3 atitudes para ter uma equipe de autonomia em uma empresa burocrática

O sonho de todo líder é poder ficar fora da empresa por alguns dias sem ter que se preocupar com a produtividade da equipe. Os especialistas em desenvolvimento pessoal e fundadores do canal Vida com Método, Taty Nascimento e Antonio Prates, ensinam que algumas atitudes podem fazer toda a diferença em uma equipe. “Você precisa criar uma equipe engajada, motivada e com autonomia”, explica Taty. A especialista conta que muitas empresas repletas de processos podem parecem mais fáceis para orientar as pessoas em como realizar as atividades, mas essas “listas” de afazeres acabam tirando o poder de decisão dos liderados. Pensando nisso, eles listam 3 formas de implantar esse tipo de melhoria nos colaboradores.

1- Identificar talentos e ensinar

O primeiro passo indicado pelos especialistas é ensinar o que for preciso para os liderados, em vez de confiar a eles apenas as tarefas determinadas pelo processo interno. “O bom líder quer que a equipe saiba fazer mais e melhor”, explica Antonio. E para que um líder possa dedicar tempo a transmitir seu conhecimento para a equipe, é preciso saber detectar talentos para novas funções, práticas e conhecimento. “Só assim eles vão atingir melhor rendimento e produtividade”, explica, destacando que também é papel do líder engajar a equipe a estudar e se desenvolver.

2- Descentralizar

Segundo Taty Nascimento, os processos de uma empresa são muito importantes, mas para conseguir obter o máximo da produtividade é preciso descentralizar as responsabilidades do líder. “Muitas vezes, para ter mais resultados, o líder traz as responsabilidades para si, o que faz com que fique sobrecarregado e com a equipe subaproveitada”, explica. A atenção especial da especialista é justamente para as empresas maiores e com mais “burocracia”. “Geralmente as empresas menores conseguem descentralizar com mais facilidade, e os líderes das grandes empresas precisam usar a criatividade para dar mais autonomia aos liderados”, explica.

3- Realizar o autoestudo

Por fim, Antonio explica que um bom líder, para orientar as pessoas, precisa conhecer sobre si mesmo. “No processo de liderança, é fundamental que você desenvolva o autoestudo, para que você consiga um conhecimento autêntico”, explica o especialista. Segundo ele, o líder precisa ter mais experiências para sentir na pele aquilo que passa aos liderados. “O líder consegue ensinar muito melhor um conhecimento que adquiriu na prática”, completa.

Sobre os especialistas

Especialistas em desenvolvimento pessoal, Antonio Prates e Taty Nascimento, já ajudaram a influenciar a rotina de milhares de empresários, profissionais e atletas de alta performance através do Projeto Vida com Método. Com o objetivo de fazer com que as pessoas vivam no mais alto desempenho, e ainda mantenham o sentimento de presença e leveza que costumam sentir apenas quando estão de férias, o canal Vida Com Método oferece o treinamento +ENERGIA, que traz toda a experiência dos criadores em um formato específico para ser realizado online.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *