Magno Martins lança livro com biografias de 22 ex-governadores de Pernambuco em Caruaru nesta quinta-feira (04)

O jornalista Magno Martins lança, nesta quinta-feira (4), em Caruaru, o livro Os Leões do Norte, que reúne minibiografias de 22 ex-governadores de Pernambuco que comandaram o estado entre 1930 e 2022. O evento acontece às 19h, na Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSD), além da coordenação do secretário de Articulação Política, Anderson Luís. A iniciativa também conta com o apoio da Rádio Cidade 99,7 FM e do Blog do Wagner Gil.

A obra conta histórias desde Carlos de Lima Cavalcanti, passando por nomes como Barbosa Lima Sobrinho, Eraldo Gueiros Leite, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos até Paulo Câmara. Raquel Lyra não foi inserida por estar no exercício do cargo.

O livro foca na trajetória de governadores antes e depois do golpe militar de 1964, que tirou Miguel Arraes do poder e o levou a um exílio de 14 anos na Argélia. Também conta a história de Agamenon Magalhães, que abriu mão do mandato para ser ministro da Justiça de Vargas.

Magno também recorda figuras como Paulo Guerra, que sucedeu Miguel Arraes em 1964 e criou o Hospital da Restauração — que hoje leva o nome dele —, e Cid Sampaio, que criou a Companhia Pernambucana de Borracha Sintética, a Coperbo.

“Todos os retratados nesta obra se cercaram de mentes brilhantes, mas também cometeram erros, o que é natural”, destaca o autor ainda nas primeiras páginas.

Este é o 14º livro assinado por Magno Martins. A obra tem prefácio do advogado Maurício Rands e conta com depoimentos dos jornalistas Fernando Rodrigues e Marcelo Tognozzi, do Poder 360, de Júlio Mosquéra, da TV Globo, além do cientista político Antônio Lavareda.

“Estamos diante de uma contribuição que ajuda a preservar a memória política e institucional do estado, inclusive com o registro sobre as realizações de cada uma das gestões dos governadores do período focado”, diz o prefácio.

A obra é publicada pela editora Eu Escrevo e tem projeto gráfico assinado por Samuca Andrade, que também fez as caricaturas dos governadores, além de ilustrações feitas por Greg.

“Preservação da história pernambucana”

Em entrevista ao Jornal do Commercio, Magno Martins afirmou que decidiu escrever o livro a partir do desejo da preservação da história pernambucana, e para fazer chegar às novas gerações a vida e trajetória política dos governadores do estado que, segundo o jornalista, quase não são lembrados.

“Estamos diante de uma geração muito alienada. Você vai às escolas e as pessoas não têm noção de quem foi Miguel Arraes, Barbosa Lima. Não sabe que Pernambuco teve um grande empreendedorismo econômico, a era da indústria química, quem foram os governadores biônicos, os governadores interventores”, explicou.

“Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que Joaquim Francisco, na época da crise de cólera, teve que fechar a praia de Boa Viagem porque, se tomasse banho de mar, como se espalhou, o povo ia pegar cólera. Foi uma coisa muito engraçada na época”, contou

Magno relatou que as memórias contidas no livro foram obtidas durante dois anos de pesquisa em arquivos públicos, livros, registros da imprensa, artigos na internet e entrevistas. Questionado sobre quais histórias mais gostou de contar no livro, ele destacou dois governadores.

“A história de Miguel Arraes é realmente antológica, incomparável. Por tudo que ele viveu, pelas perseguições, pela volta dele em 1986, que acompanhei como repórter, aquele grande comício lá em Casa Amarela, as intrigas dele com Jarbas Vasconcelos. E também a história de Marco Maciel, que também foi muito forte em Pernambuco, um grande governador, fez muito por Pernambuco. Naquela época em que não se tinha as comunicações, ele levou a telefonia para todos os municípios do estado”, relatou o jornalista.

O autor também explicou que o nome do livro, expressão bastante popular entre os pernambucanos, foi escolhido para lembrar a era de ouro da produção sucroalcooleira do estado, quando Pernambuco passou a ser conhecido entre outros estados do Nordeste como o Leão do Norte.

Magno Martins também destacou que, durante o processo de produção do livro, passeou entre diferentes épocas da política pernambucana. “A gente viveu eras de políticos que faziam política e tinham um elevado espírito público. Agamenon Magalhães, por exemplo, era um ditador mas tinha entendimento e diálogo. O próprio Moura Cavalcanti, que foi o último do regime militar, era um cara de diálogo. Hoje a gente está vendo que os políticos são pouco adeptos a esse entendimento”, afirmou.

Estudantes Asces-Unita representam Caruaru em congresso internacional na Colômbia

Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (3), estudantes de diferentes cursos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) embarcaram para Medellín, na Colômbia, onde participarão da Escuela Internacional de Primavera (EDP). Eles levam na mala além do conhecimento científico produzido enquanto universitários, a expectativa de ampliação cultural de seus currículos.

A cada ano, o evento é realizado em um país diferente da America Latina. Em 2025, a EDP acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro e vai reunir estudantes, pesquisadores e professores de universidades renomadas da região.

Com o tema “Habitar nuestras ciudades y territorios desde nuevos paradigmas, amor social en tiempos de desigualdad”, a edição deste ano propõe discutir como o conceito de amor social pode contribuir para a construção de cidades, territórios e assentamentos humanos mais inclusivos.

A delegação da Asces-Unita é composta por seis universitários: os alunos de Direito Cauã Lopes de Lima Silva, Bruno de Freitas Lima e Fellipe Laurentino da Silva Santos; as estudantes de Arquitetura e Urbanismo Ana Beatriz Alves da Silva e Mariana Souza Leão Lins; e Maria Cecília Pereira, do curso de Relações Internacionais.

Delegações como esta são incentivadas pelo Núcleo permanente de Assuntos Internacionais (NAI Asces-Unita), que oferece apoio e orientação aos estudantes interessados em expandir suas fronteiras.

Durante o congresso, os estudantes apresentarão trabalhos desenvolvidos na universidade brasileira, ampliando a visibilidade da produção acadêmica da Asces-Unita em nível internacional.

Além de representar Caruaru e o Agreste pernambucano, a participação no encontro será uma oportunidade única para o grupo trocar experiências, desenvolver novas competências e debater temas relevantes para a sociedade contemporânea, como explica a estudante Maria Cecilia Pereira. “Como estudante de Relações Internacionais, vejo essa como uma oportunidade incrível, tanto para aprender com colegas e professores de vários países da América Latina quanto para mostrar um pouco das experiências do Brasil nas áreas em que vamos trocar conhecimentos”, comenta Maria Cecília.

SCJ-PE promove formação sobre sistema de proteção à infância e adolescência no arquipélago de Fernando de Noronha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), segue levando para os municípios a formação sobre manuseio e registro de dados no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência – modalidade Conselho Tutelar (SIPIA-CT). Nesta quarta (03) e quinta-feira (04), é a vez do Distrito de Fernando de Noronha receber o processo formativo, reunindo conselheiros e conselheiras tutelares, além de outros profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

A iniciativa busca fortalecer a rede de proteção, ampliando a capacidade técnica de uso do sistema e atuação dos profissionais diante de casos de violações de direitos. O SIPIA-CT é uma ferramenta estratégica que fornece subsídios e diagnósticos fundamentais para o enfrentamento de violações e para a formulação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência em todo o estado. A formação ocorrerá na sede do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, a partir das 8h, e a condução ficará a cargo da superintendente de Políticas para Infância da SCJ-PE, Renata Marinho, que abordará desde aspectos técnicos do sistema até a importância do registro de informações qualificadas.

Fernando de Noronha, arquipélago reconhecido por sua biodiversidade, preservação ambiental, destino turístico e patrimônio natural, recebe, ao longo do ano, visitantes de diferentes partes do Brasil e do exterior. Esse fluxo constante de pessoas exige uma rede de proteção atenta e capacitada, garantindo que crianças e adolescentes que vivem ou circulam pelo território estejam resguardados contra possíveis situações de vulnerabilidade.

A realização dessa formação faz parte de um dos encaminhamentos da audiência pública promovida pelo Conselho Distrital no início de agosto, que contou com a participação da secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles. “A ação reforça o compromisso do Governo do Estado em priorizar políticas públicas voltadas à proteção integral de meninos e meninas e assegurar direitos em todas as regiões do estado. É essencial garantir que os conselheiros tutelares tenham acesso às ferramentas que possibilitam uma atuação mais precisa e direcionada. Com o uso do SIPIA-CT, conseguimos transformar dados em políticas, fortalecendo a rede de proteção onde quer que as crianças e os adolescentes de Pernambuco estejam”, destacou Yanne.

Serviço: Formação sobre manuseio e registro de informações no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência na modalidade Conselho Tutelar (SIPIA-CT).
Onde: Conselho Distrital de Fernando de Noronha, R. Nice Cordeiro, 137.
Quando: Quarta (03) e quinta-feira (04), a partir das 8h

Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE

SEFAZ realiza entrega de alvarás e crachás para comerciantes do evento Pernambuco Meu País 2025

Foto: Elvis Edson

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizará, nesta quinta-feira (04), a entrega dos alvarás e crachás aos comerciantes cadastrados para atuar no evento Pernambuco Meu País 2025. A ação acontece na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, das 8h às 11h, e marca uma etapa fundamental do processo de credenciamento.

Com a entrega, ambulantes, barracas e food trucks passam a estar devidamente regularizados para atuar no evento. O credenciamento garante não apenas a autorização para comercializar durante os dias de programação, mas também contribui para uma melhor organização do espaço, além de reforçar a segurança e a transparência no uso das áreas públicas destinadas ao comércio.

Somente os comerciantes que concluíram o cadastro e retirarem o material de identificação poderão atuar no Pernambuco Meu País 2025. A SEFAZ reforça a importância da participação de todos os credenciados nesta etapa para assegurar o pleno funcionamento das atividades comerciais durante o evento.

Caruaru registra redução histórica nos homicídios em agosto

O mês de agosto de 2025 marcou um resultado histórico para Caruaru: apenas dois homicídios foram registrados, o menor número já contabilizado para os meses de agosto em toda a série histórica. O dado representa uma redução de aproximadamente 71% em comparação com agosto de 2024.

No acumulado do ano, o município soma 68 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o que corresponde a uma queda de cerca de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro ponto de destaque é que agosto de 2025 se consolida como o segundo mês menos violento de toda a série histórica iniciada em 2004, ficando atrás apenas de fevereiro de 2022.

O secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, destacou que os números refletem o esforço conjunto das forças de segurança e das políticas públicas implementadas no município. “Essa redução é fruto de um trabalho integrado, planejado e contínuo. Temos investido em inteligência, prevenção e presença efetiva nas ruas, sempre em parceria com a população. O resultado mostra que estamos no caminho certo para garantir cada vez mais segurança e qualidade de vida para os caruaruenses.”

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de alguns medidores de glicose sem o uso de agulha. Os produtos prometem, sem nenhuma base científica, medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca por meio de um anel, sem precisar furar o dedo para retirar o sangue.

A medida proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e o uso dos seguintes produtos: Anel para Acupressão Glucomax; Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro.

De acordo com a Anvisa, nenhum dos produtos tem eficácia comprovada e nem registro sanitário na agência. Eles estão sendo anunciados e colocados à venda em diversos sites de compras online e nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok. Além disso, os anúncios utilizam imagens de pessoas famosas para enganar os consumidores.

Orientações

Produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde e por isso não devem ser utilizados. Denúncias sobre produtos irregulares devem ser feitas à Anvisa, por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).

Deputado Romero Albuquerque propõe criação da Medalha Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma indicação que propõe a criação da Medalha Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo.

A iniciativa busca homenagear a apresentadora, considerada uma das personalidades mais queridas e respeitadas da televisão pernambucana, e também valorizar o trabalho dos profissionais de comunicação de todo o Estado.

“Graça Araújo foi um ícone da comunicação em Pernambuco. Com sua competência, credibilidade e carisma, conquistou o público e se tornou referência para gerações de jornalistas. Esta medalha será uma forma de manter vivo o legado de Graça e, ao mesmo tempo, reconhecer tantos outros profissionais que desempenham um papel fundamental na nossa sociedade”, destacou Romero Albuquerque.

A proposição agora seguirá os trâmites regimentais da Alepe e será submetida à deliberação do Plenário

SEFAZ realiza entrega de alvarás e crachás para comerciantes do evento Pernambuco Meu País 2025

Ação acontece nesta quinta-feira (04), das 8h às 11h, na Fundação de Cultura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizará, nesta quinta-feira (04), a entrega dos alvarás e crachás aos comerciantes cadastrados para atuar no evento Pernambuco Meu País 2025. A ação acontece na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, das 8h às 11h, e marca uma etapa fundamental do processo de credenciamento.

Com a entrega, ambulantes, barracas e food trucks passam a estar devidamente regularizados para atuar no evento. O credenciamento garante não apenas a autorização para comercializar durante os dias de programação, mas também contribui para uma melhor organização do espaço, além de reforçar a segurança e a transparência no uso das áreas públicas destinadas ao comércio.

Somente os comerciantes que concluíram o cadastro e retirarem o material de identificação poderão atuar no Pernambuco Meu País 2025. A SEFAZ reforça a importância da participação de todos os credenciados nesta etapa para assegurar o pleno funcionamento das atividades comerciais durante o evento.

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

Brasília (DF), 24/04/2025 - Arte para matéria sobre Tira-Dúvidas do Imposto de Renda 2025. Como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda? Arte/Agência Brasil

Ao contrário do previsto, não será pago um quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente às declarações do exercício 2025. Todas as restituições entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências já foram pagas.

A Secretaria da Receita Federal informou, na terça-feira (2), que antecipou o pagamento e, ao contrário da previsão de cinco lotes, que seria entre os meses de maio e setembro, a eficiência no processamento das declarações permitiu que os contribuintes que não apresentaram inconsistências nos dados recebessem seus valores até o lote de agosto.

Até o momento, mais de 22,6 milhões de declarações de ajuste anual foram entregues. Foram pagos, neste ano, mais de R$ 36,6 bilhões em restituições. Quem não recebeu a restituição até o mês de agosto é porque caiu na malha fina.

Esses contribuintes devem acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato do processamento. Havendo alguma pendência, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações.

Ancelotti manterá Brasil com quatro atacantes em duelo contra o Chile hoje no Maracanã

Técnico Carlo Ancelotti durante entrevista
 3/9/2025     REUTERS/Ricardo Moraes
© RICARDO MORAES
A seleção brasileira masculina de futebol seguirá com quatro atacantes contra o Chile no penúltimo jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, na noite desta quinta-feira (4), no Maracanã. O técnico italiano Carlo Ancelotti disse em entrevista coletiva nesta quarta (3) que quer ver o time jogando para frente, mas sem descuidar da defesa.  Para isso, o treinador decidiu manter o mesmo esquema tático adotado no último jogo da amarelinha contra o Paraguai. Já classificado, o Brasil enfrenta o Chile, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias. O jogo terá transmissão da Rádio Nacional.

“Saímos do jogo contra o Paraguai muito contentes, satisfeitos, penso que o time jogou muito bem, teve boa atitude, ofensiva, defensiva, intensidade. É o que queremos fazer no jogo de amanhã, jogar intenso, ser forte defensivamente, fazer uma boa pressão ofensiva, jogar rápido com bola. Acho que se pode repetir o jogo contra o Paraguai para que a torcida possa estar contente com nosso jogo”, afirmou Ancelotti.

O ataque brasileiro deve começar jogando com Raphinha, Estêvão, João Pedro e Gabriel Martinelli. O quarteto atuou junto na tarde de terça (2), no primeiro treino com todos os convocados. No mesmo time estavam Alisson, Wesley, Marquinhos, Gabriel Malhalhães e Douglas; Casemiro e Bruno Guimarães.

“Testei quatro atacantes no treino. A ideia é jogar sem mudar muito o que foi no jogo contra o Paraguai. Vou colocar muitos atacantes, mas o importante é que o time não perca equilíbrio e defenda bem”, projetou o técnico italiano.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Ancelotti adiantou o posicionamento de alguns atacantes na armação das jogadas.

“O João Pedro pode jogar como número 10 ou como centroavante. No jogo de amanhã [quinta, 4 de setembro], vai jogar como centroavante. Atrás dele tenho que pensar quem colocar, pode ser Estêvão, pode ser Raphinha também”, disse o técnico. “O Estêvão tem muita qualidade e pode jogar também por dentro. Como estamos vendo nos treinos. Raphinha, Vinicius, Martinelli, também jogam muito bem por dentro. É o que pede o futebol moderno”, concluiu.