Casa Rosa recebe programação especial para a semana do São João

Os dias mais animados de junho estão prestes a começar — e o Mercado Cultural Casa Rosa, no coração da Feira de Caruaru, será palco de uma explosão de forró, tradição e alegria! De 20 a 24 de junho, o espaço mais charmoso do Parque 18 de Maio recebe o ápice do Maior e Melhor São João do Mundo com uma programação imperdível!

Prepare-se para muito forró, xote e os ritmos que embalam o Nordeste, com artistas da terra que prometem colocar todo mundo pra dançar! A festa começa sempre ao meio-dia, mas a Casa Rosa abre as portas às 11h com entrada gratuita.

Além dos shows, o público poderá aproveitar quiosques com petiscos, guloseimas e bebidas variadas. Para os pequenos, o Espaço Kids garante diversão com recreadores e delícias especiais para a criançada.

Confira as atrações:

Sexta (20):
12h – Paula Santana
14h – Barthô e Banda
16h – Derso Luiz e Banda

Sábado (21):
12h – Trio Os Vitalinos
14h – Edilene Lyra
16h – Lula Viegas

Domingo (22):
12h – Leonora Moreno
14h – Elias Guinho
16h – Banda Topázil

Segunda (23):
12h – Trio Forró da Gota
14h – Casca e Nó
16h – Jailson Rosset

Terça (24):
12h – Léo Domingos
14h – Gilsinho Costa
16h – Fábio Duarte

Mistura de forró e poesia embalam público na Estação Ferroviária

Quem veio à Estação Ferroviária nessa quarta-feira (18) aproveitou um repertório variado nos Polos do Repente Lídio Cavalcanti, Pífanos Sebastião Biano e Camarão, destacando a cultura do Nordeste por meio do forró tradicional, poesias e o som forte e envolvente dos pífanos.

A noite fria começou a pegar fogo com o arrasta-pé no Polo Camarção, a banda Nordeste Para Você apresentou um repertório com forró tradicional, revivendo grandes sucessos de Luiz Gonzaga. Ainda subiram ao palco Carlinhos Bala, Lucas Silva e a banda pernambucana Bicho do Mato.

O público aproveitou cada segundo no Polo do Repente Lídio Cavalcanti com a belíssima apresentação de Vitoria do Pife. A caruaruense está em processo de produção do seu primeiro álbum, intitulado “Assobios ao Vento”, previsto para ser lançado ainda este ano. Na sequência, foi a vez dos declamadores Luiz do Sertão, Irã Bradock e Conceição França, além das apresentações da Casa Centenária da banda Forró Capital Nordestina.

Já no Polo no Polo dos Pífanos Sebastião Biano, a noite foi muito especial com a apresentação da Banda de Pífanos da Inclusão, formada por integrantes da Associação da Pessoa com Deficiência de Caruaru (Apodec), destacando a importância da diversidade e da valorização das raízes culturais da região. A noite do Polo ainda foi abrilhantada com as Bandas de Pífanos Girassol e Bonecos de Barro. “Fiquei muito emocionado com essas apresentações aqui na Estação, deveríamos ter São João o ano todo em nossa cidade, fico feliz com essa valorização dos artistas de nossa cidade”, afirmou a professora Cristina Angélica.

Programação desta quinta-feira (19)

Polo Camarão – 18h30
Seu Luiz e os Comparsas
Forró do Amasso
Som do Amor
Pikap Turbinada

Polo Juarez Santiago 19h
Trio Marcha Lenta
Trio Arupemba
Trio Nós Todos
Trio Orlando do Acordeon

Polo dos Pífanos 19h
Banda de Pífanos Camaleão
Banda de Pífanos Girassol
Banda de Pífanos Zabumba Caruaru

Polo do Repente 18h
Do Pátio ao Repente – Batalha de Rimas
Declamadores: Mateus Farias e Valdes Soares
Festival dos Poetas de Feira

Governadora Raquel Lyra lança 25ª Fenearte nesta sexta (20)

Nesta sexta-feira (20), no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife, a governadora Raquel Lyra lança a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior feira de artesanato da América Latina. Durante a solenidade, será divulgado o tema desta edição que vai celebrar os 25 anos do evento, além de ser feita uma homenagem a três pessoas importantes para a criação da feira.

O lançamento também terá a presença de dois artesãos pernambucanos que são guardiões da cultura popular do Estado: o mestre Luiz Antônio, 80 anos, com a arte em barro de Caruaru, e a indígena Francisca Xukuru, 79 anos, com a renascença de Pesqueira.

Sexta-feira, 20 de junho de 2025

9h – Lançamento da 25ª Fenearte

Local: Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife)

Boa noite de sono é essencial para curtir maratona junina com saúde e disposição

Os caruaruenses já vivem a expectativa para o fim de semana mais aguardado do ciclo junino. Com o feriado de Corpus Christi nesta quinta (19) e o Dia de São João celebrado na próxima terça-feira (24), a expectativa é intensa para curtir a programação nos diversos polos festivos da cidade. Mas, para encarar essa verdadeira maratona junina com disposição, especialmente com a chegada do inverno no sábado (21), o sono de qualidade deve ser um dos maiores aliados dos forrozeiros.

Rosângela Oliveira, auditora fabril da Rodrigues Colchões, empresa que vem expandindo suas operações no interior do Estado e inaugurou recentemente uma fábrica em Agrestina, reforça a importância do descanso. “Com tantas festas, danças, comidas típicas e muita diversão neste mês de junho, uma boa noite de sono é indispensável para ajudar o corpo a se recuperar. Dormir bem ajuda a restaurar as energias, aliviar o cansaço e fortalecer o sistema imunológico, que pode ficar mais vulnerável nesse período”.

Além da quantidade de horas dormidas, a especialista ressalta que a qualidade dos itens usados para dormir faz toda a diferença. “Colchões desgastados podem não oferecer o suporte adequado ao corpo, o que provoca dores nas costas, no pescoço e desconfortos musculares. Além disso, o acúmulo de ácaros, poeira e outros alérgenos nesses itens pode agravar problemas respiratórios e desencadear alergias e crises de asma, que já são mais comuns nesta época do ano”.O travesseiro, muitas vezes negligenciado, também exige atenção. “Se estiver muito velho u deformado, pode não apoiar corretamente o pescoço, provocando dores e afetando a qualidade do sono”.

Na hora de escolher esses itens, Rosângela Oliveira orienta que não há uma fórmula única. “Cada pessoa tem necessidades diferentes. O ideal é buscar produtos que atendam às preferências pessoais ou sigam orientações médicas, quando necessário. Mas é importante observar critérios como conforto, suporte, firmeza e o tamanho adequado. Por exemplo, a largura e o comprimento do colchão devem ser suficientes para permitir que a pessoa se movimente livremente durante a noite, sem se sentir apertada ou desconfortável. E sempre recomendamos testar antes de comprar”.

Rodrigues Colchões – Fundada há quatro anos e integrante do Grupo Rodrigues, referência no varejo supermercadista há mais de três décadas, a empresa inaugurou sua fábrica em Agrestina com 100 colaboradores, impactando diretamente a vida de centenas de famílias na região. Sua trajetória começou em 2021, ao adquirir o Grupo Eurosono, dando os primeiros passos no setor de camas e colchões, incorporando 15 lojas e um parque fabril no Amazonas. No ano seguinte, com 23 lojas e um faturamento de R$ 30 milhões em apenas oito meses, ampliou sua estrutura com a implantação de centros de distribuição em Manaus, Santarém, Boa Vista e Belém, além do lançamento oficial da marca. Em 2022, adquiriu seu segundo parque fabril, no Pará, e chegou à marca de 57 lojas. Nos anos seguintes, continuou sua expansão: foram 84 lojas em 2023 e 110 pontos comerciais em 2024. Hoje, a Rodrigues Colchões já soma 130 lojas estrategicamente distribuídas em todo o território nacional, conta com mais de 1.100 colaboradores e projeta um faturamento superior a R$ 500 milhões, alcançando mais de 30 municípios brasileiros.

Maior festival de rock do Sul do Brasil terá edição histórica em 2025, com mais de 30 atrações

O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock. Em 2025, o mais importante festival do gênero no Sul do Brasil chega à sua oitava edição com uma estrutura ainda mais robusta, reunindo mais de 30 atrações em cinco palcos, em um novo espaço ao ar livre, localizado na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303).

 

A programação será distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações por meio da música e da liberdade de expressão. O line-up oficial do Festival Crossroads 2025 reúne artistas autorais e tributos consagrados que percorrem diversas vertentes do rock — do alternativo ao clássico, do punk ao progressivo, passando pelo folk, rap-rock e grunge. Entre os nomes confirmados estão as aclamadas Black Pantera, Selvagens à Procura da Lei, Sugar Kane, Machete Bomb, Meu Funeral, Baia, Swave, The Mönic, Notívagos, Sick Sick Sinnerse Macumbazilla, reafirmando o compromisso do festival com a cena autoral brasileira.

 

Ao lado deles, tributos que movimentam o imaginário coletivo do rock também marcam presença, como King Nothing (Metallica), Os Caras do Charlie Brown (Charlie Brown Jr.), Pigs and Diamonds (Pink Floyd), Backstage (Aerosmith, Bon Jovi, Queen e Guns N’ Roses), Back Doors (The Doors), WakeUp (System of a Down), Cwknot (Slipknot), The Vedders (Pearl Jam), Os Extintos (Led Zeppelin e Greta Van Fleet), Marley In Concert (Bob Marley), Republica Pine (clássicos do pop em versões rock), Lenhadores da Antártida (Folk), Lady Die, Orange Cab, Drive True (Grunge e rock dos anos 1990), Afoostic (Foo Fighters), Válvula Vapor (rock nacional), Raimundera CWB (Raimundos), Right Back (Sublime), TN/SHE (AC/DC em versão feminina) e Linkin Park Brasil Cover com Lely Quinn.

 

Pensado para oferecer conforto e fluidez ao público que vai curtir 12 horas ininterruptas de música, o festival será realizado em um espaço verde, de fácil acesso, com ampla área para estacionamento. “Há anos buscávamos um local que nos permitisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, afirma Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do evento, ao lado da Planeta Brasil Entretenimento.

 

Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads tem sua origem em 2004, como uma celebração intimista no pub homônimo. A partir de 2018, com sua realização na Usina 5, o evento passou a ocupar lugar de destaque no calendário da cidade. Em 2025, amplia sua proposta e reforça seu papel como espaço de pertencimento, encontro e valorização da música nacional. “A edição deste ano também reafirma o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas independentes, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena brasileira”, completa Alessandro.

 

Além das apresentações musicais, o evento contará com ampla praça de alimentação, estrutura infantil e uma atmosfera audiovisual pensada em atos — o aftermovie do festival será roteirizado como uma jornada emocional do público, da expectativa ao clímax, unindo pertencimento, memória e resistência. “Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiência ainda mais completa. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, conclui Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento.

 

O Festival Crossroads 2025 será realizado no dia 12 de julho, das 10h às 22h, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). Os ingressos são limitados e estão disponíveis no site festivalcrossroads.com.br. Para mais informações, acessse os perfis oficiais do evento e dos organizadores no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.

Governo de Pernambuco propõe nova redução da alíquota do ICD Advogada alerta para janela estratégica de antecipação da sucessão

O Governo de Pernambuco encaminhou, na última quarta-feira (4), à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), o Projeto de Lei Complementar nº 3005/2025, que institui o novo Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC). A proposta visa incentivar a regularização fiscal de contribuintes por meio de condições facilitadas para pagamento de débitos relacionados ao ICMS, IPVA e ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ICD).

Entre os principais pontos do projeto está a redução temporária das alíquotas do ICD para doações e transmissões causa mortis realizadas entre a data de entrada em vigor da nova lei e 30 de dezembro de 2025. As novas alíquotas propostas são:

1% para valores transmitidos ou doados até R$ 317.412,45;

2% para valores superiores a esse montante.

Atualmente, o ICD em Pernambuco é cobrado com base em uma tabela progressiva, que varia de 2% a 8%, de acordo com o valor do bem ou direito transmitido. Com a mudança, contribuintes interessados em regularizar doações ou antecipar processos de sucessão familiar podem ter uma economia tributária expressiva.

Segundo Nathalia Fernandes, advogada da área de Direito Empresarial do Urbano Vitalino Advogados, esse novo programa abre uma janela de oportunidade para famílias empresárias que pretendam antecipar a sua sucessão, com uma economia fiscal significativa. “O Governo do Estado de Pernambuco, a cada ciclo de dois ou três anos, propõe um programa como esse de incentivo com benefícios fiscais. O objetivo do Governo estadual é a arrecadação de receita adicional para os cofres públicos, através do incentivo à regularização de débitos em atraso, trazendo condições que facilitam o pagamento de passivos fiscais estaduais, e do estímulo a novas operações com a redução das alíquotas de alguns impostos”, explica. 

“Em relação especificamente ao ICD, atualmente as alíquotas variam de 2% a 8%, e com o novo PERC, as alíquotas vão ser reduzidas para 1% para valores até R$ 317.412,45 e 2% para valores superiores a esse. O contribuinte que pode aproveitar essa janela de oportunidade é aquele que tem interesse em implementar o seu planejamento sucessório e/ou patrimonial, antecipando a sua sucessão, regularizando doações e demais transmissões a título gratuito”, destaca a advogada.

A proposta segue em tramitação na Alepe e é considerada uma das principais apostas do governo estadual para estimular a regularização fiscal e impulsionar a arrecadação com receita adicional. Para os contribuintes, o projeto pode abrir uma janela estratégica para decisões patrimoniais e sucessórias em condições fiscais mais vantajosas.

Câmara de Vereadores de Caruaru informa suspensão do expediente durante os feriados Corpus Christi e de São João

A Câmara Municipal de Caruaru informa que, em razão dos feriados de Corpus Christi (19/06) e das comemorações de São João (24/06), o expediente na sede do Poder Legislativo será suspenso a partir da quinta-feira, dia 19 de junho, conforme decreto municipal que estabelece ponto facultativo no período.

As atividades administrativas e parlamentares da Casa retornam normalmente na quarta-feira, 25 de junho.

Durante o recesso, os canais oficiais da Câmara — como o site institucional e as redes sociais — seguirão disponíveis para acesso a informações, publicações legais e conteúdos institucionais.

A Câmara deseja a todos os caruaruenses um período junino de paz, segurança e celebração da nossa cultura.

Secretaria de Administração Penitenciária inaugura a 20ª unidade fabril no sistema prisional pernambucano

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) inaugurou, nesta quarta-feira (18.06), a Oficina de Costura do Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA), a 20ª unidade fabril implantada nas unidades prisionais do Estado, das quais oito foram criadas nos últimos dois anos. A iniciativa faz parte do Plano Juntos pela Segurança do Governo do Estado, que prevê a redução da violência por meio de ações estratégicas como a reestruturação do sistema prisional e a promoção de ações com foco na reinserção social do apenado.

A oficina do PVSA empregará inicialmente 15 pessoas privadas de liberdade, que atuarão na produção de fardamentos e roupas de cama e banho para os estabelecimentos penais. O espaço conta com 12 máquinas de costura e uma mesa de pintura de serigrafia, equipamentos obtidos com recursos da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Todos os apenados passarão por qualificação profissional e terão direito à remição de pena de um dia a menos a cada três trabalhados. O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, fala da importância das oficinas. “Esses espaços só têm a contribuir de forma muito positiva na vida das pessoas que ainda estão no cárcere, pois oferecem qualificação, renda, remição de pena e, sobretudo, oportunidade e segurança para seguirem em frente”. A previsão, segundo o gestor, é inaugurar mais nove unidades fabris até o final de 2026.

“Com essa oficina, além de oferecer cursos, vamos poder aumentar a oferta de emprego dentro do sistema prisional e dar oportunidade de trabalho após a liberdade” destacou o gerente do PVSA, Anderson Rocha. “Essa fábrica significa dignidade para aqueles que falharam lá fora e ainda vão ter a oportunidade de se profissionalizar”‘ destacou o reeducando Cassiano Silva. As oito áreas de produção inauguradas em 2024 e 2025 estão instaladas nas unidades prisionais de Tacaimbó (01), Santa Cruz de Capibaribe (01), Canhotinho (02), Caruaru (01), Recife (01) e Buíque (01) e Vitória de Santo Antão (01).

Simpere denuncia manobra de João Campos para pagar reajuste com recursos do Fundef: “Um golpe”

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), afirma que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), está tentando realizar uma manobra na Câmara Municipal para pagar o reajuste salarial da categoria com recursos dos precatórios do FUNDEF.

“Ontem, dia 16 de junho, nós tivemos a percepção da posição política do prefeito que quer que a Câmara Municipal, dentro do projeto do reajuste dos servidores e servidoras, autorize o prefeito a utilizar a base dos precatórios do FUNDEF para pagar os próprios abonos acordados na campanha salarial. E isso é um golpe no dinheiro, no recurso da educação”, destacou a coordenadora do Simpere, Jaqueline Dornelas.

Segundo entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) não podem ser usados diretamente para o pagamento de salários dos professores.

“Os precatórios do FUNDEF são fruto de uma luta política e jurídica travada pelo SIMPERE há anos. São direitos das professoras e professores da nossa rede, e não moeda de troca para manobras da gestão João Campos”, reforça o Simpere.

FUNDEF

Em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) e a Advocacia-Geral da União (AGU) celebraram acordo com a Prefeitura do Recife que prevê o repasse de R$ 900,4 milhões ao município e encerra demanda judicial relativa ao pagamento de verbas do Fundef.

O acordo prevê que o município deverá elaborar plano de aplicação dos recursos compatível com o Plano Nacional de Educação. A fiscalização da correta aplicação da verba será feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), garantindo transparência e responsabilidade no uso dos recursos.

A verba destinada aos professores será 60% dos R$ 900 milhões, o que representa R$ 540 milhões. O rateio será entre os professores que atuaram de 1998 a 2006, incluindo pensionistas – que também irão receber parte deste valor. 

O dinheiro será pago via precatório, a partir de 2025, em três parcelas anuais e sucessivas de 40%, 30% e 30%. 

Implementação do reajuste

A efetivação dos reajustes para todas as categorias do funcionalismo depende da aprovação de um Projeto de Lei do Executivo na Câmara Municipal.

A proposta atual prevê:

1,5% retroativo a janeiro
2,5% a partir de maio
3% a partir de outubro
“Seguiremos na luta para antecipar a incorporação dos 3% e garantir que o abono de 3,27% seja pago o quanto antes”, pontua o sindicato.

Almério, Silvério Pessoa e André Rio entre as atrações do último fim de semana no Polo Azulão

Uma maratona de shows marcará o último fim de semana de São João no Polo Azulão. Entre esta quinta (19) e a segunda (23), passarão pelo palco 18 artistas, entre locais e nacionais, de diferentes gêneros musicais e que prometem animar o fim de semana dedicado ao mais popular entre os santos celebrados pelos festejos juninos, e o último do polo alternativo da festa.

Começando nesta quinta (19), a partir das 19h, ocorre a terceira noite de shows do Festival Rock Azulado – no qual bandas locais se apresentam, às quintas-feiras, concorrem ao prêmio de R$ 5 mil e, claro, ao status de vencedora. As atrações são: Visão Noturna, Rolê Alternativo e Dreameld. Nanny Melo, que não concorre ao Rock Azulado, será a última atração da noite.

Que Pernambuco é um estado diverso musicalmente, disso muita gente sabe. Mas Caruaru não é diferente. Prova disso é que, na sexta (20), a partir das 20h, o Polo Azulão será invadido pelos ritmos caribenhos e pelo brega. A noite contará com os shows de Los Cubanos, Carla Alves (que também esteve no polo em 2024) e Roginho.

Já o sábado (21) será dedicado à música caruaruense. Isso porque três grandes compositores e intérpretes da Capital do Forró irão compor a programação da noite. A primeira delas, Rogéria Dera, subirá ao palco às 20h. Na sequência, será a vez de Erisson Porto. E, para encerrar a noite, um altinense que fez carreira em Caruaru: Almério.

E este fim de semana será estendido. Isso porque também ocorrerão shows no domingo (22), a partir das 20h, com artistas “de peso”: Cascabulho, Silvério Pessoa, André Rio e Almir Rouche. E na segunda (23), véspera de São João e noite de despedida do polo, quando haverá a tradicional Noite Afro, que promoverá as seguintes apresentações: Encontro dos Ogans, Gabriel Sá, Colibri Brasil e Filhos de Gandhy.

*AGENDA:*

*QUINTA (19)*

Visão Noturna – 19h

Rolê Alternativo – 20h20

Dreameld – 21h40

Nanny Melo – 23h

*SEXTA (20)*

Los Cubanos – 20h

Carla Alves – 22h

Roginho – 0h

*SÁBADO (21)*

Rogéria Dera – 20h

Erisson Porto – 22h

Almério – 0h

*DOMINGO (22)*

Cascabulho – 20h

Silvério Pessoa – 21h30

André Rio – 23h

Almir Rouche – 0h30

*SEGUNDA (23)*

Encontro dos Ogans – 20h

Gabriel Sá – 21h30

Colibri Brasil – 23h

Filhos de Gandhy – 0h30