A importância do check-up para manter a saúde em dia

O começo de um novo ano traz diversas promessas que, na maioria das vezes, envolvem um cuidado maior com a saúde. É nesta época que muitas pessoas resolvem firmar um compromisso consigo mesmas: frequentar uma academia, matricular-se numa escola de dança, iniciar caminhadas diárias, entre outras opções. Apesar disso, poucas se lembram de incluir nessa lista o check-up médico, que poderá revelar com detalhes o funcionamento de cada sistema do nosso corpo. Assim, é possível, inclusive, direcionar os esforços para alguma “área” que precisa de cuidados mais urgentes.

O início de mais um ano significa o começo de um novo ciclo e o momento é de voltar as atenções para a saúde de todos os membros da família, especialmente para os que já têm mais de três décadas de vida. Manter a saúde em dia é indispensável e, assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina também é de extrema importância.

O check-up consiste em exames preventivos. Ou seja, é algo que o indivíduo fará quando não estiver sentindo nada para dessa forma descobrir se há algum processo ou doença que precise de um tratamento e orientação específica. Por motivos não compreendidos, uma parcela da população evita fazê-lo e prefere passar longe de um consultório médico.

Essa falta de hábito de visitar o médico anualmente pode representar um perigo para a saúde de muita gente que pode ser diagnosticada mais tarde com uma doença em estado avançado. Por outro lado, existem pessoas que enxergam o check-up como uma salvação definitiva de todos os males, porém alertamos que isto é uma inverdade.

Outro agravante é que em nosso país os check-ups não têm muita tradição. Tanto assim que são realizados, na maioria das vezes, por exigência de grandes empresas que veem a saúde de seus funcionários como investimento.

Entre os exames requisitados pelos médicos está o ecocardiograma, uma ultrassonografia do coração, que tem como objetivo detectar/diagnosticar problemas no órgão, a exemplo de miocardiopatias, valvulopatias, infartes, endocardite, cardiopatia hipertensiva e dissecção da aorta. “É um exame muito importante, um estudo anatômico do coração e das grandes artérias do coração, músculo e válvula. É um método de imagem cardiovascular, não-invasivo. Através dele, se consegue visualizar toda a estrutura interna do órgão, com exceção das coronárias, além de avaliar tanto a força de contração quanto de relaxamento do coração”, destaca o médico do Serviço de Ecocardiografia do Hospital Português, do Recife, o cardiologista dr. Edmundo Câmara. Além de ser um exame de rotina, o ecocardiograma é muito solicitado pelos médicos antes de cirurgias.

Criado há 26 anos, o Serviço de Ecocardiografia do Hospital Português é considerado o mais completo da Bahia, com uma estrutura que envolve equipamentos de ponta, possibilitando realizar, além do ecocardiograma, o ecocardiograma transesofágico (muito utilizado em UTIs), eco-estresse (que detecta isquemia no coração e a viabilidade miocárdica), Doppler colorido e Doppler tecidual, incluindo strain. “Não existe outro no Estado tão moderno e atualizado, sem falar na experiência e tradição do Hospital Português”, salienta dr. Edmundo. O Serviço ainda oferece atendimento na beira do leito, evitando que o paciente se desloque para realizar o exame. A equipe do Serviço de Ecocardiografia do HP conta com quatro médicos (todos cardiologistas e especialistas em Ecocardiologia), uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.
Fontes: www.hportugues.com.br/http://coracaoevida.com.br/http://www.boasaude.com.br/

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *