Pedro Augusto
O Dia das Mães 2017 está se aproximando prometendo aos lojistas caruaruenses espantar o fantasma da crise. A quase uma semana da data comemorativa – no próximo domingo (14) –, a demanda por produtos nos mais variados segmentos do comércio de Caruaru já se encontra satisfatória, mas a expectativa é de faturamento redobrado a partir da próxima sexta-feira (12), quando iniciarão os saques da terceira fatia das contas inativas do FGTS. Esta última atenderá exclusivamente aos trabalhadores que nasceram nos meses de junho, julho e agosto e que pediram demissão ou foram desligados por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015.
De acordo com a projeção da CDL de Caruaru, tal “empurrão” provocado pela medida do Governo Federal deverá gerar acréscimo nas vendas para o varejo local ante o mesmo período do ano passado. Foi o que reforçou o presidente da entidade, Márcio Porto. “O repasse dessa terceira fatia das contas inativas será primordial para o bom desempenho do nosso comércio neste Dia das Mães, haja vista que milhares de trabalhadores terão a oportunidade de utilizar aquela quantia, que se encontrava parada, para comprar um presente mais caro e à vista. Estamos projetando um crescimento nas vendas de 3% a 5% em relação à mesma data comemorativa do ano passado.”
Assim como dita a tradição, o setor de eletrodomésticos deverá ser novamente bastante impulsionado com a chegada do Dia das Mães. Numa das unidades da Laser Eletro, por exemplo, o gerente de vendas, Niéliton Barbosa, está estimando um aumento na comercialização de produtos de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. “É claro que ainda não estamos livres totalmente da crise, mas a expectativa é de vendas melhores em relação a 2016, haja vista que muita gente irá receber uma graninha extra do FGTS às vésperas deste Dia das Mães. Então, com certeza, todo o comércio, inclusive, as lojas de eletros deverão faturar bastante neste próximo fim de semana”, destacou.
Além do estímulo das contas inativas, a franquia da rede Boticário, em Caruaru, também está apostando numa tática antiga, mas bastante eficaz, para atrair o maior número de compradores possível neste Dia das Mães. Quem pensou nas promoções acertou em cheio. “Estamos oferecendo vários kits promocionais contendo perfumes, hidratantes, cremes para as mãos, sabonetes, portas-joias, que acabam saindo mais baratos para os bolsos dos consumidores e que costumam agradar bastante a todas as mães. Esperamos vender pelo menos 4% a mais em comparação com o último Dia das Mães. A demanda por produtos para a data já se encontra boa, mas deverá aumentar ainda mais nestes próximos dias”, avaliou a gerente Marcela Barbosa.
Para este Dia das Mães, a Beijamim Confecções está apostando na grande variedade de artigos voltados para todos os bolsos e medidas. “Investimos bastante em novidades em termos de vestidos, saias, shorts, blusas e calças para todas as medidas, ou seja, do P ao Extra G com preços que agradam a todos os bolsos. Sendo assim, projetamos superar as vendas do ano passado, haja vista que também estamos contando com o aliado do saque das contas inativas. O Dia das Mães só perde para o Natal em termos de vendas e serve como uma espécie de pontapé inicial para a alta temporada dos festejos juninos”, destacou a gerente comercial, Gisele Alves.
Referência na Capital do Agreste em termos de comercialização de calçados, a Sapataria Muniz já está contabilizando aumento no fluxo de consumidores. “Até agora as vendas direcionadas para a data se encontram satisfatórias, mas devem aumentar consideravelmente no próximo fim de semana, até porque brasileiro sempre deixa para comprar os seus presentes de última hora. Estamos com várias promoções em vigor para atender às demandas de todos os públicos”, comentou o supervisor da rede Muniz, Luís Gustavo.