Novo limite de R$ 134 mil para o MEI avança na Câmara e pode ser aprovado em julho

O projeto que prevê a atualização dos limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) deve avançar na Câmara dos Deputados nas próximas semanas. Segundo o relator da proposta, deputado federal Jorge Goetten, a expectativa é que o texto seja apreciado pelo plenário até a segunda semana de julho. A proposta está em fase final de elaboração e depende apenas de alinhamentos com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e integrantes da equipe econômica do governo.

Além de elevar o teto de faturamento do MEI, o relatório pretende contemplar microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional. Pela proposta em discussão, o limite anual do MEI subiria dos atuais R$ 81 mil para R$ 134 mil. Já o teto das microempresas passaria de R$ 360 mil para R$ 800 mil, enquanto o das empresas de pequeno porte avançaria de R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões.

Outro ponto considerado prioritário pelo relator é a autorização para que o MEI possa contratar um segundo funcionário. Atualmente, a legislação permite apenas um empregado. A medida é vista como um incentivo à geração de empregos formais e tem encontrado receptividade nas negociações com o governo federal. O texto também prevê a correção das faixas de enquadramento com base na inflação acumulada nos últimos anos.

Apesar do apoio de setores ligados ao empreendedorismo, a proposta enfrenta resistência da área econômica. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento avaliam que uma atualização ampla dos limites do Simples Nacional pode provocar uma redução significativa na arrecadação federal. Mesmo assim, a articulação política segue avançando, e a intenção da Câmara é concluir a votação antes do recesso parlamentar, previsto para começar em meados de julho.

CMEI Érika Patrícia ganha nova estrutura e amplia vagas para crianças no Santa Rosa

As obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Érika Patrícia estão nos últimos ajustes e devem reforçar significativamente a oferta de vagas para crianças de 0 a 6 anos em Caruaru. Com a conclusão dos serviços, a unidade passará a atender quase 300 alunos em tempo integral, aumentando de forma expressiva a capacidade atual.

Localizado em uma área que atende moradores dos bairros Santa Rosa, Vassoural e localidades próximas, o CMEI contará com uma estrutura ampliada e moderna. O espaço terá 13 salas de aula, áreas de apoio para cuidados infantis, ambientes administrativos, playground, pátio coberto, refeitório, cozinha, lavanderia e outros setores voltados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Nesta etapa final, as equipes trabalham na conclusão da fachada, das redes elétrica e hidráulica, pintura, revestimentos, instalação de esquadrias e forros, além da execução do piso intertravado nas áreas externas e dos serviços de drenagem.

A expectativa pela entrega é grande entre os moradores da região. Para muitas famílias, a ampliação da unidade representa mais oportunidades de acesso à educação infantil perto de casa, além de oferecer mais tranquilidade para pais e responsáveis que precisam conciliar a rotina de trabalho com os cuidados dos filhos. A nova estrutura deverá beneficiar centenas de crianças e fortalecer a rede municipal de ensino.

Pesquisa IPESPE/Folha de Pernambuco aponta Raquel Lyra na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na liderança da primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco realizada pelo Instituto IPESPE em parceria com a Folha de Pernambuco. No cenário estimulado de primeiro turno, a gestora estadual registra 44% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), alcança 42%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo mostra que a força eleitoral de Raquel Lyra está concentrada principalmente no interior do estado. Nesse recorte, a governadora soma 54% da preferência dos entrevistados, contra 35% de João Campos. Já na capital pernambucana e na região metropolitana, o socialista leva vantagem, atingindo 51% dos votos no Recife e 50% na periferia, enquanto Raquel registra 31% em ambas as áreas.

A pesquisa também aponta desempenho favorável da governadora em diversos segmentos do eleitorado. Entre os homens, Raquel Lyra alcança 49%, contra 37% de João Campos. Ela também lidera entre os jovens de 16 a 24 anos, com 49%, e mantém vantagem nas faixas etárias de 25 a 44 anos, com 46%, e de 45 a 59 anos, com 47%. No recorte por escolaridade, a pessedista registra 54% entre eleitores com ensino superior e 45% entre aqueles com ensino médio. Já na análise por renda, Raquel chega a 51% entre os entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos e marca 50% entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos.

Na projeção de segundo turno, o cenário segue equilibrado, mas com Raquel Lyra novamente à frente. A governadora aparece com 45% das intenções de voto, enquanto João Campos soma 44%. O levantamento ouviu mil eleitores pernambucanos entre os dias 11 e 14 de junho de 2026, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-06997/2026 e PE-07168/2026.

Eduardo da Fonte oficializa Anderson Correia na presidência municipal da UP em Caruaru

O vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) assumiu, hoje, a presidência da Federação União Progressista no município, com o aval do presidente estadual da federação e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte. Também passam a integrar a direção da federação a suplente de vereadora Aline Nascimento e o secretário de Gestão Estratégica de Toritama, Édson Tavares.

Ao assumir a presidência, Anderson Correia afirmou que pretende ampliar o trabalho da federação em pautas como a causa animal, a luta contra o câncer, a preservação do meio ambiente e o projeto de eleição de Eduardo da Fonte ao Senado.

“Assumo essa missão com muita responsabilidade e ao lado de um grande time. Vamos fortalecer a Federação União Progressista no Agreste, ampliar o diálogo com a população, defender causas que transformam vidas e trabalhar pela consolidação de um projeto político forte para Pernambuco, com Eduardo da Fonte representando nosso estado no Senado Federal”, destacou o novo presidente.

Flávio ‘perdeu a condição de poder ganhar a eleição’, diz Ronaldo Caiado sobre disputa pela Presidência

Pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) ‘perdeu a condição’ de vencer o presidente Lula (PT) na eleição de outubro e se colocou como pré-candidato com mais chances de vencê-lo em um eventual 2º turno.

Segundo o ex-governador de Goiás, as pesquisas de intenções de voto divulgadas nesta semana apresentam queda do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do g1.

“Eu posso dizer o que os números estão mostrando: o Flávio perdeu essa condição de poder ganhar a eleição do presidente Lula em decorrência de tudo que vem vendo mostrado em números pelas pesquisas”, afirmou Caiado em entrevista à Jovem Pan News.

Pesquisa Quaest divulgada no dia 10 mostrou que Lula lidera com 44% das intenções de voto em um eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, que aparece com 38%.

A mesma pesquisa mostra que Lula possui 45% das intenções de voto em eventual 2º turno contra Caiado, que soma 35%.

“Eu sou, hoje, a melhor condição de bater o Lula no 2º turno”, disse. “Não sou eu que estou dizendo, são as pesquisas: tem pesquisa que eu estou empatado, tem pesquisa que eu estou dentro da margem de erro e em condições para ter um debate, não tem distanciamento”, disse o pré-candidato.

Não há mais empate técnico entre eles, como ocorria em levantamento anteriores: em maio, Lula tinha 42%, e Flávio Bolsonaro, 41%. Em abril, era o senador quem aparecia numericamente à frente, com 42% contra 40% de Lula.

“Eu estou avaliando os dados concretos, o que nós temos que avaliar hoje é a realidade. A realidade é essa. Até onde vai a queda, eu não sei dizer”, disse.

Relação de Flávio Bolsonaro com Vorcaro, do Banco Master
Questionado sobre a relação de Flávio Bolsonaro com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, Caiado afirmou que não se limita a criticar possíveis casos de corrupção apenas para políticos de esquerda.

“Cada um que responda pelos seus atos, eu respondo pelos meus. Eu tenho autoridade moral para falar. Agora, eu não vou fazer o pré-julgamento de ninguém, mas a opinião pública já deu nove pontos de diferença nas pesquisas”, disse, alegando “não ter nada” com Vorcaro.
“Cabe a mim dizer o que eu disse: você vai se explicar para o seu partido, você vai se explicar para o eleitor no Brasil. Essa que é a situação”, disse, ao citar que Flávio sofreu impacto nas pesquisas.

Questionado sobre soluções para a segurança pública, o ex-governador citou um caso de prédio invadidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro e disse que “é só colocar o Caiado na Presidência que vamos mudar o Brasil e eu vou devolver a cidadania” dos moradores em detrimento do crime organizado.

Candidatos ao Enem 2026 devem pagar taxa de inscrição até quarta-feira

professor, sala de aula, ensino médio

O prazo para os candidatos ao Exame Nacional do ensino Médio (Enem) de 2026 pagarem a taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (17).

O valor é de R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento da taxa de inscrição está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.

Devolução
O Inep avisa que o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem, assim como o pagamento em caso de duplicidade.

O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

A inscrição será confirmada somente após o processamento da taxa pelo Banco do Brasil.

Isentos
O participante concluinte do ensino médio em escola da rede pública em 2026 é isento da taxa de inscrição e, por isso, não será gerada guia para pagamento.

O mesmo vale para os participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) que terminam o ensino médio em 2026.

Também não pagam taxa de inscrição os participantes do Enem 2026 que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que tenham convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Relacionadas

Lula tem encontros com presidentes da França e da Suíça

Évian-les-Bains, 15/06/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião bilateral com o Presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (15), de encontros bilaterais com os presidentes da Suíça, Guy Parmelin, em Genebra; e da França, Emmanuel Macron, ao chegar na cidade francesa de Évian, onde participa da Cúpula do G7 – fórum que reúne as sete maiores economias do mundo.

Na reunião com Macron, que durou cerca de 40 minutos, os líderes destacaram a cooperação bilateral, especialmente na área de defesa, com ênfase no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Trataram também do fortalecimento da cooperação entre a Guiana Francesa e o Amapá, bem como do interesse francês em apoiar o Brasil na área de supercomputadores.

Lula ainda relembrou a criação da Unitaid, organização internacional voltada à saúde global, criada em 2006 com o objetivo de ampliar o acesso de países do Sul Global a medicamentos e tecnologias da saúde.

Suíça

No encontro com Parmelin, quando Lula estava a caminho da França, o foco da reunião foi a ampliação do comércio bilateral e a diversificação das exportações.

Segundo o Planalto, os dois presidentes concordaram que o acordo Mercosul-EFTA representa uma “oportunidade para ampliar o comércio, em um cenário global marcado pelo aumento do protecionismo e do unilateralismo”.

15.06.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o Presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula em reunião com Guy Parmelin – Ricardo Stuckert / PR

O EFTA reúne países europeus que estão fora da União Europeia – Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Entre as decisões tomadas por Lula e Parmelin durante o encontro está a de expandir a cooperação em áreas como inteligência artificial, energia, saúde e defesa.

O presidente suíço elogiou o Brasil pela realização da COP30 e pelos avanços no combate ao desmatamento.

G7

Lula participa como convidado da Cúpula do G7, entre os dias 15 e 17 de junho. O grupo é formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Durante o encontro, ele deve defender a ampliação da ajuda internacional a países em desenvolvimento e a reforma da governança global, com ênfase em instituições como a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio.

Lula também participará de debates sobre crescimento econômico equilibrado e inteligência artificial, abordando oportunidades e riscos da tecnologia.

A cúpula discutirá ainda temas como proteção digital de crianças, combate ao narcotráfico, migração, câncer e minerais críticos.

O presidente busca reforçar o multilateralismo em meio a tensões comerciais globais, incluindo críticas recentes dos Estados Unidos ao Brasil.

Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

Neymar em sessão de fisioterapia em 06/06/2026 - seleção brasileira - Copa do Mundo 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o atacante Neymar foi submetido, nesta segunda-feira (15), a outro exame de controle. O procedimento faz parte do processo de recuperação do camisa 10, que trata uma lesão grau dois na panturrilha direita que o impossibilita de ir a campo – mesmo para treinar – desde a convocação para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O atleta de 34 anos ficou novamente fora de um trabalho de campo da seleção brasileira no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown. A presença do atacante no jogo de sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, é incerta e cada vez mais improvável, apesar da expectativa, reconhecida pelo técnico Carlo Ancelotti na última semana, de poder contar com o jogador.

Desde que se apresentou à seleção brasileira, no último dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Neymar realizou apenas sessões de fisioterapia e atividades de fortalecimento e preparação física. Quando questionados sobre o estágio da recuperação do atacante, CBF e Ancelotti têm dito apenas que ele está “evoluindo bem”.

Ainda em Teresópolis, Neymar realizou um exame de ressonância magnética que confirmou a gravidade da lesão na panturrilha. No último dia 17, ou seja, dez dias antes de ele se apresentar na Granja Comary, o Santos informou que o atacante tinha somente um edema, por conta de uma “leve pancada” sofrida na derrota por 3 a 0 para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Posteriormente, o clube paulista comunicou que Neymar estaria “apto a voltar às atividades” até 31 de maio. O médico da CBF, Rodrigo Lasmar, porém, informou que o camisa 10 ainda precisaria de um tempo de recuperação entre duas e três semanas. O prazo termina nesta quarta-feira (17).

O Brasil estreou na Copa do Mundo com um empate por 1 a 1 com Marrocos no sábado (13), em Nova Jersey. As duas seleções somam um ponto. Na ocasião, Neymar ficou no banco de reservas e apoiou os companheiros durante a partida.

A liderança do Grupo C é da Escócia, que, no mesmo dia, venceu o Haiti por 1 a 0 em Boston. Os europeus têm três pontos, enquanto os caribenhos permanecem zerados.

Governadora Raquel Lyra inaugura núcleo que vai impulsionar negócios de tecnologia e capacitar empreendedores

O Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) integra o INOVA PE e visa formar 400 empreendedores, acelerar startups e promover mais de 500 conexões de negócios já no primeiro ano

Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra inaugurou o Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD), no Recife, iniciativa fruto de uma parceria com o Porto Digital e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Governo Federal. Com investimento total de R$ 18,5 milhões, o Governo do Estado entrou com uma contrapartida de R$ 4,7 milhões. O NERD integra o programa Inova PE, pacote de ações do Governo de Pernambuco voltado à ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é destinada à conexão entre profissionais em formação e as demandas do mercado de tecnologia, promovendo inclusão, sustentabilidade e equidade, além da formação de novos empreendedores e da aceleração de empresas já existentes em Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Valorizamos ações como esta, que dialogam com o futuro e geram mais empregos por meio de atividades de alto valor agregado, no coração do Recife. Aqui, vamos estimular a criação de novos negócios, fortalecer a formação empreendedora e impulsionar o surgimento de startups a partir das conexões que serão construídas neste espaço. Fico feliz que o Governo de Pernambuco esteja presente nesta iniciativa”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com área total de 2.500 m², o equipamento será voltado à criação e aceleração de startups, à geração de empregos de alto valor agregado e à conexão entre estudantes, empreendedores e empresas de tecnologia, além de fortalecer o ecossistema de inovação de Pernambuco. Com quatro andares, o empreendimento conta com auditório para 200 pessoas, duas salas de formação, arena para eventos e painéis, além de ambientes destinados a cursos, workshops e encontros.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do espaço. “O NERD é um ambiente que vai concentrar e impulsionar toda a política de empreendedorismo inovador de Pernambuco. Aqui será possível acompanhar a jornada completa de uma startup, desde a fase da ideia até a internacionalização dos negócios”, afirmou.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, destacou o impacto da chegada do equipamento: “Temos aqui dois elementos fundamentais para o desenvolvimento do Estado: a valorização da nossa história e o incentivo à inovação. Este é um equipamento voltado para o futuro”.

No primeiro ano, a plataforma tem como objetivos formar 400 novos empreendedores e lideranças executivas por ano; requalificar 300 pessoas para empregabilidade em tecnologia, por meio de academias de reskilling (requalificação); qualificar 120 startups por ano e abrigar mais de 200 startups em estágio inicial; apoiar mais de 100 empresas de tecnologia de médio e grande porte; apoiar a transformação digital de mais de 150 empresas de mercado tradicional; e promover mais de 500 conexões de negócios.

Laboratório Mais Exames celebra aniversário como referência em Caruaru e destaque em liderança feminina

Instituição celebra 13 anos de história com programação especial e ações promocionais para os pacientes

O Laboratório e Clínica Mais Exames comemora mais um ano de história consolidado como uma das principais referências em exames laboratoriais de Caruaru e de todo o Agreste pernambucano. Ao longo de sua trajetória, a instituição conquistou a confiança da população através da alta precisão nos diagnósticos, modernização de processos e um atendimento humanizado focado no bem-estar das pacientes e dos pacientes. Um dos grandes diferenciais do laboratório é a sua estrutura organizacional, sendo uma empresa integralmente liderada e gerida por mulheres em todos os seus cargos de alta direção, unindo sensibilidade e excelência na gestão de saúde.

Para celebrar este marco e retribuir o carinho, a Mais Exames preparou uma programação especial de aniversário que se estende durante todo este mês. Os clientes que visitarem a unidade poderão desfrutar de um acolhedor café junino, além de terem acesso a combos promocionais exclusivos de exames de rotina e check-ups de saúde. A festividade também inclui o sorteio de diversos brindes para os pacientes, reforçando o compromisso da clínica em cuidar da comunidade não apenas com os serviços de saúde, mas também com proximidade, escuta acolhedora e celebração desse momento especial com quem vivencia esse momento no cotidiano.

“Ver o Mais Exames se tornar essa força na nossa região é a realização de um sonho que construímos com muito suor e ética. O fato de sermos uma empresa com direção 100% feminina traz um olhar minucioso e acolhedor para a nossa gestão, provando que o protagonismo das mulheres transforma o mercado da saúde na região”, destaca a fundadora e empreendedora, a biomédica Annaic Huyara.