A quatro meses do Enem, estudos e lazer fazem parte da programação das férias

As férias de julho são bastante aguardadas pelos alunos que aproveitam para curtir o merecido descanso da rotina escolar. Repor as energias neste período é fundamental para encarar o segundo semestre com disposição, porém, faltando quatros meses para o Exame Nacional do Médio (Enem), equilibrar momentos de estudo e de diversão, no tempo livre, pode fazer a diferença no resultado do Enem e na aprovação dos vestibulares.

Estudantes têm optado por manter a mente ativa no recesso escolar, dando continuidade ao ritmo de estudos que irá prepará-los para as provassem deixar de vivenciar a programação de lazer própria do período das férias. Além disso, alguns alunos estão em recuperação escolar e precisam melhorar as notas para começar o segundo semestre sem nenhuma pendência. Atento a importância de incentivar a prática do estudo de forma contínua, como benefício permanente para formação acadêmica e profissional no futuro, o Colégio GGE desenvolve o Projeto Recuperação Avançada.

Os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio podem aprimorar o desempenho através desse plano de orientação de estudos de recuperação semestral, mesmo que não tenham obtido notas baixas no primeiro semestre. O Projeto de Recuperação Avançada contempla todas as disciplinas regulares e coloca à disposição do aluno uma série de questões por matéria e cinco temas de redação que podem ser abordados no Enem e nos demais vestibulares nos exames do final do ano.

No Portal do Aluno, os estudantes irão realizar um teste, seguindo o mesmo modelo de recuperação semestral, para avaliar seu nível de preparação para as provas. Em seguida, o aluno terá acesso o gabarito. Para os que ficaram em recuperação, é uma oportunidade também de impulsionar as notas, pois, dependendo do desempenho nas recuperações e com a entrega das fichas de exercícios, terá um ponto adicionado à sua nota.

“O projeto surgiu da preocupação do GGE com o aluno que teve dificuldade em alguma disciplina no primeiro semestre. Então, colocamos a recuperação semestral para o mês de agosto para que ele tivesse o mês de julho para tirar férias, se divertir, brincar, curtir a família e vivenciar o seu lazer, mas, também, para que pudesse reservar um tempo para estudar. Com isso, o aluno aprende a conciliar os momentos de diversão e de estudo. Por isso, estamos dando um suporte ao aluno que começou com a entrega de um guia semanal com orientações e dicas de estudo. Além disso, ele tem acesso a uma bateria de exercícios com diversas questões de diferentes disciplinas e o simulado para verificar a aprendizagem durante essa primeira quinzena das férias e poder sanar as lacunas até a prova de recuperação em agosto”, explica o gestor pedagógico do GGE, Tayguara Velozo.

Os alunos do Ensino Médio ainda contam com outro reforço do Colégio GGE. Monitores de algumas disciplinas específicas estão nas unidades disponíveis para tirar dúvidas sobre o conteúdo. O plano de estudos entregue a todos os estudantes, a partir do Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), é outro diferencial. Desenvolvido pelo GGE e aplicado a cada bimestre para os alunos de todas as turmas do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, o documento indica os pontos em que o aluno deve melhorar em cada disciplina e em quais capítulos do material didático ele deve focar seus estudos para conseguir impulsionar seu aprendizado. O aluno também tem acesso a vídeos da resolução das questões em que ele apresentou dificuldade.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *