1ª formatura de doulas do Agreste será nesta sexta (29)

Nesta sexta, 29, a partir das 14h, na Chácara Primavera, zona rural de Caruaru, será realizada a primeira formatura de doulas do Agreste de Pernambuco. A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”, e aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Ao todo, 32 doulas participaram do curso que foi ofertado gratuitamente no mês de junho pela Secretaria de Saúde de Caruaru. Além das doulas, participarão do momento festivo a Secretária de Saúde, Aparecida Souza, o Coordenador do Curso de Medicina da UFPE – Campus Caruaru, Isaias Souza, e outros profissionais que atuam na Secretaria de Saúde do município.

O Curso de formação das doulas teve 100 horas de duração, divididas em 40h teóricas e 60h práticas. As doulas poderão atuar em qualquer maternidade do município, seja ela pública ou privada. O trabalho é voluntário e qualquer gestante que desejar poderá ser acompanhada por uma doula.

O Coordenador do curso, Isaias Souza, falou da importância de ofertar a formação. “O curso de doulas faz parte das atividades do Programa Nascer Bem Caruaru, promovendo qualificação e conhecimento sobre o parto humanizado e direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Além de promover o empoderamento feminino e abordar temas que refletem o feminismo”.

O curso de formação de doulas se une a outras intervenções exitosas da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo consolidar o processo de humanização do parto, iniciado em 2012, quando foi repensado o modelo de acolhimento às gestantes.

Algumas ações realizadas pela gestão municipal, tem impactado de forma positiva na assistência ao parto, entre as quais destacam-se: Criação do Movimento Nascer Bem Caruaru; escuta pela ouvidoria especial para avaliar o grau de satisfação das mulheres com o pré-natal, parto e puerpério; trabalho de parceria entre a Secretaria de Saúde e Faculdade de Medicina de Caruaru – UFPE/CAA para requalificar a maternidade da Casa de Saúde Bom Jesus; Ampliação do número de médicos e enfermeiras obstetras e Implantação da Casa de Acolhimento à Gestante para dar suporte às parturientes da periferia e das áreas rurais 24h por dia;

Para a Secretária de Saúde, Aparecida Souza “as doulas têm um papel importante no processo de humanização do nascimento, pois o ambiente hospitalar e a presença de pessoas desconhecidas tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade na hora do parto. Nesse contexto a doula é fundamental para cuidar do bem estar físico e emocional da mãe que está dando à luz”.

Para ter acesso ao acompanhamento de doulas, a grávida deve ir à Casa de Apoio à Gestante, que funciona 24h. Lá será disponibilizada a lista com os nomes e seus respectivos contatos. A Casa fica localizada na rua Saldanha Marinho, 325, no bairro Maurício de Nassau, no mesmo quarteirão da Casa de Saúde Bom Jesus.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *