Sine Fácil encaminha mais de 11 mil trabalhadores a vagas de emprego

O Sine Fácil já encaminhou 11.050 pessoas a vagas de emprego até semana passada. Lançado no dia 23 de maio pelo Ministério do Trabalho, o aplicativo mobile já alcançou a marca de 168.146 downloads no primeiro mês de funcionamento. O balanço foi divulgado na manhã da sexta (23).

“Os números apresentados no balanço do primeiro mês de funcionamento mostram que os trabalhadores estão se interessando pelas oportunidades oferecidas pelas empresas por meio do aplicativo Sine Fácil. Estamos otimistas que esses resultados devem melhorar e teremos ainda mais candidatos encaminhados às vagas de emprego”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O estado de São Paulo é campeão no número de encaminhamentos (3.352), seguido de Paraná (1.544) e Bahia (963).

Os 10 estados que mais encaminharam para vagas no Sine Fácil
Estados
Encaminhamentos
São Paulo
3.352
Paraná
1.544
Bahia
963
Ceará
902
Goiás
746
Minas Gerais
625
Pernambuco
604
Mato Grosso do Sul
410
Rio Grande do Sul
317
Rio de Janeiro
294

O Sine Fácil pode ser instalado em celulares e tablets (primeiramente Android e futuramente para iOS), permitindo que as pessoas acessem vagas de emprego, busquem informações sobre Abono Salarial, acompanhem os pagamentos de parcelas do Seguro-Desemprego e visualizem os vínculos empregatícios.

Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que é fornecido em qualquer unidade do Sine, nas agências próprias do Ministério do Trabalho ou então pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) – caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine em algum momento e já tenha cadastro na rede.

Com o acesso liberado, o trabalhador pode consultar as cerca de 50 mil vagas diárias, de todo o país, que o Sine disponibiliza no aplicativo. A inserção das vagas pode ser acompanhada em tempo real. Com o uso do aplicativo pelos trabalhadores, as filas dos postos do Sine serão reduzidas, desafogando o atendimento, já que os cadastrados no sistema são alcançados via internet, com a possibilidade de acesso em qualquer hora e em qualquer lugar.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *