A Empresa de Planejamento e Urbanismo de Caruaru (URB), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), iniciaram ontem (11), uma ação de combate à poluição visual, retirando outdoors irregulares das BRs 232 e 104, nos trechos que cortam a cidade.
Existem em Caruaru, cerca de 300 outdoors autorizados pela prefeitura, mas o departamento de fiscalização da URB realiza vistorias e esclarece a responsabilidade de planejamento na implantação desses painéis. “Os empresários da cidade precisam ter consciência. Eles são responsáveis na colocação de um outdoor que, além de ocasionar poluição visual, também pode gerar um grave acidente e isso precisa ser avaliado”, enfatiza Junior Tenório, chefe de fiscalização da URB.
A regularidade de um outdoor deve-se aos seguintes passos: o responsável pela empresa deve dirigir-se até a URB portando o título de propriedade da área onde será implantado o painel, junto com a planta do local e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) feita por um engenheiro ou arquiteto responsável pelo outdoor. Após esses passos serem seguidos e a prefeitura liberar essa implantação, é que o empresário pode colocar o painel de mídia exterior.