Passaporte Esportivo: governadora Raquel Lyra entrega passagens aéreas a atletas pernambucanos que vão participar de competições fora do Estado

Em um encontro com atletas no Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (19), a governadora Raquel Lyra entregou passagens aéreas a dez desportistas pernambucanos que têm competições marcadas fora do Estado, em uma ação que integra o programa Passaporte Esportivo. A iniciativa, que recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão entre 2023 e agosto de 2025, já alcançou 688 representantes das mais diversas modalidades esportivas.

“Em Pernambuco nós temos muitos campeões que muitas vezes não foram enxergados pelo poder público. E o que nós estamos fazendo aqui, de maneira muito séria, é política pública de esporte, que não se faz no solavanco. Ela se faz com o maior programa de bolsa atleta do Brasil, com a maior quantidade de atletas beneficiados e seus técnicos também. Ela se faz com o programa Time PE, onde a gente fomenta times para que eles participem de competições o ano inteiro. Ela se faz quando viabilizamos recursos para incentivar a prática esportiva no Estado”, disse a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

Segundo a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, o apoio que o governo tem dado aos atletas é fundamental para que eles tenham segurança para participar das competições. “Este é o maior incentivo que a gente pode dar a esses atletas, porque é um programa que garante que eles vão conseguir se deslocar para participar dos campeonatos. Até o momento, a atual gestão já investiu mais de R$ 1,5 milhão na iniciativa”, declarou a secretária.

PASSAPORTE – O Passaporte Esportivo é um programa do Governo de Pernambuco que visa apoiar o esporte local, fornecendo passagens aéreas para que atletas, treinadores e equipes esportivas possam representar o Estado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Para participar do programa, o atleta precisa ter mais de 13 anos, residir em Pernambuco e ter sido convocado pela Federação Pernambucana de sua modalidade ou fazer parte do Time Pernambuco.

Desde 2023, 688 atletas foram beneficiados com as passagens. Como uma prova de que o programa atinge a sua efetividade, os atletas que viajaram já conquistaram 109 medalhas de ouro, 51 de prata e 58 de bronze.

A surfista Atalanta Nascimento, que já recebeu o benefício do Passaporte Esportivo, considera que o programa é de extrema importância para quem deseja participar de competições fora do Estado, mas não tem condições de pagar pelo deslocamento. “Esta não é apenas uma passagem, esse programa abre portas. Graças a essa iniciativa, eu e o meu filho Dani conseguimos viajar para a Guatemala em busca do nosso sonho. Lá eu conquistei a medalha de bronze no individual e, junto com o Dani e a equipe, ficamos em quarto lugar. Foi fundamental o apoio do Governo do Estado para que pudéssemos chegar às etapas e cumprir o objetivo de representar Pernambuco e o Brasil”, declarou.

PROGRAMAS – Além do Passaporte Esportivo, o Governo de Pernambuco também oferece o Bolsa Atleta, o Bolsa Técnico e o Time PE. As iniciativas têm o objetivo de garantir o acesso de representantes do esporte pernambucano a eventos de alto rendimento fora do Estado, promovendo o desenvolvimento esportivo, a valorização dos talentos locais e o fortalecimento das modalidades em diferentes níveis.

Acompanharam a agenda o deputado estadual Izaías Régis; os secretários executivos de Esportes, Josemir Martins, Fabiano (Choquito) e Marcos Nunes; o vereador do Recife Davi Muniz; entre outras autoridades e representantes das modalidades esportivas.

Pernambuco avança na educação e premia 50 escolas no Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada

A governadora Raquel Lyra premiou, nesta terça-feira (19), as 50 escolas municipais que alcançaram os melhores resultados de alfabetização em 2024 em Pernambuco. Durante o Prêmio Escola Destaque, que integra o Programa Criança Alfabetizada, a gestora destacou os investimentos do Estado em educação, como a entrega de ônibus escolares, repasse de recursos e a construção de creches em regime de colaboração com os municípios. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Não é sobre números, sobre a nota, mas sim sobre as vidas impactadas através de um processo longo e trabalhoso, extraordinário e apaixonante que é trabalhar em educação. Não há disputa de um município contra o outro, é a conquista de todos eles. Através do Juntos pela Educação, estamos avançando na entrega de ônibus, para dobrar mais do que 100% o valor do transporte escolar, na destinação de recurso para dar tênis aos alunos e também na construção de creches. Compramos mais mil ônibus escolares e vamos continuar nos dedicando à educação em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As escolas premiadas foram classificadas no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Além das unidades com os melhores desempenhos, a governadora também reconheceu as chamadas “escolas apoiadas”, que receberão recursos financeiros para enfrentar os maiores desafios na alfabetização, garantindo a execução de planos estratégicos voltados ao fortalecimento da aprendizagem.

“É o comprometimento do Estado, fomentando os municípios, que são os articuladores e fundamentais dentro desse processo de colaboração, para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e não tenha um comprometimento futuro delas”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

As escolas premiadas vão receber R$ 80 mil, em duas parcelas, destinados exclusivamente a ações voltadas à alfabetização e ao letramento. Já as escolas apoiadas contarão com R$ 40 mil, também em duas parcelas, com o compromisso de desenvolver, em parceria com unidades premiadas, iniciativas técnico-pedagógicas voltadas à elevação dos indicadores de aprendizagem.

Gestora da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, de Carnaubeira da Penha, no Sertão, Cleomar Rosa comemorou os números do município, que tem 100% dos alunos da educação infantil alfabetizados. “Vamos inovando, o projeto libera as ações e os professores são bem criativos e quando põem a mão na massa, fazem bem feito”, disse. Os resultados também foram sentidos na rotina da Escola Municipal Antônio Saraiva da Cruz, em Exu, no Sertão. “O programa oferece formações continuadas, acompanhamento e monitoramento nas escolas, apoio pedagógico aos professores e a toda rede em geral”, afirmou o professor Antonio Auricélio.

Representando os prefeitos na cerimônia, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, reforçou a parceria entre o Executivo e os municípios. “Se Pernambuco está em ritmo de mudança, é porque há vontade do Governo de Pernambuco em transformar todos os dias a educação juntamente com os municípios”, registrou. Para o deputado estadual Renato Antunes, a alfabetização fala de dignidade, liberdade e do futuro das crianças. “E tudo começa através da educação. A sociedade está vendo que Pernambuco está melhorando”, frisou o parlamentar.

PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA – Iniciativa do Governo de Pernambuco, o Programa Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir a alfabetização de estudantes da rede pública até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Em 2024, o programa impactou diretamente cerca de 75 mil bebês e crianças em creches e apoiou a alfabetização de aproximadamente 650 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Pernambuco alcançou 60,8% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, superando os resultados do ano anterior e mantendo-se entre os destaques nacionais, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Também estiveram presentes o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; os prefeitos Júnior de Irmã Teca (Itapissuma); Irmão Aluízio (Tracunhaém); Juarez da Banana (Machados); Silvestre (Passira); Joel Gonzaga, (Feira Nova); Ruben Lima (Panelas); Paulinha da Educação (Paudalho): Camila Souza (Iati); Dr. Pedro Alvez (Iguaracy); Diógenes Patriota (Tuparetama); Zeneide Medeiros (Cumarú); Elizinho (Carnaubeira da Penha); Manoel Messias (Custódia); Zé Pretinho, (Quixaba); Diego Cabral, (Camaragibe); Edmilson Cupertino (Moreno); Janjão (Bom Jardim); Catharina Garziera, (Lagoa Grande); Jeyson Falcão (Primavera).

Além deles, prestigiaram os vice-prefeitos Arleide Guerra (Timbaúba); Gil Custódio (Toritama); Anselmo Gomes (Santa Maria da Boa Vista); Maria do Carmo (Orobó) e Igor Miranda (Vertentes).

Em Belo Jardim, governadora Raquel Lyra autoriza construção de 144 novas moradias e anuncia melhorias no abastecimento de água

Um total de 144 famílias de Belo Jardim, no Agreste Central, vai realizar o sonho da casa própria. Nesta terça-feira (19), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção de unidades habitacionais do Residencial Belo Jardim km 180 – Módulo I, que fazem parte do Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado. Ainda durante a solenidade, foi anunciado investimento de R$ 20 milhões em obras para melhorar o abastecimento de água.

“Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com o Agreste do Estado. Temos feito um trabalho muito sério através do programa Morar Bem, garantindo habitações sendo construídas em cada recanto de Pernambuco, política habitacional de verdade. E é claro que a habitação não pode vir sem água. Por muito tempo, o Agreste sofreu com a falta de água e com a falta de investimento. Estamos mudando esse jogo, levando dignidade e mais qualidade de vida para o nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As obras do habitacional serão executadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O empreendimento será erguido em terreno doado pelo Governo de Pernambuco e representa um investimento de R$ 18,7 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, afirmou que as obras têm prazo de dez meses para conclusão. “A empresa está contratando cerca de 150 pessoas daqui do município, então também é uma iniciativa que gera emprego e renda. É o programa Morar Bem Pernambuco em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, garantindo moradia para quem mais precisa”, pontuou a titular da pasta.

Além disso, em Belo Jardim, mais de 180 famílias já conquistaram a casa própria por meio do programa Morar Bem, na modalidade Entrada Garantida, com o aporte de R$ 20 mil do Governo do Estado para cada unidade, fortalecendo a política habitacional local.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Recebo com muita alegria e humildade essas ações. Já temos mais de 700 famílias inscritas, e essa obra representa esperança e dignidade para quem sonha com a casa própria. Além disso, a governadora tem nos apoiado com saneamento, calçamento e transporte escolar, ações que vão transformar a vida da nossa comunidade”, afirmou.

Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou a presença da gestão estadual no Agreste Central. “Por muitos anos, Belo Jardim foi esquecido pelo Governo do Estado, que hoje tem demonstrado seu compromisso com toda população, sobretudo os mais necessitados”, pontuou. A deputada estadual Débora Almeida complementou. “Trabalhar e fazer a diferença na vida das pessoas tem sido uma premissa da atual gestão”, finalizou a parlamentar.

*ÁGUAS DE PERNAMBUCO* – Ainda durante a solenidade, a chefe do Executivo estadual anunciou investimento de R$ 20 milhões em obras de abastecimento de água, incluindo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de ultrafiltração, com capacidade para tratar 100 litros por segundo, beneficiando cerca de 20 mil moradores dos bairros Cohab 2 e 3, Santo Antônio, Batinga e o novo residencial. Para levar a água aos bairros, serão implantados dois quilômetros de rede adutora, um reservatório de 200 m³ e uma estação elevatória de água tratada, com parte da rede conectada à Adutora do Agreste por tubulações subterrâneas na BR-232, sem escavações abertas.

“Esse anúncio caracteriza o trabalho e a transformação que Pernambuco vem fazendo em termos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Seguimos em frente, melhorando a qualidade de vida para todos os pernambucanos”, ressaltou o diretor regional do Agreste da Compesa, Daniel Genuíno.

Também participaram da solenidade os prefeitos Joelda Pereira (Tacaimbó), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Marcos Cacique (Pesqueira), César Freitas (Sanharó), Manoel Messias (Custódia), Simão Costa (Alagoinha) e Kelvin Cavalcanti (Venturosa). Acompanharam também o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Romero Cavalcanti; além de vereadores e outras lideranças de Belo Jardim e da região.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Mundial de ginástica rítmica começa nesta quarta no Rio de Janeiro

Ginástica rítmica, Pan-Americano, série de cinco arcos

Pela primeira vez na América do Sul, o Campeonato Mundial de ginástica rítmica começa nesta quarta-feira (20) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro. A 41ª edição da competição reunirá mais de 300 atletas de 78 países, entre eles o Brasil, que busca uma medalha inédita no Mundial.

Na disputa do conjunto, a amarelinha contará com Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. A equipe brasileira vive um bom momento: em julho, o quinteto conquistou medalha de ouro inédita para o país no conjunto geral (soma das notas das séries cinco arcos e mista), na etapa da Copa do Mundo em Milão (Itália). Nos Jogos de Paris, o conjunto brasileiro ficou na quarta posição na final dos cinco arcos, resultado histórico da modalidade no país.

Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves - conjunto do brasil no Mundial de ginática rítmica no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto de 2025
Na disputa do conjunto, o Brasil será representado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Em julho, o quinteto faturou ouro na etapa da Copa do Mundo em Milão (Itália) – Divulgação/CBG

Já no individual, as representantes brasileiras serão Geovanna Santos e Bárbara Domingos, finalista nos Jogos de Paris 2024 e a primeira campeã do país no individual geral nos Jogos Pan-americanos de Lima (Peru), há dois anos.

O público também poderá conferir de perto a performance de expoentes mundiais da ginástica rítmica, como a alemã Darja Varfolomeev, campeã olímpica individual em Paris, que empilhou cinco ouros no último Mundial (2023). Outra referência é a italiana Sofia Raffaeli,  pentacampeã mundial em 2022, e a ucraniana Taisiia Onofriichuk, de apenas 17 anos, campeã europeia este ano no individual geral.

O Mundial no Rio de Janeiro terá cinco competições individuais (geral e em cada aparelho: arco, bola, maças e fita) e três do conjunto (geral, uma série com um dos quatro aparelhos e uma série mista).  Na quarta (20 e quinta-feira (21) ocorrerão as classificatórias da disputa individual; já a de conjuntos está programada para sábado (23)  e domingo (24).

Programação

Quarta-feira (20)
9h-12h – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo A
12h-12h45 – Cerimônia de abertura
12h45-15h45 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo B
16h10-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo C
19h35-22h35 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo D

Quinta (21)
9h-12h – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo B
12h45-15h45 – Ginástica Rítmica

Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo A
16h10-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo D
19h35-22h35 – Ginástica Rítmica Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo C

Sexta (22)
14h30-16h40 – Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo B (posições 10 a 18)
17h-19h10 – Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo A (posições 1 a 9)

Sábado (23)
14h-16h30 – Ginástica Rítmica de Conjunto – All-around– 5 fitas e 3 bolas/2 arcos
17h-19h – Ginástica Rítmica de Conjunto

All-around – 5 fitas e 3 bolas/2 arcos

Domingo (24) 
11h-11h35 – Ginástica Rítmica Individual – Final – arco
11h40-12h15 – Ginástica Rítmica Individual – Final – bola
12h50-13h35 – Ginástica Rítmica de Conjunto – Final – 5 fitas
14h-14h35 – Ginástica Rítmica Individual – Final – maças
14h40-15h15 – Ginástica Rítmica Individual – Final – fita
15h50-16h35 – Ginástica Rítmica de Conjunto – Final – 3 bolas/2 arcos

Curso de medicina com nota baixa pode ter corte de vaga ou extinção

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

Os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde anunciaram, nesta terça-feira (19), que os cursos de medicina que tiverem desempenho abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) poderão ter reduzido o número de vagas de ingresso; a suspensão do vestibular e até extinção do curso.

A medida faz parte de um pacote, chamado pelo governo federal, de “supervisão estratégica” das instituições de ensino superior com curso de medicina com notas 1 e 2 no Enamed, em uma escala de 1 a 5 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Nós estamos tratando da formação de profissionais que cuidam da vida das pessoas e dos brasileiros. Por isso, queremos garantir qualidade e excelência na formação de médicos. Esse é o objetivo de todas as ações que nós estamos tomando aqui, conjuntamente com o Ministério da Saúde”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, em encontro com jornalistas.

O ministro esclareceu que as medidas começarão a ser aplicadas para os cursos de medicina em atividade no Brasil, a partir das notas obtidas no Enamed 2025, que serão divulgadas em dezembro.

“A partir daí, o MEC, em uma parceria com o Inep, poderá tomar as medidas cautelares em relação à abertura de novas vagas, à suspensão de ingresso [no curso], também do acesso ao Fies, e às novas bolsas do Prouni. São medidas importantes e serão tomadas a partir da avaliação já deste ano, principalmente, as cautelares para cursos que tiverem notas 1 e 2”, explicou

Veja abaixo as medidas que podem ser adotadas:

impedimento de ampliação de vagas;
suspensão de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
suspensão da participação no Programa Universidade para Todos (Prouni);
redução de vagas para ingresso de novos estudantes (cursos com nota 2).
suspensão de vestibular (cursos com nota 1).
Adicionalmente, o MEC poderá fazer visitas às instituições, sem notificação prévia, para verificar os procedimentos adotados para reparar os problemas do curso.

Visitas in loco
Em 2026, o Inep realizará visitas in loco em todos os cursos de medicina do país.

O objetivo é realizar diagnóstico abrangente da oferta da formação médica no sistema federal de ensino.

4º ano de medicina

O Enamed é aplicado anualmente no fim do curso de medicina, no 6º ano. Porém, em 2026, os estudantes do 4º ano também farão o exame.

De acordo com Santana, a aplicação no 4º ano permite correções de problemas no curso e garante mais qualidade na formação de médicos.

Os resultados insatisfatórios poderão gerar, igualmente, medidas de supervisão estratégica dos cursos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entende que a avaliação dos estudantes no 4º ano pode reduzir a demanda pelos cursinhos pré-residência, voltados aos concluintes que querem uma especialização médica.

“Quando já é dada uma nota no acesso à residência lá, no 4º ano, você começa a valorizar a progressão dele ao longo do curso e não só estimular o tal do cursinho no último ano. Então, vai ter um impacto muito grande para a formação deste médico, para o aprimoramento dele, já nos primeiros anos, para a qualidade desse médico e para reduzir o peso do tal do cursinho de residência no último ano”, defendeu.

A partir de 2026, as notas obtidas pelos alunos do 4º ano valerão 20% da nota do Exame Nacional de Residência (Enare).

Neste ano, a primeira edição do Enamed será em 19 de outubro. A prova ocorrerá em 225 municípios onde há cursos de medicina.

Os resultados serão divulgados em dezembro. A nota do Enamed pode ser utilizada para a seleção em programas de residência médica.

Faculdades

As faculdades de medicina com baixo desempenho terão direito a defesa e adoção de providências. Se os problemas forem solucionados, o MEC poderá suspender as medidas cautelares.

Se novos resultados do Enamed, em 2026, apontarem novamente desempenho abaixo do esperado, as medidas cautelares poderão ser agravadas.

Ao final do processo, o MEC poderá desativar o curso definitivamente ou reduzir as vagas.

O ministro da Educação garantiu que os alunos matriculados nos cursos desativados poderão concluir a graduação.

“Se chegar à situação [do MEC] ter que suspender o curso, aqueles alunos que já estão matriculados, já exercendo, eles vão ter o direito de concluir, mesmo nesta situação, na mesma faculdade. O que a gente tem que fazer é proibir qualquer tipo de outra [nova] turma”, disse.

Câmara aprova urgência de projeto que combate adultização nas redes

Brasília (DF), 27/01/2025 - Crianças com perfil aberto em redes sociais. Ian Fernandes de Alencar. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes durante o uso de aplicativos, jogos, redes sociais e outros programas de computador.

O Projeto de Lei 2628/22 estipula obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso por parte dos pais e responsáveis. Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado no Plenário sem passar antes pelas comissões.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já anunciou a intenção de votar a proposta nesta quarta-feira (20), logo após a comissão geral que vai debater o tema no Plenário.

Apelidado de ECA Digital em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o texto obriga as plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias.

O projeto de lei entrou na pauta da Câmara nesta semana após a repercussão do vídeo do influenciador Felca Bressanim Pereira, que denunciou o uso de perfis nas redes sociais com crianças e adolescentes em situações consideradas inapropriadas para idade, a fim de conseguir engajamento e monetização dos seus canais.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o projeto foi relatado na Câmara pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-Pi) e tem o apoio de centenas de organizações da sociedade civil que atuam com a proteção das crianças e adolescentes no Brasil.

Jorge Quintino propõe edital inédito para pesquisas em neurodiversidade em Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Caruaru propondo a criação de um Edital Municipal de incentivo à Pesquisa Científica sobre Neurodiversidade. A medida tem o objetivo de estimular estudos realizados em cooperação com universidades e instituições de ensino e pesquisa da cidade, como a UFPE (Campus Agreste), a ASCES-UNITA e o IFPE.

Segungo o vereador, com o edital, Caruaru pode se tornar referência regional ao integrar pesquisa acadêmica e políticas públicas, beneficiando diretamente famílias e ampliando as oportunidades de inclusão social para pessoas neurodivergentes.

“A neurodiversidade precisa ser tratada como prioridade nas políticas públicas. Quando incentivamos a pesquisa local, damos condições para que nossas escolas, unidades de saúde e programas sociais tenham respostas mais adequadas às necessidades das pessoas. Essa é uma pauta de cidadania e inclusão”, destacou Jorge Quintino.

A proposta segue agora para análise da Prefeitura de Caruaru.

Festival de Cinema de Caruaru chega a Teatro João Lyra Filho com programação gratuita

Foto: Ythalla Maraysa

Após uma semana de exibições itinerantes, o Festival de Cinema de Caruaru chega, nesta quarta-feira (20), ao Teatro João Lyra Filho para coroar sua 12ª edição. Até o sábado (23), o espaço receberá a exibição gratuita de 48 filmes, além de debates com os realizadores das produções, vindos de diversos lugares do Brasil. As exibições terão início, diariamente, a partir das 19h.

Os filmes que compõem a programação foram selecionados a partir de 777 inscrições e partem de 15 estados brasileiros (Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná), além de outros cinco países da América Latina: México, Cuba, Argentina, Venezuela e Chile.

Nesta etapa de exibições, serão apresentadas obras das mostras competitivas Pega Leve, Latino-Americana, Fantásticos, Agreste e Brasil, além da Mostra Especial Caruaru. O encerramento, no sábado (23), será marcado pela premiação dos filmes, além do lançamento do livro “Imagens de uma Busca de Si”, do autor Márcio Andrade, e da homenagem in memoriam ao ator Cosme Soares, um dos fundadores do Teatro de Amadores (TAC).

Mais detalhes da programação podem ser acessados em: https://festivaldecaruaru.com.br/.

Confira a programação completa:

* Quarta-feira (20)

Mostra Pega Leve

O Jantar de Fernando, dir. Afonso Cavalcante, São Paulo – SP, 13 min, L.

Mostra Latino-Americana

Fumaça Fria, dir. Peter Van Lengen, México, 1 min, 14.

Ayni, dir. Tomás Ariel Marco, Argentina, 3 min, L.

Plagio, dir. Tomás Dvorkin, Argentina, 16 min, 14.

Uma Ilha, dir. Ricardo Muñoz, Venezuela, 11 min, L.

Daimara e a Dança Zumbi, dir. Tom Hamburger e Natália Keiko, Cuba, 10 min, L.

Revelação, dir. Emanuel Moreno Elgueta, Chile, 12 min, L.

Mostra Fantásticos

Nativo Digital, dir. Gabriel Jacob, São Paulo – SP, 17 min, 10.

Meu Pai e a Praia, dir. Marcos Alexandre, Salvador – BA, 14 min, L .

Sonhos Lúcidos, dir. Ana Thereza Torres, João Pessoa – PB, 4 min, L.

Roteiro Fatal, dir. Thiago Mendes, São Paulo – SP, 6 min, 10.

Por Trás da Cortina, dir. Bono Siqueira, Caruaru – PE, 19 min, 16.

* Quinta-feira (21)

Mostra Pega Leve

Carlitos Naranjas, dir. Julia Motta Cardozo, Rio de Janeiro – RJ, 2 min, L.

Mostra Agreste

Marcado em Barro, dir. Monique Evelyn Silva, Caruaru – PE, 16 min, L.

Marilak, dir. Carlos Mosca, Lagoa Seca – PB, 15 min, L .

Pau D’arco: Árvore que Se Renova, dir. Igor Machado e Anna Araújo, Arapiraca – AL, 15 min, L.

Mira, dir. Sóllon Rodrigues, Campina Grande – PB, 15 min, 10.

Mostra Brasil

Entre Sinais e Marés, dir. João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira, Maringá – PR, 15 min, L.

Os Quatro Exílios de Herbert Daniel, dir. Daniel Favaretto, São Paulo – SP, 14 min, L.

Escuta, dir. Izah Neiva, Guarulhos- SP, 15 min, 14.

Suá, A Praia que Sumiu, dir. Thais Helena Leite, Vitória- ES, 13 min, L.

Luis, dir. Hsu Chien, São Luís – MA, 15 min, L.

Na Artesania: Pele de Peixe, Couro é, dir. Thom Galiano, Paulo Afonso – BA, 10 min, 10.

Coisa de Preto, dir. Pâmela Peregrino, Poço Redondo – SE, 6 min, L.

Canto de Acauã, dir. Jaya Pereira, Natal – RN, 20 min, L.

A Pisada é Delas – Mulheres do Coração Nazareno, dir. Patricia Rocha, Nazaré da Mata – PE, 15 min, 10.

* Sexta-feira (22)

Mostra Pega Leve

Caroço, dir. Gabriel Santiago, Salvador – BA, 8 min, 10.

Mostra Agreste

Socorro & Mazé, dir. João Marcelo Alves, Surubim – PE, 17 min, 10.

Yabás, dir. Juliana Barros, Caruaru – PE, 8 min, L.

Todas as Memórias que Você Fez para Mim, dir. Pedro Filipe Silva, Bezerros – PE, 18 min, 10.

Facção, dir. Henrique Corrêa, Santa Cruz do Capibaribe – PE, 16 min, L.

Mostra Brasil

Caravana da Coragem, dir. Pedro B. Garcia, Brasília- DF, 11 min, 10.

O Último Varredor, dir. Perseu Azul e Paulo Alipio, Rondonópolis – MT, 13 min, L.

Histórias do Alto, dir. Carlos Kamara, Camaragibe – PE, 19 min, 10.

O Colecionador de Cheiros de Nucas Femininas, dir. Natalia Damião e Ana Clara Vidal, Campina Grande – PB, 6 min, 14.

Mar de Dentro, dir. Lia Letícia, Recife – PE, 8 min, L.

Era Uma Vez… Em Cordel, dir. Bruno Rafael Fragoso, Niterói – RJ, 19 min, L.

Entre Corpos, dir. Mayra Costa Pires, Maceió – AL, 17 min, 14.

Ponto e Vírgula, dir. Thiago Kistenmacker, Rio de Janeiro – RJ, 17 min, 16.

* Sábado (23)

Mostra Especial Caruaru

O Carnaval é de Pelé, dir. Lucas Santos e Daniele Leite, Caruaru – PE, 20 min, L.

Nos Palcos da Vida, dir. Marco Antônio Freire, Caruaru – PE, 20 min, L.

Retrato de Um Forró, dir. Gabriella Ambrósio, Caruaru – PE, 18 min, L.

Um Pedacinho de Nós, dir. Renand Zovka, Caruaru – PE, 14 min, L.

Lançamento

Lançamento do Livro: Imagens de uma Busca de Si (Márcio Andrade)

Homenagem

Homenagem a Cosme Soares

Premiação

Cerimônia de premiação dos filmes do festival.

Hospital da Mulher do Agreste está com vagas para inserção de DIU de cobre

O Hospital da Mulher do Agreste (HMA) está com vagas abertas para agendamento de consulta para a inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) de cobre. As mulheres interessadas neste método contraceptivo devem entrar em contato pelo número de telefone (81) 3725-7514, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. As vagas são limitadas. 

Os atendimentos ocorrem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, no Ambulatório do HMA. No dia agendado é necessário apresentar documento de identificação pessoal, a exemplo de RG ou Carteira de Habilitação e Cartão do SUS, bem como o resultado do último exame de citologia (se houver).

A Enfermeira Obstetra Wislaynne Torres, responsável pelo Ambulatório de DIU do HMA, destaca os critérios para inclusão na consulta: “É para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual e tenham o livre desejo de colocar o DIU. Caso a paciente tenha o resultado do último exame de citologia realizado, é importante apresentar. Caso não o tenha, isso não impede o atendimento”. 

O Hospital da Mulher do Agreste Luísa Cavalcanti Maciel atende mais de 50 municípios das Regionais de Saúde IV e VI, com a previsão de realizar cerca de 8 mil partos por ano – mais de 10% dos realizados em todo o Estado. A unidade conta com 190 leitos para garantir atendimento especializado e humanizado 24 horas por dia a urgências de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI neonatal e adulta e bloco cirúrgico com cinco salas.

Há ainda ambulatórios especializados com serviços de ginecologia, obstetrícia, mastologia, cardiologia, psiquiatria, psicologia e nutrição. Também estão disponíveis – no Centro de Diagnóstico e Imagem do HMA – exames como raio-x, ultrassonografia convencional e com doppler, bem como tomografia computadorizada.

Abrasel lança núcleo no Agreste e promove mês de eventos em Caruaru

Foto: Dondinho

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel em PE), este mês, dá um passo importante para fortalecer sua atuação no interior do estado. Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, às 19h, a entidade lança oficialmente o Núcleo Abrasel Agreste, sediado em Caruaru, e, ao longo do mês, realiza uma programação intensa, batizada como “Mês da Abrasel em Caruaru”. A iniciativa marca uma nova fase de aproximação com empresários da região e pretende ampliar a representatividade do setor no Agreste pernambucano.

O novo núcleo será inaugurado durante um jantar especial no Boteco Paulistano reunindo empresários, lideranças locais e representantes da Abrasel. A coordenação ficará a cargo do empresário Pedro Praxedes, proprietário do Boteco Paulistano, que será o elo entre a entidade e as demandas dos bares e restaurantes de municípios como Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Belo Jardim, Arcoverde, Gravatá, Pesqueira, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, Surubim e Lajedo, entre outros.

“Queremos que o núcleo seja uma ponte real entre as necessidades dos empresários e as soluções que a Abrasel pode oferecer”, afirma Pedro Praxedes.

Já a programação especial começou com o “Capacita Abrasel”, numa versão exclusiva para colaboradores. A ação aconteceu de 11 a 15 de agosto, em parceria com o SEBRAE, oferecendo capacitação prática e gratuita para profissionais de atendimento, cozinha e operação dos bares e restaurantes da cidade.

De 18 a 21, o projeto “Abrasel na Estrada” chega a Caruaru e Garanhuns, com encontros presenciais que abordam conteúdos ligados à gestão, inovação, sustentabilidade e troca de experiências entre empresários do setor.

Seguindo a programação, no dia 26 de agosto, a entidade realiza mais uma edição do “Capacita Abrasel”, dessa vez com foco nos gestores de bares e restaurantes de Caruaru. Em parceria com o SEBRAE, a atividade promove treinamento direcionado para empresários e líderes de equipes, com foco em estratégias de gestão e resultados.

Para encerrar as atividades, de 27 de agosto a 03 de setembro, a Abrasel em PE promove o “Circuito Gastrô” nos municípios de Caruaru e Garanhuns, um festival gastronômico que apresentará ao público pratos especiais servidos nos estabelecimentos participantes, com o objetivo de promover a culinária local.

Além de participar dos eventos, os empresários da região poderão se associar à Abrasel com tarifas reduzidas, entre R$ 80 e R$ 130 mensais, tendo acesso a benefícios como consultorias, apoio jurídico, participação em festivais, rede de fornecedores com condições exclusivas e representatividade em fóruns de decisão.

“O Agreste tem um potencial enorme e queremos estar cada vez mais próximos, apoiando e conectando o setor a oportunidades que gerem desenvolvimento e competitividade”, destaca Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.

Com isso, a entidade reforça o compromisso de impulsionar o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar no Agreste e convida os empreendedores locais a fazerem parte dessa nova fase de crescimento.