26º FIG terá Gal, Elza Soares, Elba, Zeca Baleiro, Biquíni Cavadão e Fulô

Começa na próxima quinta-feira (21), o 26º Festival de Inverno de Garanhuns 2016 (FIG), principal evento cultural no Agreste Setentrional e o segundo mais importante do gênero do país, perdendo apenas para o festival de Campos do Jordão (SP), que terá sua 47ª edição sendo realizada paralela ao evento de Pernambuco. Na “Suíça pernambucana” o evento se estenderá até 30 de junho. Nesta edição o homenageado será o percussionista Naná Vasconcelos, que morreu em março último, aos 71 anos, vítima de câncer.

O Festival de Inverno de Garanhuns tem sua importância econômica regional, ao gerar empregos temporários, lotar a rede hoteleira, movimentar toda a rede gastronômica e aquece o comércio nos mais variados segmentos no município, também conhecido como “Cidade das Flores”.

Na última quarta-feira (13), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou, em entrevista coletiva, a programação da festa. Como acontece tradicionalmente, os espetáculos e apresentações poderão ser vistos em vários polos, especialmente no Parque Euclides Dourado, no Parque Ruber Van Der Lin Den, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Casarão. Trata-se de um evento cultural que mistura diversos estilos musicais – rock, MPB, blues, jazz, forró e música instrumental, para citar alguns –,teatro, literatura, cinema, circo, gastronomia, folguedos populares e outras formas de manifestação cultural.

A cada ano o festival atrai mais pessoas de todo o país. Além dos shows, oficinas culturais, exposições de arte, apresentações circences, manifestações hip-hop (dança, grafitagem) e festival de cinema também atraem públicos de todos os gêneros e idades.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *