Forró da Federal celebra a cultura popular e marca reta final do São João na Roça 2026

 

O São João na Roça entregou mais uma noite de tradição nesta sexta-feira (22), durante a programação realizada no Forró da Federal, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste. O evento reuniu estudantes e visitantes em uma celebração marcada pelo clima junino que toma conta de Caruaru neste período.

A programação contou com apresentações do Batalhão de Bacamarteiro 95, da Quadrilha Tradicional Arrasta Pé, além dos shows de Silvana Salazar, Banda de Pífano de Caruaru (Os Bianos) e Trio Nordestino, levando música e identidade cultural ao público presente.

“Acho incrível ver um espaço de ensino público também ser palco de uma festa que representa o que é ser Caruaru. A universidade também tem o papel de valorizar, resgatar e pensar a nossa cultura, e nada melhor do que ela também ser palco de uma das maiores festas do Brasil”, disse a mestranda da UFPE, Hanna Aragão, que aproveitou a programação ao lado dos amigos.

A programação do São João na Roça será encerrada neste sábado (23), na Vila de Pau Santo, concluindo mais uma edição do projeto que mantém viva a essência do Maior e Melhor São João do Mundo e abre caminho para o início da programação urbana, que começa no próximo dia 28, no Polo Azulão. https://www.instagram.com/p/DYsC-Zbx37P/?igsh=MmdhY3ZuNGdoYThk

Casa Rosa vive mais um fim de semana de música, cultura e gastronomia no São João de Caruaru

O Mercado Cultural Casa Rosa recebe mais um fim de semana de programação no São João de Caruaru, o Maior e Melhor São João do Mundo. No sábado (23) e domingo (24), o espaço segue reunindo música, cultura e gastronomia regional, oferecendo aos caruaruenses, turistas e forrozeiros mais um ponto de encontro para vivenciar o clima junino, com apresentações a partir das 12h.

No sábado (23), o público poderá aproveitar a programação ao som de Seu Luís e os Comparsas, às 12h, Thayze Rapunzel, às 14h, e Bethlee, às 16h, embalando forrozeiros. Já no domingo (24), a animação continua com Marlene do Forró, às 12h, Barthô, às 14h, e Banda Topázil, às 16h, garantindo o ritmo junino e a alegria que marcam o São João.

Integrando a programação do São João de Caruaru, a Casa Rosa proporciona uma experiência que une música, gastronomia e tradição, durante o período junino. Confira a programação no instagram oficial do São João:http://instagram.com/saojoaocaruaru.oficial?igsh=cmc3dW11dWg3cGJz

Adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru terá início próxima terça-feira (26)

 

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir da próxima terça-feira (26), terá início a adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru.

Dois locais estarão disponíveis para o serviço: na sede da autarquia, no Polo Caruaru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; e no Centro de Operações Integradas (COI), no Espaço Cultural, todos os dias da semana, das 8h às 17h.

A AMC informa ainda que será necessário ir com o veículo que será adesivado e também com a comprovação de residência.

*Serviço:*

*O que?:* Início da adesivação de veículos dos moradores do entorno do Pátio de Eventos de Caruaru

*Quando?:* Terça-feira, 26 de maio

*Onde?:* Sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, no Polo Caruaru, e Centro de Operações Integradas (COI) no Espaço Cultural

*Horário?:* Na sede da AMC, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h; e no COI, diariamente, das 8h às 17h.

Raffiê recebe apoio da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru

 

O pré-candidato a deputado estadual, Raffiê Dellon, segue conquistando apoios de entidades importantes de Caruaru, desta vez recebeu oficialmente o apoio da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru (UBAPC). O anúncio consolida a força de sua caminhada política junto ao setor cultural e de prestadores de serviços da cidade. A parceria foi firmada durante reunião com a diretoria da instituição histórica.

A entidade completou nesta semana 103 anos de fundação, e é presidida pelo Professor José Marcolino, nome de credibilidade na cidade, com serviços prestados na saúde pública do município e no Central Sport Club. “A história da UBAPC se confunde com a história de Caruaru, sou muito grato pelo reconhecimento e apoio, sou um defensor nato da nossa cultura. E não será diferente a partir do próximo ano”. Comentou Raffiê.

Vereador Jorge Quintino propõe criação do Programa “Professor Inovador” em Caruaru

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um anteprojeto de lei propondo a criação do Programa “Professor Inovador”, em Caruaru. A iniciativa busca incentivar, reconhecer e premiar professores da rede pública municipal que desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras, projetos tecnológicos e ações de impacto social voltadas à melhoria da educação.

A proposta prevê a participação de professores efetivos, contratados e integrantes de programas educacionais ligados à rede municipal. Os projetos poderão concorrer em categorias como desenvolvimento de aplicativos educacionais, inclusão digital, sustentabilidade, combate à evasão escolar, criação de métodos pedagógicos inovadores e projetos científicos aplicados à educação.

Segundo Jorge Quintino, a proposta busca reconhecer experiências já desenvolvidas por educadores da rede municipal e incentivar novas iniciativas dentro das escolas.

“Caruaru possui professores que desenvolvem projetos importantes nas áreas de tecnologia, ciência, inclusão e inovação pedagógica. O Programa Professor Inovador surge para valorizar esses profissionais e estimular ainda mais iniciativas que contribuam para a melhoria da educação municipal”, destacou o vereador.

O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com universidades, empresas ou instituições de pesquisa para viabilizar a execução do programa.

A proposta segue para análise na Câmara Municipal de Caruaru.

Alepe realiza seminário sobre as eleições 2026

Ao longo desta quinta-feira (21 de maio), a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Escola do Legislativo, realizou o seminário “Eleições 2026: Novos Marcos e Segurança Jurídica, que reuniu servidores do Tribunal Eleitoral (TRE-PE), e outras pessoas de destaque do cenário legislativo e da política pernambucana. Foi um relevante debate sobre o processo eleitoral.

Entre os palestrantes estavam Eratóstenes Gomes, Delmiro Campos, Diana Câmara e Orson Lemos, além de advogados e outros representantes da área de Direito e do legislativo de Pernambuco.

O time preparado abordou temas como registro de candidatura, prestação de contas, calendário eleitoral, propaganda digital e novas diretrizes do processo de eleições. Um evento essencial para entender uma etapa fundamental para a manutenção da democracia brasileira.

O seminário aconteceu das 8h às 17h, no Auditório Sérgio Guerra, da Alepe. Foi um evento transmitido pelo canal do YouTube da TV Alepe e que segue disponível para o público.

Governadora Raquel Lyra entrega novo Centro de Referência da Mulher em Salgueiro e assina convênio para calçar ruas do município

Fortalecendo o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (21), o Centro de Referência da Mulher (CRM) Maria de Lima Ramos, em Salgueiro, no Sertão Central. O município ainda foi contemplado com o convênio para capeamento asfáltico de 11 ruas, totalizando 2 km de extensão, além de receber mais dois ônibus escolares.

“Dia importante para Salgueiro, onde entregamos um equipamento necessário como é o Centro de Referência da Mulher, com o objetivo de cuidar das pernambucanas e oferecer suporte e apoio gratuitos. O CRM é um espaço fundamental da política pública voltada às mulheres em situação de violência Por outro lado, assinamos um convênio que vai garantir, ao lado da gestão municipal, o capeamento asfáltico de diversas vias, melhorando o acesso e felicitando o ir e vir das pessoas”, destacou Raquel Lyra.

O Centro de Referência da Mulher oferece atendimento gratuito e especializado nas áreas de psicologia, assistência social e orientação jurídica, além de acolhimento humanizado e acompanhamento com foco na garantia de direitos. A unidade está localizada na Avenida Aurora de Carvalho Rosa, nº 1820, no bairro Granja Aurora. O espaço homenageia Maria de Lima Ramos, conhecida carinhosamente como Baía, mulher de trajetória marcada pela força, dedicação à família.

A secretária executiva de Política para as Mulheres de Pernambuco, Walkiria Alves, explicou o investimento na unidade. “Este importante equipamento de enfrentamento à violência e acolhimento às mulheres foi financiado pelo Governo do Estado. A expansão integra a política estadual coordenada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, responsável pelo chamamento público que viabilizou a implantação de 30 novos CRMs em municípios pernambucanos”, detalhou.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, enumerou os benefícios que o município tem recebido. “Hoje é mais um dia de festa aqui em Salgueiro. A governadora Raquel Lira que tem tido um olhar diferente para o interior, ela que foi prefeita, e sabe a necessidade do povo do interior. Salgueiro celebra esse convênio par asfaltar ruas, a chegada dos ônibus, além de obras importantes que estão avançando, como o Complexo de Polícia Científica que vai sair do papel após mais de 10 anos”, disse.

Já o convênio assinado contempla capeamento asfáltico e requalificação da pavimentação. O investimento total previsto é de R$ 4 milhões, com R$ 3,8 milhões do Governo do Estado e R$ 200 mil em contrapartida do município. Presente no evento, o senador Fernando Dueire ressaltou as entregas que o Governo do Estado vem fazendo. “Quero parabenizar as equipes do Governo do Estado, que têm demonstrado um trabalho eficiente que tem transformado Pernambuco”, pontuou.

“Pernambuco tem visto grandes investimentos, sejam obras em estradas ou distribuição de refeições, o Estado tem entregue política pública de qualidade a quem mais precisa”, pontuou o deputado federal Túlio Gadelha. Por sua vez, o estadual Joãozinho Tenório falou sobre a importância da relação entre os governos estadual e municipal. “É muito investimento que o Governo do Estado tem realizado em diversas frentes, e aqui em Salgueiro vemos o fruto de uma parceria entre gestão estadual e municipal”, destacou o parlamentar.

Marcaram presença o secretário Alessandro Carvalho (Defesa Social), o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra, os prefeitos Gilberto Ribeiro (Flores), Xicão Tavares (Verdejantes), Evaldo Bezerra (Mirandiba), Simão Durando (Petrolina) e Riva Bezerra (Cedro) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Fagner dos Animais fortalece política de castração com apoio da Uninassau

Na manhã desta quinta-feira (21), Fagner dos Animais esteve reunido com Ana Tereza Marques, diretora da Uninassau, e com Núbia Silva, assessora de imprensa da instituição, para discutir ações voltadas aos animais comunitários da Vila Cipó, localizada próximo à faculdade.

Durante o encontro, foi firmada uma parceria para que o castramóvel atue na comunidade, no segundo semestre, realizando castrações com o apoio de estudantes, professores e docentes do curso de Medicina Veterinária da universidade.

Para Fagner, a castração é o caminho para diminuir a quantidade de animais nas ruas. “Infelizmente, não há lar para todos os animais. Por isso, é fundamental investir em políticas públicas de castração, principalmente dos animais comunitários, evitando a reprodução nas ruas, o que contribui diretamente no controle populacional”, destacou.

Secretaria de Educação de Caruaru promove 16ª edição do Concurso Ler Bem

Em sua 16ª edição, foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação, a I etapa do Concurso Ler Bem, que reuniu 54 estudantes de instituições municipais diversas. Para esta primeira fase, os alunos do 4º ano passaram por sorteio de leitura e foram avaliados por professores formadores da rede.

Entre os critérios de avaliação, foram considerados a entonação da voz na leitura, a espontaneidade e a aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Dos 54 estudantes dessa primeira etapa, 10 foram selecionados através das maiores notas para próxima fase, que acontece em junho.

“Além da importância de praticar a leitura, o concurso também estimula todos os alunos a estudar ainda mais e fortalecer o que aprendemos dentro da sala de aula. Essa também é uma oportunidade para a gente enquanto estudante mostrar o que sabemos quando se fala em ler bem”, afirmou a estudante Sophia Micaele, da Escola Municipal Francisco Borges.

Parlamentares cobram CPI do Master; Alcolumbre rejeita pedidos e diz que decisão é da Mesa do Congresso

Do G1

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), rejeitou novos requerimentos de parlamentares cobrando a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso do Banco Master.

“Requerimentos de leituras de matérias devem ser objeto de despacho da presidência. Portanto, o momento da leitura é um ato discricionário [uma escolha] da presidência da mesa do Congresso Nacional”, afirmou Alcolumbre.

A declaração ocorreu durante sessão do Congresso Nacional, nesta manhã, para análise de um veto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que restringe a transferência de recursos federais para municípios considerados inadimplentes.

Nos pronunciamentos iniciais, parlamentares de diversos partidos se manifestaram a favor de uma CPMI para investigar as suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o banco de Daniel Vorcaro, preso desde março pela Polícia Federal (PF), na operação Compliance Zero.

Hoje, há pelo menos cinco pedidos protocolados de abertura de uma CPI para investigar o caso. Um requerimento de CPI exclusivo da Câmara, três do Senado e um pedido de CPI mista, ou seja, que reúne deputados e senadores.

Além disso, tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos da oposição e da base para abertura do colegiado. Uma decisão do STF poderia obrigar o parlamento a criar a comissão – como aconteceu com a CPI da Covid.