A melhor época do ano para zerar os estoques de brinquedos

Pedro Augusto

Chegou o período mais aguardado do ano para as empresas de brinquedos de Caruaru. No próximo sábado (12), todo o país, inclusive a Capital do Agreste, estará comemorando mais um Dia das Crianças, o que seguindo a tradição do mercado, promete impulsionar novamente bastante as vendas deste tipo de produto tanto no sistema varejo como no atacado. Pelo menos até esta semana, de acordo com os comerciantes entrevistados pelo VANGUARDA, as comercializações voltadas para a data festiva estiveram tímidas, mas sem exceção, a expectativa é demanda redobrada, já a partir deste sábado (5), com grande movimentação pelas lojas do gênero por parte de consumidores locais e de demais municípios da região.

Bastante visitada nesta época do ano, a Casa Cabral está enxergando no Dia das Crianças, a possibilidade de lucrar bem num ano não tão propenso para o faturamento, conforme, vem se configurando 2019. “Realmente este ano encontra-se difícil para todo o comércio de Caruaru, mesmo assim, esperamos vender mais em comparação com o Dia das Crianças de 2018. Isso porque, estamos praticando preços muito atrativos, bem como apostando em novidades em termos de brinquedos. Até agora as vendas não alavancaram, porém a estimativa é de movimento significativo, já neste sábado”, projetou o gerente comercial, Adriano de Lima.

De acordo também com as avaliações dos lojistas entrevistados, nem mesmo os repasses de benefícios como o PIS e o FGTS, que vêm ocorrendo desde o mês passado, em todo o Brasil, estão sendo capazes de impulsionar as vendas no comércio local. Entretanto, nada de pessimismo na Bijou Mark, pelo contrário. Para o Dia das Crianças 2019, a empresa está trabalhando com uma projeção de crescimento nas comercializações de brinquedos de pelo menos 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Para a nossa empresa, com exceção do Natal, o Dia das Crianças é considerado a melhor data do ano em termos de faturamento. Estamos apostando bastante na variedade de produtos, ou seja, têm brinquedo de qualidade para todos os gostos e bolsos, sendo assim, a expectativa é de superarmos as vendas de 2018 tanto no atacado como no varejo. Embora a demanda ainda esteja tímida, a tendência é de fluxos e comercializações redobradas nestes dias que antecedem a data”, destacou o gerente comercial, Carlos Menezes.

Não só o mercado formal, mas também o informal se encontra esperançoso de dia de melhores no que diz respeito a desempenho de vendas em 2019 com a chegada do Dia das Crianças. O ambulante Nildo Pedro da Silva, por exemplo, que comercializa brinquedos numa das calçadas da Rua 15 de Novembro, no Centro, reforçou o estoque para tentar tirar boa parte do prejuízo acumulado do ano. “Não sei em relação aos outros camelôs, mas 2019 não está sendo nada fácil para o meu banco. As vendas estão fracas demais e a esperança é de vendas melhores, a partir deste Dia das Crianças, porque mesmo com pouco dinheiro para gastar, os pais não costumam deixar este tipo de data passar em branco. Reforcei o estoque, porque os meus produtos são baratinhos, e muita gente deve procurá-los.”

CONSUMIDORES

Quem não perdeu tempo e já garantiu o presente do filhão foi a dona de casa Vanice Gomes. Mãe do pequeno Artur Gomes, de oito anos, ela percorreu as lojas da Rua 15 de Novembro, durante a manhã da última terça-feira (2), e não se queixou dos valores praticados. “Este ano resolvi trazê-lo comigo para escolher o brinquedo, porque não corro o risco de ter de trocar o presente. Batemos bastante pernas pelas lojas, mas encontramos o produto do gosto dele com o valor acessível. Dia das Crianças é uma vez por ano e vale a pena qualquer sacrifício para vê-lo feliz!”, comentou Vanice.

Além da dona de casa, a reportagem VANGUARDA também entrevistou o casal Cícero e Marluce dos Santos, que preferiu utilizar este momento para pesquisar o melhor preço do produto. “Lá em casa não tem jeito! Sempre temos de comprar brinquedo no Dia das Crianças, porque meu filho é apaixonado por carros, bonecos e jogos. Retornaremos neste sábado para garantir o presente”, disse.

ABERTURA

O Sindloja informa que o comércio e os centros de compras poderão praticar jornada de trabalho no feriado de 12 de outubro. Para isso, as lojas terão de fazer a solicitação de abertura ao Sindloja e ao Sindecc até a quarta-feira (9), enviando comunicado contendo a relação dos empregados que irão trabalhar, acompanhando as datas das respectivas folgas contempladas no prazo de 30 dias, como consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Os funcionários que trabalharem neste dia terão ajuda de custo no valor mínimo de R$ 45; garantia de intervalo de duas horas para refeição e descanso ou de uma hora com a concessão de almoço pelo empregador; e vale-transporte ou o equivalente em dinheiro, quando necessário para o empregado. Os vendedores comissionistas receberão 20% de acréscimo nas comissões, caso não consigam atingir o valor de R$ 45.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *