20ª Corrida da Galinha movimenta São Bento do Una

thumbnail_EstruturaCorridaGalinha_ParquedeExposições

A irreverente Corrida da Galinha, festa já tradicional no calendário do agreste pernambucano, completa 20 edições na próxima semana, sendo realizada de 02 a 06 de agosto, na cidade de São Bento do Una, no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. O nome do evento, idealizado em 1992 por um grupo de amigos, encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, foi inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste e com destaque no cenário nacional do setor.

A 20ª edição do evento, com o tema “Sempre na Pole Position! O resto é delação”, traz uma programação intensa com shows, atividades culturais, exposições, Aviuna (Feira de Avicultura do Nordeste), palestras e as famosas e irreverentes competições, ponto alto da festa. As famosas competições da Corrida da Galinha são realizadas em uma pista de circuito fechado, chamada de Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, a brincadeira apresenta os ícones do circuito automobilístico, com direto a prêmios para os três primeiros e último lugares.

O Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas “máquinas voadoras”. A estrutura ainda conta com o espaço Pinto Stop e a Torre de Comando, onde é feita a transmissão da corrida com narração exclusiva do Galão Bueno e seus respectivos comentaristas. As provas são divididas em categorias que incluem corridas, competição para quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações. As inscrições para participar das brincadeiras são gratuitas e feitas no local.

E como o artesanato é outro setor que mais movimenta a economia de São Bento do Una, uma das novidades do evento é a Carreta do Artesanato de Pernambuco. A ideia é expor peças produzidas por artesãos locais, contando com tendas de artesanato, onde cada artista terá o seu espaço para comercializar os seus produtos. Nesse polo, haverá o restaurante da Agricultura Familiar, oferecendo comidas elaboradas a base dos produtos produzidos por famílias que fazem parte da agricultura familiar. Para comer, o público contará ainda com outro restaurante com cardápio recheado de comidas elaboradas com frango, galinha e ovos, localizado dentro da feira de avicultura.

Outro destaque da festa é sua programação cultural, contando com shows gratuitos de artistas nacionais e da terra. Entre as atrações, Márcia Fellipe, Mano Walter e Asas da América, na sexta (04/08), Tatau (ex-Araketu), Forró Vumbora, Paredão Grupo Gaiattos e Asas da América, no sábado (05/08), e Marreta é Massa e Jonas Esticado, no domingo (06/08). Os shows acontecerão das 20h às 2h, num grande palco montado no local, além de acontecer um arrastão de trio elétrico.

Para quem quiser curtir os shows com mais conforto, dois camarotes privados serão montados. No Planeta Galo, com casadinha para três dias no valor de R$ 120, a animação extra ficará por conta de Samyra Show, Wallas Arraes e Rayssa Bacellar, na sexta, Magníficos, Ricardo França e Purakazo, no sábado, e Pedrinho Pegação, Felipe e Gabriel e Banda, no domingo. Outra opção é o Coco-róte, custando R$ 40, por dia, e com espaço vip com DJ’s. Os ingressos estão sendo vendidos com comissários, Farmárcia Hiermed e no local.

Corrida da Galinha traz ainda o Ninho do Conhecimento e Solidariedade, com realização da Secretaria de Educação. A proposta é vivenciar, no espaço escolar e no Galinhódromo, atividades semelhantes às que são realizadas durante a festa, enfatizando para as novas gerações a importância da festividade na cultura regional e para a economia local, sendo recebidos cerca de mil estudantes por dia.

A ação consiste na realização de provas e brincadeiras com alunos da rede municipal, estadual e privada de educação. Durante os dias da festa, o terreiro cultural será aberto para várias oficinas, entre teatro, circo, dança e pintura. Em conjunto, será promovida uma campanha solidariedade, com arrecadação de donativos (alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal), que serão destinados aos abrigos São Vicente e Paula (idosos) e Lar dos Anjos Pietro e Aquiles (crianças).

Para sua 20ª edição, a expectativa da organização é que 200 mil pessoas circulem pelos cinco dias da Corrida da Galinha, número que é motivo de orgulho para o município. Ele é maior evento da cidade e um dos maiores do interior de Pernambuco, gerando cerca de 2.300 empregos, entre diretos e indiretos, nesta edição. A festa vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU. A estrutura do evento também conta com um parque de diversões e estacionamento. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, com produção da Secretaria de Cultura e Esportes, e patrocínio da Granja Almeida e Pitú. Mais informações: cultura@saobentodouna.pe.gov.br.

AVIUNA | FEIRA DE AVICULTURA DO NORDESTE – Outro destaque é a realização da segunda Aviuna, Feira de Avicultura do Nordeste, a única feira específica do segmento da região nordestina. Com o mote “Sanidade, produção e comercialização”, a realização é da Prefeitura de São Bento do Una e da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), contanto com o apoio do Sebrae, Granja Almeida e HNET.

A feira contará com espaço para 33 expositores do setor de agronegócios de várias regiões do país, como do DF, SP, MG, PR, RS, CE e PE, e até de marcas com representações internacionais, a exemplo da ZooCamp, Westrock e Dekalb. Haverá também uma rodada de palestras ministradas por estudiosos da agricultura, produtores de toda a região e fornecedores. O objetivo é de fortalecer os setores de avicultura e coturnicultura (produção de codornas) e movimentar a cadeia produtiva do Nordeste.

A expectativa, segundo a organização da feira, é que circulem 2.500 pessoas diariamente, estimando uma movimentação de 10 milhões de reais na economia regional. Interessados em expor na próxima edição da Aviuna, podem entrar em contato pelo e-mail avicultura@saobentodouna.pe.gov.br.

SÃO BENTO DO UNA – Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 7 milhões de ovos por dia e mais de 90 mil quilos de frango para abate por semana, contando com mais de 30 produtores e geração de 13 mil empregos.
No último ano, apesar da crise econômica no país e a crise hídrica local, houve um aumento de 2 milhões na produção de ovos e 50 mil quilos de frango por semana. Outro setor que movimenta sua economia é o artesanato. Por semana, saem mais de 1 mil unidades de galinhas feitas em cabaça, com biscuit. Boa parte é comercializada na praia de Porto de Galinhas (PE) e em raias do Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS

Sexta-feira (04/08)

18h – Arrastão do Galo – Trio e Banda Asas da América

20h30 – Mano Walter (Palco)

0h – Márcia Fellipe (Palco)

Sábado (05/08)

16h – Paredão Grupo Gaiattos + Arrastão com Trio e Banda Asas da América (Bar O Bodegueiro)

20h30 – Tatau – ex-Araketu (Palco)

0h – Forró Vumbora (Palco)

Domingo (06/08)

20h – Marreta é Massa (Palco)

23h30 – Jonas Esticado (Palco)

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *