Prefeitura de Caruaru celebra resultados da 6ª edição do programa Caruaru Moda Mundo

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, celebra o encerramento da 6ª edição do programa Caruaru Moda Mundo. Realizado em parceria com o Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Armazém da Criatividade, o projeto promoveu, ao longo de 12 meses, mentorias, cursos e ações de capacitação que contribuíram significativamente para o fortalecimento das marcas participantes e a consolidação do setor de confecção local.

O Caruaru Moda Mundo é uma iniciativa voltada para a qualificação de empresas do ramo da moda, com foco na profissionalização da cadeia produtiva e no aumento da competitividade no mercado. Nesta edição, dez empresas participaram ativamente do ciclo gratuito de mentorias, adquirindo conhecimentos em produção, inovação, finanças, marketing digital entre outros, que impactaram diretamente em seus negócios. Como resultado, 40% das empresas aumentaram a quantidade de peças produzidas, com uma média de crescimento de 75% por empresa. Em relação ao faturamento, 60% registraram aumento, alcançando uma média de crescimento de 50%.

Outra etapa do programa foi a participação na 39º Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco. Juntas, elas movimentaram R$ 119.028,49 em vendas, com a comercialização de 3.419 peças e a realização de 30 pedidos, alcançando um ticket médio de R$ 4.922,08 por pedido.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, o Caruaru Moda Mundo reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia criativa e o crescimento dos pequenos negócios. “O Caruaru Moda Mundo é uma política pública essencial para fomentar e desenvolver o setor têxtil de Caruaru. O programa oferece uma visão mais ampla do mercado, capacitando os novos empresários para atuarem com mais segurança e estratégia no polo de confecção da cidade e da região. Os resultados desta edição mostram que estamos no caminho certo. A expectativa para a 7ª edição é ainda maior pois queremos continuar gerando oportunidades concretas para os empreendedores caruaruenses”, afirmou.

Reunião do Conselho Empresarial da FIEPE debate segurança do trabalho

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Com o objetivo de debater a importância da prevenção nas empresas, a Unidade Regional Agreste da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebeu, nesta terça-feira (08), o auditor do Ministério do Trabalho Francisco Reginaldo. O tema foi abordado durante reunião do Conselho Empresarial.

Francisco Reginaldo ressaltou ser imprescindível ter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para identificar, avaliar e eliminar probabilidades de acidentes no ambiente de trabalho. O especialista também frisou a necessidade do documento ser elaborado por um profissional legalmente habilitado em Segurança ou Engenharia do Trabalho.

O auditor do Ministério do Trabalho ainda destacou a relação direta entre produtividade e um ambiente laboral seguro. “Sabemos que segurança tem um custo, mas o maior patrimônio de uma empresa é o trabalhador. Um ambiente seguro é mais produtivo. Por isso, é fundamental contratar bons profissionais e manter um diálogo franco com o setor. A fiscalização está cada vez mais presente, e a prevenção é o melhor caminho”.

O diretor regional da FIEPE, João Bezerra, agradeceu a presença do auditor e pontuou que o diálogo foi relevante para manter as empresas cada vez mais atualizadas quanto às medidas de prevenção. “A orientação é extremamente necessária para evitar infrações. Francisco Reginaldo tem muitos anos de experiência e sempre se mostra muito solícito às nossas demandas. Com essa relação institucional fortalecida, empresas e trabalhadores da nossa cidade só têm a ganhar”, finalizou.

Prefeitura de Caruaru realiza Operação “Juntos Pela Vida” para reforçar a segurança no trânsito

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), iniciou esta semana a Operação “Juntos Pela Vida”, com o objetivo de prevenir sinistros e conscientizar a população, por meio de fiscalização, reforçando a responsabilidade quando se assume a direção de um veículo, além da regularização dos carros e motos.

“A Operação ‘Juntos Pela Vida’ tem a função de prevenção, para prevenir novos sinistros com gravidade. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possui CNH. Um dos pontos que estamos enfatizando é de inibir que pessoas não habilitadas estejam guiando os veículos. Essas ações continuam ao longo dos próximos dias, em diferentes pontos da cidade, especialmente nas áreas com maior índice de acidentes”, pontuou o presidente da AMC, Coronel Edson Nóbrega.

Segundo dados da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, mais de 60% condutores envolvidos nos sinistros são motociclistas. Além da falta de habilitação e outros fatores como excesso de velocidade, consumo de álcool e direção perigosa contribuem para o aumento de sinistros com condutores não habilitados.

Tomate tem reajuste de 67% na cotação de preços da Ceaca

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) realizou a cotação de preços da última semana (1º de julho a 8 de julho) e analisou quase 80 itens, entre frutas, verduras, legumes e temperos.

O preço do tomate aumentou em 67%. Reajuste também na manga tommy, em 40%, e na maçã nacional, em 29%. Já nos registros de diminuição de preços, destaque para o abacaxi, que reduziu em 25%. Redução do valor também no cará São Tomé e no mamão havaí, ambos em 20%.

Com novidades na programação, 23º Férias no Campus é considerado um sucesso

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) celebra o sucesso da 23ª edição do seu maior evento de extensão, o Férias no Campus. Durante a primeira semana do mês de Julho a instituição ofereceu diversas atividades, de forma a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade caruaruense.

O primeiro dia do evento levou à Via Parque, em frente ao INSS, mais de 20 serviços gratuitos com exames médicos em diversas especialidades, orientação jurídica, distribuição de sementes e mudas de plantas medicinais, além de atividades lúdicas e educativas para todos que passavam pelo local.

Durante a manhã, foram realizados mais de 700 atendimentos, onde estudantes de vários cursos da universidade puderam colocar em prática o que é ensinado em sala de aula e conheceram de forma real como suas áreas de conhecimento podem impactar a vida das pessoas. Como explica a estudante do sexto período do curso de Odontologia e participante do evento, Eduarda Pinheiro: “Eu acho que uma das coisas mais importantes para a nossa formação é o contato humano. Conhecer as pessoas, ter empatia, conhecer as histórias. Realmente dar valor não somente à área que a gente vai executar ali, mas principalmente também a pessoa que está por trás, a história, a família e como a gente pode ser um agente de transformação na vida dessas pessoas e também ser muito transformado por elas.”

Além disso, o evento trouxe ainda 65 atividades entre oficinas, minicursos e workshops, onde tanto a comunidade quanto estudantes do ensino médio e da graduação tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

Para o Pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, Darci Cintra Filho, o evento é uma oportunidade de crescimento para todos. “A gente fica feliz de perceber que o Férias no Campus, mais uma vez, encheu os nossos campi de vida e permitiu que os estudantes pudessem, nesse período de recesso, antes de seguir efetivamente com as férias, se aperfeiçoar, se aprofundar nos seus conhecimentos, nos conteúdos, nas suas competências e habilidades.” comentou Darci.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

A programação do evento contou também com a exposição Vida Privada no Brasil Império: tensões e influência da escravidão, que abordou temas como religiosidade, moralidade, intimidade e cotidiano do escravizado, com o objetivo central de explorar a dimensão da vida privada para compreender com profundidade histórica esse período emblemático do Brasil.

Além de incentivar a mente, o Férias no Campus também incentivou os esportes. Pela primeira vez, o evento trouxe em sua programação atividades esportivas de diferentes modalidades para estudantes do ensino médio. O Campus II da Asces-Unita recebeu estudantes de instituições públicas e particulares de Caruaru com jogos de vôlei, futsal e basquetebol, onde eles puderam exercitar o espírito de equipe e se preparar para os jogos escolares, além de outras competições que hão de vir.

A criatividade também teve vez nesta edição do evento. Em outra atividade, estudantes do ensino médio puderam participar da investigação de um “assassinato”, onde integrantes dos cursos de Direito e Medicina da Asces-Unita encenaram desde a cena do crime até o julgamento do caso e assim abordaram temas relevantes com os visitantes.

Todas estas atividades demonstram a pluralidade da Asces-Unita e as diversas formas em que a universidade está inserida na sociedade, trazendo cada vez mais serviços, conhecimentos e trocas para todos.

Com R$ 6 milhões em investimentos, Programa Transforma PE chega ao Agreste com evento nas cidades de Garanhuns e de Caruaru

Micro, pequenas e médias empresas do Agreste pernambucano têm encontro marcado no Programa Transforma PE, hoje (09), na 2ª Rodada de Conexões, das 15h às 18h, no Armazém da Criatividade, em Caruaru. Nesta terça-feira (8) foi a vez de Garanhuns receber o evento, durante a 1ª Rodada de Conexões, no Sebrae Garanhuns

Os eventos marcam o início das ações presenciais do programa no interior e busca aproximar empresários locais de oportunidades de financiamento para a transformação digital.

A iniciativa, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), vai destinar R$ 6 milhões a projetos de inovação desenvolvidos por empresas de base tradicional em parceria com empresas de tecnologia e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Cada proposta poderá receber até R$ 100 mil, com previsão de apoio a até 60 projetos em todo o estado.

“Queremos democratizar o acesso à inovação e mostrar que a transformação digital também é para o pequeno negócio tradicional, como padarias, oficinas, lojas, confecções e outros segmentos que movimentam a economia local”, afirma a secretária de CT&I de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

O objetivo é impulsionar a transformação digital de negócios com atuação consolidada, mas que ainda não incorporaram soluções tecnológicas em seus processos. “As rodadas serão grandes oportunidades para empreendedores da região entenderem como participar do edital e iniciarem conexões com possíveis parceiros de inovação, promovendo também maior competitividade e geração de empregos em diversas regiões do estado”, destaca o diretor de Avanço Tecnológico da Secti/PE, Obionor Nóbrega.

O Transforma PE utiliza recursos do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A presença é gratuita e aberta ao público nos eventos. Mais informações sobre o edital e o Transforma PE estão disponíveis no site da Facepe e da Secti-PE.

HMV abre processo seletivo para assistente administrativo

O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, está com inscrições abertas para o processo seletivo (edital 33_2025) destinado ao cargo de Assistente Administrativo. A seleção visa à contratação imediata e à formação de cadastro reserva, sob regime celetista, com carga horária de 44 horas semanais.

Ao todo, estão sendo ofertadas três vagas imediatas. Os profissionais aprovados poderão atuar como feristas, em regime plantonista diurno, noturno ou diarista, de acordo com a necessidade da instituição. Entre os requisitos exigidos estão o ensino médio completo, além de curso técnico em Administração e experiência prévia na área administrativa como diferenciais.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de julho de 2025, exclusivamente por e-mail. Os candidatos devem enviar currículo e documentação comprobatória em formato PDF para o endereço eletrônico processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, informando no assunto o nome completo e o cargo pretendido.
O processo seletivo será composto por três etapas: análise curricular, prova de conhecimentos, prevista para o dia 16 de julho, e entrevista técnica comportamental, marcada para 22 de julho. O resultado final será divulgado no site oficial do hospital no dia 24 de julho.

Todas as informações detalhadas, incluindo cronograma completo, critérios de avaliação e conteúdos programáticos das provas, estão disponíveis no site do Hospital Mestre Vitalino: www.hospitalmestrevitalino.com.br

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

Bilhetes de aposta da mega-sena

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.885 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (8). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 32 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 10 – 25 – 28 – 36 – 37 – 56

41 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 63.448,68 cada
3.377 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.100,46 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (10), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A partir desta quarta-feira (9), as apostas da Mega-Sena passarão a custar R$ 6. Segundo a Caixa, a atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais.

Cesta básica tem custo menor em 11 capitais, mostra Dieese

Supermercado

A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelou que o custo da cesta básica diminuiu em 11 localidades e aumentou em seis capitais. O levantamento foi feito entre os meses de maio e junho.

O estudo do Dieese apontou que as maiores baixas foram nas capitais Aracaju (-3,84%), Belém (-2,39%), Goiânia (-1,90%), São Paulo (-1,49%) e Natal (-1,25%). As maiores altas foram registradas em Porto Alegre (1,50%) e Florianópolis (1,04%).

Apesar de ter caído o custo, a cesta básica em São Paulo continua sendo a mais cara do país, com o valor de R$ 831,37. Na sequência estão Florianópolis (R$ 867,83), Rio de Janeiro (R$ 843,27) e Porto Alegre (R$ 831,37).

As capitais com os valores da cesta básica mais baixos, porém com a composição diferente de produtos e com menores valores médios, foram Aracaju (557,28), Salvador (R$ 623,85), Joao Pessoa (R$ 636,16) e Natal (R$ 636,95).

Aumento

Na comparação dos valores da cesta entre junho do ano passado e junho de 2025, quase todas as capitais tiveram aumentos de preço. Nesse caso, as variações foram de 1,73% em Salvador e 9,39% no Recife. A redução ocorreu em Aracaju, com -0,83%.

No acumulado do ano, entre dezembro de 2024 e junho de 2025, todas as capitais incluídas na pesquisa mostraram alta nos preços da cesta, com índices que oscilaram, por exemplo, em mais 0,58% em Aracaju e 9,10% em Fortaleza.

Produtos

Entre os produtos que tiveram baixas está a batata, que diminuiu nas capitais do centro-sul nos meses de maio e junho. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, as quedas ficaram em em -12,62% e -0,51%, respectivamente.

O açúcar, por sua vez, diminuiu em 12 cidades no período, ficando estável no Recife e aumentando em quatro capitais, sendo o mais alto em Campo Grande (1,75%). As maiores reduções no preço do açúcar ocorreram em Brasília (-5,43%), Vitória (-3,61%), Goiânia (-3,27%) e Belém (-3,15%).

No mesmo período aferido pela pesquisa, o preço do leite integral diminuiu em 11 capitais, casos de Brasília (-2,31%) e Curitiba (-0,65%). Já em cinco cidades, os valores se elevaram, como aconteceu em Aracaju (2,11%). A maior alta foi no Recife (8,93%), sendo que em outras 12 houve retração no preço médio do produto, com variações, por exemplo, em Campo Grande (-7,99%) e São Paulo (-0,71%).

O tomate aumentou em dez capitais entre maio e junho, sendo registradas variações no Rio de Janeiro (0,29%) e Porto Alegre (16,90%). Em outras sete, o preço caiu, com a maior variação em Aracaju (-21,43%).

No período de 12 meses, o tomate baixou de preço em 16 capitais, sendo que o valor médio diminuiu, por exemplo, em Aracaju (-25,29%), Salvador (-19,72%) e no Rio de Janeiro (-14,48).

Haddad: bets ganham fortuna, mas mandam dinheiro para fora do país

Brasília, 30.10.2023, O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva de imprensa para anunciar os Indicados para diretoria do Banco Central.
Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira (8) que as bets paguem mais impostos no país. Para ele, as casas de apostas virtuais (bets) devem pagar taxas mais elevadas, a exemplo do que ocorre com os cigarros e as bebidas alcoólicas.

“O governo anterior tratou as bets como se fosse a Santa Casa de Misericórdia, sem cobrar um centavo de impostos das bets durante quatro anos”, disse ele, em entrevista. “Os caras estão ganhando uma fortuna no Brasil, gerando muito pouco emprego, mandando para fora o dinheiro arrecadado aqui, e que vantagem a gente leva?”, questionou o ministro.

“Para mim, tem que tratar as bets na linha do que é o cigarro e a bebida alcoólica. É uma coisa difícil de administrar e há vários casos na história de que, quando proíbe, piora. Temos que enquadrar esse setor de uma vez por todas”, defendeu.

De acordo com o ministro, medidas como essa que preveem maior taxação das bets são importantes para o governo.

“Nosso objetivo é um só: depois de 10 anos estamos buscando resultados fiscais robustos para garantir que a economia continue crescendo, com baixo desemprego e inflação em queda. Mas a impressão que dá é que tem algumas pessoas querendo sabotar o crescimento econômico do país a troco da eleição do ano que vem”.

IOF

Em entrevista na manhã de hoje (8) ao portal Metrópoles, o ministro falou ainda que o impasse entre o governo e o Congresso Nacional pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não pode ser encarado como um “Fla x Flu”, disputa clássica do futebol carioca entre Flamengo e Fluminense. “Esse Fla-Flu não interessa a ninguém. Não vejo as coisas assim. Prefiro pensar institucionalmente”, disse ele.

Recentemente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu tanto os decretos do Executivo que elevam o IOF quanto o decreto que foi aprovado pelo Congresso Nacional e que derruba essa medida. Para resolver o impasse, Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre o tema para o próximo dia 15 de julho, em Brasília.

Na entrevista de hoje, Haddad disse que não pode se antecipar à decisão que será tomada pelo Supremo em relação ao IOF, mas informou que o governo está trabalhando para que essa questão seja resolvida.

Ele ressaltou ainda que o governo está buscando manter o diálogo com o Congresso e afirmou que, em breve, ele deverá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

“Quando um não quer, dois não brigam. E nós não vamos brigar porque, no caso, nenhum dos dois quer brigar. Não tenho nem o direito de ter as relações estremecidas porque ele é o presidente da Câmara. Ele é um poder institucional e o Brasil depende da boa condução dos trabalhos dele. Eu sou um ministro, não tenho mandato. Mas ele é poder constituído. Nunca saí de uma mesa de negociação. E só saio com acordo”, afirmou Haddad.

Imposto de Renda

Durante a entrevista, o ministro disse ainda acreditar que o projeto sobre o Imposto de Renda e que prevê isenção para os que ganham até R$ 5 mil será aprovado.

Segundo Haddad, o deputado Arthur Lira, que é o relator do projeto sobre o Imposto de Renda, tem se reunido frequentemente com o governo, seja presencialmente ou de forma virtual. “Eu acredito que esse projeto será aprovado com larga margem de apoio”, falou.