Estimular atitudes proativas é o foco do Projeto Piloto iCANamy, que significa “Academia do Eu Posso”, uma metodologia concebida pela Empresa Base Cinco que o Instituto Conceição Moura (ICM) traz para os jovens do município de Belo Jardim, Agreste Pernambucano. Iniciado em fevereiro deste ano, com a inscrição de alunos de três escolas públicas, duas estaduais e uma municipal, as atividades terão início no próximo de 7 de abril.
O piloto do projeto será desenvolvido de forma complementar às atividades escolares, em turnos diferentes, e destina-se a adolescentes e jovens da rede pública de ensino, que estejam cursando os anos finais do Ensino Fundamental II ou o Ensino Médio.
A metodologia iCANamy promove o desenvolvimento de cinco competências: técnica, metodológica, social, liderança e atitude para que o indivíduo potencialize sua capacidade de ação. Estes elementos ajudam as pessoas a se tornarem autoconscientes e proativas. O piloto será realizado pelo ICM em três etapas, sendo destinadas 30 horas, durante um mês, para a primeira etapa que é presencial e cinco meses para a segunda etapa, com acompanhamento remoto e encontros quinzenais. A terceira etapa se baseia na parte prática, de revisão e trocas de experiências em que os trabalhos desenvolvidos durante o projeto ficarão disponíveis em uma plataforma digital.
Entre os assuntos que o piloto abordará, os alunos vão trabalhar com as técnicas de Formulação de Perguntas; Desafios; e Coaching, estando neste último, temas que trabalham o potencial e a responsabilidade, o indivíduo, com suas habilidades, crenças limitantes, valores e missão. Na última etapa do iCANamy, empresas serão convidadas pelos facilitadores para interagirem com os estudantes.
O Piloto iCANamy contemplará 120 alunos matriculados regularmente em três escolas públicas localizadas no Bairro de Santo Antônio e Cohab 2 e 3, Escola de Referência em Ensino Médio João Monteiro de Melo; Escola Ministro Marcos de Barros Freire; e Escola Municipal Professor Antenor Vieira de Mello.