Dólar sobe para R$ 5,55 com votação de decreto do IOF

Dólar

Em dia de atrito entre o governo e o Congresso, o dólar subiu e fechou no maior nível em 15 dias. A bolsa de valores caiu e atingiu o menor nível desde o início de junho.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (25) vendido a R$ 5,554, com alta de R$ 0,035 (+0,63%). A cotação abriu em alta. Na máxima do dia, por volta das 12h30, chegou a R$ 5,57, antes de desacelerar ao longo da tarde.

A moeda norte-americana está no maior nível desde 10 de junho. Apesar da alta de hoje, a divisa tem queda de 2,87% em junho e 10,11% em 2025.

O mercado de ações também teve um dia intenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 135.768 pontos, com queda de 1,02%. O indicador está no menor nível desde 9 de junho.

A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Repúblicanos-PB), de pautar para esta quarta-feira a votação do projeto que derruba o decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) provocou turbulências no mercado financeiro. Se o decreto for derrubado, a arrecadação do governo deverá ter prejuízo de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões em 2025.

O projeto está sendo votado nesta noite na Câmara e tem a possibilidade de ser votado ainda nesta quarta pelo plenário do Senado. Com a perda de receitas, o governo tem três opções para cumprir as metas de resultado primário do arcabouço fiscal.

A primeira opção é contingenciar (bloquear temporariamente) mais recursos do Orçamento. A segunda consiste na aprovação uma medida provisória que autoriza a venda de óleo da União em áreas adjacentes aos campos de Tupi, Mero e Atapu, no pré-sal, e pode render R$ 20 bilhões ao governo. A terceira é o recebimento de dividendos extraordinários de estatais.

Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531

Brasília (DF), 25/06/2025  - Sessão do Senado Federal  durante sessão plenária semipresencial .  Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (25) o aumento do número de deputados federais, ou seja, após as eleições de 2026, a Câmara dos Deputados terá 531 representantes, 18 a mais que os atuais 513.

O projeto de lei complementar foi aprovado com 41 votos favoráveis contra 33 contrários.

O texto estabelece que a criação e manutenção das novas vagas não poderá aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030.

O projeto sofreu mudanças pelos senadores e voltará para análise da Câmara.

O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), acatou sugestões do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e, com isso, a Câmara terá que manter os novos mandatos sem aumento real de despesas durante a próxima legislatura (2027-2030), inclusive das verbas de gabinete, cotas parlamentares, passagens aéreas e auxílio-moradia. Nesse período, as despesas terão atualização monetária anualmente.

“Não haverá impacto orçamentário de nenhum centavo”, disse Castro.

Já os senadores contrários argumentaram que a mudança vai aumentar os gastos da Câmara em R$ 150 milhões por ano.

“Sabemos que vai ter impacto. Não é só de salário de deputado: é de estrutura de gabinete, apartamento funcional, emendas parlamentares. Será que os deputados vão abrir mão das suas emendas para acomodar os 18 que vão entrar? É claro que não. Se teve aumento de emendas sem os 18 deputados, imagine com os 18 deputados”, afirmou senador Eduardo Girão (Novo-CE).

Outra alteração foi a retirada de auditoria dos dados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com possibilidade de pedido de impugnação por partidos políticos ou estados.

Pelo texto aprovado, as futuras vagas serão definidas a partir de dados oficiais de cada censo demográfico do IBGE, vedado o uso de dados obtidos por meio de pesquisas amostrais ou estimativas intercensitárias. A próxima atualização será feita com os dados do Censo de 2030.

Entenda

O PDL 177 de 2023 que prevê o aumento do número de deputados federais foi aprovado na Câmara como resposta à uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte determinou que o Congresso vote uma lei, até 30 de junho deste ano, para redistribuir a representação de deputados federais em relação à proporção da população brasileira em cada unidade da Federação (UF).

Isso porque a Constituição determina que o número de vagas de deputados seja ajustado antes de cada eleição “para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”. A última atualização foi em 1993.

Na ocasião, os deputados não quiseram reduzir o número de parlamentares de algumas unidades da Federação seguindo o critério proporcional. Se essa regra fosse seguida, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul poderiam perder cadeiras.

No lugar, o PDL aprovado na Câmara aumenta o número de vagas para os estados que tenham apresentado crescimento populacional.

>> Estados que ganham deputados federais:

Ceará: mais 1 deputado
Goiás: mais 1 deputado
Minas Gerais: mais 1 deputado
Paraná: mais 1 deputado
Mato Grosso: mais 2 deputados
Amazonas: mais 2 deputados
Rio Grande do Norte: mais 2 deputados
Pará: mais 4 deputados
Santa Catarina: mais 4 deputados

Impacto nos Legislativos estaduais

Com o aumento no número de deputados federais, a quantidade de deputados estaduais deve ter alterações.

A Constituição prevê que cada Assembleia Legislativa deve ter o triplo da representação do estado na Câmara dos Deputados, até o limite de 36, acrescido do número de deputados federais acima de doze.

Por exemplo: o Acre, com oito deputados federais, tem 24 deputados estaduais. Já São Paulo, com 70 deputados federais, tem 94 deputados estaduais, que é a soma de 36 com 58.

Governadora Raquel Lyra recebe prefeito Lula Cabral e destaca avanços na segurança pública no Cabo de Santo Agostinho

A governadora Raquel Lyra recebeu, na noite desta quarta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral. Na ocasião, a gestora apresentou ao chefe do Executivo municipal dados referentes à segurança pública da cidade, com destaque para a queda de 14% nos registros de homicídios entre os meses de janeiro e junho (até o dia 24) de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Em 2023, o Cabo de Santo Agostinho registrou a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 8 anos (63,5). O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, também participou da reunião.

A governadora comunicou ao prefeito que, em maio deste ano, o Estado entrou no 13º mês consecutivo de queda nos números de homicídios e adiantou, ainda, que no próximo mês de agosto 2.400 novos policiais militares estarão formados e aptos a ir às ruas.

Por meio do programa Juntos pela Segurança, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 1 bilhão nas mais diversas frentes, como aquisição de materiais como armas, munições e coletes balísticos; substituição de viaturas; requalificação de batalhões e delegacias, entre outras ações.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Trio de humoristas pernambucanos fez história com a melhor cobertura digital no São João de Caruaru

Os humoristas Bruno Mendes, Rafa Lira e Gabriel Shitbot conquistaram o público com uma cobertura super dinâmica e inovadora nos dias 23 e 24 de junho no São João de Caruaru. O projeto “A Rede” foi um verdadeiro sucesso, trazendo para os internautas uma rodada de conteúdos exclusivos, muito bom humor e representatividade nordestina em uma das maiores festas juninas do mundo.

Bruno Mendes, recifense, ganhou destaque com entrevistas improvisadas nas ruas do Rio de Janeiro e com piadas que exaltam a cultura nordestina. Também é ator e cria esquetes que conquistam públicos diversos. Rafa Lira viralizou com paródias musicais e sátiras sobre o universo digital. Criador do “Guru Lira”, transforma reflexões sociais em entretenimento, com ironia e autenticidade. Já Gabriel Shitbot, o “Shitbot Coral”, conquistou o público com vídeos bem-humorados sobre a paixão pelo futebol pernambucano — especialmente pelo Santa Cruz —, traduzindo como poucos o sentimento do torcedor raiz.

A Rede é um projeto da Gatuno Produções, que repete a fórmula de sucesso já vista durante o Carnaval, um entrelace de talentos diferentes e com uma estratégia ousada, cobertura frenética e conexão com diversos públicos nas redes sociais. O São João nunca foi tão digital. Segue @oscortesdarede e acompanhe todas as novidades que vem por ai.

Em discurso, Fernando Monteiro brinca dizendo que é secretário de Rodrigo Pinheiro em Brasília

Durante a entrega de duas ambulâncias ao Samu e o anúncio de novas obras em saúde, na manhã desta quarta-feira (25), em Caruaru, o deputado federal Fernando Monteiro reforçou seu compromisso com a cidade e com a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Em tom descontraído, Monteiro afirmou: “Sou um secretário de Rodrigo em Brasília. Me orgulho de fazer parte desse time que trabalha pelo povo de Caruaru”.

O parlamentar destacou que as cidades que sabem elaborar projetos e executar obras com seriedade acabam se tornando prioridade na destinação de recursos federais. “Caruaru tira 10. Quando a gente sabe que o recurso vai ser bem aplicado, dá gosto de correr atrás. Seja na saúde, na ação social, no calçamento ou onde for, aqui a gente tem confiança de que o trabalho será bem feito”, pontuou.

As obras anunciadas somam quase R$ 7 milhões e incluem a construção de duas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Cidade Alta e São José, além de um Caps Infantil no bairro Indianópolis. A entrega das ambulâncias ao Samu também reforça a rede de urgência da cidade e da região.

Fernando Monteiro agradeceu aos profissionais de saúde e enalteceu a articulação entre os entes públicos. “A gente está aqui hoje entregando, assinando ordens de serviço e começando novas histórias para melhorar a vida do povo. Isso só é possível com gente séria, como Rodrigo, Dayse e essa equipe comprometida”, concluiu.

Governadora Raquel Lyra lança Programa Nova História e inaugura Memorial do Lafepe

Nesta quinta-feira (26), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra dá início ao Programa Nova História. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a iniciativa, em parceria com comunidades terapêuticas, vai acolher pessoas em situação de rua com uso abusivo de substâncias psicoativas.

À noite, a gestora inaugura o Memorial do Lafepe em uma solenidade que celebra os 60 anos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe). O novo espaço será dedicado à preservação da história e da contribuição do laboratório à saúde pública brasileira, reunindo documentos, imagens e equipamentos históricos.

Quinta-feira, 26 de junho de 2025

11h – Lançamento do Programa Nova História

Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife)

18h – Inauguração do Memorial do Lafepe

Local: Lafepe (Rua Dois Irmãos, 1117, Dois Irmãos, Recife)

Governadora Raquel Lyra recebe prefeito Lula Cabral e destaca avanços na segurança pública no Cabo de Santo Agostinho

A governadora Raquel Lyra recebeu, na noite desta quarta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral. Na ocasião, a gestora apresentou ao chefe do Executivo municipal dados referentes à segurança pública da cidade, com destaque para a queda de 14% nos registros de homicídios entre os meses de janeiro e junho (até o dia 24) de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Em 2023, o Cabo de Santo Agostinho registrou a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 8 anos (63,5). O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, também participou da reunião.

A governadora comunicou ao prefeito que, em maio deste ano, o Estado entrou no 13º mês consecutivo de queda nos números de homicídios e adiantou, ainda, que no próximo mês de agosto 2.400 novos policiais militares estarão formados e aptos a ir às ruas.

Por meio do programa Juntos pela Segurança, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 1 bilhão nas mais diversas frentes, como aquisição de materiais como armas, munições e coletes balísticos; substituição de viaturas; requalificação de batalhões e delegacias, entre outras ações.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Secti e Facepe realizam reunião de acompanhamento semestral dos projetos do Desafios.Gov

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) recebeu, nesta quarta-feira (25), representantes de startups, secretarias estaduais e órgãos públicos para uma reunião de acompanhamento semestral dos projetos do Desafios.Gov. O evento, realizado no auditório da Secti, teve como objetivo avaliar os resultados alcançados até o momento e traçar novos rumos para o programa, que busca conectar o setor público a soluções tecnológicas inovadoras.

Com o intuito de transformar a gestão pública estadual, o Desafios.Gov é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) que visa solucionar problemas estratégicos e administrativos, utilizando o poder da inovação para tornar o setor público mais ágil e eficiente.

Nos seis primeiros meses de execução, o programa já obteve bons resultados. De acordo com Marcelo Nazário, gerente da Usina Pernambucana de Inovação: “Dez empresas já entregaram soluções parciais e significativas, beneficiando instituições como o Porto de Suape, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, a Compesa e a Polícia Civil.”

A reunião semestral não se limitou a um simples balanço de progresso. A câmara julgadora, composta por especialistas renomados, teve um papel crucial, revisando os avanços e oferecendo recomendações que visam garantir o aprimoramento contínuo do programa. A meta é otimizar os impactos das soluções tecnológicas, assegurando que o Desafios.Gov continue sendo um motor de inovação e desenvolvimento para o setor público de Pernambuco.

Com o sucesso da primeira edição, o Desafios.Gov está se consolidando como uma referência no uso da tecnologia para melhorar a administração pública estadual e já conta com uma segunda edição em andamento. A expectativa agora é expandir a colaboração com outras startups e secretarias, ampliando ainda mais o impacto positivo nas áreas de segurança, meio ambiente e gestão pública.

“O edital Desafios.Gov se mostra uma ação pioneira, na medida em que promove uma aproximação entre órgãos e secretarias do governo com empresas de base tecnológica, trazendo soluções concretas para problemas reais da sociedade”, destacou Claudio Abreu, gestor de Programas e de Editais de Inovação da Facepe, que também participou da reunião.

São João da Ilha movimenta o arquipélago com programação diversificada para moradores e turistas

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, realizou, nos dias 23 e 24 de junho, o São João da Ilha, valorizando a cultura nordestina com uma programação diversificada.

Com o palco montado no estacionamento do Porto de Santo Antônio, moradores e turistas puderam aproveitar desde o legítimo forró pé de serra, passando pelo forronejo, a ritmos com batidas mais modernas. Rayssa Bacelar, Neném 1000, Dayane Santos, Cleyton Santana, Tito Noronha, André Love, Sony Bass e André Veloso não deixaram, nos dois dias, o público parado um só minuto.

Destaque especial para a apresentação das quadrilhas juninas de Fernando de Noronha, que encheram os olhos do público com muitas cores, danças e tradição. A Quadrilhéus, integrada por alunos da Escola Arquipélago, abriu o São João da Ilha e encantou os presentes com uma história, idealizada e ensaiada pelos próprios estudantes que formaram o grupo, com o tema “Do Oceano ao Sertão”.

Já a tradicional quadrilha de Dona Nanete comemorou 67 anos em atividade, promovendo a história da cultura popular oceânica, deixada pela matriarca Martins da Costa. A coordenadora do Grupo Cultural Dona Nanete, Dora Costa, cita a importância de dar continuidade ao legado de gerações. “Os filhos, netos e agora os bisnetos dessas pessoas que estão dançando a quadrilha nos motiva a fazer todo ano, porque, para nós, fazer a quadrilha da Dona Nanete, que começou na década de 60, é uma tradição”, diz Dora.

A Noronha Matuta completou uma década de criação. Além da apresentação majestosa, o grupo se destacou pela dedicação na corrida contra o tempo, após perderem o figurino nos últimos dias. Os trajes foram todos refeitos e a performance aconteceu, mostrando para quem assistia uma história de empenho e superação.

Para o rei da quadrilha Noronha Matuta, Cézar Quirino, colocar o espetáculo em execução, após as dificuldades, trouxe um significado ainda mais forte. “Com a perda das roupas, tudo se tornou um pouco mais importante do que já é. A gente sempre se entrega demais, eu me entrego demais. Eu praticamente paro minha vida durante esse período que vai começar o São João. Então, tudo foi muito mais especial”, conta, emocionado.

O público 60+ participou de uma programação especial no São João, com shows musicais que integraram a festividade em Noronha dedicada a um grupo mais que animado.

O superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra, fala sobre a importância e empenho em trazer uma programação variada para o arquipélago. “A gente se preocupou muito em poder contemplar todas as pessoas que fazem a parte cultural da ilha de Fernando de Noronha. Daí as quadrilhas, os artistas, os cantores, os movimentos. Então, para nós, foi muito importante montar uma grade que pudesse agregar e dar a devida importância.”

A agenda junina continua nos dias 28 e 29, com o retorno do Arraial das Madeiras, além de missa, barqueata e muito mais.

PROGRAMAÇÃO

28 de junho (sábado) – Arraiá das Madeiras
Local – Alameda das Acácias, a partir das 19h.
Atrações – Cleyton Santana, Márcio Moreno, Daniel Ribeiro e Trio Pé de Serra

29 de junho (domingo) – Festa de São Pedro dos Pescadores

Programação, a partir das 9h:
Missa, Barqueata e
Peixada Comunitária
Shows: João Mar Levou, Luiz e Davi, Nado Carvalho, Michel Brocador e Nego Noronha
Local: Estacionamento do Porto de Santo Antônio (próximo ao Restaurante Mergulhão)

Foto: Weidson Carlos

João Gomes atrai público de todas as idades e Vitória do Pé de Serra garante mais uma noite de sucesso

Nesta terça-feira (24), o cantor João Gomes foi o principal nome do Vitória do Pé de Serra. Ao lado de Pedrinho Pegação e Juciê, o cantor pernambucano fez valer o sucesso que conquistou nos últimos anos e levou um bom público ao Pátio Otoni Rodrigues, em Vitória de Santo Antão. Outra atração que fez o público dançar muito foi a dupla vitoriense Jorge Neto e Aninha, que tem uma legião de fãs em toda a região.

Para Jorge, o show fez valer a valorização do artista local. “Nós que somos da casa sempre buscamos este espaço. E quando temos a oportunidade, agarramos com muita vontade. O nosso show foi bonito demais, e mais bonito ainda foi a reação do público, que veio cedo para nos prestigiar. A gratidão é enorme”, destacou o músico.

Nesta quarta (25), outro nome da terra se apresenta no São João do município: o grupo Samba das Antigas. Os garotos da cidade abrem a noite para Tarcísio do Acordeon, Jonas Esticado e Xand Avião. A festividade contará também com apresentações na cidade cenográfica e os serviços de comida do polo gastronômico.

“Venham nos visitar, pois Vitória tem uma seleção de talentos e música para todos os públicos. Vimos aqui muitas crianças vendo o show de João Gomes, mas a terceira idade também está convocada para dançar um forró tradicional, já que nossa festa é para todos. Sejam bem-vindos ao Vitória do Pé de Serra”, convocou o prefeito Paulo Roberto.