O joelho é uma das articulações mais exigidas do corpo humano, seja ao caminhar, correr, subir escadas ou praticar esportes. No centro dessa complexa estrutura está o menisco, uma espécie de “amortecedor natural” que protege os ossos, ajuda na estabilidade e absorve o impacto dos movimentos. Lesões meniscais são uma das causas mais comuns de dor no joelho. Estudos estimam que ocorrem em cerca de 60 a 70 por 100.000 pessoas por ano.
Segundo o ortopedista especialista em joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Dr. Diego Pires, cuidar da saúde dos meniscos é essencial para manter a mobilidade e prevenir lesões sérias no joelho. “O menisco tem a função de distribuir o peso e reduzir o atrito entre os ossos. Quando ele é lesionado — por um movimento brusco, esforço excessivo ou desgaste com o tempo — pode provocar dor, inchaço, travamento da articulação e até dificuldade para andar”, explica, acrescentando que as lesões são mais comuns em adultos jovens e atletas, especialmente entre 20 e 40 anos, mas também ocorrem com frequência em pessoas acima de 50 anos devido à degeneração natural do tecido.
No joelho, existem dois meniscos: o medial, localizado na parte interna, e o lateral, na parte externa. Ambos trabalham juntos para manter a estabilidade da articulação e proteger os ossos de desgastes prematuros. Quando lesionado, o tratamento varia de acordo com a gravidade da lesão. Em casos leves, a fisioterapia pode ser suficiente, mas em situações mais complexas o procedimento é cirúrgico, como a cirurgia de reparo meniscal, por exemplo. “Para o reparo meniscal realizamos a artroscopia, cirurgia minimamente invasiva, onde são feitos apenas dois pequenos orifícios. Com isso, localizamos a lesão (ruptura) meniscal e realizamos a sutura do menisco e geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia”, detalha o médico.
Apesar de sua resistência, outro ponto de alerta apontado pelo médico ao qual o menisco pode sofrer lesões, acontece especialmente em pessoas que praticam esportes de contato ou que realizam movimentos de torção. Essas lesões podem causar dor, inchaço e dificuldade de movimentação, além de aumentar o risco de desenvolver osteoartrite no joelho ao longo do tempo. Por isso, cuidar da saúde do joelho, evitar movimentos bruscos e procurar orientação médica ao sentir dores são passos essenciais para manter essa articulação tão importante em bom estado. Afinal, um joelho saudável é fundamental para uma vida ativa e sem limitações.
SERVIÇO
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br