Nesta sexta-feira (31/08), a população do Agreste ganha mais um equipamento de saúde da rede estadual. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, realiza, em Caruaru, a abertura o Hospital São Sebastião (HSS). Ao todo, foram investido mais de R$ 10 milhões nos equipamentos, reforma e qualificação do serviço, que fica localizado na Av. Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau.
Com 56 leitos, o hospital será referência para os mais de 1,3 milhão de pernambucanos moradores do Agreste e terá como perfil o atendimento de média e alta complexidade em clínica médica. Terceiro equipamento de Saúde estadual entregue pelo Governo de Pernambuco nos últimos oito anos em Caruaru, o São Sebastião funcionará como unidade de retaguarda, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelos hospitais de alta complexidade da região, principalmente do Hospital Regional do Agreste (HRA).
Como todo hospital recém-inaugurado, o São Sebastião segue um cronograma de implantação e ampliação dos serviços. Desta forma, inicialmente, com a inauguração, a unidade passa a funcionar com 20 leitos de clínica médica. Os 5 primeiros pacientes já chegam ao serviço na sexta (31.08) à tarde. Até a segunda-feira (03.09), chegam os outros 15. Na segunda quinzena de setembro mais 20 leitos serão ativados. A previsão é que todas as enfermarias e estruturas do hospital estejam em funcionamento em um prazo de 60 dias. Este cronograma favorece a estruturação da unidade, com a integração dos serviços e dimensionamento da demanda.
O São Sebastião, fechado desde 2004, também vai contar, em sua estrutura, com sala de estabilização, Laboratório de Análises Clínicas, Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Terapia voltados para o atendimento da demanda interna, com a oferta de exames de radiologia convencional, ultrassonografia, eletrocardiografia endoscopia. A unidade contará com médicos na especialidade de clínico geral, radiologia, endoscopia, ultrassonografia, cardiologia, neurologia e nefrologia. Além de profissionais da área de assistência social, bioquímica, nutrição, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Com a plena capacidade, o HSS terá a capacidade de receber mais de 1,9 mil pacientes por ano.
“O Hospital São Sebastião é um patrimônio de Caruaru, o primeiro da cidade e construído por iniciativa do próprio povo caruaruense. A reabertura da unidade, um desejo tão caro, antigo e legítimo da população, está sendo efetivada graças a determinação e compromisso do Governo Paulo Câmara com a saúde da população pernambucana. O São Sebastião vai dar uma contribuição muito importante para desafogar a grande demanda sobre o Hospital Regional do Agreste”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
Gestão – O HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, será responsável pela administração do Hospital São Sebastião. A instituição foi selecionada por meio de edital de seleção.
Histórico – O Hospital São Sebastião, primeiro da capital do Agreste, foi edificado por iniciativa do povo caruaruense, com a colaboração da maçonaria, no estilo Art decó. Em 2004, após fortes chuvas, o hospital teve infiltrações em sua estrutura e foi fechado. Durante o Seminário Todos por Pernambuco, no Governo Eduardo Campos, a população de Caruaru solicitou a reabertura do Hospital São Sebastião.
Em 2012, durante o processo de reforma do equipamento, as pactuações, nos fóruns próprios de pactuação do SUS, encaminharam a municipalização do Hospital São Sebastião, com o perfil de unidade de retaguarda para a rede de urgência e emergência da Região e sem repasses estaduais para custeio da unidade. No entanto, em 2017, a atual gestão do município informou que, com o perfil anteriormente acordado e sem repasses estaduais, a Prefeitura não teria como assumir a gestão do HSS. Diante deste impasse, para beneficiar toda a população do Agreste pernambucano e diminuir a grande pressão sobre o HRA, o Governo do Estado decidiu manter sob sua gestão o Hospital São Sebastião.
Investimentos – Nos últimos anos, os investimentos do Governo de Pernambuco ampliaram o acesso à saúde pública, reduzindo o deslocamento de moradores do interior ao Recife em busca de atendimento médico. O município de Caruaru, polo e referência em Saúde para as outras cidades da Região, já ganhou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), inaugurada em 2010, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em 2013, e o Hospital Mestre Vitalino, a maior e mais moderna unidade de saúde do Interior, inaugurado em 2014, que já está funcionando com 100% de sua capacidade e que vai ganhar, ainda neste ano, um Centro de Oncologia.