Raquel Lyra assina ordem de serviço para a Maternidade de Garanhuns e anuncia investimentos de R$ 140 milhões para o Agreste Meridional

Obras muito aguardadas pela população do Agreste Meridional começarão a sair do papel após 15 ordens de serviço assinadas pela governadora Raquel Lyra no Ouvir para Mudar desta sexta-feira (22), em Garanhuns. Uma das obras é a construção da Maternidade de Garanhuns, com investimento de R$ 58,2 milhões, em parceria com o governo federal, para garantir dignidade para as mulheres da região. Também na saúde, foi assinado um contrato para requalificação do Hospital Dom Moura, com investimento de R$ 4,76 milhões. Outras obras nas áreas de educação, segurança pública, mobilidade e recursos hídricos e saneamento também receberam ordem de serviço, superando a marca de R$ 140 milhões investidos na região.

“Hoje, foram anunciados mais de R$ 140 milhões em investimentos. Mas já passaram por aqui mais de R$ 300 milhões, que vão desde obras em estradas, como a PE-300, até novos projetos que começam hoje, voltados para ampliar a malha viária, melhorar a saúde e garantir mais acesso à água. A gente retorna a Garanhuns para realizar uma escuta qualificada da população. Porém, mais do que isso, voltamos para entregar novas ações e novos serviços. Desde o primeiro ano do nosso mandato, viemos a Garanhuns para ouvir a população e garantir que tudo o que fizéssemos, em termos de obras e ações, estivesse alinhado com as reais necessidades da nossa gente”, afirmou a governadora.

Na educação, foram anunciadas duas novas escolas para Garanhuns. A primeira é a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regina Pacis, que contará com uma quadra poliesportiva. O investimento é de R$ 9,1 milhões. A segunda, a Escola Técnica Estadual (ETE) Caetés, terá um aporte de R$ 24,5 milhões.

“Este é um dia feliz e simbólico. Porque esse povo esperou durante muito tempo. Hoje, podemos dizer que a licitação do IML está caminhando, que as estradas estão sendo feitas, que as obras estão saindo do papel. Muitas já foram concluídas, muitas estão em andamento. Estamos arrumando o que foi deixado de lado e vamos arrumar muito mais. O povo do Agreste merece o melhor”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

Outras 52 escolas, distribuídas entre os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha, receberam um projeto para requalificação. Em uma ação pioneira, também foram anunciados R$ 3 milhões para financiamento de projetos de pesquisa no campo das ciências humanas.

“Essa escuta é essencial. É o principal insumo para a construção da nossa gestão. No caso específico desta rodada, o foco é a construção do orçamento de 2026. Falando agora especificamente do Agreste Meridional, temos aqui uma população de quase 700 mil pessoas, cerca de 7% da população de Pernambuco. São 26 municípios que, juntos, somam um PIB aproximado de R$ 10 bilhões. Além dos investimentos diretos, o Governo do Estado tem atuado também em políticas estruturantes, como a reforma do ICMS, que representa um importante avanço para o equilíbrio fiscal e o fortalecimento das finanças dos municípios”, pontuou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

*RECURSOS HÍDRICOS* – Nos investimentos para água e saneamento da região, foram anunciadas entregas que juntas somam R$ 24,4 milhões, para garantir a distribuição para toda a população do Agreste Meridional. A primeira foi para a implantação da Estação Elevatória de Água Tratada da Comunidade Rural de Manuíno, em Itaíba, um convênio entre a Compesa e a prefeitura. A ação vai beneficiar 480 pessoas e tem um investimento de R$ 100 mil. A segunda, para instalação de 18 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Garanhuns, Pedra, Buíque, Iati e Itaíba, representa um investimento de R$ 3,6 milhões. A terceira, para conexão dos poços de Tupanatinga com a Adutora do Agreste, vai beneficiar 125 mil pessoas, recebendo investimento de R$ 15 milhões.

Por fim, foi autorizada a licitação para obra de retrofit do Sistema Mundaú e ETA Garanhuns, beneficiando 125 mil pessoas diretamente. O investimento é de R$ 5,7 milhões. “Foi sob a atual gestão que fizemos a retomada de poços perfurados há 13 anos e que nunca haviam sido instalados. Também implantando o maior programa de dessalinização da história do Brasil, com 400 dessalinizadores instalados durante, garantindo água potável e de qualidade para comunidades rurais. Cada equipamento custa cerca de R$ 200 mil, e o investimento total será de R$ 80 milhões”, ressaltou o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

O deputado federal Fernando Rodolfo ponderou que o Governo De Pernambuco tem sido um grande parceiro dos municípios. “Foram anunciadas obras importantes e entregas que são o desejo da população por muitos anos”, declarou. O deputado estadual Izaías Régis, por sua vez, destacou que a gestão estadual tem valorizado a interiorização. “As ordens de serviço anunciadas aqui hoje representam um grande avanço para a nossa região”, reforçou.

Por sua vez, o prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, que preside o Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), também pontuou o momento de mudança vivenciado em Pernambuco. “Lá no meu município, nós tínhamos um acesso que por mais de 80 anos foi desejado. Hoje, mais de 80% do trajeto está feito. Tenho certeza que no próximo mês estaremos lá para comemorar a entrega”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Gilson Monteiro (Educação), Ana Maraíza (Administração), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cacau de Paula (Cultura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Ivete Lacerda (Esportes).

Também compareceram os deputados estaduais Débora Almeida, Claudiano Martins, Doriel Barros e Dannilo Godoy; os prefeitos Dr. Elton Martins (Águas Belas), Dr. Edézio (Bom Conselho), Saulo Maruim (Brejão), Nivaldo Martins (Caetés), Zé Elias Filho (Calçado), Camila Souza (Iati), Pedro Pilota (Itaíba), Clelson Peixoto (Jucati), Rivanda (Jupi), Branco de Geraldo (Jurema), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Thatianne Macêdo (Palmeirina), Júnior de Rivaldo (Saloá), Wilson Lima (São João), Arnóbio Marques (Terezinha); além dos vice-prefeitos Socorro Duarte (Lajedo), Emília Leonel (Paranatama) e Cícero Brabo (Capoeiras).

*Confira todas as assinaturas e anúncios feitos Ouvir para Mudar Garanhuns:*

– Assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade de Garanhuns. Investimento de R$ 58.200.000,00.

– Autorização de assinatura de contrato para a prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, com dedicação exclusiva de mão de obra e fornecimento de material do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Investimento de R$ 4.760.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para construção da nova EREM Regina Pacis com quadra poliesportiva, no município de Palmeirina. Investimento: R$ 9.139.514,84.

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 52 escolas estaduais que compõem a GRE Agreste Meridional. Municípios contemplados: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Caetés. Investimento: R$ 24.558.489,65.

– Assinatura de ordem de serviço para implantação da estação elevatória de água tratada da Comunidade Rural de Manuíno, em Itaíba, um convênio entre a Compesa e a prefeitura. A ação vai beneficiar 480 pessoas e tem um investimento de R$ 100.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de fornecimento, instalação e manutenção de 18 sistemas de dessalinização de água, nos municípios de Garanhuns, Pedra, Buíque, Iati e Itaíba. Investimento de R$ 3.600.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para conexão dos poços de Tupanatinga com a Adutora do Agreste. A ação vai beneficiar 125 mil pessoas, recebendo um investimento: R$ 15.000.000,00.

– Assinatura de autorização de licitação para obra de retrofit do Sistema Mundaú e ETA Garanhuns. População beneficiada: 125 mil pessoas. Investimento: R$ 5.700.000,00.

– Assinatura de ordem de serviço para contratação de obras de conservação e manutenção de vias urbanas, incluindo serviços de recomposição de pavimentação, recuperação e limpeza de dispositivos de drenagem e controle de vegetação no município de Lagoa do Ouro/PE. Investimento: R$ 567.171,43.

– Assinatura de convênio de execução da pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas do trecho por trás do quadro de gado no município de Capoeiras. Investimento: R$ 1.642.185,53.

– Assinatura de ordem de serviço para a execução de obras e serviços de engenharia para restauração da rodovia PE-240 (Lagoa de São José/Rainha Isabel), com extensão de 11,07 km no município de Bom Conselho. Investimento: R$ 15.470.000,00.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Venturosa. Investimento: R$ 1.635.116,47.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Calçado. Investimento: R$ 1.627.212,68.

– Autorização de publicação de edital de apoio a projetos de pesquisa na área de Humanidades, Artes e Letras. Investimento total: R$ 3.000.000,00.

*COMPLEXO COLINAS* – A governadora Raquel Lyra também lançou, nesta sexta-feira (22), ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a pedra fundamental do Complexo Colinas, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O empreendimento, que também se estende ao município de Brejão, representa um investimento de R$ 268 milhões em geração de energia limpa, fruto de uma parceria público-privada (PPP) inédita no setor entre as empresas Kroma Energia, Elétron Energy e a Compesa. O empreendimento atenderá demandas de fornecimento de água em todo o Estado, gerando uma economia de R$ 1,1 bilhão por ano para a estatal pernambucana.

Ação conjunta da Polícia e Receita Federal apreende 13 quilos de skunk no aeroporto dos Guararapes

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu em flagrante, na manhã de hoje, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu em Jaboatão dos Guararapes-PE, durante operação de vigilância relacionada ao combate ao tráfico interestadual de entorpecentes.

As investigações apontaram que um indivíduo ex presidiário receberia uma encomenda possivelmente contendo drogas no bairro do Zumbi do Pacheco. Após diligências preliminares e trabalhos de campo foi possível prender o suspeito em posse do entorpecente, cerca de 13 kg de skunk, substância com alto valor comercial devido ao elevado teor de THC.

Além da droga, foi apreendido um aparelho celular que estava na posse do investigado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.

PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

O relatório da Polícia Federal sobre a investigação contra Jair Bolsonaro e o filho Eduardo Bolsonaro aponta que o ex-presidente movimentou R$ 30,5 milhões nas suas contas entre março de 2023 e fevereiro de 2024.

Os valores fazem parte do relatório de inteligência financeira do Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que foi usado pela PF no inquérito que indiciou Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, no caso do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

O relatório não cita ilegalidades quanto à origem dos recursos movimentados por Bolsonaro, mas relata cerca de 50 comunicações de movimentações atípicas envolvendo o ex-presidente, e pessoas ligadas a ele, como o filho, Eduardo, e a esposa, Michele Bolsonaro.

Das 50 transações, quatro informaram operações suspeitas em contas de Bolsonaro e outras quatro nas contas de Eduardo. Outras 42 operações foram feitas em contas de terceiros.

De acordo com os investigadores, as movimentações “apresentam indícios de possíveis práticas de lavagem de dinheiro ou outros ilícitos”.

Entre as operações atípicas, consta o repasse de R$ 2 milhões para bancar a estadia de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. A transferência foi feita em 13 de maio deste ano e já era de conhecimento público, confirmada pelo próprio Bolsonaro.

O valor faz parte do montante de R$ 19 milhões recebido de doações de apoiadores, via Pix, entre 2023 e 2024.

O Coaf registrou outra operação de 3 milhões da conta de Bolsonaro para Michele. De acordo com a PF, a quantia foi omitida pelo ex-presidente no depoimento prestado durante as investigações.

Nossa equipe tentou contato com a defesa de Jair Bolsonaro para comentar o relatório sobre as movimentações financeiras, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.

CRO-PE destaca entrega de 32 unidades odontomóveis do Programa Brasil Sorridente para Pernambuco

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) marcou presença, nessa quinta-feira (21), na entrega de 400 unidades odontológicas móveis do Programa Brasil Sorridente, realizada em Sorocaba (SP), que beneficiará 1,4 milhão de pessoas. Do total, 32 unidades serão destinadas a municípios pernambucanos, ampliando o acesso da população ao atendimento em saúde bucal e gerando novas oportunidades de atuação para Cirurgiões-Dentistas (CDs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs).

O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, participou da solenidade e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da odontologia no estado. “Investir na saúde bucal é essencial, mas é igualmente fundamental garantir condições adequadas de trabalho e remuneração justa para os profissionais que atuam na linha de frente. A aplicação do piso salarial assegura que CDs e ASBs desempenhem suas funções com qualidade e segurança. Com os odontomóveis chegando a Pernambuco, teremos mais acesso à população e profissionais valorizados”, afirmou.

As 32 unidades móveis destinadas a Pernambuco atenderão aos municípios de Água Preta, Aliança, Araçoiaba, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Condado, Floresta, Iati, Ibimirim, Inajá, Ipubi, Itaquitinga, Jaqueira, Jurema, Manari, Maraial, Pedra, Petrolina, Quipapá, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, São Benedito do Sul, São João, Serra Talhada, Tacaratu, Tupanatinga e Xexéu.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do coordenador nacional de Saúde Bucal, Edson Hilan; do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Cláudio Miyake; do vice-presidente do CRO de Pernambuco, João Godoy; além dos demais representantes do Sistema Conselhos.

Com suspeita de câncer, vereador de Caruaru desmente fake news

Com suspeita de câncer no fêmur, o vereador de Caruaru, Thiago Macaco (PODE) atualizou o seu estado de saúde ao Blog Capital, desmentindo as notícias falsas veiculadas, nos últimos dias, a respeito de sua situação. “Soltaram fake news dizendo que eu estaria em coma e com câncer de estômago, mas não se trata de nada disso”.

Confiante na sua plena recuperação, o vereador também pediu que os leitores do Capital orassem e rezassem pela restauração da sua saúde.

O Blog Capital torce para que o parlamentar se recupere o quanto antes.

VEJA VÍDEO: THIAGO MACACO DESMENTE FAKE NEWS

Pernambuco é o primeiro estado do NE a integrar o Sipa Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários

Pernambuco é o primeiro estado da região Nordeste a aderir ao protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado, através do Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários (Sipa).

O plantio de duas mudas de árvores, nesta quarta-feira (20), feito pelos secretários de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), Cícero Moraes, e pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti, além do superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco, Flávio Sotero, marcou a assinatura do protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado.

O Sipa estimula a formação de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e fomento a novos negócios em todas as cadeias agropecuárias. Com duração de cinco anos, esse protocolo de intenções prevê que o Ministério da Agricultura e Pecuária – o Mapa – disponibilize cooperação técnica, mentoria e suporte ao desenvolvimento de empresas inovadoras.

Na sede da Superintendência em Pernambuco, foi plantada uma muda de Ipê-Amarelo-Craibeira (Tabebuia aurea), árvore símbolo de Brasília. Já para o Parque de Exposições do Cordeiro, representando a SDA, foi escolhido o Baobá (Adansonia digitata), espécie que, embora africana, é muito comum no Recife.

“Com o plantio simbólico dessas duas árvores, celebramos a assinatura do protocolo de inovação, que coloca Pernambuco como o primeiro estado do Nordeste a integrar essa rede de transformação. Esse acordo vai fortalecer a pesquisa, a inovação tecnológica e o fomento a novos negócios em todas as cadeias produtivas do campo. É um passo firme rumo a uma agropecuária mais sustentável, inovadora e de baixa emissão de carbono, resultado da união entre o MAPA, o Governo de Pernambuco, a SDA/PE e a SECTI, afirma Cícero Moraes”.

O superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Pernambuco (SFA-PE), Flávio Sotero, destacou que a agricultura pernambucana tem várias experiências exitosas, graças à pesquisa e à tecnologia aplicadas ao campo, como no caso das frutas nos perímetros irrigados no Sertão do São Francisco. “Pernambuco tem vocação para a inovação e para o empreendedorismo, haja vista experiências bem-sucedidas, como a do Porto Digital, no Recife. Vamos agora canalizar nossos esforços ainda mais em favor do agronegócio, que é de suma importância para o PIB brasileiro”, disse Sotero.

PF diz que Bolsonaro teve acesso à defesa de general Mário Fernandes

Brasília (DF), 09/06/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Policia Federal (PF) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo da defesa do general Mário Fernandes, um dos réus no processo da trama golpista. O militar está preso desde novembro do ano passado.

A suspeita consta no relatório no qual a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, foi encontrado no aparelho do ex-presidente um documento semelhante ao apresentado pelos advogados do militar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação apontou que o arquivo original entregue à Corte e o encontrado no celular possuem o mesmo número de páginas e foi protocolado pela defesa cerca de uma hora após a criação do arquivo no celular do ex-presidente.

“Tendo em vista a notória semelhança entre o conteúdo do arquivo encontrado no aparelho celular do ex-presidente com aquele protocolado nos autos da PET 12.100/DF pela defesa do réu Mário Fernandes, evidencia-se que Jair Messias Bolsonaro teve acesso prévio ao conteúdo relacionado à defesa do general Mario Fernandes”, diz o relatório.

Bolsonaro e os demais réus estão impedidos de manter contato e trocar informações entre si, de acordo com as medidas cautelares previstas na ação. “A submissão prévia de documentos contendo teses de defesa do réu Mario Fernandes, ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, revela a continuidade, mesmo após as medidas cautelares determinadas pelo juízo, da estrutura hierárquica e do vínculo subjetivo entre os investigados”, diz o relatório.

Durante o governo Bolsonaro, o general ocupou o cargo de secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi responsável, segundo a PF, pela elaboração de um arquivo de Word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento “voltado ao sequestro ou homicídio” do ministro Alexandre de Moraes, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A PF também aponta que Mário Fernandes afirmou que Bolsonaro deu aval para um plano golpista até 31 de dezembro de 2022. Em um áudio enviado a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Fernandes disse que o ex-presidente teria dito a ele que a “ação” poderia ocorrer até o último dia do mandato.

Em depoimento prestado no mês passado, o general Mario Fernandes negou ter a intenção de executar o plano golpista. Segundo ele, o arquivo encontrado era pessoal e retratava somente um “pensamento digitalizado”.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Pré-colapso: Compesa detalha ações para dar suporte aos municípios atendidos pela Barragem de Jucazinho

Confirmando todas as previsões dos institutos meteorológicos, o inverno na região do Agreste, na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe que alimenta a Barragem de Jucazinho, não houve chuvas suficiente para recuperar os níveis de acumulação de água no manancial. A quadra chuvosa dessa região já está se encerrando e a barragem continua em situação de pré-colapso, estando hoje com 2,49% da sua capacidade máxima (204 milhões de metros cúbicos). De acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa, o volume atual do reservatório, cerca de cinco milhões de metros cúbicos, pode chegar até o mês de janeiro.

“Nossos estudos e simulações matemáticas indicam que conseguiremos manter a exploração da Barragem de Jucazinho até o início do próximo ano, apesar do elevado índice de evaporação que é comum em épocas mais quentes”, ressalta o gerente de Produção da Compesa, Augusto Dantas. Ele destacou que a retirada da cidade de Caruaru do Sistema Jucazinho foi crucial para que as demais cidades continuem recebendo água pela rede de distribuição, ação que foi concluída em março deste ano.

Porém, desde o mês de janeiro, quando os níveis Jucazinho baixaram consideravelmente, devido à escassez de chuvas na região, a Compesa iniciou uma série de investimentos de enfrentamento à crise hídrica buscando minimizar os impactos sobre os municípios atendidos por este sistema.

Para atender as cidades do Tramos Sul, que compreendem Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, a Companhia iniciou os testes em uma inversão saindo da Estação de Tratamento de Água – ETA Salgado, que desde março está recebendo água do Rio São Francisco. Esta água está seguindo pela Adutora de Jucazinho fazendo o sentido contrário, para atender a estes municípios. Além desse investimento, Bezerros e Gravatá também receberão o reforço no abastecimento através da conclusão das obras da Adutora de Serro Azul.

Para reforço do abastecimento, também foram iniciados os testes da Estação de Tratamento de Água – ETA Bela Vista, localizada em Caruaru, e que tem a possibilidade de colocar água da Adutora do Agreste nas cidades abastecidas pelo Tramo Norte por Jucazinho, que são: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama. Ainda para atender as cidades do Tramo Norte, está prevista para outubro a entrega da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Alto Capibaribe, localizada no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, que terá capacidade para produzir 200 litros de água por segundo e está recebendo investimentos na ordem de R$ 13,97 milhões.

Em março, foram investidos R$ 4,4 milhões em uma obra emergencial, entregue em tempo recorde, que interligou a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho para transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado. Com essa medida, Caruaru deixou de ser atendida por Jucazinho e a vazão que atendia ao município foi destinada a Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, que também dependem de Jucazinho. A iniciativa beneficiou 850 mil pessoas.

Em abril, a Compesa realizou intervenções emergenciais para a exploração da reserva técnica do manancial como a instalação de duas balsas flutuantes para captar a água e implantou uma nova tomada de água que foi ancorada na parede da Barragem. O volume de chuvas esperado para este período de inverno, com a esperança de recuperação do manancial, não aconteceu e as previsões são que a água armazenada chegue até janeiro.

ADUTORA DO AGRESTE

A celeridade às obras da Adutora do Agreste é ainda outra ação crucial para a região. O trecho da obra do Lote 4B da Adutora do Agreste que compreende Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama, envolve o assentamento de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 quilômetros já foram executados e até o início de 2026 deve entrar em fase de testes. Esse trecho será interligado à Adutora do Alto Capibaribe que foi inaugurada em dezembro de 2024 e garantirá a continuidade do atendimento a estes oito municípios que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho.

Especificamente para atender as cidades de Bezerros e Gravatá, a Compesa já executou 64% da obra do Lote 5B da Adutora do Agreste, que levará água da Estação de Tratamento – ETA Salgado, em Caruaru, até os dois municípios. Esse lote está recebendo um investimento de R$ 92 milhões.

PF diz que Bolsonaro burlou STF e encaminhou 300 vídeos pelo WhatsApp

Brasília (DF), 26/04/2023 - Fachada da sede da Polícia Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou mais de 300 compartilhamentos de vídeos no WhatsApp durante o período em que já estava proibido de usar redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

A informação consta no relatório no qual a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso das sanções dos Estados Unidos. Durante as investigações, o celular do ex-presidente foi apreendido pelos agentes.

De acordo com a PF, no dia 3 de agosto, data na qual foram realizadas manifestações favoráveis ao ex-presidente em todo o Brasil, Bolsonaro enviou a apoiadores vídeos com divulgação dos eventos e sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Na ocasião, Bolsonaro já estava proibido por Moraes de usar suas próprias redes sociais e de terceiros.

Ao analisar o caso, a PF disse que o compartilhamento das mensagens se assemelha às ações de “milícias digitais”.

“A título exemplificativo de demonstração do modus operandi equiparado às milícias digitais, a investigação detalhou o compartilhamento e a dinâmica de algumas das mensagens apresentadas na tabela anterior, referente as manifestações em Salvador/BA, em que as mensagens em questão foram compartilhadas ao menos 363 vezes pelo WhatsApp do ex-presidente”, disse a PF.

Os investigadores concluíram que Bolsonaro burlou as determinações do Supremo.

“Diante da grande quantidade de arquivos, a investigação pontuou os principais conteúdos compartilhados no dia 03.08.2025 pelo investigado Jair Bolsonaro, com o objetivo de utilizar redes sociais de terceiros, para burlar a ordem de proibição a retransmissão de conteúdos imposta pela justiça”, completa o relatório.

Desde o dia 4 de agosto, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais.

Defesa

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro disse que foi surpreendida com o indiciamento e garantiu que vai prestar os esclarecimentos solicitados ontem pelo ministro Alexandre de Moraes.

Governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 200 milhões em investimentos para Mata Sul

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (21), um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 200 milhões para a Zona da Mata Sul, durante a edição do Ouvir para Mudar de Palmares. Entre as ações estão a requalificação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, as obras da segunda etapa da PE-123, além da implantação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Barreiros e a criação de novas delegacias de Polícia Civil. A gestora anunciou, ainda, que mais 2,2 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar de Pernambuco serão convocados nesta sexta-feira (22) para iniciar as aulas no Curso de Formação.

“Esse processo de escuta da nossa população é essencial para que sejamos mais eficientes nos nossos gastos e para que possamos ajudar de verdade quem mais precisa. Mas é claro que não chegamos aqui de mãos vazias, viemos anunciar mais de R$ 200 milhões em investimentos. São delegacias novas, escolas técnicas, estradas. Estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com uma região que foi esquecida por muito tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Na área da educação, a governadora autorizou o projeto de requalificação, reforma e ampliação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, contemplando municípios como Palmares, Barreiros, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, por exemplo. Além disso, foram autorizadas licitações para a construção de duas Escolas Técnicas Estaduais: uma em Catende, com aporte de R$ 25 milhões, e outra em Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 27 milhões.

“Temos a autorização de licitação de mais duas escolas técnicas, fora que todas as escolas dessa regional vão receber reforma, ampliação e requalificação, de modo que a gente consiga ter uma infraestrutura melhor para as unidades e caminharmos rumo à educação que almejamos”, afirmou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A agenda também apontou investimentos de R$ 31,1 milhões dentro do Juntos pela Segurança, com a autorização de licitação para construção do BIESP de Barreiros, orçado em R$ 14 milhões, além de três novas delegacias nos municípios de Amaraji, São José da Coroa Grande e Ribeirão, num investimento de R$ 6,2 milhões. Outro destaque foi o anúncio do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que contará com investimento superior a R$ 11,1 milhões.

A governadora também anunciou a convocação de mais 2,2 mil alunos para o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, nesta sexta-feira (22). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como os novos investimentos serão benéficos para a população. “Nós estamos com unidades das polícias e dos bombeiros funcionando em prédios muito antigos ou adaptados, que não atendem às necessidades do efetivo nem da população. Esses investimentos geram mais motivação para o trabalho e, consequentemente, melhor prestação de serviço para a sociedade. É o Juntos pela Segurança e o Governo do Estado fazendo um Pernambuco melhor”, disse o secretário.

Na área de abastecimento, por exemplo, foi assinada a autorização da licitação para a construção da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração em Ribeirão, com investimento de R$ 16,5 milhões, beneficiando 48 mil habitantes.

Já na prevenção contra deslizamentos, foi autorizada a recuperação de taludes em Palmares, no valor de R$ 14,9 milhões. Obras semelhantes também foram anunciadas em Barreiros, Cortês e Joaquim Nabuco, somando mais de R$ 35 milhões. Além disso, estão previstos serviços de pavimentação em municípios como Rio Formoso, Cortês e Barreiros.

Na mobilidade, a governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para a segunda etapa da rodovia PE-123, trecho de 9,14 quilômetros que liga Belém de Maria à Vila do Entroncamento, beneficiando mais de 50 mil moradores de Belém de Maria, Cupira e Lagoa dos Gatos. O investimento é de R$ 19,1 milhões.

*OUVIR PARA MUDAR* – O Ouvir para Mudar já passou pelos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta e Carpina, e chegou agora à Mata Sul como parte de uma política de gestão participativa e descentralizada. De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, a iniciativa tem garantido à população a oportunidade de dialogar diretamente com o Governo do Estado.

“Realizamos uma grande rodada aqui na região em 2023 e agora estamos retornando para prestar contas à população sobre as demandas que foram apresentadas, aquelas que o Governo do Estado já executou, estão em execução ou receberão, agora, ordem de serviço para serem iniciadas. São resultados que mostram o impacto direto das políticas públicas implementadas nas vidas das pessoas”, explicou Fabrício.

Presente no evento, o deputado federal Clodoaldo Magalhães reforçou a importância das entregas para a população. “Os prefeitos e prefeitas, independentemente de partido político, estão finalmente vendo entregas efetivas e convênios concretos que antes não existiam no nosso Estado”, afirmou. Já o deputado estadual France Hacker destacou as ações do Executivo na região. “A Mata Sul pernambucana reconhece que tudo que era para ter sido feito em muitos anos, está sendo feito em três”, apontou.

O prefeito de Palmares, Júnior de Beto, falou da importância do município receber a ação. “Só transformamos a cidade ouvindo as pessoas, e é dessa forma que o Governo de Pernambuco vem trabalhando e administrando o nosso Estado. Isso mostra compromisso e dignidade”, disse o prefeito.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ivete Lacerda (Esportes), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Zilda Cavalcanti (Saúde), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Yanne Teles (Criança e Juventude), além de outros integrantes do governo estadual.

Também compareceram o deputado federal Fernando Rodolfo; o deputado estadual Joaquim Lira; os prefeitos Ridete Pellegrino (Jaqueira), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Dona Graça (Catende), Miruca (Água Preta), Dr. Leandro Ribeiro (Gameleira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Carol Jordão (Ribeirão), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Elias Meu Fii (Pombos), Araújo (Amaraji), Marlos Henrique (Maraial), Jeyson Falcão (Primavera), Berg de Hacker (Rio Formoso) e Fátima Borba (Cortês), assim como vereadores e outras autoridades políticas locais.

Veja, abaixo, as ações anunciadas pela governadora Raquel Lyra durante o Ouvir para Mudar de Palmares:

*DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO:*

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação em intertravado no município de Rio Formoso.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação asfáltica e capeamento ao acesso Agrovila/Barra de Jangada no município de Cortês.

– Assinatura de autorização de licitação para execução de recapeamento asfáltico no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para contratação de empresa de engenharia para serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas no bairro Cuiabá e Carecão do município de Joaquim Nabuco.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Barreiros.

– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Palmares.

– Assinatura de Ordem de Serviço da execução da obra de contenção de encosta da Rua Cassimiro Alves, no município de Cortês.

*MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA:*

– Assinatura de Ordem de Serviço para construção de 9,14km da 2ª etapa da Rodovia PE-123, de Belém de Maria.

*RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO:*

– Assinatura de autorização de licitação para Retrofit das Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água (ETA) São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para Construção da Estação Elevatória de Água Bruta em Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para Implantação de Adutora para Abastecimento do Distrito de Pirituba, no município de Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação para Ampliação e Melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Vitória de Santo Antão.

– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 100 L/S, em Ribeirão.

*MULHER:*

– Assinatura de autorização de licitação para aquisição de 6 ônibus para Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

*SEGURANÇA:*

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Amaraji.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Ribeirão.

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José da Coroa Grande.

– Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Delegacia da Polícia Civil de Vitória do Santo Antão.

– Assinatura de autorização de licitação do BIESP de Barreiros.

*EDUCAÇÃO:*

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 51 escolas estaduais que compõem a GRE Mata sul.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Catende.

– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Vitória do Santo Antão.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom