; Branco de Geraldo (PT), de Jurema; Josué Mendes (PSB), de Agrestina; Duguinha Lins (PSD), de São Joaquim do Monte; Diogo Lima (PSDB), de Barra de Guabiraba; e Clelson Peixoto (Republicanos), de Jucati.

Também estiveram presentes os vice-prefeitos: Adnailson Barbosa (PSDB), de Altinho; Manoel Saraiva (Republianos), Panelas; Moisés Cordeiro (PT), Jucati; Oliveira do Povo (PT), Angelim. Além de vereadores de municípios da região e outras lideranças locais.

O prefeito Rodrigo Pinheiro já havia declarado preferência por Humberto Costa e aproveitou a ocasião para reafirmá-la. “Em nome de Caruaru, que sempre contou com emendas, trabalho e apoio do senador, reafirmo nosso compromisso com Humberto. Desde outubro já reforçamos esse apoio. A gente gosta muito do trabalho que ele vem fazendo em Pernambuco. Tenho certeza de que ele será um dos senadores eleitos em Pernambuco”, afirmou o prefeito.

O Agente Secreto encerra Oscar 2026 sem prêmios

Apesar da enorme expectativa e de uma campanha internacional aclamada, o filme brasileiro O Agente Secreto encerrou sua participação na cerimônia do Oscar 2026, na noite deste domingo (15), sem estatuetas.

O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorria em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção de Elenco (categoria que estreou nesta edição).

Na categoria Melhor Filme Internacional, o representante brasileiro foi superado pelo norueguês Valor Sentimental (Sentimental Value), dirigido por Joachim Trier.

Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura, que foi ovacionado pela crítica por seu papel como professor Marcelo, viu a estatueta ir para as mãos de Michael B. Jordan, pelo terror gótico Pecadores (Sinners), de Ryan Coogler.

Já em Melhor Direção de Elenco, o troféu ficou com Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, que também levou o prêmio principal de Melhor Filme.

Antes da cerimônia do Oscar, O Agente Secreto já havia consolidado sua relevância internacional no Globo de Ouro. A produção brasileira venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, enquanto Wagner Moura conquistou o troféu de Melhor Ator em Filme de Drama.

Humberto recebe apoio de 18 prefeitos do Agreste

Senador e candidato à reeleição, Humberto Costa (PT) recebeu, neste sábado (14), em Caruaru, o apoio de 18 prefeitos do Agreste pernambucano, demonstrando a força de sua atuação na região. Além dos gestores municipais, vereadores e outras lideranças políticas do Agreste também estiveram presentes.
Para o senador, a declaração dos gestores municipais demonstra o reconhecimento do trabalho que ele vem desempenhando na região. “Tenho trabalhado pelo povo pernambucano e pelo Agreste com empenho. A conversa que tivemos aqui não é sobre palanque político. É sobre quem está ao lado do povo, entregando resultados e trabalhando em parceria com os gestores. Eu sempre digo que o trabalho mais difícil que existe é o do prefeito, que está na ponta atendendo às demandas da população. Estabelecer diálogo e parceria é fundamental. Podem ter certeza de que vou trabalhar ainda mais pela região, sempre ao lado do presidente Lula”, afirmou.
Confirmaram apoio a Humberto os prefeitos: Rodrigo Pinheiro (PSD), de Caruaru; Josafá Almeida (PRD), de São Caetano; Alexandre Batité (MDB), de São Bento do Una; Padre Joselito (PSD), de Gravatá; Marivaldo Pena (PSB), de Altinho; Stenio Fernandes (PP), de Lagoa dos Gatos; Gildo Dias (PT), de Sairé; Rubem Lima (PSB), de Panelas; Caíque Galeguinho (PSB), de Angelim; Sóstenes Rubano (PSD), de Camocim de São Félix; Eduardo Lira (PSDB), de Cupira; Rivanda Freire (PSD), de Jupi; César Freitas (PCdoB), de Sanharó; Branco de Geraldo (PT), de Jurema; Josué Mendes (PSB), de Agrestina; Duguinha Lins (PSD), de São Joaquim do Monte; Diogo Lima (PSDB), de Barra de Guabiraba; e Clelson Peixoto (Republicanos), de Jucati.
Também estiveram presentes os vice-prefeitos: Adnailson Barbosa (PSDB), de Altinho; Manoel Saraiva (Republianos), Panelas; Moisés Cordeiro (PT), Jucati; Oliveira do Povo (PT), Angelim. Além de vereadores de municípios da região e outras lideranças locais.
Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), o apoio é um reconhecimento ao trabalho de Humberto. “Em nome de Caruaru, que sempre contou com emendas, trabalho e apoio do senador, reafirmo nosso compromisso com Humberto. Desde outubro já reforçamos esse apoio. Sei que todos vocês estão aqui porque ele tem serviços prestados, e a gente gosta muito do trabalho que ele vem fazendo em Pernambuco. Tenho certeza de que ele será um dos senadores eleitos em Pernambuco”, afirmou o prefeito.

PELO ESTADO TODO

Além do encontro com os prefeitos do Agreste, o senador também participou, em Caruaru, do encontro regional do PT. Ao lado da senadora Teresa Leitão (PT), do presidente do PT no estado, deputado federal Carlos Veras (PT), a deputada estadual Rosa Amorim e o deputado estadual Doriel Barros (PT) e de outros dirigentes do partido, Humberto reafirmou o empenho da legenda para a disputa deste ano em Pernambuco.
“Essa é uma eleição das nossas vidas. De um lado está a democracia; do outro lado está quem nunca se importou com o povo e defendeu um golpe. Não podemos permitir que o Brasil retroceda”, afirmou o senador.
Ainda no sábado, Humberto visitou o município de Ingazeira, no Sertão do Pajeú, onde participou de uma agenda com uma série de inaugurações ao lado do prefeito Luciano Torres (PSB), do senador Fernando Dueire (MDB) e dos deputados federais Carlos Veras (PT), Pedro Campos (PSB) e Lucas Ramos (PSB), além do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).
Entre as obras inauguradas estavam a reforma da Academia das Cidades, projeto idealizado pelo senador Humberto Costa na época em que era secretário das Cidades do governo Eduardo Campos, e a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que contou com recursos de emenda do senador para equipamentos, no total de R$ 400 mil.

Interdição na estrada de Taquara de Baixo

Nota informativa AMC

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir da segunda-feira (16), um trecho da Estrada para Taquara de Baixo, no Alto do Moura, será interditado para a realização de uma obra da Compesa.

Os condutores no sentido centro/subúrbio na rua Mestre Vitalino deverão acessar a 2ª Travessa São Sebastião. E os condutores que estiverem no sentido subúrbio/centro chegando próximo ao local da interdição devem acessar a rua Governador Eduardo Campos em direção à avenida Leão Dourado.

A AMC orienta que os condutores redobrem a atenção e, logo após o término da obra, o trânsito retornará ao fluxo normal de veículos.

Mapa: Divulgação/AMC