Do Blog de Jamildo
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (19), a redução de 18 para 16 anos da idade mínima para imputação penal nos de casos de crime hediondo, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O resultado já esperado confirma a proposta aprovada no início de julho, quando o texto foi apreciado em primeiro turno pelos deputados –veja como cada deputado votou.
Foram 320 votos favoráveis, 152 contrários, e 1 abstenção. Placar semelhante ao do primeiro turno, quando foram registrados 323 votos a favor, 155 contrários e 2 abstenções. Nesta segunda etapa, 39 deputados não compareceram ao plenário.
Dos 25 deputados pernambucanos, nove votaram contra a proposta. A opinião estava alinhada com a postura tida na última votos. Dois parlamentares não compareceram à votação – Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Kaio Maniçoba (PHS).
Se mantiveram contra a redução nomes como Cadoca (PCdoB), Luciana Santos (PCdoB) e Tadeu Alencar (PSB-PE). O tucano Betinho Gomes e os socialistas Fernando Filho e João Fernando Coutinho também foram contrários à proposta. Raul Jungmann (PPS), o vice-líder do governo, Silvio Costa, e Wolney Queiroz (PDT) também se mantiveram contra a decisão.
Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, a mudança precisava de pelo menos 308 votos favoráveis para ser aprovada. O texto agora segue para o Senado, onde também precisa ser apreciado em dois turnos pelo plenário.
Veja como votaram os deputados pernambucanos:
Adalberto Cavalcanti PTB – Sim
Anderson Ferreira PR – Sim
Augusto Coutinho SD – Sim
Betinho Gomes PSDB – Não
Bruno Araújo PSDB – Sim
Carlos Eduardo Cadoca PCdoB – Não
Daniel Coelho PSDB – Sim
Eduardo da Fonte PP – Sim
Fernando Coelho Filho PSB – Não
Fernando Monteiro PP – Sim
Gonzaga Patriota PSB – Sim
Jarbas Vasconcelos (PMDB) – Faltou
João Fernando Coutinho PSB – Não
Jorge Côrte Real PTB – Sim
Kaio Maniçoba (PHS) – Faltou
Luciana Santos PCdoB – Não
Marinaldo Rosendo PSB – Sim
Mendonça Filho DEM – Sim
Pastor Eurico PSB – Sim
Raul Jungmann PPS – Não
Ricardo Teobaldo PTB – Sim
Silvio Costa PSC – Não
Tadeu Alencar PSB – Não
Wolney Queiroz PDT – Não
Zeca Cavalcanti PTB – Sim