2º mutirão para diagnóstico de microcefalia no HMV é nesta sexta (29)

De acordo com dados oficiais do Estado, até o dia 9 desse mês, no Agreste de Pernambuco, foram confirmados 65 casos de bebês com microcefalia e 461 notificados. Já no Sertão, são 24 confirmados e 179 notificados. Para acelerar o diagnóstico no interior pernambucano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, vêm promovendo mutirões. O próximo está agendado para esta sexta-feira (29/04). A mobilização terá início às 7h e contará com dez neurologistas que investigarão a rigidez muscular e a resposta a estímulo dos bebês, além de verificar o perímetro encefálico das crianças.

Caso seja detectado algum sinal de malformação craniana, os bebês serão submetidos a exames de ultrassonografia e LCR que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Todos esses procedimentos serão realizados no próprio hospital. A previsão é atender cerca de 190 crianças. No último mutirão, foram atendidas 42 crianças, sendo que três delas tiveram diagnóstico fechado para microcefalia.

Além dos neurologistas, uma equipe composta por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da saúde darão suporte operacional e técnico às ações. Além disso, haverá palestras com assistentes sociais e advogados que mostrarão quais os benefícios garantidos na lei para as mães que tiveram seus filhos com a doença confirmada.

Dados – De 1º de agosto de 2015 até o dia 09 de abril de 2016, 1.849 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desse total, 761 (41%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 312 crianças têm os diagnósticos confirmados para a microcefalia e 664 descartados.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *