A importância do Marketing Pessoal para o retorno ao mercado de trabalho

O Brasil sente as consequências de uma grave crise econômica e política, razões que levaram mais de 11 milhões de trabalhadores a perderem os postos no mercado de trabalho. Mas, como lidar com todas as dificuldades? Como os profissionais podem se aproveitar deste momento para promover um upgrade no currículo e atuação a retornar ao mercado?

Essas são algumas das questões abordadas pelo Marketing Pessoal, uma ferramenta que visa atribuir maior valor profissional. Para isso é aplicado um conjunto de estratégias e planejamento que tem como objetivo fortalecer o perfil de cada profissional.

De acordo com o consultor em gestão de pessoas da N1 Soluções Empresariais, Leniclécio Miguel, este é o momento para sair da zona de conforto e se antecipar ao fim do atual cenário vivido no país. “Se lamentar não vai trazer de volta aquele posto um dia ocupado no mercado de trabalho, então não é o momento para ficar apegado ao passado, e sim, para se qualificar, estudar, que é a melhor forma de buscar fazer a diferença quando toda essa situação passar. O marketing pessoal auxilia as pessoas que estão vivenciando essas demissões a se diferenciarem num ambiente onde a maioria está fazendo tudo igual”.

Entre alguns dos tópicos tratados pelo marketing pessoal estão: a elaboração de um currículo profissional personalizado; o profissional é a melhor marca, desenvolvimento de novas competências; a tomada de atitudes positivas e realistas; e para todo ‘game over’ existe um ‘play again’.

“Enquanto muitos estão se abatendo com as dores e as decepções do desemprego, este é o momento ideal para se levantar da cadeira e dar um upgrade em si como profissional. O marketing pessoal auxilia e muito nesse sentido e garante um retorno mais facilitado ao mercado de trabalho”, completa Miguel.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *