Com a chegada do fim do ano, muitas empresas começam a analisar tudo o que passou para avaliar resultados e conquistar aprendizados. Camila Porto, especialista em Internet Marketing e autora do livro Facebook Marketing, diz que esta é a melhor hora de fazer o plano de marketing para o próximo ano. “Ao planejar as suas estratégias, você consegue evitar erros ou mapear futuros riscos, saber quais são as metas e objetivos do seu negócio, entender quais são os recursos ou materiais necessários para atingi-los, entre outros”.
Para ajudar empreendedores a traçar o rumo do próximo ano, Camila enumera três dicas para colocar em prática desde já.
1. Avalie o que funcionou e não funcionou em 2016
Muitas pessoas não têm o hábito de avaliar seus erros e seus acertos. Porém, essa prática é bastante importante para quem quer melhorar os resultados. “O que acontece nas redes sociais é que, muitas vezes, publicamos o que julgamos interessante, mas muitas vezes, para as pessoas, não é interessante. Sinal disso é elas não curtirem, não comentarem e não compartilharem a publicação”. Camila também explica que é necessário avaliar quais foram as publicações que funcionaram e que trouxeram números positivos, para assim entender o que as pessoas gostam de receber de informação da marca. “Ao avaliar o que não funcionou, você elimina publicações que não agradam o público”.
2. Crie um cronograma para as ações
A especialista ressalta que um cronograma é fundamental para que a criação, a publicação e a mensuração dos resultados sejam implementadas no tempo certo. “Para que o seu plano de marketing traga os resultados que você espera nas redes sociais, é essencial não perder o timing das ações”. A dica de Camila é separar no plano de marketing todas as datas que são importantes para o negócio e criar uma planilha com as datas das ações, pontuando o que fazer para cada uma delas.
3. Saiba como agir com clientes insatisfeitos nas redes sociais
Camila também conta que no plano de marketing o empreendedor pode incluir ações para saber como agir com clientes insatisfeitos. “Com as experiências que você já conquistou em 2016 ou em anos anteriores, é possível prever as reclamações mais comuns e agir para melhorar esse ponto negativo do seu negócio, além de se preparar para futuras reclamações sobre o mesmo assunto”.